Conheça todos os estandes da Expotour Católica

26 de abril de 2017 por antonioroberto

A Expotour Católica, que se realizará de sexta (28) a domingo (30) na Praça Cívica, terá os seguintes expositores:

01 – Arquidiocese de Recife e Olinda
02 – Secretaria de Turismo de Santa Cruz – RN
03 – Associação Muçulmana do Rio Grande do Norte
04 – Igreja Anglicana
05 – Senac-RN
06 – Santuário Nossa Senhora dos Impossíveis – Serra do Lima – Patu/RN
07 – Canindé Soares
08 e 09 – São Gonçalo do Amarante – Monumento dos Protomártires do Brasil
10 – PBTUR – Empresa Paraibana de Turismo
11 e 12 – Secretaria de Turismo de Mossoró – Diocese de Santa Luzia
13, 14 e 15 – Exposição de Fotografias sobre o Turismo Religioso
16 e 17 – Livraria Paulus
18 – Ambrósio Artes Sacras
19 – Kadosh Artigos Religiosos
20 – Terços Personalizados
21 – Livraria Paulinas
22 – Secretaria de Turismo de Touros
23 – Juazeiro do Norte/CE – Padre Cicero
24 – Secretaria de Turismo de Guamaré
25 – Secretaria de Turismo de Florânia – Santuário Nossa Senhora das Graças
26, 27 e 28 – Secretaria de Turismo de Natal
29 e 30 – Secretaria de Turismo de Canguaretama – Monumento dos Protomártires do Brasil

Comissão de Turismo da Câmara inicia série de visitas pela Fecomércio-RN

26 de abril de 2017 por antonioroberto

feco

Turismo é comércio. O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, recebeu na tarde da segunda-feira passada (24) a visita do presidente da Comissão de Turismo da Câmara Municipal de Natal, vereador Felipe Alves (PMDB), que estava acompanhado dos vereadores Paulinho Freire (SD) e Aldo Clemente (PMB), também membros da Comissão, como mostra a foto acima.

O objetivo da reunião foi a apresentação dos resultados de duas pesquisas realizadas pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN (IPDC/Fecomércio RN) – Perfil do Turista que Visita Natal na Alta Estação 2017 e Perfil dos Foliões que frequentaram o Carnaval Multicultural de Natal em 2017. A explanação dos dados foi feita ao grupo pelo coordenador de Comunicação da Presidência do Sistema Fecomércio RN, Luciano Kleiber.

“Nós estamos dando início hoje a uma série de visitas a instituições ligadas ao setor, para que possamos obter informações estratégicas e desenvolver um projeto em prol do Turismo de Natal. Escolhemos a Fecomércio para dar o passo inicial pela relevância da entidade e do trabalho que vem desenvolvendo. Estas pesquisas são de grande valia para o setor. Com estes dados em mãos, já damos um enorme passo para a continuação do trabalho da Comissão”, declarou Felipe Alves.

“O Sistema Fecomércio RN estará sempre à disposição. Queremos ser parceiros, de forma que possamos contribuir ainda mais para o desenvolvimento do turismo da nossa cidade. Uma das formas é por meio de nosso instituto de pesquisa, É importante aferir dados que possam balizar as ações do Poder Público em prol da atividade, que é um dos pilares da nossa economia”, observou Marcelo Queiroz durante a visita.

Secretaria de Turismo de Natal lançará dois roteiros religiosos na Expotour Católica

25 de abril de 2017 por antonioroberto

A Prefeitura do Natal, por meio da secretaria municipal de Turismo (Setur), é uma das patrocinadoras da Expotour Católica, que se realizará de sexta (28) a domingo (30) na Praça Cívica. Segundo a secretária de Turismo de Natal, Christiane Alecrim, serão lançados dois roteiros religiosos para visitação.

Incluem as igrejas Nossa Senhora de Lourdes, Rosário, Bom Jesus das Dores, Santuário dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, Nossa Senhora da Apresentação (antiga Catedral), Igreja de Santo Antônio, São Pedro Apóstolo e a Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Apresentação. 

Catedral Metropolitana está no roteiro

Catedral Metropolitana está no roteiro

    
       
       

Setur RN volta a garantir Museu da Rampa e Centro de Convenções ampliado até o final do ano

25 de abril de 2017 por antonioroberto

A Secretaria de Turismo do RN garante a entrega, até o final do ano, de dois importantes projetos estruturais para o setor: a ampliação do Centro de Convenções de Natal e a restauração do antigo prédio da Rampa.

