Alagoas baixa ICMS do querosene da aviação e capta fretamento semanal da Flytour por um ano

24 de outubro de 2014 por antonioroberto

Maceió avança. Natal fica estagnada. O presidente da Flytour Viagens, Claiton Armelin, que proferiu palestra no 5º Fórum de Turismo do RN, em Natal, em fevereiro deste ano, anuncia um voo fretado semanal de São Paulo para Maceió, em parceria com o Governo de Alagoas e ABIH-AL.

O charter vai durar um ano e estréia no dia 27 de dezembro, para os passageiros aproveitarem o Réveillon de Maceió. O voo, em Boeing 737-800 da Gol, decolará às 13h30 de Guarulhos e retornará às 17h20.

Detalhe importante: a operação só será possível porque o ICMS sobre o combustível de aviação cairá de 27% para 12%. Mais uma sacada de Alagoas. O Rio Grande do Norte adormece.

Encontro das Belas do Turismo de Gramado terá palestras dos secretários de Natal e de Canela (RS)

24 de outubro de 2014 por antonioroberto
Fernando Bezerril e a esposa Gracinha: palestra em Gramado

Fernando Bezerril e a esposa Gracinha: palestra em Gramado

A secretária de Turismo de Gramado, Rosa Helena Volk, abrirá o I Encontro das Belas e Profissionais do Turismo de Gramado, no próximo dia 7 de novembro, na Serra Gaúcha. A palestra-almoço será no Serrano Resort, a partir de meio-dia.

Os palestrantes serão a secretária de Turismo de Garibaldi (RS), Ivane Favero, e o secretário de Turismo de Natal, Fernando Bezerril. Ambos serão homenageados com troféu confeccionado pela fábrica de Cristais de Gramado.

Segundo a jornalista Cristina Lira, idealizadora do evento, estarão presentes, entre outros, a diretora do Festuris, Marta Rossi; o presidente do São Paulo Convention, Toni Sando; a presidente do Idestur, Andréa Roque; e o presidente da Assist Card Brasil, Daniel Prieto.

O almoço tem preço fixo de R$ 48 (bebidas à parte), mais 10% de serviço.

Pólo Serrano se reúne em Pau dos Ferros

23 de outubro de 2014 por antonioroberto
Reunião do Pólo Serrano foi realizada nesta quinta em Pau dos Ferros

Reunião do Pólo Serrano foi realizada nesta quinta em Pau dos Ferros

O Pólo Serrano do Rio Grande do Norte teve reunião nesta quinta-feira (23), em Pau dos Ferros. O encontro contou com a presença dos prefeitos Fabrício Torquato, de Pau dos Ferros, e Euclides Pereira, de Portalegre, além da secretária de Turismo do RN, Gina Robinson, e de representantes da Caixa Econômica Federal, Uern, Banco do Nordesste, Sebrae-RN e Câmara dos Dirigentes Logistas.

Um dos destaques da pauta foi o RN Sustentável, assim como o Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS) do Polo Serrano, em fase de contratação. Houve também uma explanação sobre o projeto de sinalização turística para a região, inserida no Programa RN Sustentável.

Na oportunidade também foram escolhidos representantes para a vaga do Pólo Serrano no Conselho Estadual de Turismo do RN (Conetur), para o biênio 2015-2016. Como titular, foi votado o prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato, tendo como suplente a representação da UERN.

Mar Hotel de Recife terá final de semana com aulas de dança a cargo de Jaime Arôxa

23 de outubro de 2014 por antonioroberto
Mar Hotel é um dos hotéis mais tradicionais de Recife, muito frequentado por norte-rio-grandenses

Mar Hotel é um dos hotéis mais tradicionais de Recife, muito frequentado por norte-rio-grandenses

Nos dias 1 e 2 de novembro o Mar Hotel Recife recebe o projeto “Vem Dançar Recife”, do coreógrafo Jaime Arôxa. Durante os dois dias, o dançarino ministrará aulas de bolero, samba, salsa e merengue, especialmente voltadas para casais.

Na ocasião, o expert em dança interage com as turmas em um clima de muita animação. Vale ressaltar que, mesmo no intervalo das lições, o DJ mantém o alto astral e a música para quem estiver disposto a continuar dançando.

Os interessados podem se inscrever em apenas um ritmo ou adquirir o passaporte promocional que inclui todas as danças e jantar de encerramento. O pacote especial de hospedagem prevê chegada antecipada, no sábado, às 9h, e saída no domingo, às 18h,

Jaime Arôxa dirige e coreografa shows, novelas, peças de teatro, filmes, programas de TV e atrações internacionais. É considerado um dos maiores profissionais da dança do país. Ele estudou salsa em Cuba e Costa Rica.

João Pessoa capta mais um grande evento: Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos

23 de outubro de 2014 por antonioroberto

João Pessoa captou mais um grande evento. Desta vez foi o Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos (CBCTA), que se realizará no Centro de Convenções Ronaldo da Cunha Lima, na capital paraibana, no segundo semestre de 2016. A estimativa é de dois mil participantes.

