A dança é um esporte que acolhe a diversidade, pensando nisso, a Secretaria Municipal de Educação, por meio do Setor de Cultura, Eventos e Desportos, realizou dentro do Jogos Escolares Municipais (JEMS) o Festival de Dança e Ginástica, no Palácio dos Esportes Djalma Maranhão, na última quarta-feira (02/10). O festival não se trata de uma competição, consiste, em apresentações culturais onde todas as equipes são premiadas.

O festival iniciou com o desfile de entrada das equipes, seguido pelo Hino Nacional. Logo depois, a equipe da Escola Municipal Vereador José Sotero, a primeira das nove escolas participantes, abriu as apresentações do festival com o tema “Espírito Olímpico”.

As escolas municipais Professor Antônio Campos, Juvenal Lamartine, Professor Arnaldo Monteiro Bezerra, Professor Berilo Wanderley, Professora Adelina Fernandes, Professora Francisca Ferreira da Silva, Professora Maria Madalena Xavier de Andrade, Santos Reis e Vereador José Sotero realizaram ao todo, 20 apresentações com temas variados, entre eles, o tema Pastoril, dança típica folclórica.

O festival foi encerrado com o desfile de saída e a premiação de todos os alunos participantes com medalhas de ouro. O evento contou com a presença da secretária de Educação, Cristina Diniz, da secretária de Esporte e Lazer, Danielle Mafra, do chefe do Setor de Cultura, Eventos e Desportos da SME, Felipe Galvão e da coordenadora geral dos jogos, Ana Arleide Oliveira.

Foto: Adrovandro Claro

Foto: Adrovandro Claro

Para a professora de Educação Física, especializada em Ginástica Rítmica, da Escola Municipal Professor Antônio Campos e da Associação de Ginástica de Natal (Aginat), Karyssa Moura de Miranda Mariz Maia, a ginástica era um esporte altamente elitizado. “Estamos buscando inserir as meninas das escolas municipais na equipe de alto rendimento, também por meio da Aginat, já que admitimos a importância dessas competições no estímulo para que elas continuem praticando o esporte. Muitas viajaram para o Campeonato Regional e todas garantiram vaga no Campeonato Nacional. Escuto o relato de várias mães em relação a melhora da disciplina das alunas inseridas na ginástica, com o horário, com as notas e até mesmo no comportamento delas”, elogiou a professora.

Na ocasião, a titular da SME, professora Cristina Diniz cumprimentou os alunos atletas que participaram e falou sobre a importância da categoria para o JEMS. “A dança é capaz de mudar a vida de uma pessoa, assim como o amor. Eu fico muito feliz de ver as crianças desde pequenas participando de um festival brilhante como este. Estou encantada com cada apresentação”, disse.

A atleta de Ginástica Rítmica, Heloise Gabriele de Medeiros Lima, de 10 anos, que estuda na Escola Municipal Professor Antônio Campos explicou que se prepara bastante para as competições. “Eu me preparo muito para as competições que acontecem durante o ano. É sempre bom me apresentar em festivais de dança e ginástica”.

Deixe um comentário