3

As obras do Centro de Convenções de Natal estão com as fundações já instaladas (foto acima). Em maio, há estimativa de conclusão da laje e início da montagem da estrutura metálica da cobertura. A ampliação acontece com recursos conveniados junto ao Ministério do Turismo, da ordem de R$ 30 milhões.

Já as obras do Complexo da Rampa (foto abaixo), reiniciadas há pouco mais de dois meses, estão 32% concluídas. Esta semana teve início a marcação do píer e foi finalizada a concretagem da primeira laje do Memorial do Aviador.

4

A Rampa para hidroaviões no rio Potengi foi ponto obrigatório para aviadores que atravessavam o Atlântico Sul, entre 1920 e 1940. A posição estratégica de Natal, no “cotovelo” da América do Sul, também serviu como referência durante a Segunda Guerra Mundial.

Não custa lembrar que a cidade foi ponto para pouso e aterrissagem de aeroplanos e hidroaviões na Segunda Guerra Mundial, quando abrigou a maior base militar dos EUA fora daquele país.

As obras, iniciadas em 2013, se encontravam paradas desde 2014. O motivo foi a alegação da construtora responsável pela execução do projeto de que havia erro de cálculo nas vigas que sustentariam o Memorial do Aviador.

Após um período para a reelaboração da estrutura e de toda a burocracia para reavaliação do projeto e liberação dos recursos junto à Secretaria Estadual de Infraestrutura e Caixa Econômica Federal, parece que finalmente o Museu da Rampa vai virar realidade.

Senac RN promove curso para destinos turísticos

25 de abril de 2017 por antonioroberto

O Senac RN promoveu, ao longo da semana passada, curso com foco no desenvolvimento de destinos turísticos. Foi ministrado pelo especialista alemão Hans-Peter Sattler, profissional com experiência na realização de treinamentos no segmento em países da Europa, África e América do Sul.

Participaram da ação os secretários de Turismo de Natal, Tibau do Sul, São Miguel do Gostoso, Serra de São Bento, Monte das Gameleiras e Passa e Fica; além das cidades de Araruna (PB) e Rolante (RS), assim como representantes da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-RN) e instrutores do Senac.

Christiane Alecrim, Setur Natal, e Fernando Virgílio

Christiane Alecrim, Setur Natal, e Fernando Virgílio

O diretor regional do Senac RN, Fernando Virgilio, destacou que a ação integra uma série de iniciativas com foco no desenvolvimento do turismo potiguar. “É resultado de parceria entre o Sistema Fecomércio RN e o estado alemão da Renânia Palatinado. O principal objetivo é identificar pontos que podem ser potencializados nos destinos turísticos, para garantir a concorrência no mercado a longo prazo, bem como aprofundar a capacidade técnica de todos os envolvidos”, comentou.

De acordo com a subsecretária do Turismo do RN, Solange Portela, a capacitação trará resultados práticos. “Os assuntos abordados foram extremamente pertinentes e alinhados com as políticas de regionalização com as quais temos trabalhado. Além de novos aprendizados do ponto de vista técnico, um dos maiores ganhos foi a interação e maior aproximação entre os municípios presentes, o que facilitará o desenvolvimento de ações”, destacou.

O cônsul honorário da Alemanha no Rio Grande do Norte, Axel Geppert, reforçou que os resultados da parceria são extremamente promissores. “Nos próximos meses, uma missão com várias autoridades norte-rio-grandenses ligadas ao Turismo irá à Alemanha, cumprir agenda com foco na formatação de novas ações em conjunto”, disse.

Capacitação sempre!

Capacitação sempre!

Segundo o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Fernandes de Queiroz, esta parceria com o estado da Renânia-Palatinado é extremamente importante para o Senac-RN.

“Temos registrado resultados diferenciados, com a criação de novos cursos e capacitação do nosso corpo técnico. Agora, alcançamos um novo patamar. Essa iniciativa terá ainda outros desdobramentos e estamos certos de que haverá impactos diretos no fortalecimento de outras áreas ligadas ao Turismo, além da educação profissional”, reforçou.

Referência em capacitação profissional no segmento de Turismo, Hospitalidade e Lazer, o Senac possui portfólio que conta com mais de 100 cursos nessals áreas. A infraestrutura disponibilizada e os instrutores certificados e experientes estão entre os principais diferenciais da entidade, que tem cerca de 70 anos de atuação no Rio Grande do Norte.

