Presspoint receberá jornalistas internacionais que cobrirão a Copa em Natal

24 de abril de 2014 por antonioroberto

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) promove na terça-feira (29), às 18h45, no auditório do Departamento de Educação Física, solenidade de lançamento do centro de apoio à imprensa na Copa do Mundo, instituído em parceria com o Governo do Estado, Prefeitura de Natal, Fiern e Sebrae.

Conhecido como Presspoint, o centro de apoio à imprensa é uma ação extensionista voluntária e foi estruturado para funcionar como um espaço alternativo de apoio à imprensa brasileira e estrangeira que vem a Natal por ocasião dos jogos da Copa do Mundo de Futebol.

A estrutura está montada no complexo de comunicação da universidade federal. Abrange o Laboratório de Comunicação (Labcom) vinculado ao Departamento de Comunicação (Decom) e a Superintendência de Comunicação (Comunica), formada pela Televisão Universitária (TV U), Rádio Universitária FM e Agência de Comunicação (Agecom).

O Presspoint tem capacidade para receber até 200 jornalistas. Além de internet, terá tecnologia para edição de imagem e áudio, salas de redação e espaços para entrevistas, além do apoio de uma equipe de voluntários com fluência em vários idiomas.

Estarão presentes à inauguração da Presspoint vários jornalistas internacionais, como Fabiola Ortiz dos Santos, da Agência Lusa-Portugal e IPS-Italia; e Algaé de Chalus, correspondente do diário nacional francês La Croix, do diário nacional Le Telegramme e do caderno especializado em inovação do jornal Oiberacion.

Também virão Roubaud Kakie, correspondente da imprensa francesa; Phylis Lilian Ciurariu Dit Huber, que escreve para vários jornais dinamarqueses; e Wang Zhengry e Liu Long, da agência de notícia Xinhua, da China.

Os correspondentes cumprirão agenda de palestras na segunda-feira (28) com estudantes de Comunicação. Na terça (29) farão visitas a projetos da UFRN.

 

Ceará anuncia voo para a Argentina e manda “recado” para o RN: captação precisa de mídia e incentivo fiscal

24 de abril de 2014 por antonioroberto

Sem incentivo, a companhia aérea dificilmente arrisca. É básico. Questão de mercado. Se não houver sustentação, não há captação.

A Gol, por exemplo, fez parceria com o Governo do Ceará para a implantação de um voo direto, semanal, entre o Aeroporto Pinto Martins, em Fortaleza, e o Aeroporto Internacional de Ezeiza, em Buenos Aires.

A operação começa no próximo dia 10. A Gol, vale lembrar, é a aérea com maior número de voos entre a Argentina e o Brasil, totalizando 77 frequências semanais.

A conquista teve respaldo na renúncia fiscal. Foi iniciativa da Secretaria de Turismo do Ceará, através do Projeto de Lei 155/2013 da redução da alíquota de ICMS sobre combustível de aviação,  aprovado na Assembléia Legislativa.

A alíquota incidente no Ceará foi reduzida de 30% para 12%, aplicável para todos os voos nacionais que partem do estado e para as companhias que também operam voos internacionais regulares no destino.

O voo terá decolagem aos sábados, saindo de Fortaleza às 13h45 e chegando a Buenos Aires às 19h09. O retorno será às 17h55, com pouso no Pinto Martins às 23h30.

Vejam foto de agentes de viagem de Natal na WTM

24 de abril de 2014 por antonioroberto

Erick Babiche, representante da MMTGapnet em Natal, nos envia foto dos agentes de viagem potiguares na WTM, que se realiza até amanhã em São Paulo.

A operadora convidou nove agências de viagem de Natal para o evento.

Na foto abaixo, representantes  da Michelle Tour, Teltur, Aerotur, Dandara Tour, Gleyce Tour, Ampliar Viagens, WRT Turismo, Logostur e a Sunlinetur.

mmtgapnet 09

 

Projeto “Curta Nordeste” é mostrado na WTM, em São Paulo

24 de abril de 2014 por antonioroberto
Luciana Nunes, responsável pelo Curta Nordeste

Luciana Nunes, responsável pelo Curta Nordeste

A WTM Latin America, feira de Turismo que se realiza desde ontem (23) em São Paulo, também foi palco para divulgação do projeto “Curta Nordeste”, inspirado na iniciativa “Curta Pernambuco”, criada há três anos com o objetivo de melhorar a comunicação do Estado com os turistas nacionais e estrangeiros.

