Sexta-feira a coluna deu início a uma série mostrando locais que poderiam estar sendo melhor utilizados para a prática esportiva, mas que enfrentam problemas por descaso, abandono, subutilização, ou mau uso. Começamos pela Via Costeira, mostramos lixo e as falhas do calçadão. Na edição de hoje (26), vamos tratar de um “abandono” específico. A área de 30 mil m2, junto aos pinheiros, no lugar onde funcionava o camping clube Vale das Cascatas seria transformada, pelo Governo do Estado, ao custo de R$ 11,7 milhões, em um Parque à beira-mar, com atividades quase que 100% voltadas para a prática esportiva. No entanto, basta uma passadinha pela rodovia para ver que restam apenas tapumes de madeira quebrados, “enfeiando” uma das mais belas paisagens do Rio Grande do Norte.

Foto: Itamar Ciríaco

Foto: Itamar Ciríaco

O terreno, que pertencia a DATANORTE foi cedido ao Instituto de Defesa do Meio Ambiente do RN – IDEMA/RN, que já é responsável pelo Parque das Dunas, que fica do outro lado da avenida. Pelo projeto, da arquiteta Érica Mendes seriam construídos: quatro quadras de areia, área de piquenique, pista de skate e patins, academia pública para idosos, equipamentos esportivos (barras verticais, horizontais, paralelas), além de pista de cooper. Nada saiu do papel.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O projeto está duplamente parado. Primeiro por decisão judicial, uma vez que uma das empresas que perdeu a licitação para a obra recorreu à justiça pedindo revisão do processo licitatório. Segundo, por atender às solicitações do Ministério Público Federal que observou falhas como ausência do Relatório de Impacto Ambiental, não realização de audiências públicas, estudo técnico sobre as ações do mar no talude inferior do terreno, projeto de drenagem para áreas adjacentes e na parte superior do terreno, entre outras coisas. Ou seja, as dificuldades para a construção são enormes e, se o Governo não pretende, dirimi-las, ao menos deveria providenciar a limpeza da área e retirada dos tapumes. Abaixo, foto do abandono atual e imagem do projeto divulgado pelo Governo do Estado, em 2017/18.

Comentários do Site

  1. José Glaudio Henrique
    Responder

    Natal está abandonado. Políticos só sabem rever suas maldades. Enquanto isso João Pessoa está mostrando uma vida noturna linda, principalmente na sua orla livre de ratos e ladrões.

Deixe um comentário