Guias de Turismo promovem evento em São Luís (MA). No ano que vem será em Natal

25 de maio de 2016 por antonioroberto

A partir dessa quarta-feira (25), centenas de guias profissionais vão se encontrar em São Luís (MA) para o 36º Congresso Brasileiro de Guias de Turismo. O evento, que vai até domingo (29), conta com o apoio do Ministério do Turismo, que terá um estande para orientar os profissionais do ramo sobre políticas voltadas à categoria. O Rio Grande do Norte tem expressiva delegação no evento, já que está trazendo para Natal 0 37º Congresso, no próximo ano.

Há atualmente mais de 13 mil guias registrados no Cadastur, que cumprem várias exigências, como a realização de curso de formação profissional e a apresentação do crachá emitido pelo MTur. O Cadastur permite acessar dados sobre os profissionais por estados, língua e especialização, entre outros detalhes. Para consultar essas informações, acesse www.cadastur.turismo.gov.br

Turismo náutico volta a ser tema de reunião entre Fecomércio e Semurb

25 de maio de 2016 por antonioroberto

A Câmara Empresarial do Turismo da Fecomércio RN se reuniu na manhã desta quarta-feira (25) com a equipe técnica e o secretário titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (Semurb), Marcelo Rosado, para discutir o projeto de regulamentação da Zona de Proteção Ambiental número 7 (ZPA 7), área de enorme potencial turístico localizada no bairro de Santos Reis e que engloba o Forte dos Reis Magos e a Ponte Newton Navarro.

O coordenador da Câmara, George Gosson, destacou a vocação da capital potiguar para o turismo náutico, que pode ser fomentado, por exemplo, com a construção de uma marina naquela área. Ele relembrou que o Sistema Fecomércio RN está atento ao projeto de lei de uso e ocupação da área desde 2011, no qual realizou seminários e buscou especialistas do setor para apresentar ao poder público e a sociedade projeto.

George Gosson, Marcelo Rosado e Laumir Barreto (Fecomércio-RN)

George Gosson, Marcelo Rosado e Laumir Barreto (Fecomércio-RN)

“Natal precisa oferecer novos atrativos e uma infraestrutura turística. É uma área extremamente rica no quesito turístico, com a foz do rio Potengi, o Forte dos Reis Magos e outras belezas. É importante essa contribuição para vermos a viabilidade econômica do projeto, que precisa ser autossustentável ambiental, social e economicamente, para ser viável”, analisou.

O titular da Semurb, Marcelo Rosado, comentou que a área precisa de regulamentação para que qualquer empreendimento seja executado, além de se tratar de uma área de proteção ambiental. Ele acrescentou que o trabalho já existia na Secretaria e passou por uma consultoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

“O projeto já existia, mas não contemplava o desenvolvimento de atividades náuticas, como uma marina. Nesse encontro com os empresários, vamos ter uma outra visão, empreendedora, com a possibilidade de propostas que representem os anseios e desejos para que a área seja desenvolvida pelo turismo”, declarou.

O projeto foi apresentado pela secretária adjunta de Planejamento da Semurb, Florênsia Pessoa, que mostrou os coeficientes de aproveitamento das áreas, os espaços de proteção ambiental e o que poderá ser feito para recuperação do meio ambiente natural.

“Além da marina, há outras atividades que podem ser feitas na ZPA-7, como ecoturismo e atividades comerciais, como restaurantes. Isso sem falar no impacto que vai gerar, por exemplo, na Praia do Meio”, acrescentou.

As sugestões ao projeto serão formalizadas e entregues à Semurb para avaliação. O projeto será apresentado à sociedade em geral em audiência pública no próximo dia 31, no auditório da CBTU.

Turismo Social do Sesc leva ao Mossoró Cidade Junina

25 de maio de 2016 por antonioroberto

sesc

O Turismo Social do Sesc traz como atividade em junho uma excursão para o Pingo da Mei Dia, evento que abre a programação do Mossoró Cidade Junina, principal festa de São João do Rio Grande do Norte.

