Medalhistas do Parapan de Jovens marcam presença na etapa regional do Circuito Loterias Caixa

A etapa regional Norte-Nordeste do Circuito Loterias Caixa ocorrerá neste fim de semana, 1 e 2, em Recife (PE). O Centro Esportivo Santos Dumont receberá 467 atletas, que competirão em duas modalidades: atletismo e natação. Entre eles, destacam-se sete, que conquistaram medalhas nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens, realizado neste mês, no Centro de Treino Paralímpico Brasileiro, em São Paulo.
No Circuito, os atletas das regiões Norte e Nordeste terão a oportunidade de obter marcas e classificar-se para as três etapas nacionais do Circuito Loterias Caixa, que acontecerão a partir de junho – todas em São Paulo.
O nadador Arthur Santos Pereira, de 17 anos, faz parte da Seleção Brasileira de jovens. No Parapan, ele conquistou cinco medalhas, todas na classe S10: três ouros, uma prata e um bronze. Sem tempo de descansar, devido ao novo compromisso, o paraibano de João Pessoa entrará sete vezes na piscina em Recife para buscar os índices para as três etapas nacionais, que acontecerão a partir de junho – todas em São Paulo.
“A minha melhor prova é do estilo peito. Atualmente, estou entre os três melhores do país na minha classe e espero evoluir a cada dia para poder competir nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 e faturar uma medalha na edição de 2024”, disse.
Arthur nasceu com má-formação no pé esquerdo. Aos nove meses, começou a praticar natação para fortalecimento. Em 2013, nos Escolares, o garoto fez a primeira competição e não parou mais. Integrante do clube Funarde, na Paraíba, o mesmo que revelou o multimedalhista Phelipe Rodrigues, dono de sete medalhas paralímpicas, e em quem ele se inspira para ter bons resultados. “Eu e o Phelipe conversamos muito pela internet. Ele é um grande nadador e sempre que pode me dá umas dicas. Sou muito fã dele e do Andre Brasil”, concluiu.
Do atletismo, Joferson de Oliveira faturou no Parapan de Jovens o ouro no salto em distância e a prata nos 100m. Com baixa visão (classe T12), ele também entrou no esporte por meio das Paralimpíadas Escolares. No regional de 2016, o jovem conseguiu classificação para as nacionais e quer repetir o feito neste ano. “Eu só treinava uma vez na semana e sempre medalhei no Escolar. Com a minha classificação do ano passado para as nacionais, eu intensifiquei os meus treinos e já estou tendo bons resultados, como as conquistas no Parapan de Jovens”, disse.
Para este ano, Joferson planeja medalhar neste fim de semana nas provas dos 100 e 200 metros. “No Parapan, eu fiz a minha primeira prova internacional e eu estava nervoso. Agora vai ser bem tranquilo e vou vencer  em Recife nas duas provas que competirei”, ressaltou o atleta que espera participar do Open de atletismo em abril.
O Circuito
O Circuito Loterias Caixa é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pelas Loterias Caixa. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo,  natação e halterofilismo. Composto por quatro fases regionais e três nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.