Fest Bossa Jazz bombou Gostoso

14 de outubro de 2019 por antonioroberto
O melhor palco para o jazz: litoral potiguar

O melhor palco para o jazz: litoral potiguar

O Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Turismo e do Governo Cidadão, com recursos oriundos do Banco Mundial, apoiou a realização do Fest Bossa & Jazz 2019. A edição de 10 anos do evento aconteceu de quinta-feira a ontem (13) no município de São Miguel do Gostoso, Litoral Norte do estado. Lotou pousadas e restaurantes, ativou agências de viagem (emissivo e receptivo), movimentou o comércio local e deu visibilidade ao destino.

Com programação musical diversificada, entre artistas locais e nacionais, o Fest Bossa & Jazz contou com mais de 10 atrações: Ricardo Baya (RN), Diogo das Virgens (RN), Los Chaskys (Peru), Sesi Big Band, Duo Taufic (RN), Ricardo Silveira (RJ), Funkeria (PB), Erickson Grillo (RN), Melly (BA/RN), Filarmônica Monsenhor Honório (RN), Khrystal (RN) e Blues Beatles (SP).

O projeto possui uma vertente de ação social, com a finalidade de deixar um aprendizado para as regiões por onde passa. As oficinas, voltadas para jovens de escolas públicas da cidade, ensinou sobre percussão corporal, a história do jazz e como construir uma guitarra com materiais recicláveis. De maneira prática e lúdica, arte educadores explicaram aos participantes formas alternativas de fazer música.

Nos quatro dias de evento, o município recebeu uma movimentação atípica para o mês de outubro, o que deixou diversos empresários muito satisfeitos. “A nossa pousada teve 100% de ocupação no sábado e no domingo do Festival, uma ocupação que geralmente só temos na alta estação ou feriadões. É importante realizar ações desse tipo nos períodos de baixa para que a economia da cidade esteja sempre aquecida”, comenta Umberto Montalto, diretor de pousada em São Miguel do Gostoso.

Consolidado no calendário potiguar, o Fest Bossa & Jazz é realizado desde 2010 por Juçara Figueiredo Produções e já apresentou 19 edições em quatro cidades do Rio Grande do Norte (Natal, Pipa, São do Miguel do Gostoso e Mossoró), somando mais de 170 atrações nacionais e internacionais do jazz, bossa e blues.

RN participa de feira de turismo no Paraguai

14 de outubro de 2019 por antonioroberto

O Rio Grande do Norte participou no final de semana passado da maior feira de turismo internacional do Paraguai, a Fitpar, onde teve espaço na área da Embratur, que reuniu outros estados da federação. A gerente de Promoção Internacional da Emprotur, Nayara Santana, representou o RN na feira.

“O Paraguai figura como um importante mercado emissor de turistas para o Rio Grande do Norte, ao lado da Argentina, do Uruguai e do Chile, por exemplo. Fortalecer a presença do estado em eventos de turismo nestes países é garantir que a quantidade de turistas oriundos dos mesmo mantenha-se e, até mesmo, cresça”, afirma a secretária de Turismo, Aninha Costa.

IBGE diz que passagens aéreas ficaram mais baratas este ano. Você acredita?

11 de outubro de 2019 por antonioroberto

Parece absurdo, mas as passagens aéreas no Brasil ficaram mais baratas em 2019. A constatação, pelo menos, é da Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No acumulado de janeiro a setembro deste ano, o preço do bilhete teve uma queda de 16,85%, item não-alimentício com a maior redução para o consumidor brasileiro. Na prática, porém, não é isso o que assistimos.

A chegada das empresas “low cost” devem representar uma importante ferramenta para melhorar o preço das passagens aéreas para os brasileiros. Ao todo, cinco empresas já demonstraram interesse em operar no país: a Air Europa, que já demonstrou interesse em atuar no mercado doméstico; a Sky e a Norwegian, que já estão realizando voos internacionais; a Flybondi, que começa a operar nesta sexta-feira (11/10), e a JetSmart, que voará no país a partir de dezembro.

Empresários do setor receptivo aprovam roteiro histórico-cultural da Segunda Guerra no RN

11 de outubro de 2019 por antonioroberto
Diretoria do Sebrae-RN tomou a iniciativa do projeto

Diretoria do Sebrae-RN tomou a iniciativa do projeto

O Sebrae RN deu o primeiro passo para a implantação no estado de um roteiro histórico-cultural baseado na Segunda Guerra Mundial. O projeto Natal & Parnamirim Field na Segunda Guerra foi lançado em badalada noite temática em Natal, que resgatou o ambiente da época ao som de orquestras big bands, espetáculo teatral Bye Bye Natal e uma exposição de peças e artigos temáticos da guerra.

