Pernambuco investe em Turismo-Saúde. Saiba como

16 de agosto de 2017 por antonioroberto

Pernambuco vai aliar saúde e turismo para gerar negócios. Vale lembrar que Recife é considerado o segundo maior polo médico do País, atrás apenas de São Paulo.

A partir de uma iniciativa privada com o apoio público e de diversas instituições, será lançado amanhã (17) o “Pernambuco Healthcare”, o primeiro Cluster de Turismo de Saúde do Brasil.

A iniciativa é uma realização da Alianza Global Health Care com o Sindicato dos Hospitais de Pernambuco. Tem o apoio da feira HospitalMed, da Federação Brasileira de Hospitais, do Recife Convention & Visitors Bureau, da Abav-PE, da ABIH-PE, da Prefeitura do Recife e do Governo de Pernambuco.

Polo médico de Recife trabalha para atrair turistas

Polo médico de Recife trabalha para atrair turistas

A plataforma será toda online, disponível na versão português e inglês. A ideia é prospectar o turista de saúde, especialmente o internacional. O paciente poderá realizar buscas por pacote de procedimento, como também contratar serviços de transporte e lazer.

O primeiro a integrar a iniciativa é o Real Hospital Português, considerado o maior complexo do Norte e Nordeste, que já dispõe de um Núcleo de Pacientes Internacionais.

De acordo com a CEO e fundadora da Alianza, Danielle Nogueira, o foco será na venda de pacotes para cirurgia plástica (o Brasil é o segundo país com mais intervenções no mundo) e tratamentos odontológicos (outra especialidade que o mundo já reconheceu a capacidade dos brasileiros).

Danielle, que tem acompanhado as mais recentes pesquisas do setor, lembra que a expectativa é que o turismo de saúde movimente mais de 439 bilhões de dólares no mundo, com crescimento esperado de até 25% ao ano nos próximos dez anos.

Além disso, ressalta, o Brasil tem, em média, um custo 40% inferior ao praticado em cirurgias plásticas no exterior.

Segundo a presidente do Recife Convention Bureau, Marta Freitas, a localização geográfica estratégica também deve estimular o turismo de saúde em Pernambuco.

“Recife tem uma privilegiada malha aérea, com voos internacionais diretos para os Estados Unidos, além de conectividade com várias outras cidades da Europa, África e América Latina”, comenta.

Startup de Natal focada em Turismo concorre a prêmio na Feira da Abav, em setembro

15 de agosto de 2017 por antonioroberto

O Sebrae e a Associação Brasileira de Operadores Turísticos (Braztoa) selecionaram a Paytour, de Natal, como a melhor startup de soluções inteligentes do Nordeste para a área de negócios de turismo. Vai concorrer a prêmio nacional na 45ª Abav Expo e 48º Encontro Comercial Braztoa, que acontecem de 27 a 29 de setembro no Expo Center Norte em São Paulo. As duas melhores soluções de startups do Brasil, que serão eleitas no evento, receberão premiação em viagens, entre outros benefícios.

O PayTour, como informa seu diretor, Marcus Vinícius Borges, tem por objetivo ampliar e fortalecer os canais de venda das empresas de passeios turísticos. É uma solução da Mix Internet, empresa de Marketing Digital e Tecnologia com foco em desenvolvimento em soluções web.

pattour

Na cadeia do turismo, a operação de venda de um produto ou serviço para o cliente (turista) envolve vários personagens (agências, operadoras, empresas de passeios, vendedores e o consumidor). Por muitas vezes, ressalta Borges, a gestão do processo de venda até
o consumo do serviço não tem a agilidade e transparência que todos os envolvidos gostariam de encontrar.

“Os clientes desejam consumir um produto ou serviço, a empresa precisa vendê-lo. E para ajudar a ligar estas duas pontas estão empresas e parceiros que fazem parte da cadeia e que têm o processo muito falho nesta operação, pois faltam softwares que facilitem o compartilhamento de informações entre as partes envolvidas. Os controles são falhos e por vezes visíveis para o cliente final. Parece um mercado desorganizado ou amador”, afirma o diretor.

O objetivo do PayTour, ainda segundo ele, é proporcionar ao mercado, através de um sistema multiloja onde a venda direta da empresa seja ampliada por um canal online (e-commerce), e também através de uma interface para os parceiros (agências, operadores e vendedores), a venda de passeios de várias empresas de forma integrada e com total segurança e controle da parte financeira (comissionamentos e bonificações), além de proporcionar ao turista uma operação segura e prática.

