A fase final dos Jogos da Juventude Escolar do Rio Grande do Norte começa nesta segunda-feira (26), em Natal, com as disputas das modalidades coletivas de basquete, futsal, handebol e vôlei. Promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, os JUVERNs irão reunir até o dia 28 mais de 1.300 alunos/atletas e técnicos de 84 escolas pertencentes a 42 municípios.

Os jogos serão realizados em vários ginásios da capital potiguar nas categorias de 12 a 14 e 15 a 17 anos, masculino e feminino. Os vencedores se classificam para a fase regional Nordeste, de 20 a 24 de setembro, em Natal. Todas as delegações do interior do estado ganharam hospedagem, alimentação e transporte, proporcionando conforto, um melhor rendimento e segurança aos participantes.

“O sucesso dos JUVERNs que neste ano chega a sua oitava edição deve-se justamente a responsabilidade e seriedade com que essa competição escolar é encarada pelo Governo do Estado, proporcionando aos seus participantes toda a estrutura oferecida pelo COB na fase nacional, elevando a auto-estima dos nossos atletas e consequentemente produzindo melhores resultados”, explica o coordenador de esportes da SEEC/SEL, Cezar Nunes.

Os Jogos da Juventude Escolar do Rio Grande do Norte de 2019 iniciaram no mês de maio com a participação de mais de 9.000 alunos/atletas de 500 escolas públicas e privadas localizadas em 120 municípios do RN. Foram disputadas 15 fases regionais e quatro inter-regionais e até o momento cerca de 1.200 jogos.

Locais dos jogos

Os locais das competições da fase final estão distribuídos por modalidades. Os jogos de futsal serão realizados nos ginásio do Caic de Lagoa Nova e Marcelo de Carvalho (DED). O basquete vai acontecer nos ginásios da Facex e IFRN Central, o handebol no IFRN Central e Contemporâneo – Cidade Verde, enquanto que o vôlei no Palácio dos Esportes, Henrique Castriciano e IFRN Central. As disputas começam a partir das 8h e seguem até às 18h.

De acordo com o coordenador dos JUVERNs, professor Fábio Bezerra, apenas as equipes de futsal nas categorias 12 a 14 anos masculino e feminino, 15 a 17 feminino, e voleibol 12 a 14 masculino estão classificadas para a fase nacional, promovida pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), e que neste ano ocorrerá no mês de novembro em Blumenau-SC.

Deixe um comentário