Fest Bossa e Jazz da Pipa começa nesta quinta. É de graça

13 de dezembro de 2018 por antonioroberto
Pipa com jazz. Melhor ainda...

Pipa com jazz. Melhor ainda…

O Fest Bossa & Jazz da Pipa tem início nesta quinta-feira (13) com atrações locais, nacionais e internacionais. Tudo de graça e no “clima” pipense. Serão quatro dias de música, oficinas e workshops nesta nona edição de um festival que se consolida a cada ano.

Várias ruas e a orla da Pipa serão tomadas por uma mistura de ritmos. São 17 artistas/bandas em 48 pocket shows. Esse ano sem um palco único, mas com música em vários locais, o novo formato traz para a edição mais proximidade do público com o artista e explora outras possibilidades de se usufruir a boa música.

Este ano, o Festival será dividido em dois momentos, com programação diurna e noturna. A diurna traz oficinas e workshops em estabelecimentos na praia do centro, como o Restaurante Casarão, Aventureiro, Barraca da Neide, Orla da Praia do Centro, Pipa Beach Club e Orishas.

Na programação noturna será uma média de 10 pocket shows por noite, distribuídos pela Avenida Baía dos Golfinhos e Rua do Céu, em locais como o Kanto da Pipa, Vila da Pipa Shopping, Galeria Oasis, Vila Mangueira e a Praça do Pescador.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo e da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), com recursos do Governo Cidadão por empréstimo do Banco Mundial, patrocina mais uma edição do Fest Bossa & Jazz, também realizado em Mossoró e São Miguel do Gostoso.

Startup canadense de Turismo prospecta mercado potiguar

12 de dezembro de 2018 por antonioroberto

Fundada em 2016, a startup canadense SpotEV, baseada em Montreal, onde desenvolve inovação em tecnologia para Hotelaria e Turismo, escolheu Natal para ser a primeira cidade a ser conectada ao sistema no Brasil.

Os proprietários da startup, Colin Hendry, 53, e Vini Malavolta, 32, têm reuniões de prospecção de hoje e sábado (15) com empresários da hotelaria e técnicos de algumas secretarias de Turismo do Rio Grande do Norte para discutir como a inteligência artificial pode ajudar as cidades a oferecerem uma experiência inovadora em hospitalidade.

O objetivo da empresa, segundo Malavolta, é aumentar o consumo médio por turista em 30% no comércio local, através de sugestões personalizadas de produtos e serviços. “Os visitantes são atendidos por uma concierge virtual que sugere, baseada nas preferências e gostos de cada hóspede, opções de restaurantes, city tours, lojas, transfers e pontos de interesse, entre outros itens”, comenta o diretor da SpotEV.

Ele acredita que nenhum turista pode retornar para casa insatisfeito de sua viagem. “Usamos inteligência artificial, machine learning e natural language processing para manter a agenda de atividades turísticas da cidade sempre atualizada, assim como fazemos sugestões personalizadas para cada visitante”, comenta Malavolta.

Conetur faz amanhã a última reunião do ano

12 de dezembro de 2018 por antonioroberto

A última reunião do Conselho Estadual do Turismo (Conetur/RN) em 2018 acontecerá nesta quinta-feira (13) no Centro de Convenções de Natal, a partir das 9h.

Entre os assuntos discutidos está o calendário de eventos do turismo e o projeto de tornar Natal a capital mais limpa do Brasil.

Na ocasião também será realizada uma apresentação sobre influências das mudanças climáticas e ainda uma proposta de ferramenta online para inventariação turística, que já está sendo desenvolvida.

O Conetur/RN é um órgão de caráter consultivo vinculado à Secretaria Estadual de Turismo do RN, responsável por propor diretrizes, oferecer subsídios e contribuir para a formulação e implementação da Política Estadual de Turismo.

