Depois do jazz, Gostoso vai ter Mostra de Cinema

4 de setembro de 2015 por antonioroberto
Jazz bombou Gostoso em agosto. Em outubro tem cinema

Jazz bombou Gostoso em agosto. Em outubro tem cinema

Depois do jazz, a sétima arte. São Miguel do Gostoso prepara a 3 Mostra de Cinema de Gostoso, prevista para outubro e com telão de 12m de comprimento ao ar livre, na Praia do Maceió.

Será mais um bom motivo para visitar o destino, que já é o terceiro em número de leitos no RN, atrás apenas de Natal e da Pipa.

O evento também prevê sessões em ambientes fechados, que incluirão debates com personalidades, diretores e atores dos filmes, entre outros.

O melhor longa e o melhor curta-metragem serão escolhidos pelo público e ganharão o Troféu Luis da Câmara Cascudo.

Mais detalhes: http://mostradecinemadegostoso.com.br

Dois festivais de turismo no mesmo período: João Pessoa (PB) e Ouro Preto (MG)

4 de setembro de 2015 por antonioroberto

O calendário nacional de feiras do setor neste segundo semestre prevê dois festivais de turismo no mesmo período. Um em João Pessoa, em 16 e 17 de outubro; outro em Ouro Preto (MG), de 15 a 17.

O evento da capital paraibana está em sua quinta edição e a previsão, segundo seu diretor, Cláudio Jr., é de reunir mais de mil agentes de viagens de todo o Nordeste, além de expositores como operadoras de turismo, redes hoteleiras e até mesmo destinos internacionais.

Paralelamente à feira, haverá palestras e um seminário da Abracorp, além de passeios para que operadores e agentes de viagem conheçam novidades do turismo paraibano.

Já o 1º Festival de Turismo de Ouro Preto, que se realizará no Centro de Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto, é uma realização da Abav-MG, com apoio do Sistema Fecomércio.

”O festival reunirá importantes profissionais de turismo que atuam em vários estados do país para discutirem o mercado e trocarem experiências. Teremos atividades paralelas também, como congressos e seminários”, ressalta o presidente da Abav-MG, Antonio da Matta.

Ainda segundo ele, haverá caravanas com agentes de viagens de todas as regiões mineiras e até de outros Estados. A previsão é de dois mil participantes, entre expositores e visitantes, nos três dias do evento.

Confira as palestras e painéis do Congresso da Abav

3 de setembro de 2015 por antonioroberto

O Congresso da Abav, âncora da Vila do Saber – espaço da 43ª Abav – Expo Internacional de Turismo dedicado ao conhecimento -, apresentará uma programação com temas de notória atualidade para a universo das agências de viagens e demais players da cadeia turística.

A grade do congresso conta com 29 palestras confirmadas, seis painéis, duas sessões plenárias e um espetáculo, distribuídos pelos três dias do evento, que este ano acontece de 24 a 26 de setembro, no Anhembi.

Com capacidade para 80 participantes, a Sala Negócios contará com três dias de programação ininterrupta enquanto a feira estiver aberta. Serão sete palestras e um painel atendendo aos mais variados temas.

A programação será aberta às 14h da quinta-feira (24/09) com a palestra ‘Mercado de Incentivos’, apresentada pela especialista Clarissa Erbella, diretora comercial da Accentiv Mimética. Logo na sequência, das 15h30 às 17h, o debate será sobre ‘Pós Venda – Como Trabalhar Sua Próxima Venda’, proferida por Mário Rodrigues, diretor da IBVendas.

Na sexta-feira (25/09) as atividades na Sala Negócios começam às 12h30, com o painel intitulado ‘O que é NDC (New Distribution Capability) e o impacto nas viagens’, sob a condução de Antonio Carlos Carbone (Iata), gerente regional para as Américas na implementação do NDC.

A mediação será do vice-presidente Administrativo da Abav Nacional e presidente da Copastur, Edmar Bull, e o painel terá ainda a participação de Cláudio Roberto dos Anjos (Gol), Alexander Thomas Comber (American Airlines), Elói D´Ávila de Oliveira (Flytour), Marcelo Sanovicz (Rextur/Advance) e Luís Vabo (Reserve) como debatedores.

Das 14h às 15h30 acontecerá a palestra ‘A Agência de Viagens como Canal de Distribuição’, com apresentação de Cássio Oliveira, diretor executivo da AirTKT e expert em consolidação de bilhetes aéreos.