Através da plataforma PayTour, os canais de divulgação de turismo (sites, portais, blogs) também gerarão visitantes de alto interesse (segmentados) para as empresas de passeios e terão ganhos através das compras geradas pelos clientes.

Turismo do RN será divulgado em Córdoba, Buenos Aires, Lima e Bogotá

14 de agosto de 2017 por antonioroberto
Ana Maria Costa e Nayara Santana já estão na Argentina

Ana Maria Costa e Nayara Santana já estão na Argentina

O Rio Grande do Norte reforçará sua promoção turística em importantes mercados sul-americanos a partir desta terça-feira (15), durante o Meeting Brasil. As cidades visitadas serão Córdoba e Buenos Aires (Argentina), Lima (Peru) e Bogotá (Colômbia).

Este é o segundo Meeting Brasil com presença do RN neste ano. O primeiro foi exclusivo, o Meeting Brasil Missão Rio Grande do Norte, quando uma delegação com mais de 30 representantes do turismo potiguar realizou rodadas de negócio no Chile, Uruguai e Argentina, entre maio e junho.

A ação é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur RN) e da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), com recursos do Governo Cidadão, mediante acordo de empréstimo com o Banco Mundial.

Os meetings devem contar com a presença de 250 agentes de viagem e operadores em cada cidade. Também haverá palestras de capacitação, visitas às embaixadas e reuniões com operadores de turismo. A agenda de eventos começa por Córdoba (amanhã, 15) e segue para Buenos Aires (17). Em seguida, os eventos serão em Lima (22) e Bogotá (24).

Representam o Rio Grande do Norte durante o Meeting a presidente da Emprotur, Aninha Costa; a gerente de Promoção Internacional da Emprotur, Nayara Santana; e o coordenador do Centro de Convenções de Natal, Arnaldo Saint-Brisson. O RN e a Bahia são os únicos estados nordestinos presentes ao evento.

Polo Costa das Dunas promove 72ª reunião nesta terça no Centro de Convenções de Natal

14 de agosto de 2017 por antonioroberto

O Conselho de Turismo do Polo Costa das Dunas reúne-se amanhã (15), no Centro de Convenções de Natal, a partir das 10h, para discussões relacionados ao desenvolvimento do turismo potiguar. Na pauta da 72ª reunião estarão assuntos como o Projeto Orla, programa do Governo Federal para gerenciar a zona costeira, visando o ordenamento territorial dessa área. Ele será apresentado por Juliana Rayssa Silva Costa, analista ambiental do Idema.

Os conselheiros também conhecerão o Projeto Verena, de desenvolvimento turístico no âmbito estadual. Iniciativa do Senac-RN, será exposto por Fernando Virgílio, diretor regional da Instituição. O Senac-RN é vinculado à Fecomércio-RN e, por meio do Projeto Verena, está desenvolvendo uma parceria com o estado alemão da Renânia-Palatinado.

Outro tema que será tratado é o Serviço de Recuperação da Pista do Aeroporto Aluízio Alves, que será realizado a partir do mês de setembro e precisará da interrupção de vôos noturnos. O assunto será detalhado por Ibernon Gomes, da Inframérica, empresa responsável pelo Aeropororto.

O Conselho do Polo reúne 36 representantes de instituições ligadas ao turismo, autoridades e especialistas, divididos entre a União, Estado, municípios inseridos na área do Polo, setor privado e terceiro setor. O Banco do Nordeste tem cadeira permanente e responde pelo secretariado do Polo.

Lufthansa muda aeronave de carga no RN, que passa a exportar mais

14 de agosto de 2017 por antonioroberto

luf 1

O volume de cargas exportadas pelo Aeroporto de Natal poderá aumentar 10% com a troca do cargueiro MD-11, da Lufthansa Cargo, por um Boeing 777 (foto) a partir de setembro. O avião tem capacidade de carga de até 104 toneladas, transportadas em voos dominicais que partem da capital potiguar para Frankfurt, na Alemanha.

Para o diretor de operações da Inframerica, administradora do Aeroporto, Juan Djedjeian, a mudança na categoria da aeronave representa a confiança da companhia e um aumento na demanda. “Estamos muito contentes com upgrade da aeronave. O atual avião tinha capacidade de 94 toneladas. Com esse novo modelo, poderemos exportar mais 10 toneladas de carga. Essa mudança significa muito para a economia local e representa também uma ótima aceitação dos produtos do Rio Grande do Norte na Europa”, analisa o executivo.

