RN aposta no fluxo turístico do Paraguai

15 de outubro de 2018 por antonioroberto
Parte da delegação potiguar com um operador paraguaio em Assunção

Parte da delegação potiguar com um operador paraguaio em Assunção

De sexta-feira (12) a domingo (14), o Governo do Estado do Rio Grande do Norte esteve presente – a exemplo dos últimos anos – na 15ª edição da Feira Internacional de Turismo do Paraguai (Fitpar), que conta também com participação de outros países da América do Sul. Não custa lembrar: o Paraguai foi um dos países que mais cresceu no continente nos últimos dois anos. Atualmente, é um bom pólo emissor.

“Estatísticas revelam a procura de paraguaios pelo Rio Grande do Norte. As praias nordestinas são um grande atrativo para eles e, devido a nosso investimento em divulgação no Paraguai, temos atraído cada vez mais esses turistas para nosso Estado”, ressaltou o secretário estadual de Turismo, Manuel Gaspar.

Durante a Fitpar, a comitiva potiguar participou de rodadas de negócios com capacitação de operadores de turismo e agências de viagem, além de ações comerciais e distribuição de material promocional para o público final (o turista, propriamente dito).

A feira aconteceu no Centro de Convenções Mariscal Lopez, em Assunção, e reuniu mais de 400 expositores de diversos países. Além do governo potiguar, participaram outros nove estados brasileiros. Hoje, o Paraguai já é o quarto maior emissor turístico para o Brasil e a tendência é de crescimento, segundo dados da Embratur.

Concurso cultural Serras do Agreste Potiguar premiará estudantes da região

11 de outubro de 2018 por antonioroberto
Serra de São Bento, uma estrela do Agreste

Serra de São Bento, uma estrela do Agreste

Estão abertas as inscrições para o Concurso Cultural Serras do Agreste Potiguar, promovido pelo projeto Dinamização e Sustentabilidade do Turismo nos municípios de Passa e Fica, Monte das Gameleiras e Serra de São Bento. A iniciativa é do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo.

As inscrições seguem até esta quinta-feira (11) e se destinam às escolas estaduais e municipais. “Queremos disseminar o tema do turismo como ferramenta de desenvolvimento socioeconômico e promover as ações do nosso projeto de Dinamização nos três municípios contemplados”, destaca o titular da pasta estadual de Turismo, Manuel Gaspar.

O projeto de Dinamização em Passa e Fica, Monte das Gameleiras e Serra de São Bento tem recursos do Governo Cidadão por meio de empréstimo do Banco Mundial e visa desenvolver ações voltadas ao turismo sustentável, com envolvimento da comunidade e agentes públicos e privados da região.

Podem participar do concurso alunos das escolas públicas municipais e estaduais, cursando do 8º ao 9º ano do ensino fundamental e 1º ao 3º ano do ensino médio das cidades de Passa e Fica, Monte das Gameleiras e Serra de São Bento. Os alunos devem elaborar uma frase ou registro fotográfico que represente as Serras do Agreste.

Serão premiados os dois primeiros colocados que elaborarem a melhor frase. O primeiro ganhará um laptop. O segundo será conmtemplado com um tablet. Os dois que melhor captarem imagem representativa da região ganharão máquina fotográfica (primeiro colocado) e um tablet (segundo).

A divulgação dos vencedores ocorrerá no próximo 1 de novembro durante o Seminário do Projeto de Dinamização e Sustentabilidade do Turismo nos municípios de Passa e Fica, Serra de São Bento e Monte das Gameleiras que será realizado no Titanic, no município de Serra de São Bento.

Tibau do Sul e Pipa são cenários de Malhação, da Rede Globo, a partir de hoje

10 de outubro de 2018 por antonioroberto
Chapadão na Globo

Chapadão na Globo

O elenco da novela Malhação, exibida pela Rede Globo, esteve na cidade de Tibau do Sul recentemente para gravar cenas dos seus próximos capítulos. As locações foram nos principais pontos turísticos da cidade, como a Praia da Pipa, chapadão da Praia do Amor, falésias de Cacimbinhas e também durante o pôr-do-sol na Lagoa de Guaraíras.

Yara Cherry, atriz francesa que interpreta Jade, a personagem principal desta temporada de Malhação, contou que reencontrou a Pipa da sua infância durante esses dias. “Já fui para Pipa muitas vezes quando era criança, mas para gravar é a primeira vez. Meu pai, que sempre foi apaixonado pelo Brasil, organizava férias para meu irmão e para mim, com propósito de conhecermos melhor o país”, declarou a atriz.

