Blog no Panamá

16 de abril de 2015 por antonioroberto

O jornalista responsável por este blog se ausenta por uns dias para “trair” Natal e o RN. Brincadeiras à parte, trata-se de um trabalho de divulgação para o turismo do Panamá no mercado brasileiro, especialmente no Nordeste. Um raio-X. Serão vários releases e muitas matérias, com diversificados enfoques. É mais uma conquista no currículo. Mais um reconhecimento. Mais uma confiança depositada.

Os responsáveis pelo turismo panamenho lutam para que o destino não fique caracterizado apenas como hub, embora o Panamá se venda como o “Hub das Américas”. A grande maioria dos turistas brasileiros que utilizam os voos da Copa Airlines tem como intuito as conexões na Cidade do Panamá para os EUA, Caribe e o norte da América do Sul. Poucos optam por um stop, às vezes sem custo adicional, na ida ou na volta.

O Panamá investe alto para aumentar o tempo do permanência do turista brasileiro no país. Tem o Caribe de um lado e o Oceano Pacífico do outro, mas poucos associam o país a belas praias. Há atrações por lá que lembram até mesmo o Tahiti, como Bocas del Toro. Isso sem falar nas comprinhas na capital (mesmo com dólar alto), nos cassinos, na bela orla e no jantar com direito à vista do Canal do Panamá. Enfim, é um destino que quer se mostrar. E tem conteúdo.

Bem… o momento agora é panamenho. Retorno no dia 27. Sem ciúmes, viu Natal? Te amo (rsrs).

Secretaria de Turismo de Natal apóia gravação de programa de TV

16 de abril de 2015 por antonioroberto

O secretário de Turismo de Natal, Fernando Bezerril, e o diretor da Rede Vida em Natal, Carlos Santos, fecharam a gravação de um programa sobre as atrações turísticas de Natal e de São Gonçalo do Amarante. O foco será o turismo religioso, em especial a história dos mártires de Uruaçu.

O programa “Rede Vida Visita” que mostrará Natal será apresentado no próximo dia 9, às 21h30, para mais de 500 cidades brasileiras e 70 países, através de canais abertos e fechados.

A equipe da Rede Vida gravará em Natal de 24 a 26 de abril. Mostrará o centro histórico da cidade, o Forte dos Reis Magos, o Parque da Cidade, centros de artesanato e igrejas, além da Barreira do Inferno, cajueiro de Pirangi e dunas de Jenipabu.

Para a realização dessa promoção, a Setur Natal conta com a parceria do Serhs Natal Grand Hotel, da Wheltour e da Marazul, que também apoiaram as filmagens da novela Chiquititas em Natal.

Henrique toma posse amanhã como ministro do Turismo

15 de abril de 2015 por antonioroberto

A presidente Dilma Rousseff finalmente anunciou, nesta quarta-feira (15), o nome do ex-deputado Henrique Eduardo Alves como novo ministro do Turismo. A posse será nesta quinta-feira (16), às 15h.

Alves vinha sendo cotado para o cargo desde dezembro e dependia de uma negociação com os presidentes do Senado (Renan Calheiros, ligado ao ex-ministro do Turismo, Vinicius Lages) e da Câmara (Eduardo Cunha, presidente da casa que foi recentemente comandada por Alves). Todos são do PMDB.

Em nota divulgada pela Secretaria de Imprensa da Presidência da República, Dilma agradeceu a lealdade do ministro Vinícius Lages, que deixa o cargo e até agora não foi indicado para outra função.

Forma Turismo, maior operadora especializada em viagens estudantis, abre loja no Recife

15 de abril de 2015 por antonioroberto
Adelita Cardoso (gerente da loja Forma em Recife) e Eduardo Távora (gerente comercial nacional da Forma Turismo)

Adelita Cardoso (gerente da loja Forma em Recife) e Eduardo Távora (gerente comercial nacional da Forma Turismo)

O Grupo Forma Turismo, com sede em São Paulo e especializado em viagens estudantis, abriu sua décima-sétima loja no Brasil, na semana passada. A cidade contemplada foi Recife. O coquetel de inauguração reuniu os cinco diretores da operadora (quatro de São Paulo e um de Brasília), o franqueado na capital pernambucana, o gerente comercial nacional e representantes de colégios de Recife. Em janeiro, Goiânia também ganhou uma loja da Forma. A próxima (e última deste ano) será inaugurada em Curitiba, em julho.