Baseada nas regras de relacionamento e divulgação nas redes sociais, a ação é resultado de uma parceria entre os nove Estados que integram a região Nordeste. Além de perfis no Facebook, Instagram e Youtube, tem um interessante aplicativo, também denominado Curta Nordeste.

A idealizadora do projeto, a jornalista pernambucana Luciana Nunes, comenta que mais de dez milhões de pessoas já foram impactadas pelo Curta Nordeste. Cada postagem possui, em média, segundo ela, 600 compartilhamentos. De acordo com Luciana, a meta agora é desenvolver uma revista para cada Estado do Nordeste.

Best Western Premier Majestic, de Natal, ganha prêmio de “melhor atendimento” entre os hotéis da rede na América Latina

24 de abril de 2014 por antonioroberto
Além do atendimento, Majestic tem detalhes que fazem a diferença

Além do atendimento, Majestic tem detalhes que fazem a diferença

Durante a recente convenção anual da Rede Best Western para a América Latina, o hotel Majestic, em Ponta Negra, foi agraciado com o prêmio “Best in customer care 2013”. Ou seja: foi considerado o melhor em atendimento ao cliente de toda a rede.

O encontro aconteceu no início deste mês de abril, em Lima, no Peru, com a participação de todos os representantes dos hotéis que levam a marca Best Western na América Latina. O objetivo do evento, além do net working, foi discutir a produtividade do ano anterior, traçar planos para 2014 e premiar os melhores.

De acordo com o empresário Abdon Gosson, responsável pelo Best Western Premier Majestic Natal, “este prêmio foi o de maior relevância já recebido pelo hotel, pois representa e reconhece a nossa excelência na prestação de atendimento ao cliente”.

Natal receberá evento da aviação francesa em maio

23 de abril de 2014 por antonioroberto
Reunião de hoje foi na Assembléia Legislativa

Reunião de hoje foi na Assembléia Legislativa

O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Natal (Seturde), Fernando Bezerril; o presidente da Fundação Capitania das Artes (Funcarte), Dácio Galvão; e o deputado estadual Hermano Moraes, que coordena  a conferência e exposição “Memória da Aéropostale – Raide Latécoère”, reuniram-se hoje (23) pela manhã com os organizadores do evento.

Trataram dos últimos detalhes da ação de valorização da aviação mundial, que será realizada de 16 a 18 de maio na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte. Natal será a primeira cidade do Nordeste a receber a exposição, que contará com 12 aviadores franceses.  A maratona da passagem do Raide Latécoère começará em Pelotas (RS) e depois passará por Florianópolis, Santos, Rio de Janeiro, Petrópolis (RJ) e Natal.

Reunião nesta quarta tratará da participação do RN na Aviestur

23 de abril de 2014 por antonioroberto

A empresária do setor de receptivo Ana Maria Costa (Potiguar Turismo e Anauê Receptico) reúne nesta quarta-feira, às 17h, na sede da Potiguar, em Ponta Negra, representantes da hotelaria de Natal e da Pipa, das secretarias de Turismo do Estado e da Prefeitura de Natal, além da Emprotur, para debaterem a participação do Rio Grande do Norte na feira Aviestur, que se realizará nos próximos 16 e 17 em Holambra, a uma hora de Campinas (SP).

O evento, organizado pela Associação dos Agentes de Viagem de São Paulo (Aviestur), é considerado um dos cinco mais importantes do setor no Brasil, ao lado da Feira da Abav, da Feira da Avirrp (Ribeirão Preto), do Workshop CVC e do Festival do Turismo de Gramado.

Recentemente, durante o 5º Fórum de Turismo do RN, realizado em Natal, o presidente da Aviestur, Marcelo Matera, enfatizou em sua palestra a importância do Rio Grande do Norte no sonho de férias das famílias paulistanas.

Natal, inclusive, é o destino nacional preferido – segundo pesquisa da própria Aviesp, aplicada na Aviestur – pelos agentes de viagem de São Paulo pela sexta vez consecutiva. No ano passado, porém, apesar deste hexacampeonato, o Rio Grande do Norte, devido a dívidas acumuladas e falta de recursos para saldar compromissos, não teve estande no evento.