As cenas começam a ser exibidas nesta quarta-feira (10), quando Jade e a banda Tales de Mileto chegam na Pipa para gravar um vídeo clipe. A estadia dos jovens em solo potiguar promete muitas emoções, quando o casal principal da trama, Jade e Erico (interpretado pelo ator Gabriel Fuentes), se perde na praia e conta com a ajuda de barraqueiros para serem resgatados.

Semana de Turismo da UFRN será de 17 a 19 de outubro na Arena das Dunas

10 de outubro de 2018 por antonioroberto

cartaz semana

O Departamento de Turismo da UFRN realiza de 17 a 19 de outubro (quarta a sexta da próxima semana) a 14ª edição da Semana de Turismo da UFRN. O local desta vez será a área de eventos da Arena das Dunas. A programação inclui conferências, palestras, mesas-redondas, apresentações de trabalhos, minicursos e oficinas. Mais detalhes no www.semanadeturismo.ccsa.ufrn.br.

O evento é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas através deste link acima. Custa R$ 25 até a próxima sexta-feira e R$ 35 a partir do dia 13. Os inscritos pagantes poderão participar em mais de um minicurso ou oficina por dia, desde que não haja choque de horários.

Com o tema “Diversidade de gênero, sexualidade e étnico-religiosa no mercado turístico”, a Semana de Turismo da UFRN tem como objetivo debater os pontos atuais do mercado turístico e da comunidade acadêmica da área.

Para o professor Ricardo Lanzarini, organizador do evento, a Semana de Turismo da UFRN é um evento consolidado. “Neste ano estamos tratando da diversidade porque acreditamos que é necessário que o turismo e a atividade turística sejam, cada vez mais, democráticos e inclusivos. São temas fundamentais na formação do profissional que atuará no mercado de trabalho, cada dia mais global e aberto à diversidade”, ressalta.

JPA Travel Market prevê crescimento de 35% e anuncia 123 capacitações

9 de outubro de 2018 por antonioroberto
Solenidade de inauguração do evento no ano passado

Solenidade de inauguração do evento no ano passado

Os organizadores do JPA Travel Market, evento que se realizará no Centro de Convenções de João Pessoa (PB), na sexta e sábado da próxima semana (19 e 20), preveem incremento de cerca de 35% na área de exposição e um aumento de 10% no número de participantes. No ano passado, o evento reuniu 3.348 profissionais do setor, dos quais 80% do Nordeste e Norte.

Entre as novidades deste ano está a participação de 12 buyers da Argentina. Os operadores e agentes de viagem terão apoio da Gol, Governo da Paraíba, Associação de Hoteleiros de Porto de Galinhas, Hardmann Hotel (JPA) e Luck Receptivo.

Um dos diferenciais do evento costuma ser a capacitação dos agentes de viagem. Nesta edição serão 123 treinamentos (40% a cargo de destinos internacionais), distribuídos em 13 salas.

Haverá capacitações de empresas como Air Europa, Aerolineas Argentinas, Café Mineiro Steakhouse (Orlando), Cabo Verde Airlines, Camila´s Restaurant (Orlando), Condor, Consulado Americano, Disney Destinations, Israel, Itália, Neuquen, Palm Beaches, Portugal, República Tcheca, Silversea Cruises, Six Senses Hotels Resorts, Suíça, St Pete Clearwater, Trip Group, Turks & Caicos, Ushuaia & El Calafate e Visit Florida.

O crescimento de rotas internacionais a partir do Nordeste (sobretudo de Fortaleza e Recife) explica este incremento. Destinos e fornecedores do exterior querem maior aproximação com operadores e agentes de viagem que atuam na região.

Feira de hotelaria e alimentação reúne 11 mil visitantes no Recife

8 de outubro de 2018 por antonioroberto
Espaço Gourmet teve palestras concorridas

Espaço Gourmet teve palestras concorridas

Entre os dias 3 e 5 de outubro de 2018 (quarta a sexta da semana passada), o Centro de Convenções de Pernambuco recebeu a primeira edição da feira HFN – Hotel & Food Nordeste. Com o objetivo de promover um grande encontro entre expositores, especialistas e comerciantes dos ramos hoteleiro e alimentício de todo o Nordeste, a feira recebeu a visitação de mais de 11 mil pessoas, com caravanas da Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas e Ceará.

