Há poucos dias falamos aqui mesmo no Esportes de Primeira sobre a questão de como se promover um jogo comparando o clássico ABC x América e o Fla-Flu, na Arena das Dunas. Agora vamos voltar a falar sobre a questão do marketing dos dois clubes no que diz respeito a atrair torcedores e lançamentos de produtos.

O assunto vem à tona justo no meio de um debate em relação à nova camisa do América. Diga-se de passagem, na nossa opinião (cada um tem a sua) bem bonita, apesar dos tradicionais, e inevitáveis, problemas com a poluição resultante do excesso de patrocinadores (em dias como os de hoje, infelizmente, não pode-se recusar nenhum patrocínio).

A primeira observação em relação a questão da nova camisa, diz respeito a uma “contra-publicidade” feita pelo ABC em relação ao novo uniforme do rival. Não concordo com esse tipo de ação. Acho desnecessário. Esse recurso, inclusive o criativo, poderia ser aplicado de outra forma, uma vez que os mercados são distintos. ABC e América não concorrem na venda de produtos. O Americano não compra a camisa abecedista, nem vice-versa. Então, para que serve a publicidade contrária?.

Como exemplo positivo, apesar de arriscado, desse tipo de marketing, o leitor pode assistir nas TVs à propaganda feita pela Chevrolet em relação à sua S-10. A comparação feita com a Hilux da Toyota tenta deixar claro que a S-10 é mais forte. No caso, as duas são concorrentes, brigam pelo mesmo público e cabe a “brincadeira séria”.

Outra coisa em relação ao novo uniforme americano, que observamos com facilidade, é a semelhança em relação a um uniforme do PSG da França (confira imagens abaixo). Caso não se trate de uma homenagem, o clube deveria exigir do distribuidor de material esportivo, uma maior exclusividade em relação aos seus produtos, principalmente se tratando de uma camisa cujo valor está bem acima do valor de mercado, por se tratar de uma peça para poucos.

Apesar dessas observações, no entanto, há de se elogiar que ambos os clubes estejam se movimentando para tentar mexer com o mercado. É esperar que, de uma forma ou de outra, as ideias prosperem.

Nova Camisa do América

Nova Camisa do América

Camisa do PSG da França

Camisa do PSG da França

Deixe um comentário