Calendário promocional do turismo potiguar em 2018 será apresentado na reunião do Conetur

21 de fevereiro de 2018 por antonioroberto
Solange Portela e Ruy Gaspar: secretária adjunta e secretário de Turismo do RN

Solange Portela e Ruy Gaspar: secretária adjunta e secretário de Turismo do RN

Primeira reunião do Conselho Estadual do Turismo (Conetur/RN) em 2018 acontecerá amanhã (quinta-feira, 22) no Centro de Convenções de Natal, a partir das 10h. Na pauta principal do encontro será apresentado todo o planejamento da Secretaria de Turismo do RN e da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur) para este ano. No ano passado, Setur-RN e Emprotur participaram de 27 eventos de turismo, sendo cinco locais, 14 nacionais e oito internacionais.

Na reunião serão apresentadas as feiras locais, nacionais e internacionais já programadas para receber as equipes da Setur RN e Emprotur, além de ações de marketing específicas, como a participação com estande próprio e mais amplo do que no passado na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que se realizará na próxima semana na capital portuguesa.

“Para se ter melhor eficiência nas ações é preciso planejamento e é isso que pretendemos apresentar nesta edição do Conetur, para ouvir críticas e sugestões dos conselheiros e prosseguir com nosso trabalho”, comentou o titular da pasta de Turismo do estado e presidente do Conselho, Ruy Gaspar.

O Conetur/RN é um órgão de caráter consultivo vinculado à Secretaria de Turismo do RN. É responsável por propor diretrizes, oferecer subsídios e contribuir para a formulação e implementação da Política Estadual de Turismo.

Leia entrevista da secretária de Turismo de Tibau do Sul-Pipa, publicada na nossa coluna da TN desta sexta

16 de fevereiro de 2018 por antonioroberto
Beth com a secretária de Turismo de Guamaré, Mauricéia Cavalcante: mulheres no comando

Beth com a secretária de Turismo de Guamaré, Mauricéia Cavalcante: mulheres no comando

Nossa coluna de Turismo desta sexta-feira no jornal TRIBUNA DO NORTE traz uma oportuna entrevista com a secretária de Turismo de Tibau do Sul-Pipa, Beth Bauschwitz, que fala sobre a nova categorização do destino, que alcançou o almejado conceito A, igualando-se a Natal. Para quem não leu a coluna no impresso, segue a entrevista aqui no meio digital.

Bate-papo
Beth Bauschwitz, secretária de Turismo de Tibau do Sul-Pipa

Qual foi a estratégia de Pipa-Tibau do Sul para chegar à categoria A entre os destinos turísticos nacionais na avaliação do Ministério do Turismo?

O ano passado foi um ano de renovação do mapa turístico brasileiro. Participamos de oficinas na Setur RN para “defendermos” a permanência de cada município que estivesse interessado em continuar no mapa. Acredito que este relatório e a análise que o Ministério do Turismo faz com as quatro variáveis de desempenho econômico – número de empregos, de estabelecimentos formais no setor de hospedagem, estimativas de fluxo de turistas domésticos e internacionais – nos levaram não só à permanecia no mapa mas na elevação da categoria ao topo do Turismo. Tibau do Sul-Pipa tem no turismo sua principal fonte econômica. Neste primeiro ano de gestão do prefeito Antonio Modesto, temos investido na divulgação e marketing do destino, participando das principais feiras nacionais e internacionais e buscando novos destinos emissores, como Bogotá e Lima. Uma parceria com o setor privado, no caso com a Associação dos Hoteleiros de Pipa, a Asthep, gerou uma sinergia que tem dado certo. O setor público sozinho não consegue ser tão eficaz. Quando anda junto ao setor privado, é sempre melhor. Este tem sido o grande diferencial na gestão e tem gerado frutos mais rápido do que o esperado.

Quantos meios de hospedagem e quantos leitos o município tem atualmente? Quantos estão em Tibau do Sul e quantos na Pipa?

Temos trabalhado Tibau do Sul como destino. Pipa é a praia mais conhecida do município, com fama internacional. Ao fazer o levantamento de meios de hospedagem e leitos não fazemos esta distinção. Vale ressaltar que hotéis e pousadas têm se instalado em Tibau do Sul com infraestrutura fantástica e produtos diferenciados. Claro que de 80% a 90% estão situados na Praia da Pipa, mas Tibau do Sul tem recebido uma maior atenção e investimentos. Nosso ultimo inventário nos confirma 92 meios de hospedagem e 6.000 leitos. Um número de leitos a se considerar, se levarmos em conta que o município tem 13 mil habitantes

Pela ordem, quais os principais mercados emissores nacionais? E do exterior?

