RN volta a fazer campanha publicitária com a CVC

17 de fevereiro de 2020 por antonioroberto

A Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur) e a Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte, em parceria com o trade turístico potiguar e com a CVC, maior operadora operadora da América Latina, deram início no último sábado (14) a uma ampla campanha de promoção e comercialização do destino Rio Grande do Norte.

cleiton

“O Rio Grande do Norte é um produto consolidado na vitrine da CVC, com mais de 213 mil viajantes atendidos por ano, a grande maioria voltada para o lazer. O destino figura entre um dos mais procurados pelos passageiros da operadora no Nordeste brasileiro”, afirma o diretor de Produtos Terrestre Nacional da CVC, Claiton Armelin (foto)

O projeto conta com ações online e offline, além de anúncios em um dos principais jornais impressos do país, com mais de dois milhões de leitores. Está previsto também um treinamento para agentes de viagens e uma campanha de incentivo, que será encabeçada pelo empresariado do estado. Trata-se da primeira grande campanha promocional do RN em 2020.

“Estamos trabalhando o mundo digital, com campanhas online voltadas para o público final, mas estamos também garantindo a nossa participação nas mais importantes feiras do setor e investindo em treinamento dos agentes de viagens, porque sabemos da importância desse profissional na escolha do turista pelo seu próximo destino”, afirma Bruno Reis, diretor da Emprotur.

Conheça os planos da Abav Nacional para este ano

10 de fevereiro de 2020 por antonioroberto
Magda Nassar, presidente da Abav Nacional

Magda Nassar, presidente da Abav Nacional

A presidente da Abav Nacional, Magda Nassar, já tem estabelecidos os três pilares em que baseará a sua gestão pelos próximos dois anos. Política, institucional e sustentabilidade comercial serão focos da entidade para o desenvolvimento de um amplo plano de ação que contemple as 27 Abavse suas 2,3 mil empresas associadas.

A política será trabalhada em duas frentes distintas, uma voltada às ações de governo e outra ao associado, ambas com o objetivo de fortalecer a imagem e o poder de representatividade da sua base nacional.

No campo institucional serão metas desta gestão a captação de novos associados, a criação de ações de engajamento para a manutenção dos atuais, e o fortalecimento de condutas perante práticas de mercado irregulares ou anticoncorrenciais.

A sustentabilidade comercial também será trabalhada em múltiplas vertentes, mas com o objetivo único de ampliar a rentabilidade das agências de viagens e da própria Abav, que tem realidades e necessidades muito distintas, consoante às diferenças regionais.

“Essa é nossa responsabilidade como a maior entidade de classe do agenciamento de viagens do Brasil e esses três pilares serão nossa grande bandeira na construção de programas consistentes, contínuos, perenes e que efetivamente atendam aos associados. Afinal eles são a única razão da nossa existência, o que é a base do conceito de associativismo”, lembra Magda.

Com base nas principais “dores” do agenciamento de viagens, Abav e Sebrae trabalharão na elaboração de um plano conjunto visando a valorização da atividade e a geração de negócios para os associados, seja por meio de soluções de mercado, ferramentas de TI e geração de conteúdo, que poderão nortear futuras capacitações a serem geridas e conduzidas dentro das ações e iniciativas do Iccabav, o instituto de cursos da Abav.

ABIH-RN revela que Natal teve ocupação média de 81,68%

6 de fevereiro de 2020 por antonioroberto

odecio

Levantamento realizado pela ABIH-RN revela que a ocupação média dos hotéis de Natal em janeiro passado foi de 81,68%. Em 2019 a ocupação, no mesmo período, foi de 80,06%. O aumento é discreto: quase dois pontos percentuais. Já a Pipa registrou ocupação média de 82,71% em janeiro de 2020, contra 81,255 em 2019. São Miguel do Gostoso, Extremoz (Jenipabu) e Mossoró apresentaram taxas de 69,31%, 62,66% e 58,58%, respectivamente. Desses, só Mossoró teve aumento na ocupação, se comparando com janeiro de 2019, quando registrou 52,59%.