Das 15h30 às 17h a sala recebe a palestra ‘Conceito, Diferenças e Oportunidades no Segmento de Resorts’, conduzida por João Bueno, dirigente da Resorts Brasil – Associação Brasileira de Resorts.

Diferentemente das última edições, o evento neste ano será exclusivo para profissionais do setor. Com isso, a programação do sábado (26/09) foi especialmente planejada para atender aos agentes de viagens que não puderem visitar a feira na quinta e sexta-feira.

Das 12h30 às 14h, o ‘Turismo LGBT’ será tema de palestra ministrada por Marta Dalla Chiesa, presidente da Abrat-GLS e integrante do Conselho de Diretoria da International Gay & Lesbian Travel Association (IGLTA). Marta irá discorrer sobre entendimento, atendimento e oportunidades de negócios.

Das 14h às 15h30 será apresentada a palestra ‘Sustentabilidade em Viagens’, com a condução de Marcello Dias (Grupo de sustentabilidade da FI) e Aline Barbosa (consultora de sustentabilidade da Companhia Ultragaz).

A palestra ‘Nicho ou Generalista?’ finaliza a programação da sala, das 15h30 às 17h. O debate terá o comando de Roberta Sogayar, da Universidade Anhembi Morumbi, com mestrado em Administração de Parques, Turismo e Lazer pela Western Illinois University. Roberta abordará a definição do negócio da agência e as oportunidades do mercado.

O credenciamento para a feira e o congresso pode ser feito, simultaneamente, no site www.abavexpo.com.br. Quem já se cadastrou como visitante pode usar o mesmo login e senha para garantir também a vaga nas atividades do congresso. A programação completa pode ser acessada em www.abavexpo.com.br/programacao/.

Motorhome-bistrô será atração na Feira de Gastronomia de Mirassol

3 de setembro de 2015 por antonioroberto

A 6ª Feira de Gastronomia e Arte da Praça da Árvore de Mirassol, que começa amanhã (4) e prossegue até o feriado (7), das 16h às 23h, terá como novidade o “Canela Café”, motorhome de cafés especiais e tortas finas.

A cafeteria tem história. O veículo, chamado Canela, desde 1994 faz inúmeras viagens e aventuras pelo Brasil com a família Portioli. E foi esta paixão por viagens e cafés que levou ao “Canela Café”.

Além de comidinhas, trabalha com receitas holandesas de cafés gelados e com os melhores grãos de café do Brasil, produzidos em Minas Gerais. A estrutura do motorhome (foto) tem um ar de bistrô.

motorhome

Além dos tradicionais pratos gourmet com camarão, sanduíches, baguetes, docinhos finos, crepes, pasteis especiais, temakis, paletas mexicanas, acarajés, comidas regionais e caldinhos gourmet, também marcarão presença na Feira as empadinhas Barnabé e os famosos foodtrucks, como o Hot Dog do Chefe, Culinart Creperia e Street Churros.

Outros destaques desta edição são o Festival de Açaí Gourmet e a “Coxinha sem massa”, feita exclusivamente para a o evento, além de shows musicais diários e ampla exposição do artesanato local.

Evento da Caixa traz a Natal mais de mil atletas de todo o Nordeste

3 de setembro de 2015 por antonioroberto

Natal sediará a 9ª edição dos Jogos Regionais Nordeste da Associação de Pessoal da Caixa Econômica Federal (APCEF), de amanhã (4) a 7 de setembro. Mais de mil pessoas, entre atletas e membros das comissões técnicas, provenientes dos nove estados nordestinos, participarão do evento. Muitos trarão a família,

É a segunda vez que a capital potiguar recebe a competição. A outra foi em 1999, durante a primeira edição dos Jogos no Nordeste, que acontecem a cada dois anos, em todas as regiões do país, intercalados com os Jogos da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), considerado o maior evento esportivo entre bancários do Brasil.

Integração do esporte também gera turismo: Paraíba, Rio Grande do Norte e Bahia no pódium

Integração do esporte também gera turismo: Paraíba, Rio Grande do Norte e Bahia no pódium

A edição 2015 reunirá as seguintes modalidades: atletismo/corrida de rua, masculino e feminino; basquete masculino; canastra de dupla; damas; dominó; futebol society livre e master, masculino; futsal, masculino e feminino; natação absoluto e master, masculino e feminino; sinuca; tênis de campo simples e dupla, masculino e feminino; tênis de mesa, masculino e feminino; voleibol de quadra, masculino e feminino; vôlei de praia, masculino e feminino, e xadrez.

