Imprensa é vetada na reunião que anuncia medidas de segurança para Natal

20 de agosto de 2014 por antonioroberto

O trecho de 25 quilômetros do litoral natalense terá praticamente 24 horas de policiamento ostensivo. Esta foi a principal notícia da reunião desta quarta-feira (20) à tarde, convocada pela Secretaria de Segurança do RN.

Ainda segundo as informações que chegam da Secretaria de Turismo do RN, a reunião foi fechada à imprensa para evitar a divulgação do plano estratégico. Não entendi. Os jornalistas atrapalhariam? Será que nós estamos “errando” ou “exagerando” ao divulgar tantos assaltos nesta cidade?

Bem, continuemos com trechos do release oficial. É nossa missão informar. Vetados ou não. Segundo consta, a orla urbana da capital foi dividida em macro e micro-áreas, cada uma com um diagnóstico de atuação. Os trechos compreendem da Fortaleza dos Reis Magos até o início da Via Costeira; da Via Costeira até o Centro de Convenções; e deste até o Morro do Careca.

Reunião foi fechada à imprensa

Reunião foi fechada à imprensa

Há ainda micro-áreas nas praias de Areia Preta, do Meio, Artistas e do Forte, na orla de Ponta Negra e na Vila de Ponta Negra. Cada uma terá um tipo de operacionalização diferente, adequado ao trecho.

Outras áreas de interesse turístico, a exemplo do trecho Tirol-Petrópolis (polo gastronômico), Avenida Salgado Filho (muitos assaltos neste corredor) e Capim Macio (considerado área de lazer), foram incorporadas à rota de interesse turístico, totalizando 40 quilômetros de área monitorada.

Para isso, rondas de motocicletas, cavalaria, postos estratégicos fixos e volantes e ainda 14 viaturas farão o policiamento. A maioria desse percurso, informa o release, terá patrulhamento 24 horas, com efetivo intensificado em horário de maior perigo.

Esse planejamento terá ainda suporte da aeronave da Polícia Militar, do Centro de Comando Móvel e do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). O Corpo de Bombeiros, ainda de acordo com informações oficiais, termina amanhã (21) outro planejamento, focado na rede hoteleira.

Durante a reunião também foi sugerida a integração de um monitoramento privado das empresas associadas à Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel) ao Ciosp.

Secretarias de Turismo do RN, de Natal e de Tibau do Sul terão auditoria do Tribunal de Contas da União

20 de agosto de 2014 por antonioroberto
Secretários de Turismo do RN, Natal e Tibau do Sul visitam Tribunal de Contas da União

Secretários de Turismo do RN, Natal e Tibau do Sul visitam Tribunal de Contas da União

Pela primeira vez no Brasil uma secretaria estadual terá sua governança avaliada pelo Tribunal de Contas da União (TCU). A pasta estadual de Turismo do RN foi escolhida, juntamente com as secretarias de Turismo de Tibau do Sul e de Natal, para ampla auditoria, que servirá para apontar falhas e direcionar a gestão no rumo da eficiência administrativa.

A titular da Setur-RN, Gina Robinson, esteve no TCU junto com os outros secretários que também serão auditados (Fernando Bezerril, de Natal; e Jean Claude, de Tibau do Sul). Na ocasião, checaram as informações preliminares da auditoria, baseada em questionário dirigido às secretarias. O material foi apresentado aos gestores para que pudessem conferir a similaridade do resultado com a rotina de trabalho diário em suas pastas.

Após a conferência do resultado parcial da avaliação, o trabalho de auditoria continuará até a entrega do relatório final. Gina Robinson aproveitou o ensejo e convidou o auditor Marcos Mortoni a apresentar os dados, já mais adiantados, na próxima reunião do Conselho Estadual de Turismo (Conetur), agendada para o próximo mês de setembro.

Mortoni elogiou o desempenho da secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Natal (Seturde) depois de análise dos seus projetos e dos que estão em andamento, como o “Educar para o Turismo”, que vem sendo desenvolvido junto às escolas da rede municipal de ensino e que chamou a atenção do auditor.

Ele também fez considerações sobre o receptivo realizado pela Prefeitura do Natal e Secretaria de Turismo junto aos jornalistas que vieram cobrir os jogos do mundial em Natal.

Empresários conhecerão a Ronda Turística, montada pela Secretaria de Segurança

20 de agosto de 2014 por antonioroberto

O secretário de Segurança Pública, Eliezer Girão, está convocando empresários do setor de Turismo para fazer a apresentação da nova Ronda Turística, montada para garantir mais segurança no trecho que vai da Praia do Forte até Ponta Negra.

A reunião acontece nesta quarta-feira, às 15h, na Escola de Governo, e deverá contar com representantes da ABIH-RN e da Abrasel-RN, além de empresários estabelecidos nesse corredor turístico. As agências de receptivo também participarão.

A questão da segurança no RN, porém, vai muito além deste trecho litorâneo. Nesta quarta-feira, pela manhã, dois ônibus de turismo foram assaltados fora desta rota. Aliás, é um fato quase diário. A Ronda Turística, decididamente, tem que ser mais ampla.