“A hotelaria, como um todo, estava bastante apreensiva com essa ocupação de janeiro, mas felizmente tivemos um pequeno aumento na ocupação, resultado do trabalho de promoção que fizemos ao longo do ano passado. Há de se registrar também a redução do ICMS do QAV, o que permitiu uma maior oferta de voos”, destaca José Odécio, presidente da ABIH-RN (foto).

Mas há alguns entraves nas promoções realizadas pela hotelaria e na estrutura urbana da capital potiguar, segundo Odécio. “As promoções que alguns hotéis fizeram, reduzindo suas tarifas, nos preocupa, pois em mês de alta temporada reduzir tarifas não é um bom sinal. Já Natal precisa oferecer maior diversidade de produtos turísticos e melhorar sua orla urbana”, reclama o presidente da ABIH-RN.

Área de anexos

Agência de Campinas (SP) aposta no turismo religioso do RN e envia grupos de visitantes a Santa Cruz

4 de fevereiro de 2020 por antonioroberto

santa cruz 3

Ações de promoção e divulgação do turismo religioso no RN estão em fase de implantação. O objetivo é, sobretudo, oferecer mais visibilidade ao Santuário de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz, onde foi erguido o maior monumento católico do mundo. A imagem deve ser o ponto de partida para fomentar os demais atrativos turístico-religiosos da região. A iniciativa estimula operadoras focadas no segmento a desenvolverem produtos para o Rio Grande do Norte.

Um exemplo de produto bem sucedido é o roteiro que está sendo comercializado pela agência Catedral Viagens, com base em Campinas (SP). Após o sucesso obtido com a visita do primeiro grupo ao RN, a empresa está preparando mais duas saídas para visitação ao estado. “O Rio Grande do Norte já possui uma certa consolidação no quesito turismo quando se trata de Natal. Agora a Catedral Viagens se esforça em promover o circuito religioso do RN, apresentando aos peregrinos a história dos protomártires e da estátua de Santa Rita de Cássia”, revela o diretor de marketing da Catedral, Luís Mourão.

Para Marcela Pessoa, secretária de Turismo de Santa Cruz, a promoção do destino é fundamental para impulsionar o município, que conta com um atrativo turístico diferenciado. “O turismo religioso é fundamental para o Rio Grande do Norte por ser um segmento que cresce tanto no Brasil como no mundo. Em Santa Cruz, o segmento vem transformando a cidade nos últimos dez anos. Acreditamos na sua força para desenvolver economicamente o nosso município”, ressalta a secretária.

A proposta da Emprotur para 2020 é divulgar o turismo religioso em regiões do Brasil onde o ele já é consolidado. “Temos ações previstas em Aparecida, no primeiro semestre, e no Círio de Nazaré, no mês de outubro. O nosso objetivo é fazer com que os importantes atrativos ligados ao segmento religioso do RN se unam aos tradicionais atrativos de sol e praia e se tornem mais conhecidos e procurados pelos turistas”, revela o presidente da Emprotur, Bruno Reis. “Além disso, vemos no turismo religioso uma importante oportunidade para movimentar a baixa estação em todo o RN”, concluiu.

Wish Natal inaugura nesta noite o Natin Spa. Veja fotos

30 de janeiro de 2020 por antonioroberto

natin 6

O Wish Natal (ex-Pestana Natal), hotel da GJP Hotels & Resorts localizado na Via Costeira, inaugura nesta noite o Natin Spa Natal, nova marca própria de spas da rede em todas as quatro unidades Wish pelo Brasil.

