Mais uma formação continuada para professores de Educação Física da Rede Municipal de Educação de Natal foi realizada na segunda-feira (29) no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure). O esporte de invasão da vez foi o Futebol Americano.

O Futebol Americano, que foi apresentado aos professores, foi na modalidade Flag Football, ele que é um derivado do Futebol Americano convencional, ambos, tem o mesmo objetivo que é avançar o território adversário e chegar até a zona final para marcar o Touchdown (nome dado a pontuação no esporte). A diferença das duas modalidades estão que o Flag Football, os jogadores, tem que retirar uma das fitas presa as cinturas dos atletas, e com isso evitando o contato direto.

O coordenador da escolinha de Flag da equipe do Bulls Potiguares, Guiatan Félix, explica que o objetivo maior é expandir o esporte para as escolas públicas e que a modalidade possa crescer entre as crianças e promover competições futuras entre elas.

Foto: Manoel Barbosa

O professor de Educação Física da Rede, Cláudio Eduardo, ressaltou que a vivência durante a formação chamou atenção pelo novo.  “Estamos estudando uma forma de como apresentar o Futebol Americano nas escolas, por exemplo, com brincadeiras, apresentação de vídeos e didática do jogo. Esse esporte está perto e longe ao mesmo tempo, mas pode ser facilmente introduzido ou pelo menos apreciado pelas crianças com dinâmicas que possam trazer mais para a nossa realidade”.

Para a professora Ana Aparecida Tavares da Silveira, a vivência de uma prática nova, aumenta as possibilidades de desenvolver com os alunos. “É importante para que os estudantes possam conhecer outras práticas corporais, fora das práticas corporais mais comuns como Futebol, Basquete e Vôlei. O Futebol Americano é muito explorado pelos filmes, dando para eles uma visão mais ampliada do esporte. Podemos também trabalhar elementos de outros esportes que podem agregar no Futebol Americano, aumentando a aprendizagem da criança”, concluiu.

No Estado do Rio Grande do Norte, tem três times de Futebol Americano, como o Natal Scorpions, Bulls Potiguares e o UFERSA Petroleiros.

Deixe um comentário