Quase 70% dos turistas estrangeiros que vieram para a Copa viajaram com informações da internet

24 de julho de 2014 por antonioroberto

A maior parte dos turistas estrangeiros (67,6%) que vieram para a Copa do Mundo buscou informações sobre o país na internet. É o que mostra um estudo do Ministério do Turismo em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

O dado revela um aumento considerável em relação aos últimos anos. Em 2009, uma parcela pequena dos viajantes (19,9%) recorria à rede para este fim. A maioria ainda acionava amigos e parentes (29,9%) para obter informações. Três anos depois, um grupo maior de entrevistados (33,6%) passou a reconhecer na internet a principal fonte de conteúdo sobre os destinos turísticos.

Durante a Copa, porém, este número dobrou. A rede passou a ser acionada em todas as fases de uma viagem: da pesquisa à reserva, do registro das imagens ao compartilhamento de informações.

A primeira explicação para este aumento está no fato de que, nos últimos dois anos, a rede não só se expandiu como se consolidou como fonte confiável de informações. O número de blogs, de fóruns e de portais colaborativos se segmentou a tal ponto que o viajante do século 21 já pode receber notícias – e avaliações – de um determinado destino turístico em tempo real.

O ganho de importância da rede também se explica pelo perfil jovem e pela alta escolaridade dos estrangeiros que visitaram o país. O maior grupo tem entre 25 e 31 anos (31,9%) e alta escolaridade: ensino superior completo (48,3%) ou pós- graduação (33,3%).

Fest Bossa e Jazz, totalmente gratuito, terá abertura em Natal e prosseguimento na Pipa

24 de julho de 2014 por antonioroberto

bossajazz

As novidades da quinta edição do Fest Bossa & Jazz 2014, que será realizado de 20 a 24 de agosto, foram anunciadas ontem (23) para a imprensa e patrocinadores do festival. A Bossa & Jazz Street Band (foto acima) foi a atração musical do coquetel de lançamento.

O maior festival de jazz gratuito do Nordeste terá shows e oficinas também em Natal. No dia 20 de agosto, na capital potiguar, a abertura oficial prevê a realização de uma oficina sócio-ambiental, no auditório do Sesc. A partir das 19h, na Praça Ecológica de Ponta Negra, haverá shows da Candeeiro Jazz e da Sesi Big Band convida Ed Motta.

O evento segue de 21 a 24 de agosto na Pipa, com 18 shows de jazz, blues e bossa nova, além de workshops musicais, oficinas sócio-ambientais, palestras e feira de artesanato. Tudo gratuito. Confira programação do evento em www.festbossajazz.com.br

Projeto Educar para o Turismo capacitará mais 500 alunos da rede municipal até o final do ano

24 de julho de 2014 por antonioroberto

O projeto Educar para o Turismo vai capacitar mais 500 alunos da rede municipal de ensino neste segundo semestre. Concebido por uma empresa de eventos (Argus) e bancado pela Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde), prevê a inclusão sócio-cultural de alunos entre 13 e 15 anos no setor de turismo.

Programação da cartilha é do ilustrador e quadrinista Carlos Alberto, conhecido como Galego

Programação da cartilha é do ilustrador e quadrinista Carlos Alberto, conhecido como Galego

São três etapas distintas: city-tour pedagógico em ônibus de Turismo, com guia, lanche e camiseta do projeto; aplicação de cartilha em sala de aula, com debate; e redação sobre o tema “Turismo em Natal”, com premiação para o melhor texto. O secretário de Turismo de Natal, Fernando Bezerril, é um entusiasta do projeto, que faz questão de acompanhar de perto.

“Natal está servindo de modelo nacional. Eu já fiz parte do roteiro com as crianças, na poltrona do ônibus, e confesso que me emocionei. Eram filhos de barraqueiros de praia e de ambulantes, em geral, que estudam na Escola Laura Maia, na Rua do Motor. Os olhos da criança brilharam quando conheceram o maior cajueiro do mundo e o centro de visitação da Barreira do Inferno. É algo realmente indescritível.”

Em recente reunião em Brasília sobre projetos infanto-juvenis no setor, o Educar para o Turismo, de Natal, foi citado como caso de sucesso. Bezerril lembra que o Parque da Cidade será palco de uma reunião de todos os alunos que já participaram do projeto (até dezembro serão cerca de mil estudantes). Na ocasião, diz o secretário, o prefeito Carlos Eduardo fará a premiação das melhores redações.