Hoteleiros da Paraíba fazem roadshow pelo interior de São Paulo nesta semana

20 de agosto de 2014 por antonioroberto

Hoteleiros de João Pessoa e da Costa do Conde, no litoral paraibano, promovem nesta semana roadshow pelo interior de São Paulo. Depois de Ribeirão Preto (segunda-feira) e São José do Rio Preto (ontem), nesta quarta o evento se realiza em Presidente Prudente. Amanhã será a vez de Bauru. Na sexta-feira a série de workshops termina em Campinas.

O roadshow, que tem como mote “Paraíba muito mais que sol e mar”, é uma realização da ABIH-PB e conta, além da parceria da PBTur, com o apoio da Federação do Comércio (Fecomércio-PB), Sebrae-PB e Convention Bureau de João Pessoa.

Participam da ação os hotéis Mussulo by Mantra, Ouro Branco, Igatu, Flat Mar do Cabo Branco, Hardman Praia Hotel, Ambassador, Netuanah, Quality Sol Mar, Caiçara, Skyler, Imperial, Imperial Suites, Ondas do Atlântico, Green Sunset, Blue Sunset, Littoral, Littoral Express, Tambaú Flat, VerdeGreen, Caju e Tropical Tambaú.

Para a presidente da PBTur, Ruth Avelino, o turismo da Paraíba vive um momento especial, pois tem conseguido criar um calendário de atividades praticamente o ano inteiro. Ela cita a participação em feiras, a realização de capacitações e treinamentos junto aos agentes de viagens dos principais centros emissores do Sudeste e Centro-Oeste e várias presstrips com veículos nacionais.

Ilha Corporativa e Encontro Braztoa incrementam a Feira da Abav

19 de agosto de 2014 por antonioroberto

Entre os diversos espaços para networking da 42ª Abav – Expo Internacional de Turismo, que se realizará de 24 a 28 de setembro, em São Paulo, a Ilha Corporativa Abracorp e o 42° Encontro Comercial Braztoa se destacam pelo potencial gerador de novos negócios. Em 2013, 60% dos visitantes do evento afirmaram visitá-la pela iminente oportunidade de aumentar laços comerciais e fazer contatos.

A Ilha Corporativa Abracorp, resultado da aliança firmada entre a Abav Nacional e a Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), atua exatamente nesse sentido. Em seu terceiro ano consecutivo, pretende atender à crescente demanda do setor de viagens de negócios, eventos e incentivos. Também será voltado às agências que atuam no mercado de viagens corporativas, oferecendo possibilidade de aproximar os clientes da cadeia produtiva do setor.

Com o patrocínio da Gol e a presença de empresas que atuam nos mais diversos segmentos, incluindo fornecedoras de soluções tecnológicas que contribuem para o aprimoramento dos serviços prestados pelos agentes de viagens, o espaço terá salas de apoio, lounges, área VIP e estações para expositores.

Estande do RN na Feira da Abav do ano passado

Estande do RN na Feira da Abav do ano passado

Já o Encontro Comercial Braztoa, promovido pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, prevê o fortalecimento do relacionamento entre seus associados, as agências operadoras e os demais profissionais de turismo de todo o país, sobretudo os colaboradores de agências de viagens com poder de decisão dentro das empresas.

A Braztoa já confirmou a presença de 60 operadoras associadas, que estarão à disposição dos representantes de agências de viagens para ampliar as oportunidades de negócios. Além dessas empresas, 28 das principais operadoras de turismo com atuação no mercado brasileiro estarão presentes com estande próprio.

Entre as principais vantagens de visitar o Encontro Comercial Braztoa, destacam-se o aperfeiçoamento e atualização profissional, o fortalecimento das relações com o setor de turismo e a possibilidade de conhecer, em primeira mão, os lançamentos do mercado, assim como negociar esses novos produtos diretamente com os diretores das empresas expositoras.

Com a consolidação desses dois espaços, a Abav – Expo Internacional de Turismo é cada vez mais reconhecida como a principal feira internacional de negócios do Brasil. A 42ª edição será realizada no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, e aberta ao público consumidor nos dias 27 e 28 (sábado e domingo), quando pacotes de viagens nacionais e internacionais estarão à venda com preços promocionais.

Jornalistas de Natal que trabalharam na Copa do Mundo foram destaque em jornal na China

19 de agosto de 2014 por antonioroberto

As jornalistas Karla Larissa, Manu Freitas e Brenda Lopes, que integraram a equipe do Press in Natal, que divulgou a capital potiguar e deu suporte logístico aos jornalistas que estiveram em Natal na Copa do Mundo, foram parar na China…

Calma! Na verdade, elas tiveram uma foto publicada pelos jornalistas chineses em ampla reportagem sobre Natal. Os profissionais que produziram a matéria mandaram o link do material impresso, que – segundo eles – rendeu muitos elogios à capital potiguar. Confiram:

http://epaper.nandu.com/epaper/C/html/2014-06/23/content_3265654.htm?div=3‍

Secretários e dirigentes municipais de turismo fazem reivindicações ao ministro

19 de agosto de 2014 por antonioroberto
Cláudia Pessoa, presidente da Anseditur; ministro do Turismo Vinícius Lage; e Tanilson Wagner, secretário de Turismo de Ribeirão Preto

Cláudia Pessoa, presidente da Anseditur; ministro do Turismo Vinícius Lage; e Tanilson Wagner, secretário de Turismo de Ribeirão Preto

A Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo das Capitais e Destinos Indutores (Anseditur), presidida por Cláudia Pessoa, secretária de Turismo de Maceió, entregou ao Ministro do Turismo, Vinícius Lages, durante a Feira da Avirrp, no sábado passado, a Carta da Anseditur.