A viagem será realizada no sábado (4), com retorno no domingo (5). A saída será do Sesc Potilândia, às 7h. A programação inclui estadia no Hotel VillaOeste, café da manhã, almoço e visitação ao espetáculo Chuva de Balas no País de Mossoró.

O pacote para o passeio pode ser adquirido na Central de Atendimento do Sesc Cidade Alta (Rua Coronel Bezerra, 33) até dia 1º de junho. O valor pode ser parcelado em até 10 vezes nos cartões de crédito Hiper, Visa e Master.

O Sistema Fecomércio, por meio do Sesc RN, retomou neste ano a atividade de Turismo Social, estreando com um passeio a João Pessoa Até abril foram realizadas quatro viagens: duas para João Pessoa, uma para o Festival Literário Sesc Infanto-Juvenil em São Miguel do Gostoso e outra para as Riquezas Minerais do RN (Currais Novos, Santa Cruz e Sítio Novo).

Gastos de estrangeiros no país crescem 11,47% no primeiro quadrimestre

24 de maio de 2016 por antonioroberto

Os gastos dos visitantes internacionais cresceram 11,47% no primeiro quadrimestre do ano, na comparação com o mesmo período de 2015.

De janeiro a abril os estrangeiros injetaram US$ 2,32 bilhões no Brasil por meio do turismo, contra US$ 2 bilhões do primeiro quadrimestre de 2015, segundo divulgou hoje o Ministério do Turismo com base em dados do Banco Central.

Em abril, a receita cambial turística também superou o resultado do mesmo mês do ano anterior. Os gastos dos turistas estrangeiros foram de US$ 475 milhões, um aumento de 6,88% em relação ao ano passado.

Este é o quarto mês consecutivo que o gasto de estrangeiros no Brasil supera os números do ano passado. Enquanto isso, os valores deixados por brasileiros no exterior registram queda, se comparada com os resultados dos mesmos períodos de 2015. No acumulado do ano os gastos dos brasileiros no exterior caíram 41%, de US$ 6,87 bilhões para US$ 4 bilhões.

Jornalistas e agentes de viagem participarão do Fest Bossa Jazz em Mossoró e Gostoso e visitarão interior do RN

24 de maio de 2016 por antonioroberto
É Gostoso. Além de cinema, agora é jazz

É Gostoso. Além de cinema, agora é jazz

O Fest Bossa & Jazz, que se realizará de amanhã (25) a sexta-feira (27) em São Miguel do Gotoso e nos dias 28 e 29 em São Miguel do Gostoso, receberá um grupo de jornalistas, que visitará atrações turísticas dos dois destinos. Representantes das operadoras CVC, Flytour e Azul Viagens também integram o grupo. A promoção do presstour é da Emprotur, através de recursos do RN Sustentável.

Amanhã o grupo sai do Hotel Thermas, em Mossoró, para visitar o Lajedo Soledade, importante sítio arqueológico situado no município de Apodi. Segue depois para almoço no restaurante Alto da Serra, no mirante de Portalegre. Depois os jornalistas e agentes de viagens irão à Casa de Pedra, em Martins, considerada uma das maiores cavernas do Brasil. De volta a Mossoró, assistem aos primeiros shows do Festival. Na quinta-feira, o fampress visitará salinas, a praia de Tibau e o centro histórico de Mossoró.

No final de semana, em Gostoso, além dos shows do Fest Bossa & Jazz, o grupo terá à disposição passeios de bugue a Tourinhos, onde haverá contemplação do pôr-do-sol. Também poderão se iniciar na prática de windsurf e kitesurf. Já na praia de Perobas, no município de Rio do Fogo, farão passeio de lancha ás piscinas naturais.