Setur e Emprotur lançam hoje a hashtag #PartiuRN

24 de julho de 2014 por antonioroberto

partiu RN

O turismo potiguar lança hoje a campanha #PartiuRN, de incentivo a viagens pelo Rio Grande do Norte. A ideia foi lançada pelo #PartiuBrasil, encampada pelo Ministério do Turismo, já com grande adesão nas redes sociais.

A Secretaria de Turismo do RN e a Empresa de Promoções Turísticas do RN (Emprotur) também aderiram à campanha e já começaram a divulgar no Twitter (@SeturRN e @VisitRN) e no Facebook (Secretaria de Estado do Turismo do RN e Emprotur) a campanha #PartiuRN.

Diariamente o perfil da Setur RN e da Emprotur no Twiiter e no Facebook divulgará um destino potiguar diferente. No novo Portal de Turismo do RN (www.natalbrasiltur.com.br) o internauta poderá obter informações de roteiros variados, mapas, dicas, telefones úteis, distância e história.

A intenção é provocar seguidores dos perfis e turistas interessados em conhecer a diversidade do turismo potiguar, seja turismo de praia, de aventura, ecoturismo, turismo náutico, histórico ou religioso.

O turista ou potiguar também pode usar a hastag #PartiuRN para ajudar na campanha de promoção do turismo do Estado. Quem possuir registros de paisagens e da história do Rio Grande do Norte, use a hastag e convide novas pessoas a conhecerem esse destino.

Festival do Turismo de Gramado lança clube de compradores. Saiba do que se trata

23 de julho de 2014 por antonioroberto
Marta Rossi, diretora do Festival do Turismo de Gramado, anuncia novidades para a próxima edição do evento, em novembro

Marta Rossi, diretora do Festival do Turismo de Gramado, anuncia novidades para a próxima edição do evento, em novembro

O Festival do Turismo de Gramado terá novidades este ano. Trata-se do Buyers Club, um clube de compradores. A ideia é potencializar o fluxo de negócios gerados durante o evento, aproximando profissionais do trade e expositores, que poderão fazer um planejamento de reuniões com ampla antecedência.

Nesta 26ª edição, que ocorre de 6 a 9 de novembro, em Gramado, todos os expositores interessados em utilizar a nova ferramenta poderão disponibilizar os horários de seu interesse para que as reuniões sejam agendadas. A ferramenta serve basicamente para otimizar o tempo e potencializar os negócios na feira.

Os encontros ocorrerão nos próprios estandes dos expositores, com tempo estimado em 30 minutos. Ficará a cargo dos envolvidos a possibilidade de estendê-lo ou não. O sistema é opcional. Portanto, o expositor que não quiser realizar esse processo basta não disponibilizar seus horários na grade de agendamento.

Presidente da ABIH-RN entrega pesquisa com perfil do turista da Copa ao presidente da Fiern

23 de julho de 2014 por antonioroberto
Habib Chalita visita Amaro Sales na Casa da Indústria

Habib Chalita visita Amaro Sales na Casa da Indústria

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Rio Grande do Norte (ABIH-RN) segue seu cronograma de divulgação e distribuição, entre os principais órgãos representativos do Estado, da pesquisa que traçou o perfil do turista em Natal durante a Copa do Mundo. Desta vez, o estudo foi entregue ao presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern), Amaro Sales.

Habib Chalita, presidente da ABIH-RN, apresentou os dados do documento que confirma, segundo ele, a aprovação de Natal como um produto turístico. Sales, por sua vez, disse que a pesquisa reforça o discurso da Fiern de que Natal tem um grande potencial turístico e que este é um dos caminhos principais para o desenvolvimento do Estado. Ele lembrou que o turismo também está inserido dentro do Mais RN, plano estratégico para o desenvolvimento econômico do RN até 2035.

Primeira reunião do ano do Conetur será na próxima terça-feira

23 de julho de 2014 por antonioroberto

Vai ter reunião do Conselho Estadual de Turismo (Conetur) na próxima terça-feira (29), a partir das 14h, no Centro de Convenções de Natal. Ufa! É a primeira do ano. Mas é simbólica, já que será a 50ª reunião ordinária do Conetur.

O encontro contará com participação dos membros eleitos, de representantes dos pólos turísticos do RN e de empresários e gestores, em geral. Na pauta, entre outros assuntos, constam explanações sobre o andamento dos convênios realizados junto ao Prodetur e o cronograma das ações do RN Sustentável.

