A disputa da quinta etapa, realizada nesta sexta-feira (11), representou a chegada da exata metade do Rally Dakar 2019. Em um dia onde a tática prevaleceu, os pilotos buscaram posições pensando na largada da sexta etapa, marcada para este domingo (13). Ricky Brabec segue na ponta da classificação geral e Kevin Benavides está bem posicionado para atacar na fase final da competição.

O norte-americano Ricky Brabec comanda a classificação do Dakar 2019 na chegada ao dia de descanso da caravana em Arequipa. A quinta etapa foi administrada com inteligência para preservar a liderança, o aspecto físico e a integridade de sua Honda CRF450 RALLY.

A largada do dia aconteceu depois de um trecho de deslocamento de 161 km que levou os pilotos à praia. Ali, alinhados em filas de dez, todos partiram para o trecho cronometrado nas dunas de Illo, No total, foram cumpridos 511 km, dos quais 405 km foram contra o relógio.

Foto: Divulgação/Monster Energy Honda Team

Foto: Divulgação/Monster Energy Honda Team

Os pilotos do Monster Energy Honda Team conseguiram um bom resultado em um dia onde o mais importante não era ganhar a etapa, mas sim chegar na melhor posição possível para a largada da sexta etapa neste domingo. Ricky Brabec foi 12º e Kevin Benavides 11º, apenas a seis minutos do vencedor.

A liderança permaneceu com Brabec enquanto Benavides está na sexta colocação, nove minutos atrás do companheiro. Nacho Cornejo chegou na 17ª colocação, 13 minutos atrás do primeiro colocado na etapa. O piloto chileno parou no trecho cronometrado ao ver seu colega de equipe Paulo Gonçalves, acidentado no km 155, com a mão direita machucada – o que obrigou o piloto português a abandonar o 12º Dakar de sua carreira.

Neste sábado (12), a programação inclui dia de descanso em Arequipa, a bonança que precede a tormenta que recomeçará domingo, dia 13 de janeiro, com a largada da sexta etapa, a qual abre a fase final do Dakar 2019.

Deixe um comentário