Os empresários do setor de receptivo que atuam em Natal aprovaram a nova atração. “Vamos torcer para o roteiro se consolidar. Da nossa parte, vamos apresentar com muito esmero aos operadores e agentes, assim como incluir, tão logo esteja pronto, em nosso portfólio de passeios”, comenta George Costa, diretor da Luck Viagens Natal. Decca Bolonha, diretora da Potiguar Turismo, também considera o roteiro um bom produto, porém pede agilidade na formatação.

Peça Bye Bye Natal

Peça Bye Bye Natal

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-RN, Marcelo Fernandes de Queiroz, que também preside a Fecomércio-RN, destaca o potencial histórico da iniciativa. “O projeto busca a integração e reforça laços sobre o que aprendemos com essa convivência e troca de costumes, que influenciou e ainda influencia nossa cultura, nossos hábitos, nossa história. Nossa intenção é criar um roteiro que irá apresentar (ou reapresentar) ao mundo o ponto de conexão que fomos para a vitória do mundo sobre o nazifascimo. Teremos como contar até mesmo partes da fascinante história da aviação mundial, registrando ações em Natal de companhias alemãs, italianas e francesas”.

O projeto mapeou uma rota de equipamentos e prédios históricos relacionados a esse episódio da história do Rio Grande do Norte e do mundo entre a base área de Parnamirim, que foi estruturada à época pelos Estados Unidos, e a histórica Rampa, que está sendo transformada em museu. O roteiro envolve também a maternidade Januário Cicco, a Base Naval de Natal e o Grande Hotel. É um programa a mais na temporada dos turistas.

Orquestra foi show à parte

Orquestra foi show à parte

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, prestigiou a solenidade e demonstrou apoio ao novo roteiro. “Governo do Estado se associa ao Sebrae e demais parceiros envolvidos, como as prefeituras de Natal e Parnamirim, para que a gente possa tornar esse projeto exitoso. Confesso que ficava me perguntando, com tanta riqueza do ponto de vista histórico e cultural que Natal, Parnamirim e o Rio Grande do Norte possuem, por que não conseguimos ainda fazer o casamento entre turismo e cultura? E eis que está aqui (o projeto) uma proposta concreta e com um diferencial extraordinário: nenhum lugar do Brasil tem esse fato histórico para explorar”.

Festuris Gramado terá amplo debate sobre Turismo. Confira alguns palestrantes

10 de outubro de 2019 por antonioroberto
Festuris Gramado é um dos principais eventos de Turismo do país

Festuris Gramado é um dos principais eventos de Turismo do país

O Meeting Festuris é o espaço de conteúdo da Feira Internacional de Turismo de Gramado, que será nos dias 8 e 9 de novembro, no Hotel Master Gramado. São duas manhãs de amplo aprendizado, experiências e networking entre participantes e grandes profissionais do mercado turístico, em nível nacional e internacional. Entre as temáticas debatidas estão marketing de destinos, turismo rodoviário, empreendedorismo feminino, sustentabilidade, inovação, benchmarking e outras. O formato inovador de apresentações inclui painéis, entrevistas, palestra relâmpago e mesa redonda, apostando em um novo layout de assentos pensado para gerar facilidades no relacionamento. Os participantes podem escolher entre a modalidade vip (mesas e cadeiras em frente ao palco com serviço de coffee break e contato direto com palestrantes) ou standard (formato auditório).

Para compartilhar seus conhecimentos, estão confirmados no evento os seguintes palestrantes: Guilherme Paulus (Fundador da CVC), Malcolm Griffiths (Diretor da Visit Britain), Bernardo Cardoso (Diretor do Turismo de Portugal), Bob Santos (Secretário do MTur), Caroline Putnoki (Diretora da Atout France), Gustavo Timo (Diretor da ATTA), Ana Baéz (Presidente da Turismo & Conservación da Costa Rica), Silvana Biagiotti (Presidente da Federação de Convention & Visitors Bureau da América Latina e do Caribe), Deborah Villas-Bôas Dadalt (Proprietário do Spa do Vinho), Antonio Carlos Silveira Soares (Criador do Voucher Único), Hilário Krauspenhar (Proprietário da Rede Sky Hotéis), Tiago Lima (Fundador da Trip Tri), Magda Mofatto (Deputada Federal e Empresária), Guilherme Massena e Eduardo Hommerding (Sócios da Dobra), Pedro Accorsi e Lauro Pereira (Idealizadores do Concierge Gramado).

Pilotos internacionais de parapente farão expedição em Parelhas, Açu e Patu

9 de outubro de 2019 por antonioroberto

voo livre

As cidades de Parelhas, Açu e Patu, no Rio Grande do Norte, recebem na próxima segunda-feira (14) uma expedição internacional de voo livre. Os 15 pilotos de parapente, de vários países do mundo, estarão no estado com o intuito de superar recordes pessoais e dos países de origem, e como objetivo principal pretendem bater o recorde mundial de distância de voo livre, que atualmente pertence a um grupo de brasileiros, que em 2016 voaram 564 km durante onze horas.