A escolha ocorreu durante a realização do congresso realizado em Aracaju (SE), no final de setembro. O processo de captação foi coordenado pelo Convention Bureau de João Pessoa, em parceria com engenheiros de alimentos da Paraíba.

De acordo com o gestor executivo do Convention Bureau, Ferdinando Lucena, o evento, que é realizado a cada dois anos, é um dos mais tradicionais do segmento de alimentação. Atrai personalidades e referências da área no Brasil e no exterior.

CVC anuncia mais lugares para o verão. Natal foi contemplada

23 de outubro de 2014 por antonioroberto

Atenta ao aquecimento da demanda por viagens na alta temporada de férias 2014/2015, a CVC amplia a sua oferta de lugares nacionais e internacionais para o período de dezembro de 2014 a março de 2015. Terá novos fretamentos e bloqueios aéreos, especialmente para os destinos de sol e mar no Brasil e exterior, que costumam ser a preferência nessa época do ano.

Somente para viagens dentro do Brasil, a operadora está abastecendo seu sistema de vendas com 274 mil assentos extras, em 250 rotas nacionais. Grande parte desta oferta (cerca de 60%) está direcionada para o Nordeste, como Aracaju, Fernando de Noronha, Fortaleza, Ilhéus, João Pessoa, Maceió, Natal, Porto Seguro, Recife, Salvador e São Luís, com saídas das principais bases emissoras do País.

Porto Seguro, campeão de vendas na CVC

Porto Seguro, campeão de vendas na CVC

Porto Seguro, destino líder em vendas nacionais da operadora, concentra o maior volume de assentos, com 27 fretamentos por semana para a alta temporada, distribuídos entre 12 praças de embarque pelo País: São Paulo e interior (Ribeirão Preto, Campinas, São José do Rio Preto), Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Curitiba, Londrina, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Uberlândia. Caldas Novas e Bonito também recebem reforço extra de lugares para as férias de verão, com dois voos charteres por semana rumo a cada destino, exclusivos para clientes CVC.

Novas operações para a alta temporada também estão sendo incorporadas ao portfólio de produtos internacionais da operadora, como a região do Caribe, especialmente os destinos Cancun, Punta Cana e Aruba que, juntos, somam uma oferta de mais de 12 mil lugares disponíveis, entre fretamentos e bloqueios aéreos, para viagens nas semanas do Natal, Réveillon e até o Carnaval de 2015. Outra novidade é que Belo Horizonte e Brasília também terão voos para Punta Cana, na República Dominicana.

As cores vivas de Manhattan: atração em qualquer época do ano

As cores vivas de Manhattan: atração em qualquer época do ano

Voos extras também sairão de diversas cidades do Brasil para os Estados Unidos. São milhares de lugares para Nova York, Orlando e Miami, entre 1º de dezembro e o Carnaval de 2015. A América do Sul também terá operação especial da CVC na alta temporada, com mais de 2,7 mil lugares extras para destinos como Buenos Aires, Santiago, Montevideo e Lima.

Também estão previstos mais lugares para os “Circuitos pelo Mundo”, com seus mais de 200 roteiros inéditos distribuídos pela Europa, Ásia, Oceania, América do Norte e América do Sul, em programas de viagens exclusivas para brasileiros e que contam, entre outros diferenciais, com acompanhamento de guias que falam português durante toda a viagem.
Essas e outras novidades já estão disponíveis em todo o Brasil, na rede de lojas exclusivas CVC, no site www.cvc.com.br e nas agências multimarcas (www.agentescvc.com.br).

Internautas podem participar de videoconferência sobre turismo no próximo dia 30

23 de outubro de 2014 por antonioroberto

Com participação aberta aos internautas, o Ministério do Turismo promove, no dia 30 de outubro, uma videoconferência ao vivo sobre os desafios da promoção turística do Brasil.

O ministro do Turismo, Vinicius Lages; o presidente da Embratur, Vicente Neto; e o vice-presidente de Vendas, Produtos e Marketing da CVC, Valter Patriani, debatem ações para aumentar o fluxo de turistas no país, abordam os modelos de gestão que facilitam a divulgação internacional, além de estratégias de marketing para promover a competitividade dos destinos.

O fato de o Brasil ocupar o primeiro lugar de um extenso ranking de países ricos em ativos naturais, de acordo com o Fórum Econômico Mundial, será um dos temas da videocoferência.

A Olimpíada de 2016 cria um cenário ainda mais promissor: transformar a oportunidade em desenvolvimento social e econômico por meio do turismo. A promoção como peça fundamental nesse processo será outro tema do debate.

Como acompanhar o debate: acesse o link e confirme sua participação. As vagas são limitadas. O internauta também pode assistir ao bate-papo pelo YouTube:

O bate-papo será feito via Hangout, uma ferramenta de videoconferência da rede social Google+ que permite transmissões ao vivo.

Os internautas podem interagir com os convidados enviando perguntas e comentários pelas redes sociais usando a hashtag #HangoutMTur ou deixando mensagens nos perfis do MTur no Twitter, Facebook, Google+ ou YouTube.