Confira a programação completa da Expotour Católica

24 de abril de 2017 por antonioroberto

A Expotour Católica, que se realizará de sexta (28) a domingo (30) na Praça Cívica, visa à divulgação dos artistas plásticos, do artesanato, dos escultores, dos pontos turísticos e das cidades do RN e do Nordeste através de exposições, passeios turístico-religiosos, apresentações artísticas e musicais.

Segundo o coordenador geral do evento, Manoel Sidnésio, haverá também a presença de livrarias e de editoras católicas, assim como a realização de workshop voltados para o segmento turismo religioso.

A Expotour Católica é uma realização da Prodevtur, com apoio do Sebrae-RN, Fundação CTI-NE, Natal Convention, Marenosso e Emprotur. Os patrocinadores são Setur-Natal, Senac-RN e Fecomércio- RN. Confira a programação:

28/04

17h30 – Solenidade de Abertura

WORKSHOPS

Sexta – 28/04

18h30 – Turismo Religioso e seus desafios
Palestrante: Amadeu Castanho – jornalista especializado no Turismo Religioso e diretor da Revista Eletrônica Viagens de Fé

19h20h – Igreja Católica e suas práticas culturais
Palestrante: professora Maria Lúcia – UFRN

20h – Turismo Religioso e Sustentabilidade –
Palestrante: Otto Walter Schmidt, engenheiro agrônomo e consultor em Agronegócios e Turismo. Luterano, foi cantor sacro e de ópera e líder na Igreja Luterana. Trabalhou com o projeto religioso de Nova Trento (SC) e região, com apoio a feiras, missões, peregrinações e desenvolvimento do destino. No ano passado, no Espirito Santo, trabalhou com os destinos Vila Velha e Anchieta, valorizando o Convento da Penha e o Santuário Nacional de Anchieta com o desenvolvimento de novas propostas turísticas.

20h – O Espaço Sagrado para o desenvolvimento do Turismo Religioso
Palestrante: Rev. Rodson Ricardo, Doutor em Ciências das Religiões e coordenador do curso Ciências das Religiões na UERN.

Sábado – 29/04

18h30 – A importância do Guia de Turismo no Turismo Religioso –
Palestrante: Irma Karla, Presidente da Federação Nacional de Guias de Turismo

19h20– Religião e Cultura Mulçumana
Palestrante: Muhamad Taufik, presidente da Associação Mulçumana em Natal/RN

20h10 – Case de Sucesso – Santuário de Santa Paulina em Nova Trento/SC
Palestrante: Eluísio Voltoline – coordenador do Grupo de Trabalho do Turismo Religioso do Estado de Santa Catarina

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

28/04 – Sexta-feira
19h – Mistura de ritmo – Touros
20h – Apresentação da Equipe de Primeiros Socorros
21h – Banda Kenosis

29/04
19h – Banda Municipal de São Gonçalo do Amarante
20h – Manoel Neto
21h – Santo Samba

30/04
19h – Banda Misericórdia e Ressurreição.
20h – Banda Leão de Judá

Turismo religioso está em alta no Brasil

24 de abril de 2017 por antonioroberto

Idealizador da Expotour Católica, que se realizará de sexta (28) a domingo (30) desta semana na Praça Cívica, Manoel Sidnésio garante que o Turismo Religioso vem crescendo no país de uma maneira extraordinária.

“O Santuário Nacional, em Aparecida/SP, recebe mais de 12 milhões de pessoas. Juazeiro do Norte/CE capta 2,5 milhões de pessoas. Nova Trento/SC recebe 850 mil pessoas. O Círio de Nazaré, em Belém/PA, ultrapassou dois milhões de pessoas no ano passado. O Santuário Nossa Senhora da Penha/ES recebe 2,5 milhões de pessoas. O Santuário do Divino Pai Eterno, em Trindade/GO, atinge 4 milhões de pessoas”, ressalta.

Sidnésio recorda que há sete anos o Rio Grande do Norte foi contemplado com a Maior Imagem Católica do Mundo, com 56 metros de altura. Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz, atrai 350 mil pessoas anualmente, segundo ele.

Igreja do Galo, em Natal

Igreja do Galo, em Natal

Outros destinos religiosos no RN, comenta Sidnésio, são Florânia com o Santuário Nossa Senhora das Graças, Carnaúba dos Dantas com o Monte do Galo, Patu com o Santuário Nossa Senhora dos Impossíveis, São Gonçalo do Amarante, Canguaretama, Mossoró com a Festa de Santa Luzia, ecCaicó e Currais Novos com as festividades de Santana.