Os pilotos escolheram as três cidades do RN devido as suas características de ventos e condições meteorológicas favoráveis para a prática desse esporte. Atualmente o Rio Grande do Norte desponta como a melhor região para a prática dessa modalidade de voo livre, o estilo de voo de cross country, que se caracteriza como um voo de longas distancia. Os pilotos vão ficar na região até o dia 10 de novembro.

A decolagem para a quebra do recorde será da pista de voo em Parelhas/RN, passando pelo Ceará e pousando no Piauí. Tudo isso apenas com as fortes correntes de ventos e as térmicas que se desprendem do solo, gerando a sustentação necessária para a permanência dos pilotos de parapente entre as nuvens. Os países participantes são, além do Brasil, Alemanha, Polônia, Eslovênia, Itália, República Tcheca, França, Japão, Portugal, Hungria e Suíça.

Com patrocínio da Setur-RN e da Emprotur, Encontro com Cristina Lira terá nova edição na próxima semana

9 de outubro de 2019 por antonioroberto

O Encontro dos Profissionais do Turismo de Natal, edição de outubro, receberá no próximo dia 17 (quinta-feira da semana que vem), às 19h, no salão Catalunya do Serhs Natal Grand Hotel & Resort, o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação e diretor da CNC, Alexandre Sampaio, e a CEO da BLTA- Brazilian Luxury Travel Association, Simone Scorsato.

O evento, idealizado e promovido pela jornalista Cristina Lira, terá como mediador o presidente da Emprotur, Bruno Reis, que enxergou oportunidades no Encontro dos Profissionais do Turismo de Natal com Cristina Lira. Daí, o evento passa a ter patrocínio da Emprotur e da Setur-RN, além do apoio do Serhs Natal e da Msom Equipamentos.

Simone Scorsato1 (1)

Formada em Turismo com mestrado em Hospitalidade, Simone Scorsato (foto) é profissional com mais de 20 anos de experiência em consultoria de Turismo, Hospitalidade e Marketing. Atuou como consultora de projetos de qualificação de empresas e destinos de Turismo no Brasil e no mercado internacional.

Entre os projetos que participou estão Caravana Brasil (Braztoa), Marketing de Destinos (Mtur), Benchmarking de Turismo (Sebrae/Mtur) e Turismo Criativo (Unesco). Atualmente é CEO da BLTA – Brazilian Luxury Travel Association, onde implementou o Projeto de Sustentabilidade, o Anuário de Turismo de Luxo e já realizou mais de 40 eventos.

sampaio 22

Já o outro palestrante, Alexandre Sampaio (foto), é carioca, tem 63 anos e mais de 40 anos de atuação no mercado hoteleiro fluminense. É presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e diretor da Confederação Nacional do Comercio, de Bens de Serviços e de Turismo (CNC).

Sampaio é ainda membro do Conselho Nacional de Turismo do Ministério do Turismo, coordenador do Comitê Brasileiro do Turismo e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), além de membro do Conselho de Administração do SindRio – Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro. .

JPA Travel Market terá Fórum Corporativo

8 de outubro de 2019 por antonioroberto
Evento se consolida cada vez mais na capital paraibana

Evento se consolida cada vez mais na capital paraibana

A 9ª edição do JPA Travel Market, nos próximos dias 18 e 19, em João Pessoa, terá novidades. Uma delas é o Fórum Corporativo, que está de cara nova e passa a se chamar BTC – Business Travel Connection. O Fórum nasceu dentro do evento, mas ao longo dos anos vem tomando grandes proporções. Os participantes poderão assistir, nesta edição, palestras com grandes nomes com expertise no mundo dos negócios.

Falando nisso, o face-to-face assumirá uma prioridade ainda maior para organizadores de reuniões de todas as formas e tamanhos. Apesar da evolução contínua das ferramentas digitais, como chats de vídeo que permitem a comunicação virtual, o contato presencial é fundamental para a empatia e o fechamento de negócios, sem falar no networking para futuros acordos.

Com essa contextualização e trazendo os mais diversos conteúdos globais e tendências do mercado de viagens, o BTC surge de forma reestilizada e com maior abrangência do que seu antigo codinome: Fórum de Viagens Corporativas. A principal missão é explorar as temáticas do gênero com linguagens mercadológica e institucional, sempre com grande visibilidade para parceiros e patrocinadores.