O diretor comercial da Inframérica, Roberto Luiz de Oliveira, apresentará uma panorama das perspectivas de novas rotas para o Rio Grande do Norte. Já a secretária de Turismo do RN, Gina Robinson, fará um balanço de 90 dias de sua gestão.

Depois da #PartiuBrasil, agora é #Partiu Natal

22 de julho de 2014 por antonioroberto

partiunatal220714

Natal é mais um destino a aderir ao #PartiuBrasil, campanha do Ministério do Turismo para promover as viagens pelo Brasil.

A #PartiuNatal pretende mostrar o que a capital potiguar oferece no Turismo, sempre com dicas diárias de como aproveitar ao máximo as belezas naturais e o próprio entretenimento noturno.

Passeios históricos, gastronomia, cultura e curiosidades compõem a #PartiuNatal, cuja proposta é mobilizar os seguidores do perfil Viver Natal nas redes sociais.

Enrico Fermi oferece jantar ao Ministro do Turismo e demais autoridades do setor

22 de julho de 2014 por antonioroberto
Max, sobrinho de Fermi; o diretor da Accor na América Latina, Roland de Bonadona; o diretor da Aram Hotéis, de Natal, Manoel Andrade Filho; o presidente da ABIH-SP, Bruno Omori; o secretário do MTur, Vinicius Lummertz; o jornalista potiguar e cinetista político Gaudencio Torquato; Enrico Fermi; o ministro Vinicius Lages; o presidente da Abav Nacional, Antonio Azevedo; o presidente do Sindetur, Eduardo Nascimento; o assessor parlamentar da Abremar, Flavio Peruzzi; e o presidente da Panrotas, Guillermo Alcorta

Max, sobrinho de Fermi; o diretor da Accor na América Latina, Roland de Bonadona; o diretor da Aram Hotéis, de Natal, Manoel Andrade Filho; o presidente da ABIH-SP, Bruno Omori; o secretário do MTur, Vinicius Lummertz; o jornalista potiguar e cinetista político Gaudencio Torquato; Enrico Fermi; o ministro Vinicius Lages; o presidente da Abav Nacional, Antonio Azevedo; o presidente do Sindetur, Eduardo Nascimento; o assessor parlamentar da Abremar, Flavio Peruzzi; e o presidente da Panrotas, Guillermo Alcorta

Conforme já anunciado várias vezes aqui neste blog e em nossa coluna semanal, o norte-rio-grandense Enrico Fermi, que preside a ABIH Nacional, é nome de prestígio, atualmente, no cenário nacional. Vejam abaixo notícia veiculada no portal Panrotas:

Ao lado da esposa Ana Lígia, Fermi recebeu na noite de ontem, em seu apartamento, em São Paulo, o ministro do Turismo, Vinicius Nobre Lages, e lideranças de peso no turismo nacional para jantar em sua residência, na capital paulista.

Além do convívio social, foi uma noite de debate e ideias sobre o Turismo. Na semana passada o presidente da ABIH Nacional foi entrevistado pelo jornalista Alexandre Garcia no programa Painel, que teve a presença também do Ministro do Turismo

Porto de Galinhas aproveita cavalos-marinho como atração turística

22 de julho de 2014 por antonioroberto

O Projeto Hippocampus, realizado no balneário de Porto de Galinhas, está de casa nova. Há vários aquários de água salgada, que têm como objetivo a proteção e a reprodução dos cavalos-marinhos que habitam o litoral pernambucano.

Cavalo-marinho é atração em Porto de Galinhas

Cavalo-marinho é atração em Porto de Galinhas

Desde 2001, o projeto acompanha a história de vida da população de cavalos-marinhos no manguezal de Maracaípe, além de promover estudos em outros locais de Pernambuco e do Brasil.

Além de suas atividades voltadas para a análise do habitat desses animais, a entidade também é uma das únicas no Brasil a desenvolver um constante trabalho de educação ambiental junto às comunidades locais e de turistas, desencorajando a pesca proibida e o comércio de cavalos-marinhos como peixes ornamentais ou suvenirs.

O horário de visitação do Hippocampus é de terça-feira a sábado, das 9h às 12h50 e das 14h30 às 16h50. O ingresso custa R$ 5. Mais detalhes: www.projetohippocampus.org