Em São Paulo desde o último dia 22 com a seleção brasileira de natação paralímpica, a potiguar Joana Neves viaja neste domingo (4) para a capital fluminense para, enfim, fechar o ciclo com a disputa dos Jogos Paralímpicos. A preparação foi comentada com ênfase pela atleta, que salientou a importância de compartilhar momentos como esse antes da principal competição do seu calendário.

 

“Estou vivendo cada momento. A preparação feita em Natal está sendo complementada pelos treinos intensos ao lado dos outros atletas aqui em São Paulo, tudo isso pra chegar firme no Rio de Janeiro, fazer bonito como eu realmente quero e imagino que possa ser”, disse Joana.

 

A potiguar entrará na piscina já no dia 8 de setembro, um dia após a cerimônia da abertura, para a disputa dos 200m livre da categoria S5. Além dessa prova, a atleta disputará outras quatro, sendo a última datada para o dia 17. Tempo suficiente para Joana disputar a competição em alto nível sem deixar de desfrutar de todo o clima olímpico que o Rio de Janeiro estará inserido.

 

A brasileira fará parte da maior delegação brasileira de todos os tempos. Ela estará ao lado de outros 284 atletas que buscam com que o Brasil alcance a meta do CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) que é terminar em quinto lugar ao fim da competição.

 

A atleta considera possível e diz que irá dar o máximo de si para conseguir contribuir para um bom desempenho do Brasil nos Jogos. Vale lembrar que a potiguar já possui uma medalha paraolímpica (Londres 2012). “A nossa preparação é bastante rígida e acredito que isso será fundamental para que alcancemos resultados ainda melhores, ajudando o país a alcançar a meta que já nos foi passada”, falou Joana.

 

Perfil

 

Joana Maria Jaciara da Silva Neves nasceu em 14 de fevereiro de 1987, em Natal/RN, e com apenas 1 ano e 6 meses de vida teve acondroplasia, uma anormalidade na ossificação das cartilagens que causa nanismo.

 

Joana começou a praticar natação aos 12 anos por recomendação médica e, aos 13, a competir, participando da primeira competição internacional em Mar Del Plata, na Argentina. Em Londres-2012, defendeu o Brasil pela primeira vez em uma edição dos Jogos Paralímpicos e está em reta final de preparação para os Jogos Paralímpicos do Rio.

Deixe um comentário