No mercado nacional, assim como Natal, o maior mercado emissor é São Paulo, capital e interior. Porém recebemos muitos mineiros e sulistas. Mas o mercado regional é o grande frequentador da nossa praia: Paraíba, Pernambuco e Ceará. No mercado internacional, é totalmente perceptível o turista argentino. Mas continuamos recebendo portugueses e outros europeus, porém em menor número. Gostaria de destacar o crescimento na procura pelos uruguaios, paraguaios e chilenos, fruto de ações da Emprotur e ABIH-RN, com a participação de nosso município.

Há perspectiva de melhoria nos acessos a Tibau do Sul-Pipa? Aquela estrada que seria construída terá as obras retomadas?

A estrada que seria construída já não será mais. Segundo o diretor geral do DER, general Jorge Fraxe, houve invasões e a demora na execução da obra levou ao cancelamento. O acesso já existente, que liga Goianinha a Tibau do Sul, está com a obra de recuperação já licitada, aguardando a ordem de serviço ser expedida. Acredito que aguardando também a baixa temporada para poder começar os trabalhos

Tap cresce no Brasil e registra 90% de ocupação nos voos em janeiro

15 de fevereiro de 2018 por antonioroberto

Em janeiro, a Tap atingiu um total de 1,1 milhão de passageiros e taxa de ocupação de 79%. Os números são os mais altos já registrados pela aérea no primeiro mês do ano em toda a sua história. Representam crescimento de 16% em relação a janeiro de 2017. A maior taxa de ocupação ocorreu nas operações do Brasil: 90,2%.

O Brasil teve papel de destaque nesse crescimento. Só a rota Lisboa-São Paulo registrou 32 mil passageiros. Em média, as rotas no país obtiveram crescimento de 17%.

Natal continua com três ou quatro operações semanais (depende do período) da Tap. O cenário deverá mudar a partir de maio, com a chegada da Air France-KLM a Fortaleza, através de voos para Paris e Amsterdam.

Não se sabe se a Tap diminuirá suas tarifas, já que agora terá concorrência forte no Nordeste, mas é bem provável que mantenha ou aumente suas frequências, sob pena de perder o “monopólio”.

Aerolineas Argentinas terá mais um voo para o Nordeste. Natal, Recife e Maceió estão na disputa

14 de fevereiro de 2018 por antonioroberto

aerolineas

Em entrevista ao Portal Panrotas, principal mídia especializada do Turismo nacional, o gerente geral da Aerolineas Argentinas para o Brasil, Gonzalo Romero, afirmou que o Nordeste deverá ganhar, em breve, o segundo voo da empresa (o primeiro foi para Salvador).

Embora tenha preferido não comentar os destinos, a percepção é que Recife, Maceió e Natal estão na “briga”. A operação seria para o segundo semestre.

“O Nordeste é um lugar que o argentino gosta por natureza. A demanda é muito alta”, comentou Romero ao Panrotas.

A Aerolíneas Argentinas tem atualmente 90 operações por semana. em frequências regulares, para o Brasil, além de 30 voos sazonais. A empresa se conecta a São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre e Salvador.

No Hotel Urbano, Natal é terceiro destino mais procurado no Carnaval; confira o ranking

9 de fevereiro de 2018 por antonioroberto

De acordo com levantamento do Hotel Urbano (www.hotelurbano.com), agência online de viagens líder nacional no mercado de hospedagem, o Rio de Janeiro é o principal destino dos turistas no Carnaval deste ano. Natal ficou na terceira posição

Os números são relativos às buscas por pacotes de viagem e hospedagens relacionadas ao período realizadas no site do Hotel Urbano, que conta com uma base de mais de 18 milhões de viajantes.

Segundo estimativas do Ministério do Turismo, a festa deverá injetar R$ 11,14 bilhões na economia nacional, resultado de um recorde na movimentação turística. Ainda segundo a Pasta, serão 10,69 milhões de viajantes brasileiros e 400 mil turistas internacionais.

Confira o ranking dos 10 destinos mais procurados para o Carnaval no Hotel Urbano:

1) Rio de Janeiro, RJ
2) Porto Seguro, BA
3) Natal, RN
4) Região dos Lagos, RJ
5) Ilheús, BA
6) Porto de Galinhas, PE
7) Litoral Norte de São Paulo, SP
8) Maceió, AL
9) Costa Verde, RJ
10) Caldas Novas, GO

Ministério do Turismo anuncia: Pipa vira categoria A entre destinos nacionais. Gostoso pula de C para B

8 de fevereiro de 2018 por antonioroberto
Pipa está na elite do turismo nacional

Pipa está na elite do turismo nacional

O município de Tibau do Sul (RN), onde está localizada a paradisíaca praia da Pipa, alcançou o topo do ranking do turismo nacional. É o que diz a nova categorização do Ministério do Turismo, que identifica o desempenho da economia do setor nos municípios que constam no Mapa do Turismo Brasileiro.