A mudança de aeronave acontece exatamente no período em que a pista do terminal potiguar entrará em obras, mas mantendo a operação diurna. “Este será um dos maiores aviões que operará em Natal. A mudança da aeronave mesmo durante o período de obras é o indício da confiança da companhia no trabalho que a Inframerica vem fazendo”, conta Djedjeian.

O Terminal de Cargas do Aeroporto de Natal se mantém como o maior exportador do Nordeste, com um volume de mais de 600 toneladas à frente do segundo colocado da região. O crescimento se deve ao aumento no volume de cargas e a operação semanal do avião da Lufthansa Cargo que, sozinho, movimenta mais de 40% do volume exportado pelo Terminal. “Desde que iniciou a operação, em junho de 2015, o cargueiro da Lufthansa é o grande responsável pela distribuição dos produtos do Rio Grande do Norte para diversas cidades europeias”, lembra o diretor.

O estado do Rio Grande do Norte é o maior exportador nacional de peixes das espécies atum e meca, que representam cerca de 26% do volume enviado ao mercado internacional. Outros 71% são de frutas, como mamão, abacaxi, manga, melão e coco. Atualmente as principais importações atendem a empresas processadoras de energia eólica, a indústria têxtil potiguar, a automotiva pernambucana e institutos de pesquisa e universidades.

Djedjeian lembra que “temos um terminal de cargas com uma capacidade de processamento de até 20 mil toneladas por ano. Natal opera cargas de importação e exportação de qualquer espécie para qualquer lugar do país e do mundo. Nossa localização estratégica com a Europa e Estados Unidos é ideal para agilidade de escoamento de produtos perecíveis”.

O Terminal tem sete câmaras frias com capacidade de armazenamento de 1,3 mil m³. As salas de refrigeração têm diferentes temperaturas para se adequar aos mais perecíveis produtos. Tal diferenciação garante que os pescados sejam entregues frescos aos destinos mais distantes.

Com quatro mil metros quadrados de área, o Terminal de Cargas de Natal também dispõe de um curral, um espaço dedicado ao manejo de cargas vivas. Em janeiro de 2015, o espaço foi inaugurado com a exportação de 150 bovinos ao Senegal. A partir de então, o Terminal passou a ser o único do Nordeste com estrutura para realizar esse tipo de operação.

Nordestino é o que mais reconhece o valor do Turismo

10 de agosto de 2017 por antonioroberto

Os nordestinos são os que mais reconhecem o valor de sua região para a atividade turística, uma vez que 44,2% avaliaram como alto ou muito alto o potencial local, seguido do Sudeste (42,3%), Sul (32,6%) e Centro-Oeste e Norte (32,2).

Não à toa, foram exatamente os entrevistados nas regiões Norte e Centro-Oeste que menos identificaram o valor de suas regiões para o turismo (35,2). Os dados são de uma pesquisa encomendada pelo Ministério do Turismo.

Ainda segundo o estudo, oito em cada dez brasileiros acreditam que o potencial turístico de nosso país é de médio para muito alto, mas 59,8% entendem que esse potencial não é aproveitado de forma adequada.

Novamente, para os entrevistados, o Nordeste desponta como a região que mais aproveita seu potencial (39,6%). Em segundo lugar aparecem o Norte e Centro-Oeste (32,7%), seguido do Sudeste (32,3%) e Sul (20,1%).

A pesquisa foi realizada de 17 a 23 de março de 2017 pelo Instituto FSB Pesquisa. Foram ouvidas 2002 pessoas com mais de 16 anos em todas as regiões do país.

Turismo do RN volta a se promover no Centro-Oeste

10 de agosto de 2017 por antonioroberto

A terceira edição da Experiência Braztoa, evento promovido pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, acontece nesta quinta-feira (10) na cidade goiana termal de Caldas Novas.

Essa série de eventos turísticos com duração de um dia e promovidos em diferentes cidades do Brasil visa a integração entre operadores, destinos e agentes, em formato mais atrativo para geração de negócios.