Aninha Costa, provável secretária de Turismo do RN do Governo Fátima, recebe apoio das entidades de classe

11 de dezembro de 2018 por antonioroberto
Empresariado unido em torno de Aninha Costa

Empresariado unido em torno de Aninha Costa

Como já é esperado, Ana Maria Costa, conhecida como Aninha, ex-presidente da Emprotur no atual Governo, deverá ser a secretária de Turismo da administração Fátima Bezerra. Experiente, com bom trânsito entre o empresariado e proprietária da Anauê Receptivo, teve bom desempenho na Emprotur, o que – por si só – já a credencia ao cargo de secretária. Além do mais, é bastante ligada à governadora eleita, o que pavimenta ainda mais o caminho. Ou seja: alia técnica e prestígio.

As entidades ligadas ao Turismo se reuniram na tarde de ontem (10), na Escola de Governo, no Centro Administrativo, com Raimundo Alves, economista e membro da equipe de transição da Governadora eleita. Na ocasião, foi entregue uma carta que destaca a importância da atividade turística para a economia do Rio Grande do Norte. Ainda no documento, é ressaltada a importância da Secretaria Estadual de Turismo ser ocupado por uma pessoa técnica, com experiência já comprovada e que possua a confiança da Governadora. As entidades sugeriram o nome de Aninha

Participaram da reunião José Odécio, presidente da ABIH-RN; Francisco Barbosa, presidente executivo do Natal Convention Bureau; George Gosson, presidente da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomercio-RN; e Decca Bolonha, vice-presidente do Sindetur.

Subscreveram a carta as seguintes instituições:

– Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do RN (ABIH-RN)
– Associação Brasileira de Agências de Viagens do RN (Abav-RN)
– Natal Convention Bureau
– Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares do RN (SHRBS-RN)
– Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do RN (Abrasel-RN)
– Sindicato das Empresas de Turismo do RN (Sindetur)
– Fecomércio-RN

Conheça os vencedores do Prêmio Nacional do Turismo

6 de dezembro de 2018 por antonioroberto
Foto oficial dos premiados

Foto oficial dos premiados

O Prêmio Nacional do Turismo 2018, entregue na noite de quarta-feira (5) em cerimônia na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, consagrou sete iniciativas que contribuem para o fortalecimento do mercado de Viagens no Brasil. As ações, selecionadas entre 208 propostas habilitadas de acordo com as regras do edital, foram cadastradas por instituições públicas, privadas e do terceiro setor de todo o país e submetidas à análise de uma comissão julgadora composta por membros do Ministério do Turismo e do Conselho Nacional de Turismo (CNT).

O ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, observou que a premiação incentiva a busca por inovações na área. “Nós queremos uma agenda de atração de investimentos ao país, de negócios, e o mundo inteiro quer investir no Brasil. É preciso abrir o Brasil para o mundo, criar uma nova narrativa do nosso país lá fora, que o turismo pode contar. E os vencedores do Prêmio estão sendo reconhecidos por isso. Homenageamos pessoas que geram emprego e renda e que podem servir de exemplo”, elogiou.

Na categoria Inovação Tecnológica, o destaque foi o Voucher Digital de Barreirinhas (MA), porta de entrada dos Lençóis Maranhenses. O sistema utiliza pulseiras eletrônicas, entregues a visitantes por agências de turismo credenciadas, que monitoram atrativos procurados na região e subsidiam gestores públicos com estatísticas. Representando a Prefeitura Municipal, Albérico Filho citou benefícios do trabalho. “Isso permite monitorar visitas e garante um controle efetivo da nossa parte ecológica”, frisou.

Já o Plano de Desenvolvimento de Passageiros RIOgaleão, concessionária que administra o Aeroporto Internacional Tom Jobim, venceu no quesito Marketing e Apoio à Comercialização. A iniciativa estimula o fluxo de turistas a partir de marketing estratégico, dando suporte à criação de novas rotas e à atração de empresas. Bruno Reis, gerente da empresa, considerou simbólica a premiação. “Foram premiadas não só iniciativas do aeroporto, mas a percepção da chegada de um novo player à cadeia produtiva”, avaliou.