Espaços para degustação

Espaços para degustação

Realizada pela Insight Feiras & Negócios em parceria com as entidades Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Pernambuco (ABIH) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), a HFN contou com diversos projetos paralelos, como o primeiro Fórum de Hospedagem e Alimentação do Nordeste (FHAN) e os espaços Gourmet Experience, HotelCor, Beer & Coffee Business e Workshop Alimentação.

Corredores da feira bem movimentados

Corredores da feira bem movimentados

Ao todo foram mais de 120 expositores, que trouxeram as principais novidades e tendências para mercado dos bares, restaurantes e hotéis. Destaque para a Cielo, patrocinadora oficial do evento, que trouxe os novos modelos de suas máquinas de cartão, além de promover workshops com o especialista em marketing digital Bruno Ávila.

Também merecem destaque os estandes do CoffeeBar, com as principais novidades para o ramo dos cafés; o Ecohus, com seus móveis e planejamentos ecológicos personalizados; a Soft Works, que lançou o primeiro calçado em EVA, fabricado no Brasil; e a DM móveis, que em parceria com a Viva Construtora apresentou soluções de execução com redução de custo e realização de obra, com o hotel já em operação.

Hotelaria foi destaque na programação

Hotelaria foi destaque na programação

A HFN, que já tem sua segunda edição agendada para 2019 (6 a 8 de novembro), contou com 45 palestras divididas em cinco espaços. O Gourmet Experience foi especialmente pensado para promover a educação em gestão e operação gastronômica. Já o Fórum de Hospedagem e Alimentação do Nordeste foi um espaço de diálogo entre tecnologia, hotelaria e gastronomia. O HotelCor trouxe debates sobre arquitetura e decoração.

Nordeste será destaque no Festuris Gramado. Emprotur representará o RN

8 de outubro de 2018 por antonioroberto
RN tem sempre bons estandes no Festuris Gramado

RN tem sempre bons estandes no Festuris Gramado

Há 30 anos que o Nordeste tem ampla presença no Festuris Gramado. Na próxima edição, que será a 30ª, de 8 a 11 de novembro, quase todos os Estados da região estarão representados como expositores. São secretarias estaduais e municipais de Turismo, empresas de promoção, entidades de classe, agências de receptivo, operadoras, redes de hotéis e unidades hoteleiras.

Na verdade, a participação do Nordeste no Festuris Gramado é a própria simbiose que marca a atividade turística. Os expositores e fornecedores apostam nos contatos e no possível retorno de operadores e agentes de viagem do Sul do Brasil e do Mercosul. Já a Serra Gaúcha, que é um dos destinos preferidos do nordestino, aproveita – naturalmente – para se promover, com direito a clima natalino, entre profissionais que vendem o destino no Nordeste.

Presenças assíduas nos estandes do RN em Gramado: Decca Bolonha (Potiguar Turismo), Ana Maria Costa (Anauê Receptivo) e Ana Rita Couto (Emprotur)

Presenças assíduas nos estandes do RN em Gramado: Decca Bolonha (Potiguar Turismo), Ana Maria Costa (Anauê Receptivo) e Ana Rita Couto (Emprotur)

Para Marta Rossi, diretora do Festuris Gramado, a presença do Nordeste no evento, desde a primeira edição, é a própria integração do turismo nacional. Ela reforça a tese de que a região preferida no Sul, para fazer turismo, é o Nordeste, cujos moradores elegem a Serra Gaúcha como principal destino nacional. “Nosso evento encurta distâncias através do Turismo”, ressalta a diretora do Festuris Gramado.

Entre os expositores do Nordeste presentes ao evento, destaque para Alagoas, que terá a ABIH-AL, Maceió, os hotéis Pratagy Beach All Inclusive Resort e Linx Sete Coqueiros e a agência de receptivo Transalagoas. Do Rio Grande do Norte estarão presentes a Empresa de Promoção e Desenvolvimento do Turismo do RN (Emprotur), o Wish Natal e a agência de receptivo Wheltour. Da Paraíba irá o Hplus João Pessoa Beach.