Paraíba promete investimento no mercado português

24 de maio de 2016 por antonioroberto

A Paraíba fará uma série de ações em Portugal até o final do ano. Todas elas concentradas em duas semanas. De 21 a 27 de outubro participará do roadshow Brasil da operadora Sol Férias. No dia 28, terá espaço na Expo Abreu. E logo depois, até 7 de novembro, fará quatro ações de capacitação com agentes de viagem portugueses da Abreu: duas em Linda Velha (sede da Abreu, bem próxima a Lisboa) e outras duas no Porto.

Além da PBTur, estarão presentes os hotéis Ouro Branco, Littoral, Tropical Tambaú, Mussulo, Hardmann e Cabo Atlântico, além da Luck Receptivo. A informação é da presidente da PBTur, Ruth Avelino. O maior fluxo turístico do exterior para João Pessoa, atualmente, é de italianos, segunda ela. Os portugueses vêm em segundo.

“A hotelaria de João Pessoa está repleta de italianos que trabalham na Fiat, que fica em Goiana (PE), a 50 quilômetros da capital paraibana. A Jeep, que também tem fábrica por lá, é outra que gera muitos hóspedes, assim como empresas satélites que atuam em Goiana”, comenta Ruth.

Premier Majestic é eleito o melhor Best Western do Brasil

24 de maio de 2016 por antonioroberto
Nas pontas, Abdon e Telmiza. No centro, os diretores da Best Western

Nas pontas, Abdon e Telmiza. No centro, os diretores da Best Western

O hotel Best Western Premier Majestic, em Ponta Negra, recebeu recentemente o prêmio “Best of The Best 2015”, concedido ao melhor hotel da rede internacional Best Western no Brasil.

A premiação do Premier Majestic ocorreu na cidade de Santa Marta, na Colômbia, durante o encontro anual dos hotéis da Best Western da América do Sul.

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O prêmio de qualidade da Best Western (foto) é concedido após análise rigorosa de todos os itens de exigência e qualidade. O Majestic obteve a maior pontuação entre todos os hotéis Best Western no Brasil.

O evento contou com as presenças de executivos da rede hoteleira, entre eles Suzy Yoder (vice-presidente internacional sênior) e Carlos Achong (diretor da América do Sul). Do Majestic estiveram o diretor Abdon Gosso e Telmiza Oliveira (gerente de Vendas).

RN tem estande na BTN Mercosul, em Santa Catarina

23 de maio de 2016 por antonioroberto
Estande do RN na BNT Mercosul

Estande do RN na BNT Mercosul

O Rio Grande do Norte participou com estande institucional da 22ª edição da BNT Mercosul, realizada de quinta-feira a sábado passado no complexo de Beto Carrero World, no município de Penha, em Santa Catarina. Centenas de operadores e agências de viagem nacionais e da América do Sul estiveram presentes no espaço potiguar em busca de informações e material promocional.

O estande montado pelo Rio Grande do Norte teve quitutes, cachaças artesanais e brindes. A gerente de Promoção Internacional da Emprotur, Nayara Santana, proferiu palestra para operadores nacionais e internacionais presentes à BNT. O foco foi a interiorização do turismo potiguar. A gerente de Promoção Nacional da Emprotur, Ana Rita Salgado, também representou o RN no evento.

Natal voltará a ter voos charteres de Córdoba, na Argentina

23 de maio de 2016 por antonioroberto
Aninha, Ruy e Maccio

Aninha, Ruy e Maccio

O Grupo de Inversiones Turísticas (GIT), sediado em Córdoba, na Argentina, e que já promoveu diversos voos charteres para Natal na década passada, poderá voltar a trabalhar com o mercado potiguar. O diretor da GIT, Frederico Maccio, visitou hoje o secretário de Turismo do RN, Ruy Gaspar, e a presidente da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), Aninha Costa, para negociar novos fretamentos de Córdoba.