Na categoria Monitoramento e Avaliação, o destaque ficou com o Programa de Otimização de Performance da Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador. Lançado em 2017, o sistema proporciona o monitoramento online de opiniões públicas sobre equipamentos da área postadas em sites de avaliação de viajantes. Claudio Tinoco, titular da Secretaria, apontou a relação com visitantes como diferencial. “É uma forma de interagir diretamente com turistas e melhorar nossos serviços”, sublinhou.

O Projeto Verena, por sua vez, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Norte, levou o título de Qualificação e Formalização. O programa promove o intercâmbio entre o estado e o governo alemão, contribuindo para a adoção de processos inovadores de capacitação. Marcelo de Queiroz, presidente do Conselho Regional do Senac-RN, destacou avanços da troca de experiências. “A parceria leva informações aos municípios, com acompanhamento permanente de técnicos alemães”, relatou.

Já a categoria Turismo de Base Local e Produção Associada reconheceu a operadora Vivejar, que oferece oportunidades de turismo responsável e de base comunitária em parceria com comunidades tradicionais do país. O objetivo é desenvolver ações transformadoras, como a qualificação de moradores. A fundadora da Vivejar, Marianne Costa, enalteceu a união de esforços. “Esse prêmio é de todas as comunidades com as quais trabalhamos. O objetivo é jogar luz nesse Brasil diverso e inclusivo”, resumiu.

Na categoria Turismo Social, o vencedor foi o projeto Acessibilidade como Fator de Inclusão, desenvolvido pelo Terra dos Sonhos Empreendimentos Turísticos, de Bueno Brandão (MG). No Hotel Fazenda, construído com a reutilização de contêineres, unidades e passeios são adaptados a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. O proprietário José Fernandes defendeu empenho por melhorias no atendimento. “Pessoas com deficiência realmente viajam e buscam produtos neste segmento”, enfatizou.

Já a segunda etapa do Cais do Sertão – Museu Luiz Gonzaga, no Porto de Recife, levou o prêmio na categoria Valorização do Patrimônio. Parte integrante da revitalização do Centro Antigo da capital pernambucana, o local busca reverenciar a cultura nordestina, articulando parcerias culturais e educacionais. O vice-presidente da Empresa de Turismo da cidade, Ciro Couceiro, comemorou a homenagem. “É uma honra Pernambuco receber um prêmio por valorizar o turismo através de uma cultura grandiosa”, declarou.

Os vencedores foram selecionados após avaliação meritória e eliminatória da comissão julgadora a partir da classificação de três finalistas por categoria da premiação. As iniciativas que avançaram cumpriram critérios como terem sido criadas especificamente para o setor turístico e implementadas há menos de 24 meses. A análise considerou ainda a apresentação de resultados obtidos pela mensuração de impactos diretos ou indiretos.

Senac RN ganha Prêmio Nacional de Turismo

6 de dezembro de 2018 por antonioroberto

verena

O Projeto Verena (acima, parte dos integrantes), que começou a ser costurado há cerca de dez anos pelo presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, e que contou com o apoio decisivo do cônsul honorário da Alemanha no RN, Axel Geppert para sua concretização, ficou em primeiro lugar no Prêmio Nacional de Turismo (PNT), promovido pelo Ministério do Turismo, na categoria Qualificação e Formalização no Turismo.

Os premiados foram anunciados na noite de ontem (5), em cerimônia realizada na Fundação Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. O PNT premia projetos inéditos, inovadores e com contribuição significativa para o turismo brasileiro.

O evento de premiação teve como anfitriões o atual ministro do Turismo, Vinícius Lummertz; e o seu sucessor, Marcelo Álvaro Antonio. Contou com a presença do presidente da CNC, José Roberto Tadros; do diretor Regional do Senac RN, Raniery Pimenta; do diretor Regional do Sesc e ex-diretor do Senac RN, que auxiliou na execução do projeto Verena, Fernando Virgilio; do coordenador de turismo e hospitalidade da instituição, Marcelo Milito; além de representantes de entidades do turismo de todo o país.