Ana Rita e Solange Portela no evento hoje em Goiás

Ana Rita e Solange Portela no evento hoje em Goiás

O Rio Grande do Norte participa mais uma vez, para divulgar os cinco pólos turísticos do Estado. A subsecretária de Turismo do RN, Solange Portela, e a gerente de Promoção Nacional da Emprotur, Ana Rita Couto, representam o Estado potiguar no evento.

A ação é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur RN) e da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), com recursos do Governo Cidadão mediante acordo de empréstimo com o Banco Mundial.

A Setur RN e a Emprotur também participaram das duas primeiras edições da Experiência Braztoa, em Recife e em Curitiba. A série de eventos se encerrará em Belo Horizonte.

Senac-RN homenageia Câmara Cascudo e leva gastronomia potiguar para o Rio de Janeiro

9 de agosto de 2017 por antonioroberto

Começou nesta quarta-feira (9), no Rio de Janeiro, a Semana da Gastronomia Regional do Rio Grande do Norte. Realizado pelo Senac-RN, o evento aborda aspectos da gastronomia nordestina pesquisados pelo historiador e etnógrafo potiguar Luís da Câmara Cascudo.

Detalhe: todos os itens que compõem o festival foram traduzidos de forma prática e atual no livro “Arte e rituais do fazer, do servir e comer no Rio Grande do Norte – uma homenagem a Câmara Cascudo”, publicado pela Editora Senac.

O “banquete” potiguar será oferecido até sexta-feira (11) no restaurante-escola Senac Downtown. Os instrutores do Senac RN, Rodrigo Santana (foto abaixo) e Elizabeth Assunção, compõem a equipe técnica responsável pelo cardápio regional.

rodrigo

Entre os pratos, destaque para o baião de dois com arroz da terra, filé de sol com cebola roxa caramelizada, paçoca de carne de sol, arroz de caranguejo, camarão na moranga, macaxeira cozida, farofa d’água com castanha, pirão de queijo, camarão na nata, feijão verde, doces em compota variados e cartola.

A Semana da Gastronomia Regional é uma iniciativa do Departamento Nacional do Senac, que visa divulgar as diferentes cozinhas do País. Uma vez por mês, um Departamento Regional da Instituição é convidado para divulgar a culinária do seu estado.

O Senac-RN participa pela segunda vez do projeto no Rio. Os restaurantes-escola de Brasília também receberão o festival potiguar entre os dias 11 e 15 de setembro.

Tibau do Sul promove I Encontro do Camarão e da Ostra

9 de agosto de 2017 por antonioroberto

Duas iguarias genuinamente potiguares, o camarão e a ostra formam a base de algumas das mais importantes atividades econômicas do município de Tibau do Sul. E é pensando em prestigiar e estimular a produção desses itens que a Prefeitura local realizará o I Encontro do Camarão e da Ostra, reunindo grandes chefs e restaurantes, de sexta a domingo desta semana (11 a 13).

O evento será na Praça Central de Tibau do Sul, ao lado da Prefeitura. Começará às 18h nos três dias. Na programação, gratuita, haverá apresentações de grupos folclóricos, música ao vivo, espaços gastronômicos e oficinas.

Irão ministrar oficinas os chefs Ana Ruth, do MP Restaurante, e Tiago Lira, do Beija Flor. Os membros da Associação dos Produtores Potiguares de Ostras (Aproostra), da Associação dos Pequenos Aquicultores da Lagoa de Guarairas (Apasquil) e a Primar também promoverão cursos.

A secretária de Turismo de Tibau do Sul-Pipa, Beth Bauchwitz, lembra que o evento é realizado pela Prefeitura Municipal de Tibau do Sul e patrocinado pelo Governo do RN, através da Secretaria de Turismo do Estado, Governo Cidadão, Banco Mundial e Café São Braz.

guama

Rede Record gravará programas em Guamaré

9 de agosto de 2017 por antonioroberto

Após participação no estande do RN na Feira de Turismo de Ribeirão Preto (Avirrp), realizada no final de semana passado, o município de Guamaré foi apresentado a produtores dos programas Câmera Record e Domingo Espetacular, da Rede Record.

guama 1

A visita (foto acima) foi realizada pela secretária de Turismo de Guamaré, Mauricéia Cavalcante, que no ano passado captou vários programas de TV para dar visibilidade ao Rio Grande do Norte

“Mais uma vez consegui fechar pautas para gravações em rede nacional no RN. Desta vez o município contemplado será Guamaré, além de outros dois da região da Costa Branca. As gravações acontecerão entre setembro e outubro”, informa a secretária.