A operadora embarcou 42 mil passageiros em 2014. A meta para este ano prevê 50 mil turistas, em sua ampla maioria jovens de 14 a 18 anos. O número de monitores de viagens estudantis também vai aumentar, de 1,2 mil no ano passado para 1,5 mil neste ano. O principal destino comercializado pela operadora ainda é Porto Seguro, para onde viajaram 20 mil pessoas pela Forma Turismo no ano passado.

O franqueado da loja da Forma Turismo em Recife, Rafael Cardoso, disse que a meta da operadora no Nordeste, a partir da implantação de uma loja na capital pernambucana, é triplicar o número de estudantes embarcados neste ano. Segundo ele, o principal mercado na região é Recife, seguido de Fortaleza, onde a Forma Turismo é representada pela MR 2. Em terceiro lugar vem Salvador (Bahia Bela), depois Teresina (Miracéu Turismo) e em quinto Natal (Mix Turismo).

Com quatro funcionários exclusivos para mídias sociais, a Forma Turismo quer aproveitar seu potencial nas redes para alavancar seguidores e clientes no Nordeste. Só no Facebook são 250 mil amigos. No Instagram, 52 mil seguidores.

Praia Bonita Resort (Camurupim) fecha parceria com a Nascimento Turismo

14 de abril de 2015 por antonioroberto
Valter Zaidan (Nascimento Turismo) recebe Sérgio Boffa e Viviane Guimarães (ambos do Praia Bonita Resort)

Valter Zaidan (Nascimento Turismo) recebe Sérgio Boffa e Viviane Guimarães (ambos do Praia Bonita Resort)

O Praia Bonita Resort & Conventions, localizado na praia de Camurupim, a 30 quilômetros de Natal, passa a integrar a lista de hotéis oferecidos pela Nascimento Turismo.

O diretor do empreendimento, o italiano Sérgio Boffa, e a gerente operacional, Viviane Guimarães, fecharam o negócio ontem (13), na sede da Nascimento, em São Paulo, com o gerente de produtos nacionais, Walter Zaidan.

Com 132 apartamentos, o resort do grupo italiano dispõe de piscina com 1,2 mil m², campo de futebol, playground, banheiras de hidromassagem, sauna e sala de jogos.

Natal continua a não ver navios

14 de abril de 2015 por antonioroberto

E o terimal portuário de Natal? Amplo, moderno e ainda não inaugurado. Aliás, esqueçam navios na costa potiguar. Não só por problemas técnicos, como a altura da ponte ou o calado do rio Potengi, mas também por mera questão de mercado.

O Brasil tem hoje apenas 10 navios de cruzeiros para o turismo náutico, metade do que havia há quatro anos. O segmento, porém, movimentou cerca de R$ 1,1 bilhão no ano passado e gerou 15.465 postos de trabalho, com grande impacto na economia do país.

Os cruzeiros ainda são considerados a melhor relação custo-benefício por 69% dos clientes quando o assunto é viagem de lazer. Recentemente,
o presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar), Marco Ferraz, relacionou o momento vivido pelo segmento com a falta de uma legislação clara e os altos custos de mercado.

Paraíba faz roadshow por Brasília, Goiânia e Belo Horizonte

14 de abril de 2015 por antonioroberto

Representantes da hoteleira paraibana e de agências de receptivo, além de técnicos da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), iniciaram ontem (13), por Brasília, um roadshow que também contemplará Goiânia (hoje, 14) e Belo Horizonte (quinta, 16). A expectativa é reunir cerca de 450 profissionais das principais agências e operadoras de turismo das três cidades, além da imprensa especializada em turismo.

Para a consultora de Planejamento da PBTur, Débora Luna, a ação de marketing mostrará aos agentes de viagens que a Paraíba vai além de sol e mar. Um exemplo, segundo ela, são os festejos juninos realizados em Campina Grande, durante 30 dias.

Os agentes de viagens e operadores de turismo que participarem do roadshow conhecerão um pouco da gastronomia regional paraibana e assistirão a um show do grupo folclórico do Sesc da Paraíba.