Baseado nos pilares da rede Wish, como design, entretenimento, música e bem-estar, o projeto do Natin Spa Natal traz uma atmosfera minimalista e em sintonia com a natureza do resort: em frente ao mar e com cores e aromas que combinam perfeitamente com o ambiente de praia, sol e oceano.

natin 5

São três salas de massagem, sendo duas integradas, e uma sala especial para casais, além de sauna seca, piscina climatizada, academia de ginástica com vista para o mar, recepção, área de estar, sala de descanso e diversas experiências sensoriais preparadas para o cliente.

O novo Natin Spa Natal (o nome é uma junção das palavras natureza + interior) oferece experiências que proporcionam ao cliente a autodescoberta, reconexão com os cinco sentidos, recuperação do equilíbrio interior e uma jornada sensorial completa para despertar a atenção do cliente para a experiência a ser vivenciada.

natin 2

A música relaxante, a luz suave, o chá calmante, o ambiente aconchegante, o aroma acolhedor e o toque reconfortante são alguns dos ingredientes da imersão. Entre os serviços, massagem Jet Lag, revitalizante, reflexologia, drenagem linfática para gestantes, esfoliação, limpeza de pele e day spa antiestresse, entre outros muitos tipos de tratamentos.

O Natin Spa Natal já está em funcionamento, diariamente, das 12h às 20h. Mais informações: (84) 3220-8900. Reservas: wishnatal.com.

natin 4

Depois do sucesso do Insano Virtual, Beach Park lança o Submerso

27 de janeiro de 2020 por antonioroberto

Fotos de Canindé Soares

BP 04

Após o sucesso do Insano Virtual – simulador do Insano, um dos maiores e mais radicais toboáguas do mundo -, o Beach Park Entretenimento lança mais uma atração de realidade virtual: o Submerso, nova atração do Aqua Park que simula o fundo do mar através de imagens de corais, golfinhos e até tubarões. O brinquedo é uma parceria com o Canal OFF e funciona através do uso de uma máscara especial com realidade 360 4D, replicando o ambiente marinho.

A experiência da atração ocorre através da imersão visual e auditiva do usuário na água. Submerso está situado em uma piscina com área de 252m², com capacidade para receber até cinco visitantes ao mesmo tempo. Quem quiser participar da experiência poderá escolher diferentes modalidades de “mergulho”, com duração de até dois minutos cada. A atração é a grande aposta do destino turístico para esta alta estação. Os visitantes têm experiências exclusivas com vídeos em 360 graus de expedições feitas pelas equipes de reportagem do Canal OFF.

“Nosso objetivo é proporcionar uma experiência inédita para os nossos clientes, um mergulho em alto mar, capaz de simular uma interação dos nossos visitantes com a natureza selvagem. Além disso, estamos unindo tecnologia, através de realidade virtual 360 em 4D, com água, o que é uma combinação inovadora e bastante divertida” comenta a diretora de Marketing, Mídia e Conteúdo do Beach Park, Clarisse Linhares.

BP 02

Em julho do ano passado, o Beach Park lançou o Insano Virtual, que já acumula mais de 25 mil visitas desde então. O projeto, que começou a ser desenvolvido em 2014, não se limita ao VR (óculos de realidade virtual). A mini torre tem como objetivo trazer o 4D para a brincadeira. O escorregador e a água corrente deixam a sensação do visitante ainda mais próxima da realidade. É também uma atração inclusiva, onde a maioria das pessoas pode ter a sensação de estar em um dos toboáguas mais radicais do mundo.

BP 03

Saiba como será o Espaço do Sebrae na Fiart

24 de janeiro de 2020 por antonioroberto

O melhor dos trabalhos manuais desenvolvidos em diversas regiões do Rio Grande do Norte poderá ser conferido no Espaço do Sebrae na 25ª edição da Feira Internacional de Artesanato (Fiart), que começa nesta sexta-feira no Centro de Convenções de Natal. A instituição selecionou 12 artesãos formalizados, que têm design e qualidade como diferenciais, para expor no estande e apresentar peças decorativas, utilitárias e acessórios aos turistas que visitam o evento.

