Composto de vitaminas, proteínas, zinco, potássio, entre outros, o ovo é um alimento com alto valor nutricional, ideal para complementar a dieta de atletas de categorias variadas. Por ser uma ótima fonte de proteína, o alimento está relacionado diretamente com a construção muscular, auxiliando na recuperação e proporcionando energia para os próximos treinos.

A nutricionista do Instituto Ovos Brasil, Lúcia Endriukaite, atenta para os vários nutrientes do alimento. ” A clara do ovo possui alta concentração de albumina, proteína responsável pelo desenvolvimento dos músculos. A gema também contém substâncias benéficas, como os aminoácidos essenciais, que proporcionam aumento de massa muscular e auxiliam na recuperação das fibras. Sem dúvida, é uma ótima combinação de nutrientes para começar a rotina de treinos”, afirma a especialista.

Para a atleta amadora, Lígia Nerici, o ovo é essencial para a manter a alimentação balanceada no dia a dia. “Hoje em dia, com a rotina de treinos, consumo vários ovos por semana. A ingestão desse alimento me marcou em 2010, quando competi meu primeiro triatlo Ironman e sentia muita fome ao acordar. Passei a comer um ovo cozido pela manhã, pois para mim é o alimento proteico que mais combina com a primeira refeição do dia”, afirma a atleta.

Atletas como Lígia, que treinam todos os dias, possuem uma necessidade proteica elevada e o ovo se torna uma ótima alternativa. “Quando meus treinamentos estão muito intensos e preciso de um repositor imediato, o ovo cozido pode ser um lanche muito nutritivo para o momento”, conclui a atleta.

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