O crescimento no número de empregos formais no setor de hospedagem, bem como dos estabelecimentos formais de hospedagem, além do aumento do fluxo turístico doméstico e internacional foram determinantes para que o município subisse da categoria B, em 2015, para a categoria A.

Outro belo destino do estado, São Miguel do Gostoso, também comemora o crescimento da categoria C para a B no levantamento do MTur. Os dois destinos são conhecidos por suas praias paradisíacas que atraem turistas em busca de sol, praia e diversão o ano inteiro.

No Rio Grande do Norte, 75 municípios fazem parte do Mapa do Turismo Brasileiros e estão classificados da seguinte maneira: A (02), B (02), C (13), D (43) e E (15).

Gostoso pulou uma categoria: de C para B

Gostoso pulou uma categoria: de C para B

Presidente do Natal Convention participa de evento sobre turismo de negócios em São Paulo

8 de fevereiro de 2018 por antonioroberto

nova barbosa

O presidente executivo do Natal Convention Bureau, Francisco Barbosa de Albuquerque (primeiro à esquerda na foto), participou nesta semana, no WTC Events Center, em São Paulo, do XIII ESFE – Encontro do Setor de Feiras e Eventos.

O tema desta edição foi “Pensar global, agir Local”. Promovido anualmente pelo Grupo Radar & TV, o encontro é considerado um dos principais eventos do setor de turismo de negócios no Brasil, ampliando a visibilidade de marcas, serviços e produtos.

Encontro dos Profissionais de Turismo de Portugal terá quatro palestras; confira

7 de fevereiro de 2018 por antonioroberto

No dia 26 de fevereiro, profissionais de turismo do Brasil e de Portugal estarão presentes no Encontro Internacional dos Profissionais de Turismo de Portugal, que chega à sua segunda edição. Idealizado e promovido pela jornalista Cristina Lira, com atuação em Natal, o evento será realizado no Vila Gale Opera, em Lisboa, a partir das 19h30.

O Encontro tem apoio do El Corte Inglês, Travel Ace, Potiguar Turismo, Schultz Operadora e Vila Gale. Com realização a dois dias da Bolsa de Turismo de Lisboa – BTL, a ação tem como objetivo promover networking entre os convidados, estimular novos negócios e troca de experiências.

jorge rebelo

Em formato jantar, terá palestras do presidente do conselho administrativo do Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida (foto); do diretor comercial do Rio Convention & Visitors Bureau, Michael Nagy; do diretor de vendas da Tap, Paulo Henrique Cunha; e da gerente de Promoção Internacional da Emprotur, Nayara Santana.

O 2º Encontro Internacional dos Profissionais de Turismo de Portugal segue os moldes da edição brasileira. Com realização mensal em Natal há seis anos, já passou por São Paulo, Vale do Paraíba, Foz do Iguaçu, Gramado e Cuiabá. Em abril deverá ser realizado em Curitiba, paralelamente ao 23° Salão Paranaense de Turismo.

Fórum de Turismo do RN tem inscrições abertas; confira alguns palestrantes

7 de fevereiro de 2018 por antonioroberto

Com auditório formatado para 640 pessoas, o 9º Fórum de Turismo do RN, que se realizará nos dias 23 e 24 de março, no Centro de Convenções de Natal, abriu suas inscrições na semana passada. Custam R$ 50 (estudantes) e R$ 100 (profissionais) durante o mês de fevereiro,

Os interessados devem acessar o site do evento (www.forumdeturismorn.com.br) para preencher os dados e efetuar o pagamento, em caso de cartões de crédito e débito, no sistema PagSeguro. Quem preferir, pode fazer transferência ou depósito bancário para a conta do evento, também disponível no endereço eletrônico.

Vale lembrar que o acesso à 4ª Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN (Femptur), que acontece paralelamente ao Fórum, é gratuito – mediante rápido cadastramento na própria secretaria do evento.