As competições acontecerão na Sede Campestre da APCEF/RN, em Pium, na UFRN e no IFRN – Campus Central. O evento é aberto ao público.

CONFIRA AS DELEGAÇÕES E SEUS ATLETAS:

RN: 121 componentes
PB: 103 componentes
AL: 118 componentes
CE: 113 componentes
BA: 126 componentes
SE: 110 componentes
PE: 122 componentes
MA: 122 componentes
PI: 93 componentes

Latam convida governadores do RN, PE e CE para mostrar resultado técnico sobre o hub

3 de setembro de 2015 por antonioroberto

O grupo Latam acaba de oficializar aos governadores de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará convite para reunião no próximo dia 17, na sede da Tam, em São Paulo. O tema será o hub que a empresa pretende instalar no Nordeste no próximo ano. A empresa vai apresentar o resultado do estudo técnico realizado por duas empresas internacionais de consultoria.

O relatório aponta os prós e contras de cada Estado (PE, RN e CE) que disputa o centro de conectividade aerea da Latam. O resultado oficial não sairá nesta reunião (será anunciado em dezembro), mas é provável que os governadores saiam com um panorama sobre as possibilidades reais de sediar o hub.

Vale lembrar que as reuniões entre representantes da Latam e os governadores serão separadas, mas todas ocorrerão no dia 17 de setembro, no mesmo local.

A guerra travada pelos concorrentes tem novos capítulos a cada dia. Conforme já amplamente noticiado, Pernambuco receberá do Governo Federal um terreno da Base Aerea para aumentar a área do Aeroporto dos Guararapes.

De acordo com os principais jornais e portais cearenses, o mesmo acontecerá em Fortaleza, cujo Aeroporto Pinto Martins também será beneficiado com área pertencente ao Governo Federal.

Tais concessões incomodam o Governo do Rio Grande do Norte, que acredita em decisão técnica e não precisa de área aeroportuária (tem de sobra), mas de verbas para concluir os dois acessos e a própria sinalização ao aeroporto Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante.

Turismo demonstra criatividade em tempos de crise

3 de setembro de 2015 por antonioroberto

Os desafios da economia estão gerando oportunidades de negócio para o turismo. Na tentativa de manter a ocupação dos hotéis, a movimentação dos atrativos turísticos e a venda de bilhetes aéreos, empresas do setor estão reinventando estratégias para comercializar seus produtos. Uma delas é o acesso ao crédito.

Por iniciativa do Ministério do Turismo, o viajante passou a ter uma linha especial na Caixa Econômica Federal, que, no ano passado, emprestou R$ 270,3 milhões, mais que o dobro do valor de 2010. O financiamento pode ser feito em até 48 meses e cobre despesas com meios de hospedagem, companhias aéreas, restaurantes, agências de viagens, locadoras de automóveis e parques temáticos.

Na mesma linha da Caixa, um crediário do Banco do Brasil parcela a compra de pacotes de viagem, passagens aéreas e hospedagem. No ano passado, foi concedido cerca de R$ 1,14 milhão em créditos a correntistas, um gasto médio alto, de cerca de R$ 3.400 por pessoa.

O estímulo a viagens pelo Brasil, com o câmbio favorável, também vem de fora. Recentemente, uma grande companhia aérea estrangeira lançou um ticket específico para os americanos viajarem pelo Brasil, ao valor de US$ 299 por um período de 10 dias, com viagens ilimitadas por mais de 100 cidades, ou US$ 399 por 21 dias.

O setor de viagens continua em alta no país. O número de viagens domésticas passou de 186,1 milhões, em 2010, para 206 milhões no ano passado. O crescimento foi de 10,75%. São cerca de 60 milhões de brasileiros consumindo viagens no país.

O interesse do brasileiro de viajar pelo país também cresceu. Segundo a última pesquisa do Ministério do Turismo, entre os entrevistados que manifestaram intenção de viajar, 73% escolheram destinos nacionais, especialmente do Nordeste.

Parque da Cidade também oferece música ao vivo, a exemplo do Som da Mata, no Bosque dos Namorados

2 de setembro de 2015 por antonioroberto

O Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte prossegue no domingo (6) com o projeto “Canto no Parque”, ás 16h. Quem vai se apresentar é o coral Santa Cecília, formado por mulheres.