De Pernambuco, serão expositores a Martur Viagens e Turismo e o Prodigy Marupiara, além do Hotel Luzeiro, que também tem unidade em Fortaleza. Da Bahia estarão o Wish Bahia e a Adval Turismo, que atua no receptivo. Entre as redes de hotéis que têm unidades no Nordeste, Vila Galé e Iberostar terão estandes no Festuris. Já entre as empresas aéreas que operam na região, destaque para o espaço da Air Europa.

Outras empresas de receptivo do Nordeste que terão estande no Festuris Gramado serão a Costazul Turismo, Nettour Turismo, Brasil Total Receptivos, Toptur Receptivo e Taípe Turismo

Alagoas anuncia hotel diferenciado: Japaratinga Lounge Resort

6 de outubro de 2018 por antonioroberto
Mais um mega resort no Nordeste

Mais um mega resort no Nordeste

O Grupo Amarante lançou, na semana passada, nos canais digitais, o seu mais novo empreendimento: Japaratinga Lounge Resort, a 10 km de Maragogi e com previsão de inauguração para o primeiro trimestre de 2019.

O resort terá 220 apartamentos e nasce com a missão de encantar pela simplicidade e autenticidade aliados a um toque de contemporaneidade, além de oferecer serviços diferenciados para os mais diversos gostos.

Pioneiro neste conceito e com um design simples e arrojado, inspirado na cultura local e no modo de vida da população, o projeto foi desenvolvido para transmitir aconchego, tranquilidade e boa gastronomia.

Japaratinga é uma das mais belas praias de Alagoas. Disputa o primeiro lugar com Carro Quebrado e Gunga

Japaratinga é uma das mais belas praias de Alagoas. Disputa o primeiro lugar com Carro Quebrado e Gunga

Japaratinga é uma praia paradisíaca de mar verde esmeralda do Litoral Norte de Alagoas, cercada por coqueiros e piscinas naturais. Fica a duas horas do Aeroporto Internacional do Recife/Gilberto Freyre e do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares em Maceió. É um destino pouco explorado e que ainda guarda características próprias.

Bem perto de Japaratinga, é possível visitar outras belíssimas praias, como Bitingui, Boqueirão e Porto de Pedras, que possui um maravilhoso santuário de peixe-boi, grande projeto de turismo ecológico da região. Outras praias bem próximas são as de São Miguel dos Milagres, Lajes e Patacho.

Revista Natal pra Você emplaca quadragésima-sétima edição

5 de outubro de 2018 por antonioroberto

n p v

Símbolo de resistência do turismo potiguar, a revista Natal pra Você emplaca sua quadragésima-sétima edição com um amplo passeio pelo litoral e pelo interior do Rio Grande do Norte. Na capa, ao invés de uma praia, como é mais comum, uma inovação: Açude Gargalheiras, sob as lentes da fotógrafa Carla Belke.

Com programação visual de Francisco Marrocos, a revista – que pertence a este jornalista, responsável pelos textos e pela edição da Natal pra Você – será distribuída em dois importantes eventos que fecham o calendário nacional de feiras de turismo.

Nos próximos dias 19 e 20 de outubro a publicação estará no Festival do Turismo de João Pessoa, agora denominado JPA Travel Mart. Já de 8 a 11 de novembro, como sempre acontece, será distribuída no Festuris Gramado, que chega à sua 30ª edição.

Festuris Gramado se internacionaliza cada vez mais; Espanha será destaque

5 de outubro de 2018 por antonioroberto

Grandes destinos internacionais já confirmaram presença na 30ª edição do Festuris Gramado – Feira Internacional de Turismo, que ocorre de 08 a 11 de novembro na Serra Gaúcha e é considerado um dos maiores encontros anuais de Turismo da América do Sul.

A Espanha, um dos países mais antigos do mundo, confirmou participação no evento por meio da Tour Spain, que terá um estande compartilhado com a Galícia, a Catalunha e a empresa Europcar.

A Tour Spain já participou de outras edições do evento e neste ano vai apresentar, na Feira de Negócios, o folheto 50 Experiências para Viver na Espanha.

Barcelona, a "estrela" da Catalunha

Barcelona, a “estrela” da Catalunha

Outros destinos internacionais que já confirmaram presença em Gramado são Mônaco, Itália, Argentina, Uruguai, Peru, Costa do Marfim, Bahamas, EUA, África do Sul, Portugal, Aruba, Turks & Caicos, Noruega, Seychelles, Israel, Cuba, Itália, República Dominicana, Paraguai, Saint Martin e Los Cabos, entre outros.