Finalmente, Natal e Parnamirim terão roteiro da Segunda Guerra

7 de outubro de 2019 por antonioroberto

IMG-20191007-WA0023

Que o Rio Grande do Norte teve um papel relevante, e até mesmo decisivo, para a vitória dos aliados durante a Segunda Guerra Mundial, não restam dúvidas. Que Parnamirim abrigou a primeira base aérea dos Estados Unidos fora do território norte-americano, os livros de história dão conta muito bem. Que a presença de milhares de soldados americanos no cotidiano de Natal mudou a cultura e os costumes da cidade, a população bem sabe. No entanto, nenhum desses argumentos foi relevante para o Rio Grande do Norte ter um roteiro turístico para explorar esse fato histórico.

 

O Sebrae no Rio Grande do Norte, entretanto, pretende virar essa página e abrir caminho para a implantação de uma nova rota turística no estado a partir desta quarta-feira (9), quando a instituição vai lançar o projeto Natal & Parnamirim Field na Segunda Guerra. O lançamento será em solenidade fechada para convidados na Casa da Ribeira, a partir das 19h. Durante a cerimônia, que terá espetáculos teatral e sinfônico, será apresentado o mapeamento feito pelo projeto com pontos de interesse histórico e cultural importantes da participação das duas cidades na Segunda Grande Guerra.

Todo o levantamento está reunido em um portal em quatro idiomas (Inglês, Francês, Espanhol e Português), que além do mapeamento dos pontos históricos traz também personagens e fatos curiosos relacionados ao tema, como o caso do açúcar nos tanques de combustível, o rasante no desfile de 7 de setembro e do espião preso em Jacumã. Além desse levantamento, feito por historiadores da Fundação Rampa e do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, o projeto criou governança ao chamar os principais interessados no tema para debater o assunto e desenvolveu os estudos de viabilidade técnica e econômica do aeroporto Augusto Severo, que será transformado em um Centro Cultural, e do Museu da Rampa.

Além disso, vai utilizar a tecnologia de realidade aumentada para criar mais atrativos nos principais equipamentos turísticos ligados à participação na Segunda Guerra. Monumentos, como a rampa, terão pontos de realidade aumentada em que o turista ao apontar a câmera do smartphone poderá fazer fotos em meio a jipe e soldados virtuais.

“A proposta do projeto é apresentar esses pontos de interesse cultural e histórico das duas cidades, que até então têm sido pouco explorados e passem a ser trabalhados por empresas de receptivo para atrair mais turistas e interessados no assunto”, explica o gestor do projeto, Yves Guerra.

O Sebrae também inseriu a temática no edital de economia criativa, que apoiou financeiramente projetos culturais, como o espetáculo ‘Bye, Bye Natal’ e a coleção de três livros ‘A Participação do RN na Segunda Guerra Mundial‘, entre outras iniciativas.

Diversificação

O projeto Natal & Parnamirim Field já vinha sendo trabalhado há cerca de dois anos e, atualmente, faz parte das ações do programa Investe Turismo, que é promovido pelo Sebrae, Ministério do Turismo, Embratur e Secretaria Estadual de Turismo (Setur). Um dos objetivos do programa é diversificar a oferta turística que vá além do turismo de mar. Por isso, o projeto tomou a participação do RN na Grande Guerra como forma de atrair turistas ao estimular entre o trade turísticos e entes governamentais a criação bem estruturada de um roteiro turístico histórico e cultural em volta da temática.

“Mesmo sendo um episódio histórico bastante conhecido, essa participação na Segunda Guerra nunca foi de fato transformada em oferta turística. Por isso, estamos dando esse primeiro passo para a criação de um roteiro”, ressalta Yves Guerra. Além do portal, o projeto também prevê a publicação de uma websérie de dez vídeos, envolvendo a relação entre o Rio Grande do Norte e a II Guerra Mundial. O primeiro já será apresentado no momento do lançamento do projeto, que terá inclusive a participação do cônsul dos Estados Unidos em Recife (PE), John Barrett.

Habib Chalita assume Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do RN

7 de outubro de 2019 por antonioroberto

habib

Ex-presidente da ABIH-RN, Habib Chalita foi eleito por aclamação e assume a presidência do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do RN para um mandato de cinco anos. Ele destaca a importância destas áreas na economia potiguar.

“Somos um estado com grande potencial turístico. Além disso, o cidadão que mora aqui tem buscado conhecer mais a gastronomia e as opções de lazer nos bares e restaurantes”, disse.

Para Chalita, assumir a presidência do Sindicato é uma missão importante e que vai buscar ressaltar aos associados o papel que a entidade tem junto à sociedade e como isso pode contribuir para o fortalecimento do SHRBS no Rio Grande do Norte.

O novo presidente informou que vai buscar contato com os empresários e hoteleiros de todo o estado. “Sabemos do nosso potencial e quem atua nestes setores desempenha um papel de destaque na economia”, concluiu.