Com passagens marcantes por grandes clubes do futebol nacional e internacional, Luizão é daqueles que pode ser chamado de papa-títulos. Dentre as muitas conquistas, a principal do ex-atacante, sem dúvida, é a Copa do Mundo de 2002, na Coreia/Japão, pela Seleção Brasileira. Mas bem antes disso, o goleador teve um estágio muito importante quando estava iniciando a sua trajetória na Canarinho: os Jogos Olímpicos de Atlanta, nos Estados Unidos, em 1996.

Em entrevista ao site da CBF, Luizão destaca a importância que a competição teve em sua carreira para que adquirisse mais experiência. Para o ex-atacante, o fato de ter disputado o torneio, ao qual se refere como uma “mini Copa do Mundo”, foi fundamental para a conquista que viria seis anos mais tarde em solo asiático.

– Com certeza me ajudou muito (Olimpíada de 1996). Cheguei com uma experiência legal na Copa do Mundo. Eu já tinha disputado muita coisa, torneios mundiais e sul-americanos de base, mas a Olimpíada foi o que mais ajudou, certamente. Vejo a olimpíada como uma competição que é uma mini Copa do Mundo. Uma prova de que foi fundamental para ganharmos Mundial é que vários (jogadores) daquele grupo olímpico foram campeões comigo em 2002 – afirma.

Luizão afirma que experiência adquirida em Atlanta 96 foi fundamental para a conquista da Copa de 2002 (Créditos: Acervo CBF)

Luizão afirma que experiência adquirida em Atlanta 96 foi fundamental para a conquista da Copa de 2002 (Créditos: Acervo CBF)

Na condição de um dos maiores jogadores de sua geração na posição, Luizão dá um conselho especial para os atacantes. O goleador, inclusive, mostra grande confiança nos comandados do técnico Rogério Micale na busca pela inédita medalha de ouro nos Jogos do Rio de Janeiro.

– Meu conselho para essa garotada, em especial para os que jogam na frente, é que acredite sempre em você! E eu espero a medalha de ouro! Estou torcendo muito por isso e acredito neles. Espero que eles convivam muito bem dentro da Olimpíada, se conheçam bem e não fiquem afastados para que a gente possa formar um grande grupo – destaca.

Deixe um comentário