Faltando exatamente um mês para a abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, os natalenses terão a oportunidade de ver de perto e fazer fotos com a tocha símbolo da paz entre os povos e da competição que começa no dia 05 de agosto. A Faculdade Maurício de Nassau, em Natal, promoverá na próxima terça-feira (05), das 9h às 20h, o “Encontro com a Tocha” exposição que contará com uma das tochas utilizadas no revezamento em Natal. O evento tem entrada gratuita e será realizado na unidade da Avenida Engenheiro Roberto Freire, nº 1514, bairro de Capim Macio.
Além da tocha olímpica, os visitantes também poderão conhecer um pouco de dois esportes olímpicos: o rugby de 7 (que fará sua estreia nos Jogos em 2016) e a bocha paralímpica. Exposição de uniformes, bolas e explicações das regras dos jogadores do Natal Rugby serão realizadas durante todo o dia. No caso da bocha, o time da Associação Paradesportiva do Rio Grande do Norte (APARN) fará demonstrações e os visitantes poderão experimentar a prática sentados em cadeira de rodas.
O rugby já havia sido disputado em algumas edições de 1900 a 1924 em uma versão para 15 jogadores. Este ano, ele retorna com um time menor e será disputado em torneios masculinos e femininos. Já a bocha, estreou nos Jogos Paralímpicos de 1984, sendo um dos esportes em que homens e mulheres competem juntos.
TOCHA
Acesa na Grécia em 21 de abril deste ano, a tocha chegou ao Brasil no início de maio e percorrerá uma longa trajetória por diversas cidades em revezamento até o dia 4 de agosto quando chegará ao Rio de Janeiro, sede dos jogos. A chama que acenderá a pira na cerimônia de abertura é um importante símbolo da competição e representa a paz, a união e a amizade.
De acordo com o site oficial das Olimpíadas, a Tocha Rio 2016 tem entre seus principais atributos de inovação segmentos que se abrem, revelando elementos da brasilidade representados por cores: diversidade harmônica, energia contagiante e natureza exuberante.

Deixe um comentário