“É uma grande honra receber, em nome do Sistema Fecomércio, este prêmio que coroa um trabalho realizado com muito planejamento e foco em resultados. Temos trabalhado arduamente para contribuir com o desenvolvimento do Turismo do Rio Grande do Norte, que é uma das nossas principais atividades econômicas”, comemorou o presidente Marcelo Queiroz, durante a solenidade.

O Projeto Verena é operado por meio do Senac RN e surgiu da parceria entre o Sistema Fecomércio RN e o estado alemão da Renânia-Palatinado, iniciada em 2009. No caso do Verena, o braço alemão é a Câmara do Comércio da Cidade de Trier. O objetivo da iniciativa é promover o intercâmbio de conhecimentos para contribuir com a implementação de novas tecnologias e desenvolvimento do turismo potiguar, o que tem possibilitado ao Senac RN acesso a metodologias e processos inovadores voltados à cadeia produtiva do turismo.

A partir da estruturação do Projeto Verena, desde 2016, uma série de investimentos e ações foram implementadas, resultando na criação de 33 novos cursos pelo Senac, os quais já beneficiaram mais de 500 pessoas. A assinatura do convênio de renovação do Projeto Verena para o ano de 2019 será realizada amanhã, sexta-feira, às 15h, na sede da Fecomércio RN, entre o presidente Marcelo Queiroz e o coordenador de projetos da Câmara de Comércio e Indústria da cidade de Trier (EIC Trier), Matthias Fuchs.

World Travel Awards elege Portugal o “Melhor Destino Turístico do Mundo”

4 de dezembro de 2018 por antonioroberto

portugal

Em resultado histórico, durante a cerimônia do World Travel Awards, realizada em Lisboa, Portugal conquistou 17 troféus em várias categorias daquele que é considerado o “Oscar” do turismo mundial. Entre os prêmios, o país se destacou novamente como o “Melhor Destino Turístico do Mundo” e “Melhor Organismo Oficial de Turismo do Mundo”.

Anfitriã da 25ª edição do prêmio, Lisboa ganhou em duas categorias importantes: “Melhor Cidade para Visitar”, distinção inédita para a cidade, e “Melhor Destino City Break”, pelo segundo ano seguido. Já a Ilha da Madeira voltou a ser considerada o “Melhor Destino Insular do Mundo”, prêmio que também conquistou em 2017.

Na categoria de Melhor Destino Turístico do Mundo, Portugal superou África do Sul, Brasil, Espanha, EUA, Grécia, Índia, Indonésia, Jamaica, Malásia, Maldivas, Marrocos, Nova Zelândia, Quênia, Ruanda, Sri Lanka e Vietnã.

É importante lembrar que, no ano passado, Portugal já tinha sido o primeiro país da Europa a conseguir tal feito, que se repetiu novamente este ano. A conquista soma-se a algumas distinções recentes recebidas pelo país: em junho, Portugal também já havia sido reeleito como melhor Destino Turístico da Europa pelo segundo ano consecutivo, além do prêmio de melhor destino de golfe pelo World Golf Awards, recebido em novembro pelo quinto ano seguido.

Nos últimos três anos, o reconhecimento internacional de Portugal tem aumentado de forma expressiva. Somente este ano, foram 412 prêmios e distinções. Este cenário favorável se reflete em números. A receita com hospedagem em Portugal subiu 6,3% de janeiro a setembro, em comparação com o mesmo período no ano passado, gerando 2,9 bilhões de euros. Já o número de brasileiros cresceu 10,4%, superando o registrado em 2017, com 724 mil turistas até setembro deste ano.