Sebrae sempre tem um amplo espaço na Fiart

Sebrae sempre tem um amplo espaço na Fiart

O espaço está estruturado numa área de 100 metros quadrados, que vai abrigar diversas tipologias, como arte em papel machê, arte em papel reciclado, arte em crochê, arte religiosa em tecido, bonecas de pano, roupas de chita, calçados em couro, roupas, acessórios e diversas outras. Os tradicionais bordados também estarão lá, como as peças de bordadeiras do Seridó e da Vila de Ponta Negra.

De acordo a analista técnico do Sebrae, Ana Ubarana, gestora do projeto de Economia Criativa da instituição, a expectativa é que o faturamento dos expositores, nos dez dias de Fiart, se aproxime ou supere o do ano passado, quando os artesãos selecionados pelo Sebrae contabilizaram um total de R$ 50,4 mil entre vendas no evento e pedidos posteriores.

Hotelaria volta a crescer. Pelo menos, nas diárias médias

23 de janeiro de 2020 por antonioroberto
Hotelaria em alta?

Hotelaria em alta?

O Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil divulga periodicamente ao mercado a evolução de ocupação e diária média das principais regiões do país. Nesta edição de janeiro de 2020, são apresentados os dados acumulados de 2019 e as análises abaixo mencionadas foram feitas em parceria com a HotelInvest – empresa de consultoria especializada em investimentos hoteleiros.

O crescimento de diária média no setor hoteleiro nacional chegou a 7,2% no acumulado de 2019. É a primeira vez, após quatro anos, que as tarifas voltaram a crescer acima da inflação e passaram a liderar o processo de recuperação de desempenho do setor. A taxa de ocupação cresceu 3,3% no mesmo período.
“É um claro sinal de solidez no processo de recuperação do desempenho hoteleiro no Brasil. Depois de três anos consecutivos de aumento de ocupação, chegou o momento de a diária começar a crescer com mais intensidade”, afirma Orlando de Souza, presidente executivo do FOHB.

Em um ambiente econômico mais positivo e com baixa evolução de oferta, em 2019 a hotelaria no Brasil teve o melhor desempenho dos últimos anos. “Os resultados devem ser comemorados, mas estamos apenas no início de um novo ciclo de valorização dos ativos hoteleiros. O lucro operacional dos hotéis ainda se encontra próximo a metade dos valores de 2013, período pré-crise. A boa notícia é que o horizonte futuro será muito mais favorável”, comenta Pedro Cypriano, managing partner da HotelInvest.

Dados do Panorama da Hotelaria Brasileira, publicação elaborada pela HotelInvest com o apoio institucional do FOHB, indicam que no ano passado as novas aberturas previstas no setor totalizaram aproximadamente 4 mil apartamentos. O aumento percentual de oferta no país foi de apenas 1%. Os anos de superoferta e queda de ocupação do setor ficaram para trás.

Com base nos dados regionais, o grande destaque é o Sudeste. Por concentrar a maior riqueza do país, a retomada de crescimento econômico nacional beneficiou principalmente os estados da região, que tiveram incremento de tarifa e ocupação de 8,7% e 4,9%, respectivamente. Já o Nordeste apresentou a menor evolução, diária e ocupação cresceram apenas 4% e 0,3%, respectivamente. Fatores como a crise da Avianca Brasil, o derramamento de petróleo no litoral e incidentes de segurança pública, como o do começo do ano em Fortaleza, justificam o desempenho modesto dos hotéis na região.

No balanço geral, os dados são positivos e mostram a força econômica da hotelaria no país. Apesar de um PIB com crescimento próximo a 1%, a receita por apartamento disponível dos hotéis aumentou 10,7%. E para os próximos anos a tendência é de intensificação de crescimento. Conheça em detalhes as tendências para os principais mercados hoteleiros do país na próxima edição do Panorama da Hotelaria Brasileira, com divulgação prevista em fevereiro.