Hotelaria nacional avança. Veja análises e projeções

22 de outubro de 2014 por antonioroberto

A ocupação hoteleira, o valor médio das diárias e a receita por quarto disponível (RevPAR) dos hotéis brasileiros devem ter aumento até o final de 2014 em relação ao ano passado.

Em 11 das 17 cidades analisadas pelo estudo “Perpectivas de Desempenho da Hotelaria”, a expectativa de crescimento da taxa de ocupação foi positiva, como em Natal (8,7%), Fortaleza (7,5%) e Goiânia (6,9%).

As expectativas de variação da diária média em 2014 são bastante positivas, com crescimento em 16 das 17 cidades pesquisadas, como Cuiabá (17%), Rio de Janeiro (16,6%) e Brasília (16,1%).

Um estudo realizado com os estrangeiros que estiveram no Brasil durante a Copa mostrou que a média de permanência dos visitantes foi de 15,7 dias e pelo menos 48,2% deles se hospedaram em hotéis, flatos ou pousadas. A pesquisa é do Ministério do Turismo e Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.

Já o estudo do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB) nas cidades que concentram a maior parte da oferta hoteleira nacional abrange 467 hotéis e 81 mil UHs em 16 cidades brasileiras, além da Grande São Paulo. Os resultados foram obtidos através de pesquisa com as 25 redes associadas ao FOHB.

Considerando os resultados de janeiro a junho de 2014, os hotéis de redes associadas ao FOHB no Brasil concluíram o período com uma taxa de ocupação de 62,80%, diária média de R$ 249,30 e receita por quarto disponível de R$ 156,56. Maio foi o mês com a maior taxa de ocupação.

Para 2015, as expectativas também são positivas. Cidades como Brasília e Goiânia devem apresentar crescimentos da taxa de ocupação de cerca de 3%. No segundo semestre do ano que vem, a perspectiva de crescimento varia de 0,5% a 4,0%.

Em 2016, os Jogos Olímpicos e Paralímpicos devem movimentar cerca de R$ 7 bilhões na economia do país e impactar a rede hoteleira do Rio da Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador e São Paulo.

As cidades pesquisadas foram Belém, Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Jundiaí, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e a Grande São Paulo.

Entre 2003 e 2013 as cinco instituições financeiras federais investiram cerca de R$ 58,4 bilhões para o turismo, de acordo com dados do Ministério do Turismo. Só em 2013 foram R$ 13,5 bilhões. Até julho desta ano, mais R$ 6,9 bilhões foram investidos.

De acordo com mapeamento da BSH International Consultoria, entre 2011 e 2013 mais de 200 empreendimentos hoteleiros foram construídos ou reformados no país e outros novos 375 devem ser concluídos. Estes empreendimentos representam a geração de mais de 31 mil empregos diretos e a movimentação de R$ 11 bilhões na economia.

Maceió terá 20 voos de reforço na alta temporada

22 de outubro de 2014 por antonioroberto

Maceió anuncia vários voos de reforço para a alta temporada. Segundo a Secretaria de Turismo de Alagoas, serão cerca de 20 operações nacionais, com origem em mercados potenciais para Maceió e Maragogi, como Belo Horizonte, Uberlândia, Brasília, Campinas e Cuiabá.

“Aguardamos crescimento de 40% no fluxo turístico no verão”, prevê Danielle Novis, Secretária de Turismo de Alagoas. Vale lembrar que a hotelaria do Estado recebeu, desde o verão passado, incremento de quase mil leitos.

Para o superintendente de Marketing da Setur/AL, Paulo Kugelmas, a meta agora é continuar na divulgação do produto, para Alagoas ter seu verão mais concorrido da história do turismo.

“Estamos fazendo um trabalho de divulgação do destino, junco com o empresariado, nos principais estados emissores de turistas”, comenta.

Natal Convention volta a participar da Imex 2014, em Las Vegas

22 de outubro de 2014 por antonioroberto

O Natal Convention Bureau voltou a apresentar Natal como destino para o turismo de eventos e incentivo na Imex 2014, que aconteceu em Las Vegas, na semana passada. Há vários anos que a entidade participa das duas versões do evento, em Las Vegas e Frankfurt.

imex

Amanda Martinelli (foto), do setor de captação de eventos, representou o Natal CVB na feira. Fez apresentações bilíngues para mostrar as potencialidades da capital potiguar. Ao todo, segundo ela, foram realizadas 22 reuniões formais, com possibilidades reais de captação, além de rodadas de negócios e networking com jornalistas e expositores diversos.

Além dos EUA, outros países foram contactados durante as reuniões, segundo Amanda, como China e Rússia. “Por se tratar de uma feira voltada para turismo de eventos e também de incentivo, entramos em contato com muitas empresas interessadas em viagens de incentivo”, explica a gestora.

A Imex America é um evento do calendário internacional de feiras direcionadas ao segmento MICE (meetings, incentives, conventions and exhibitions). A exposição agrega fóruns focados e programa de reuniões pré-agendadas sustentadas por uma rede de relacionamento global.