“Novo” Centro de Convenções de Natal teve apresentação técnica

4 de dezembro de 2018 por antonioroberto
Agora sim. Apto para atrair grande eventos

Agora sim. Apto para atrair grande eventos

O “novo” Centro de Convenções de Natal foi apresentado ontem (3) à noite ao trade turístico potiguar. Passa a acomodar 13 mil pessoas simultaneamente em vários eventos. A estrutura anterior comportava até seis mil congressistas. Após muitos discursos – inclusive uma espécie de prestação de contas do governador do RN, Robinson Faria, que deixa o cargo daqui a 27 dias – houve uma visita técnica aos dois novos pavilhões do equipamento.

As obras de ampliação do Centro de Convenções de Natal custaram R$ 35 milhões, mas chegarão a R$ 40 milhões com a compra do mobiliário, que ainda não foi providenciada. Os recursos foram assegurados pelo Programa de Aceleração do Crescimento – PAC Turismo, com contrapartida do Governo do Estado de R$ 5 milhões. A área do local passou de 14,2 mil m² para 23,6 mil m².

O novo pavilhão multiuso tem dois pisos, configuração flexível e divisórias móveis sobre trilhos, que permitem até quatro salas no térreo: duas para 600 pessoas cada e outras duas moduladas para 300 congressistas. O piso superior é destinado a feiras, embora tenha duas áreas moduláveis que podem atender a auditórios.

O governador Robinson Faria enfatizou que a obra do Centro de Convenções de Natal vai fortalecer o turismo no Estado, já que incrementa a atividade, sobretudo, fora do período da alta estação. “A parte que nos cabia, fizemos. Agora contamos com vocês, empresários e profissionais do setor, para atrais turistas, palestras, convenções, feiras e demais eventos para o nosso estado”, comentou.

O Centro de Convenções de Natal é considerado o de melhor localização no Nordeste. De frente para o mar, fica entre a Via Costeira e o bairro de Ponta Negra, que concentram mais de 80% dos meios de hospedagem da capital potiguar. A partir de qualquer hotel no entorno do equipamento, o deslocamento de carro não dura mais do que dez minutos.

Hub da Gol-AirFrance-KLM em Fortaleza já chega a quase 50% de market share

3 de dezembro de 2018 por antonioroberto

gol air

O novo hub de conexão de voos da Gol, em parceria com a Air France KLM, inaugurado em Fortaleza em maio deste ano, completa sete meses de operação e já se consolida na região.

Em conjunto, as empresas lideram em market share na capital cearense, com 46% do tráfego total de voos da cidade, ligando de forma ainda mais fácil e rápida os clientes de todo o Brasil, principalmente do Norte e Nordeste, de e para a Europa.

Segundo dados da Secretaria de Turismo do Estado do Ceará (Setur), desde que o hub foi inaugurado, cerca de 1 milhão de passageiros passaram pelo aeroporto de Fortaleza em voos das empresas.

O início das operações do hub em Fortaleza fez com que a Gol ampliasse sua oferta de voos na região em 35%, totalizando hoje cerca de 44 voos diários para 15 destinos, a partir da capital cearense, incluindo Buenos Aires e serviço sazonal para Córdoba, na Argentina.

Entre os destinos domésticos lançados estão Fortaleza-São Luís, em maio; e Fortaleza-Teresina, em agosto. Além disso, a companhia aumentou a oferta de voos para Natal, além de Belém, Manaus, Recife, Salvador e Brasília.

O Grupo Air France-KLM, por sua vez, iniciou as operações em maio com quatro frequências semanais. A partir de abril de 2019 terá voos diários para Paris e Amsterdã. O aumento é de 75% da oferta na capital cearense, com valor em média 35% inferior quando comparado com os voos de/para São Paulo e Rio de Janeiro.

Como incremento das viagens internacionais, a Gol também inaugurou, no início deste mês, voos diretos para os EUA (Miami e Orlando), em complemento às conexões para a Europa, por meio da parceria com Air France-KLM.

Cerca de 40% dos clientes que passam pelo aeroporto de Fortaleza realizam uma conexão, reforçando assim a importância do local para a movimentação de brasileiros e turistas em geral.