RN foca na conectividade do Nordeste para se divulgar na Fitur, em Madri

22 de janeiro de 2020 por antonioroberto

A Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur) participa da Feria Internacional de Turismo en Madrid (Fitur) de hoje (22) até domingo (26 de janeiro). A secretaria de Turismo de Pipa e o Preserve Pipa também marcam presença no evento, que é uma das principais feira de networking do turismo internacional.

“O Rio Grande do Norte quer se apresentar como opção de destino internacional para o viajante da Espanha, exibindo não apenas a sua vocação natural de sol e mar, mas mostrando que temos produtos específicos para agradar o mercado espanhol e que está mais fácil chegar ao nosso estado”, revela o presidente da Emprotur, Bruno Reis.

O foco do turismo potiguar na feira é explorar a conectividade ampliada com os estados de Pernambuco, Ceará e Bahia para mostrar que é possível chegar mais rápido e com mais conforto ao estado.

“Estamos recebendo aproximadamente 26 voos semanais da capital pernambucana, cerca de 33 da capital cearense e 24 de Salvador, cidades que possuem voos diretos de Madri. Em meados de dez horas o turista espanhol pode chegar ao nosso Estado, sem precisar se deslocar para São Paulo ou para o Rio de Janeiro e ter uma viagem longa e cansativa”, comenta Reis.

Além disso, lembra ele, o espanhol pode contar também com a ampliação do voo da Tap ligando Lisboa e Natal, que passa a ter seis voos semanais a partir de fevereiro. Entre os contatos mantidos pelo dirigente do turismo potiguar, ele destaca as operadoras Tui Spain, Forwardkeys, Logitravel, Solferias, E-HTL, IGLTA e Amarelo Viajes.

Atualmente, a Espanha se destaca como um dos dez maiores mercados emissivos para o Brasil e um dos cinco mais importantes em gastos per capita no país. Em média, cerca de 140 mil visitantes espanhóis chegam no Brasil todos os anos. Para o Nordeste foram transportados 58,5 mil passageiros em 2018 e 68,4 mil em 2019, um acréscimo de 17% em relação ao ano anterior.

Fiart terá Seminário do Folclore em seu festival cultural

22 de janeiro de 2020 por antonioroberto

folclore-2-1024x683

A Feira Internacional de Artesanato – Fiart, que acontece da próxima sexta-feira (24) a 2 de fevereiro de 2020, no Centro de Convenções de Natal, promoverá um Seminário de Folclore, gratuito, para debater temas importantes sobre o segmento. O evento faz parte da programação do Festival Fiart Cultural e será realizado no domingo e na segunda-feira (26 e 27 de janeiro), sempre a partir das 16h, no próprio Centro de Convenções. As inscrições gratuitas estão abertas. Basta acessar o site www.feirafiart.com.br.

Entre os temas que serão debatidos, destaque para “Raízes e Contemporaneidade”, com mestre Gláucio Teixeira, mestre Pedro Correia e Lilian Carvalho, representando mestre Severino. A mediação será de Tiquinha Rodrigues. Outro momento bastante aguardado é o painel “Grupos Folclóricos: Manifestação da Identidade Popular”, com Joaquim Crispiniano Neto, Gutemberg Costa e Luiz Assunção, com mediação de Gláucio Teixeira.

O encerramento do seminário, na segunda-feira, às 18h30, reserva o Encontro de Mestres, quando acontecerá a entrega da comenda de Reconhecimento de Patrimônio da Cultura Potiguar aos mestres de folclore. O escritor Diógenes da Cunha Lima fará a homenagem oficial.

A Fiart tem como patrocinadores e parceiros o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Sebrae/RN e Prefeitura de Natal. Toda a programação cultural será realizada com o incentivo da Lei Municipal Djalma Maranhão, com patrocínio da Unimed Natal e Luck Receptivo. A organização é da Espacial Eventos, cujo diretor, Neiwaldo Guedes, é também o idealizador da feira.