Já a capital potiguar, enfatiza, tem um Centro Histórico com belíssimas arquiteturas em estilo barroco, como é o caso da Igreja do Galo, além da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, primeira Igreja de nossa cidade, com 417 anos de fundação.

Abav-RN comemora hoje o Dia do Agente de Viagens

22 de abril de 2017 por antonioroberto

Hoje é o Dia do Agente de Viagens. Os parabéns do blog a este profissional que vende sonhos e felicidade.

O presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens, seccional do Rio Grande do Norte (Abav-RN), Abdon Gosson, ressalta que o agente de viagens é, na verdade, um consultor de viagens, responsável pelos sonhos de cada viajante, garantindo roteiros seguros e tranquilos. Ele lembra a importância do segmento na economia do Estado, já que gera emprego e renda.

Abav-RN promove conscientização em Ponta Negra

Abav-RN promove conscientização em Ponta Negra

Entre as ações deste ano, a Abav-RN iniciou a campanha de valorização do agente de viagens, promovendo ações em estabelecimentos como restaurantes, shoppings e praias, abordando diretamente o consumidor e alertando sobre a importância das vendas nas agências de viagens.

Recentemente, a entidade teve estande na Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN (Femptur), quando deixou sobretudo a mensagem de que o agente de viagem continua determinante no planejamento e na formatação de roteiros.

Novo Mapa do Turismo Brasileiro será formatado até 31 de julho. RN precisa estar atento

20 de abril de 2017 por antonioroberto

Importante ferramenta de orientação para a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento de políticas públicas, o Mapa do Turismo Brasileiro está sendo atualizado. A iniciativa atende os critérios divulgados na Portaria Nº. 268, de 2016, que estabelece que a atualização deverá ser feita bienalmente, respeitando o primeiro ano de mandato dos prefeitos municipais e dos governadores estaduais e do Distrito Federal.

A atualização está prevista para ser concluída em julho e os municípios ndo Rio Grande do Norte precisam estar atentos. O processo é conduzido pelos gestores locais. Para tanto, os gestores estaduais e os novos gestores municipais estão devidamente informados, segundo o MTur, sobre prazos e a importância do remapeamento.

Entre as regras estabelecidas para que o município seja incluído no Mapa estão: possuir órgão responsável pela pasta de turismo, destinar dotação para o Turismo na lei orçamentária anual vigente e apresentar o Termo de Compromisso assinado por prefeito ou dirigente responsável pela pasta de Turismo, conforme modelo disponibilizado no Sistema. É preciso também aderir de forma espontânea e formal ao Programa de Regionalização do Turismo e à Região Turística.

Para atender possíveis dúvidas e prestar mais informações sobre o processo, a área técnica da Coordenação Geral de Mapeamento e Gestão Territorial do Turismo estabeleceu dois canais para atendimento dos gestores: o e-mail regionalizacao@turismo.gov.br e os telefones (61) 2023-8144/7269.

CRONOGRAMA

Até 31 de maio de 2017

Mobilização dos gestores municipais, coleta de documentos comprobatórios e realização das oficinas regionais e estaduais, coordenadas por cada órgão estadual de Turismo de cada UF.

01 de junho a 31 de julho de 2017

Inserção dos documentos no Sistema de Informações do Programa de Regionalização do Turismo e validação das Regiões Turísticas junto aos Fóruns e/ou Conselhos Estaduais de Turismo

Na festa dos 50 anos do voo Recife-Lisboa, Tap anuncia ligação diária de junho a outubro

20 de abril de 2017 por antonioroberto
Placa alusiva aos 50 anos de operação

Placa alusiva aos 50 anos de operação

No dia em que comemorou 50 anos do primeiro voo que conectou Recife a Lisboa, o diretor geral da Tap para a América do Sul, Mário Carvalho, anunciou que a frequência para o destino será diária entre junho e outubro deste ano. Atualmente, o voo direto é realizado seis vezes por semana (Natal oscila entre três e quatro operações semanais) em Airbus 330 com capacidade para 263 passageiros. Só não há voos nas segundas-feiras.

As reservas de Lisboa para Recife, entre abril e outubro, já registram aumento de 144% comparado ao mesmo período de 2016. Nos três primeiros meses de 2017, a taxa de ocupação dos voos cresceu nove pontos percentuais em relação ao ano passado.

Para celebrar a marca história de 50 anos, o governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer e da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), realizou um evento no Palácio do Campo das Princesas, onde foi lançado um selo exclusivo dos Correios e inaugurada uma placa comemorativa, que ficará no Aeroporto de Recife.