Estudantes da faculdade Estácio Natal se destacaram no Campeonato Nacional de Karatê-Dô Tradicional, que aconteceu em Belém/PA no mês de julho. As atletas Marilúzia Fagundes (40) e Iara Soares (55), juntas aos mais de 50 atletas da Federação de Karatê-Dô Tradicional do Rio Grande do Norte (FKTRN), conquistaram o segundo lugar no ranking de medalhas da competição. As atletas também foram convidadas a participar do campeonato mundial, que acontecerá em outubro deste ano, no Canadá. A delegação, que levou 60 karatecas para o estado do Pará, atribui o resultado positivo à parceria com a faculdade.

Um dos destaques da equipe é Marilúzia Fagundes, 40, estudante do 3º período de Enfermagem da Estácio Ponta Negra, que teve uma vitória tamanho família. Marilúzia, sua filha, Letícia Fagundes, de seis anos, e o filho Mauricio Fagundes, 14, conseguiram ficar entre os três melhores em todas as competições que participaram, em suas categorias. Todos são treinados por Ednaldo Bezerra, 43, esposo de Marilúzia.

Marilúzia, faixa preta 3° Dan, foi campeã de kumite (luta) por equipe, vice-campeã individual de Fukogo (modalidade em que o atleta luta e faz kata), vice-campeã de kata equipe, e vice-campeã de kata individual. “A nossa delegação está unida, todos querendo subir juntos ao pódio, sem pensar somente na vitória individual. Isso fez muita diferença na competição”, relata a competidora.

Para Alexsandro Jobson, presidente da Federação, a consultoria prestada pela Estácio através do Projeto de Extensão “Capacita Alecrim” foi fundamental para a equipe. “Com a ajuda da consultoria reformamos o modelo de gestão da diretoria descentralizando as tarefas, o que influenciou no desempenho de outras áreas da instituição. Com isso, conseguimos levar mais participantes para o campeonato com um custeio financeiro próprio, graças ao incremento na gestão”, ressalta.

De acordo com o professor Emmanoel Monteiro, orientador do “Capacita Alecrim”, o objetivo do projeto é a organização da entidade para garantir presença nas competições. ‘Trabalhamos neste ano prestando orientações administrativas e de negócios para a Federação”, explica. Novos planejamentos ocorrerão, agora objetivando a participação no campeonato mundial.

Deixe um comentário