Muito legal saber que Natal tem o Som da Mata no Bosque dos Namorados/Parque das Dunas e agora também uma programação musical no Parque da Cidade.

São dois locais aprazíveis que merecem ser cada vez mais frequentados pela população e pelos turistas, por que não? Quando nós viajamos, sempre nos encantamos com música ao vivo de qualidade em parques públicos.

Torcemos para que tais programações, aos poucos, comecem a entrar na agenda dos visitantes. Eles vão conhecer um outro lado de Natal e certamente vão se surpreender com nosso verde e a musicalidade de nossos talentos.

sta cecilia

O coral Santa Cecilia (foto), atração do próximo domingo no Parque da Cidade, canta em igrejas e em Encontros de Corais por todo o Brasil. Faz ainda trabalhos sociais levando música aos necessitados.

O projeto “Canto no Parque” leva um grupo de coral para se apresentar no auditório do Parque da Cidade no primeiro domingo de cada mês, sempre às 16 horas.

Franquias de hotéis e agências de viagens cresceram 20% no primeiro trimestre do ano

2 de setembro de 2015 por antonioroberto

Em um período de ajuste econômico, o turismo se apresenta como um dos setores da economia que continua a crescer e atrair investimentos. Os números comprovam a tese.

Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostram que as franquias de hotelaria e turismo, como hotéis de rede e agências de viagem, faturaram R$ 2,4 bilhões no Brasil durante o segundo trimestre de 2015, quantia que representa um crescimento de 20% em comparação à igual período do ano passado.

As viagens ganharam um espaço cada vez maior nas atividades dos brasileiros, de acordo com Cláudio Tieghi, diretor de Inteligência e Mercado da ABF.

“O consumidor assimilou os benefícios do turismo de modo que, mesmo com a economia em dificuldades, manteve-se o desejo de viajar”, diz Tieghi. “Pode ser uma viagem de menos dias, mais barata e para um local mais próximo, mas ele continua viajando”, complementa.

O especialista observa também que há demanda dos turistas por atendimento personalizado, um grupo que deseja orientação para a compra e uma relação de confiança com os prestadores de serviço. “Por isso, as franquias do setor de turismo continuam crescendo”.

Abav Expo já tem dez mil inscritos. Saiba mais detalhes do evento

2 de setembro de 2015 por antonioroberto

A quase 20 dias do início da 43ª Abav – Expo Internacional de Turismo, o evento atingiu um novo recorde de inscritos. Até ontem (1), mais de 10 mil profissionais de turismo já haviam feito suas inscrições no maior evento do setor na América Latina.

Em sua maioria, foram agentes de viagens, diretores, executivos de contas, gerentes, presidentes e sócios diretores, vendedores e supervisores de agências de viagens.

A edição deste ano tem alterações importantes no calendário e na programação. Serão três dias inteiramente dedicados ao público profissional, começando na quinta-feira (24/09) e terminando no sábado (26/09).

Muda também o horário, de 12h às 20h – exceto no primeiro dia (24/09), que começa às 09h30, com a abertura social solene no Auditório Elis Regina, ao lado do Pavilhão de Exposições do Anhembi.

Feira da Abav, como é conhecida, consolida-se como o maior evento de turismo da América Latina

Feira da Abav, como é conhecida, consolida-se como o maior evento de turismo da América Latina

As atividades da Vila do Saber, em que se incluem o Congresso Abav de Turismo, seguem o mesmo horário da feira, com uma programação especialmente elaborada que inclui palestras, painéis e plenárias, inclusive no sábado.

Os temas serão, entre outros, Turismo LGBT, sustentabilidade em viagens, educação fora do Brasil, Big Data, Mobile e a segurança de compras em viagens, relações públicas e mídias sociais, turismo rodoviário, central de atendimento, turismo acessível e o papel das operadoras, festas populares e o relacionamento dos profissionais com as agências de viagens.

A 43ª Abav – Expo Internacional de Turismo se realizará entre os dias 24 e 26 de setembro no Pavilhão de Exposições do Anhembi (SP), incluindo o 44º Encontro Comercial Braztoa, o Abeta Summit e a Ilha Corporativa – Encontro de Negócios Abracorp.

As inscrições para hosted buyers nacionais e internacionais, bem como para o público profissional, já estão abertas e podem ser feitas diretamente no site: www.abavexpo.com.br.