O documento propõe a reformulação da portaria 312, no que diz respeito à tipologia do transporte para realização da atividade turística no âmbito interestadual. Na carta, a Anseditur também solicita uma análise sobre o custo operacional da cabotagem dos cruzeiros marítimos e fluviais nos portos nacionais.

Lages destacou a importância da ampliação da entidade para que os municípios sejam a força indutora do turismo. “A Anseditur é a voz dos municípios junto ao Ministério. Trazer mais destinos para a entidade é consolidar o turismo brasileiro em cada cidade. Queremos um ministério menos burocrático, mais indutor e parceiro da iniciativa privada”, disse o ministro.

A presidente da Anseditur considerou a reunião bastante positiva. “A atividade turística efetivamente é executada nos municípios e, por isso, nossa responsabilidade enquanto gestores públicos é grande, assim como importante é a integração entre as políticas públicas do Ministério do Turismo alinhadas com as que praticamos cotidianamente”, ressaltou.

Ainda na reunião da Anseditur, Luiz Kraieski, diretor de turismo de Gramado, entregou o projeto que transforma a cidade da Serra Gaúcha em case de sucesso de acessibilidade no Rio Grande do Sul.

Arituba leva grupo de natalenses para o Sudeste da Ásia em outubro

19 de agosto de 2014 por antonioroberto
Bali, uma das pérolas do roteiro

Bali, uma das pérolas do roteiro

A Arituba Turismo elaborou um pacote exclusivo de 16 dias para o sudeste da Ásia. No roteiro, Tailândia, Cingapura, Malásia, Indonésia, China e Catar. A saída será no dia 6 de outubro. O grupo conhecerá as cidades de Doha, Kuala Lumpur, Malaca, Cingapura, Bangkok, Bali e Xangai, entre outras.

Entre os destaques culturais da viagem estão o Museu da Arte Islâmica, localizado no Catar, que apresenta uma das maiores coleções de artefatos islâmicos do mundo. E a cidade de Malaca, na Malásia, considerada Patrimônio Mundial da Unesco, com edifícios e arquitetura de influência europeia.

Os viajantes terão a oportunidade de conhecer cidades contrastantes, como a metrópole de Xangai, na China, considerada a mais populosa do mundo, e também as belas praias da Indonésia. O roteiro ainda inclui uma visita ao primeiro cinema 4D do sudeste asiático, o Sentosa 4D Magix, localizado em Cingapura.

Criada no RN, confraria de Turismo se nacionaliza

18 de agosto de 2014 por antonioroberto

Idealizadora do encontro “As Belas do Turismo do RN”, a jornalista Cristina Lira comemora a nacionalização do evento, que até o final do ano terá versões em São Paulo, Foz do Iguaçu e Gramado.

Entre os palestrantes dessas próximas etapas estão o cônsul da Argentina no Recife, Jaime Besernan; o presidente executivo do São Paulo Convention & Visitors Bureau, Toni Sando; a diretora de Turismo e Entretenimento da SPTuris, Luciane Leite; e a secretária de Turismo de Canela (RS), Ivani Fávaro.

Cristina lembra que todos os eventos têm apoio da Assist-Card e são seguidos de almoço ou jantar, nos quais todos os convidados pagam suas respectivas contas. Para o próximo ano, a jornalista promete a primeira versão internacional do Encontro das Belas.

Luciane Leite se destacou na Bahiatursa e teve o "passe comprado" pela SPTuris. É uma das técnicas de Turismo mais eficientes do mercado nacional

Luciane Leite se destacou na Bahiatursa e teve o “passe comprado” pela SPTuris. É uma das técnicas de Turismo mais eficientes do mercado nacional

Maracajaú é destaque em programas de TV no Ceará

18 de agosto de 2014 por antonioroberto

Eliane Praça, hoteleira em Maracajaú e técnica da Emprotur, está sempre atenta à divulgação dos atrativos potiguares na mídia.

Recentemente, o repórter Marcos Vali, do Programa Diário Turismo, da TV Diário, com sinal em todo o estado do Ceará, registrou os atrativos de Maracajaú em duas edições.

Confira nos links abaixo, enviados por Eliane.

http://tvdiario.verdesmares.com.br/videos/detalhes-de-videos?id=e1499338ef4125c263a475dc4e24d6f3

http://tvdiario.verdesmares.com.br/videos/detalhes-de-videos?id=dff84fde5385b0d6ed862ac14098dd4b