Confira abaixo alguns palestrantes já confirmados para o 9º Fórum de Turismo do RN, assim como os respectivos temas que abordarão:

palestrante Armando Campos

“Os atuais modelos de gestão dos centros de convenções” – Armando Campos Mello (foto)

Presidente da Ubrafe (União Brasileira dos Promotores de Feiras), é diretor superintendente do Sindiprom (Sindicato de Empresa de Promoção, Organização e Montagem de Feiras, Congressos e Eventos do Estado de São Paulo) e diretor da Federação de Serviços do Estado de São Paulo. É bacharel em Relações Públicas com especialização em Gestão de Políticas Públicas do Turismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Consultor técnico da Unedestinos, é membro do Conselho de Turismo da Confederação Nacional do Comercio de Bens, Serviços e Turismo; do Conselho Executivo de Viagens e Eventos Corporativos e da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, onde é titular da cadeira 11.

palestrante Cristiano

“Do Destino ao Produto Turístico: preparando para o mercado” – Cristiano Araújo Borges (foto)

É coordenador-geral de Produtos Turísticos do Ministério do Turismo. Graduado em Turismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (2004), possui especialização em Economia para o Turismo (2006) e mestrado em Geografia – Gestão Ambiental e Territorial (2013) pela Universidade de Brasília. Atuou na Coordenação-Geral de Regionalização do Ministério do Turismo (2005-2006), no Departamento de Estudos e Pesquisas da Embratur (2007-2008) e no Ministério do Desenvolvimento Agrário (2008-2009). Retornou ao Ministério do Turismo em 2009 como gerente de Projetos da Coordenação-Geral de Segmentação. Em 2014 se tornou servidor de carreira do MTur e coordenador-geral de Estruturação de Destinos, cargo que exerceu até 2016, quando se tornou coordenador-geral de Produtos Turísticos.

palestrante Osiris

“O impacto das festas populares na economia dos municípios” – Osíris Marques (foto)

Economista e professor Dr, é especialista no tema “Economia do Turismo”. Graduado em Ciências Econômicas (1999) e mestre em Economia pela Universidade Federal Fluminense (2002), fez doutorado em Economia Internacional na University of Leeds (2006) e doutorado na área de Macroeconomia Internacional na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é professor do Departamento de Turismo da Universidade Federal Fluminense (UFF) e coordenador do Observatório do Turismo, grupo de pesquisa ligado à Faculdade de Turismo e Hotelaria da UFF. Atua principalmente nos temas Indicadores e estatísticas do turismo, economia do turismo e avaliação de impactos econômicos do turismo.

palestrante Marta

“Marketing digital: como usar as redes sociais para vender” – Marta Poggi (foto)

Consultora, blogueira e sócia da Strategia Consultoria, é formada em Economia e especializada em Marketing Turístico. Tem MBA em Marketing Estratégico e é Mestre em Turismo. Faz palestras sobre Marketing Digital, Tendências e Inovação do Turismo. É fundadora do Blog Agente no Turismo. Marta Poggi também orienta empresários e profissionais do Turismo para o desenvolvimento dos seus negócios, aumento da performance e melhor comunicação com o mercado. Apaixonada por inovação e tendências, atua como estrategista digital para Turismo e como consultora em diversos projetos do Sebrae, Abav, Ministério do Turismo e CNTur.

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“Como captar novos voos para Natal? Desafios e estratégias” – Roberto de Oliveira (foto)

Diretor de Negócios Aéreos da Inframérica. É formado em Administração de Empresas e Contabilidade e pós-graduado em Administração Empresarial pela Universidade Federal Fluminense, do Rio de Janeiro. Começou na Varig, em 1980, onde atuou como gerente de Receita de Cargas, inspetor de Sucursais e Agências, gerente geral em Cuiabá e Goiânia e gerente geral para Argentina, EUA e Canadá. Em 2007 foi consultor da Leadgate Corp. no Uruguai, onde coordenou a área comercial no processo de “due diligence” para a compra da empresa Pluna. É especialista em Aviação Comercial da holding Corporación América, onde apóia os aeroportos do grupo no desenho e execução das estratégias de desenvolvimento de novas rotas.

Visit Florida reunirá agentes de viagem em Natal no próximo dia 20

6 de fevereiro de 2018 por antonioroberto

O Visit Florida fará roadshow por três cidades do Nordeste em fevereiro: Recife (19), Natal (20) e Salvador (21). A ideia é promover destinos como Miami, Fort Lauderdale, Orlando e Tampa.

Não custa lembrar que Recife tem ligações para lá via Tam e Azul, ao passo que a Gol começará a voar para Miami e Orlando em novembro.

Representado no Brasil pela Aviareps, o Visit Florida trará ao Nordeste o Turismo de Fort Lauderdale, Saint Pete & Clearwater e Tampa Bay, assim como as empresas Hertz, Cruise America, CH Travel e Pegasus.

O evento em Natal será no Hotel Golden Tulip Ponta Negra, no próximo dia 20, a partir das 18h.