Participam dos workshops os hotéis Netuanah, Ondas do Atlântico, Skyler, Imperial, Imperial Suites, Blue Sunset, Nord Tabatinga, Quality Solmar, Cabo Branco Atlântico, Hardman Praia Hotel, Flat Mar Cabo Branco, Village Confort, Premium, Nobile Royal, Tropical Tambaú, Littoral Hotel e Tambaú Flat.

O roadshow Destino Paraíba é uma realização da PBTur, com apoio da ABIH-PB, Fecomércio-PB, Sebrae-PB e Convention Bureau de João Pessoa

Veja balanço final da feira da Aviesp

13 de abril de 2015 por antonioroberto

Área total: 13.500 m² do Expo Dom Pedro, em Campinas. Foram 90 estandes com cerca de 600 marcas

Público total: 5.183 pessoas
3.655 agentes de viagens
1.162 expositores
366 convidados/visitantes

Cerca de 500 agentes de viagens estiveram na feira através de caravanas rodoviárias de 49 municípios, como Sorocaba, Franca, Piracicaba, Araraquara, Santos, São Paulo (capital), Campo Limpo, Vale do Paraíba, Rio de Janeiro, São José do Rio Preto, Presidente Prudente e Dracena.

Quase 100 agentes viajaram em caravanas aéreas do Paraná (Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel), Rio de Janeiro, Minas Gerais (Belo Horizonte), Rio Grande do Sul (Porto Alegre), Brasília, Goiás (Goiânia), Espírito Santo (Vitória), Bahia (Salvador) e Araçatuba (SP). Todos transportados pela Azul.

A força do interior paulista para o turismo potiguar

13 de abril de 2015 por antonioroberto
Francisco Leme, presidente da Abav-SP; Marcelo Matera, presidente da Aviesp; Vinícius Lages, ministro do Turismo; e Edmar Bull, presidente da Abracorp

Francisco Leme, presidente da Abav-SP; Marcelo Matera, presidente da Aviesp; Vinícius Lages, ministro do Turismo; e Edmar Bull, presidente da Abracorp

O presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), Edmar Bull, ressaltou durante a feira da Aviesp, encerrada no sábado passado (11), em Campinas (SP), a importância do turismo de negócios no interior de São Paulo.

Em 2014, segundo dados da Pesquisa de Vendas Abracorp, o setor movimentou R$ 14,9 bilhões no Brasil. De acordo com Bull, Campinas, Ribeirão Preto e São José dos Campos, todas no interior paulista, foram cidades protagonistas, que demostraram a pujança da região.

Já o presidente da Abav-SP, Francisco Leme, lembrou durante a Aviesp que o gasto médio dos turistas do interior de São Paulo é o maior do Brasil. Daí, mais uma vez, a importância de o Rio Grande do Norte investir neste mercado, cujos agentes de viagem elegeram, pelo sétimo ano consecutivo, o destino Natal como melhor cidade para fazer turismo no Brasil.

O Rio Grande do Norte, que ganhou o prêmio Top Aviesp durante cinco anos, como melhor estado turístico do Brasil, perdeu a liderança para o Ceará nos últimos dois anos, segundo a opinião dos cerca de três mil associados da Aviesp que, ao se inscreverem para a feira, respondem a um questionário no qual elegem os melhores produtos e serviços do turismo brasileiro.

Primeira reunião do Conetur no novo governo será amanhã, no Centro de Convenções de Natal

13 de abril de 2015 por antonioroberto

A primeira reunião do Conselho Estadual de Turismo do Rio Grande do Norte (Conetur) em 2015 – e consequentemente do novo Governo – acontece amanhã (14), às 9h, no Centro de Convenções de Natal. A pauta básica é a apresentação das ações da Secretaria de Turismo do RN nos primeiros 100 dias do Governo Robinson Faria.

Na reunião será discutida também a perspectiva do mercado norte-americano para o turismo potiguar. A palestra será ministrada pelo professor Josep Bellaster, da Universidade de Valência e especialista em multiculturalidade. Já a subsecretária de Turismo do RN, Solange Portela, apresentará as ações do RN Sustentável para o turismo.

Ainda durante a 51ª reunião do Conetur, tomarão posse os novos conselheiros eleitos no pleito realizado em 5 de novembro de 2014. Os novos membros, representantes das esferas municipal, estadual e federal, além da sociedade civil e iniciativa privada, terão mandato no biênio 2015/2016.