A reunião desta quarta-feira é justamente para evitar outro vexame. O turismo potiguar, institucionalmente, não pode ficar de fora da Aviestur. O empresariado local (hotelaria e agências de receptivo) vai em peso.

Regulamentação das agências de viagens é aprovada na Câmara. Falta agora a sanção da presidente Dilma

23 de abril de 2014 por antonioroberto

O dia de ontem, 22 de abril de 2014, ficará na História das agências de viagens no Brasil. Após 13 anos de luta, a Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav Nacional) conseguiu finalmente que fosse votado, no plenário da Câmara Federal, o Projeto de Lei 5.120.

Aprovado, o projeto regulamenta a atividade do agente de viagem. Vale registrar que o presidente da casa, deputado Henrique Eduardo Alves, foi fundamental nesse processo.

Para as devidas comemorações, porém, falta apenas a sanção da presidente Dilma Rousseff para que todas as agências de viagens no país passem a exercer uma atividade profissional reconhecida.

É, de fato, um passo decisivo para o setor, que compreende o relevante papel econômico, social, ambiental e cultural exercido pelas agências de viagens no Brasil.

Aeroporto de São Gonçalo entra em operação no dia 22 de maio. Só não se sabe ainda como será a “viagem” até lá

23 de abril de 2014 por antonioroberto

O aeroporto internacional Aluízio Alves, no município de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, tem nova data para entrar em operação: 22 de maio, após homologação três dias antes. É a terceira previsão oficial, de fevereiro para cá. A primeira intenção era 1º de abril. Depois, 15 de abril.

Todo o cronograma de transferência do atual aeroporto Augusto Severo para o novo equipamento foi decidido ontem (22), após reunião entre a Secretaria de Aviação Civil e representante das companhias aéreas Tam, Gol, Avianca, Azul e Tap, que – segundo se comenta – continuam temerosos com a migração.

É muito provável que a nova meta também não seja cumprida. O equipamento está quase pronto realmente e será um marco para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte, sobretudo no setor de cargas. Faltam apenas detalhes no acabamento final. Tanto é que o terminal será entregue às empresas aéreas na próxima semana, possivelmente na quarta (30).

Mas os acessos e a iluminação do trajeto para o aeroporto, numa previsão realista, dificilmente estarão concluídos até o final do próximo mês. O aeroporto fica a mais de 40 quilômetros da área central de Natal, em área isolada, e no seu entorno há altos índices de assaltos e roubos de carros,

Comenta-se em tom de brincadeira, entre o empresariado do setor de turismo, que poderá ser o primeiro aeroporto do Brasil com percurso off-road, o que seria uma nova ocupação para os muitos bugreiros que circulam pelas dunas do litoral potiguar.

 

WTM Latin America começa hoje em São Paulo

23 de abril de 2014 por antonioroberto
WTM Latin Aerican foi lançada no ano passado, com ampla aceitação da indústria do turismo

WTM Latin American foi lançada no ano passado, com ampla aceitação da indústria do turismo

Começa hoje (23) no Transamérica Expo Center, em São Paulo, a WTM Latin America 2014, que prossegue até sexta-feira (25) e se realiza simultaneamente à 41ª edição do Encontro Comercial Braztoa (Associação Brasileira de Operadoras de Turismo).

Este ano, as conferências da feira discutirão tendências de mercado, ferramentas digitais de apoio aos negócios, Turismo Responsável, programas de proteção a crianças no âmbito da indústria do turismo, entre outros assuntos.

Entre os destaques deste primeiro dia do evento está a palestra da Comissão Europeia de Turismo, com o tema “Abrindo as portas para o turista brasileiro”, na qual serão discutidas tendências e perspectivas de demanda por destinos europeus no mercado brasileiro.

Já a Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas (UNWTO, em inglês) discutirá os desafios econômicos da indústria da aviação na América Latina. O Fórum de Lazer da Braztoa também está previsto para hoje. O Programa sobre o Turismo Responsável, por sua vez, contará com dois vencedores do Prêmio Mundial de Turismo Responsável: Prof. Dr. Harold Goodwin e Heidi van der Watt.

A WTM Vision Conference, que avalia e faz previsões para a indústria de Turismo em 2014, acontecerá no segundo dia da feira, amanhã (24). Google e Facebook estarão presentes. A rede social, por exemplo, será representada por João Carlos Pastore, diretor de Negócios no Brasil, que falará sobre como tirar proveito do alcance e da precisão das ferramentas de marketing do Facebook.