Segundo Gaspar, as primeiras operações serão de dezembro a fevereiro, “mas ainda estamos em fase de negociação para antecipar o início deste voo para outubro”. Natal já teve esse voo há dez anos. “Fomos a primeira cidade nordestina a trabalhar com Córdoba. Recuperamos o voo para focar no mercado interiorano do país e aumentarmos o volume de turista argentino em nosso Estado”.

Córdoba foi alvo de campanhas promocionais dos atrativos turísticos potiguares no ano passado. Como Buenos Aires já tem ligações diretas semanais com Natal, através da Gol, e com bom aproveitamento, a segunda maior cidade da Argentina, tradicional por seu parque industrial automotivo e uma população de ótimo poder aquisitivo, quer voltar a operar para a capital potiguar, que começa a ser bem divulgada na Argentina, tal como Salvador e Maceió.

Bem avaliada, Destination Brazil deverá crescer no próximo ano, na Bahia

23 de maio de 2016 por antonioroberto

O turismo do Nordeste esteve em pauta durante dois dias na Destination Brazil Travel Mart, que aconteceu em Porto de Galinhas, no Hotel Armação, nos dias 18 e 19 de maio (quarta e quinta-feira passadas). O formato do evento, contemplando rodadas de negócios, capacitações e estandes institucionais dos destinos, foi aprovado pelos profissionais do turismo. Participaram do Destination Brazil 179 buyers (operadores de turismo nacionais e internacionais) e 261 suppliers (fornecedores de meios de hospedagem, receptivo e demais serviços). Foram 3.269 agendas nas rodadas de negócios, além de 93 jornalistas e 831 participantes de 21 países.

O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, participou da solenidade de abertura ao lado do governador de Pernambuco, Paulo Câmara, do presidente da CTI-NE e secretário de Turismo da Bahia, Nelson Pelegrino, do prefeito do Ipojuca, Carlos Santana, do secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras, e do presidente da Associação de Hotéis de Porto de Galinhas, Marcos Tiburtius. O Destination Brazil teve como foco estimular a venda dos destinos da região, aproveitando o momento propício para promoção no mercado internacional com a alta do dólar, bem como fortalecer a integração dos estados nordestinos em busca de ações conjuntas.

A maior participação dos buyers foi de Pernambuco (32%), seguido da Bahia (15%), Rio de Janeiro (11%) e Ceará (10%). Além disso, houve um equilíbrio entre os operadores nacionais e internacionais. O público do Brasil representou 45%. Do exterior, o país que mais participou foi a Argentina. Da Europa, foi a Itália. Outros países também marcaram presença, como Canadá, França, Portugal, Rússia, Espanha, Estados Unidos e Uruguai.

As capacitações sobre o Nordeste foram extremamente bem recebidas. Entre os assuntos abordados, turismo de luxo, ecoturismo e lazer, cultura e religião, turismo corporativo e de negócios, além de sol e mar. A organização do evento foi um dos pontos altos, assim como a hospitalidade, o profissionalismo, os serviços de traslado, o pós-tour e a infraestrutura dos hotéis que receberam os participantes.

Terra do acarajé, do axé e de cartões-postais como o Farol da Barra e do Elevador Lacerda, a Bahia será o próximo Estado anfitrião da Destination Brazil Travel Mart em 2017. O evento deve acontecer entre os meses de abril e maio, com local ainda a definir. Segundo o secretário de Turismo da Bahia e presidente da CTI-NE, Nelson Pelegrino, ainda está em análise o local do evento, que deverá acontecer na capital Salvador, mas pode ser também no Litoral Norte, em destinos como Praia do Forte ou Sauípe.

“Manteremos o formato da Destination Brazil com programação em dois dias contemplando qualificação, rodadas de negócios e pós-tour. Além disso, queremos uma interação ainda maior com a Embratur. A primeira edição foi um sucesso, com muitos negócios fechados. O evento teve uma agenda eficiente e foi muito organizado”, afirma.