Além disso, para proporcionar mais flexibilidade no atendimento desta nova demanda de voos do hub, desde o início de outubro a Gol passou a manter na capital cearense uma nova base de tripulantes residentes na região, oferecendo também mais comodidade a todos que passam a iniciar e terminar suas programações de voos na cidade.

Atualmente, a base é formada por 22 tripulações, com um total de 201 colaboradores nas aeronaves. Até janeiro, esse número irá triplicar, quando passará a ter 37 tripulações e um total de 583 tripulantes.

RN avança na capacitação do Turismo

3 de dezembro de 2018 por antonioroberto
Capacitação de guias: fundamental para o Turismo

Capacitação de guias: fundamental para o Turismo

Começa hoje (3) a entrega dos certificados aos concluintes dos cursos de capacitação promovidos nos cinco polos turísticos do Rio Grande do Norte. Foram ofertadas mais de mil vagas para qualificações voltadas ao fortalecimento da oferta turística no Estado potiguar e, consequentemente, melhorar a qualidade dos serviços oferecidos.

Os cursos foram executados pelo Senac e tiveram início em abril. Foram oito meses de atividades em 19 municípios do Estado, que contemplaram os polos Costa das Dunas, Costa Branca, Serrano, Agreste/Trairi e Seridó. A ação foi realizada pelo Governo do Estado, por meio da secretaria de Turismo e com recursos do Governo Cidadão.

“Foram dezenas de cursos gratuitos. Não demos o peixe, mas a vara para que esses participantes possam pescar com suas capacidades e força de vontade. Foi uma ação importante não só para qualificação do nosso turismo, mas para formação de mão de obra e geração de emprego e renda no Estado”, destacou o secretário estadual de Turismo, Manuel Gaspar.

A subsecretária de Turismo, Solange Portela, chama atenção para o período das capacitações, que dotaram o Estado de mão de obra qualificada na abertura da alta temporada turística do Estado. “Entregamos os primeiros certificados aos participantes da região das Serras do Agreste Potiguar, em novembro passado, e daremos continuidade agora com essa segunda etapa de cursos, contemplando destinos com maior número de serviços turísticos”, salientou.

A partir de hoje e até 21 de dezembro ocorrerá, nos municípios que receberam os cursos, a solenidade de entrega dos certificados aos participantes. A entrega contará com participação dos secretários municipais de Turismo, técnicos da pasta estadual de Turismo e representantes do Senac e Governo Cidadão.

Municípios e respectivos cursos ofertados:

– Parnamirim ((Boas práticas na manipulação de alimentos)

– Nísia Floresta (Boas práticas na manipulação de alimentos e Orientador turístico local)

– São Miguel do Gostoso (Orientador turístico local e Inglês)

– Touros (orientador turístico local, Inglês e Técnicas para garçom)

– Maxaranguape (Inglês, técnicas para garçom e qualidade em serviços turísticos)

– Guamaré (Orientador turístico local)

– Macau (Orientador turístico, Qualidade em serviços turísticos e Comercialização de produtos turísticos)

– Areia Branca (Orientador turístico local, boas práticas na manipulação de alimentos e técnicas para garçom)

– Mossoró (Inglês, técnicas de guiamento em geoturismo e Marketing digital e E-Comerce)

– Assu (Boas práticas na manipulação de alimentos e orientador turístico Local)

– Portalegre (Técnicas para Garçom e Qualidade em serviços turísticos)

– Martins (Técnicas para Garçom e Qualidade em serviços turísticos)

– Extremoz (Técnicas para Garçom e Qualidade em serviços turísticos)

– Baia Formosa (Inglês, Qualidade em serviço turístico e Orientador turístico)

– Canguaretama (Qualidade em serviço turístico, orientador turístico e boas práticas na manipulação de alimentos)

– Santa Cruz (Inglês e Orientador turístico)

– Currais Novos (Técnicas de Guiamento em Geoturismo, Técnicas para Garçom)

– Caicó (Técnicas de Guiamento em Geoturismo)

– Carnaúba dos Dantas (Culinária Regional, Técnicas de Guiamento em Geoturismo)