Pernambuco inova e lança triciclo ecológico de informações turísticas

19 de dezembro de 2014 por antonioroberto
Novo modelo de informações turísticas: através de triciclos ecológicos

Novo modelo de informações turísticas: através de triciclos ecológicos

Pernambuco está sempre lançando novas tendências. A Secretaria de Turismo do Estado, por meio da Empetur, lança nesta sexta-feira (19) os triciclos ecológicos de turismo.

São unidades móveis de informação turística, elétricas e com guarda-sol de tecido ecológico, que levam informações sobre a cidade a seus visitantes.

Os triciclos ficarão localizados, inicialmente, no Bairro do Recife e em Boa Viagem. Terão atendimento em português, inglês e espanhol, além de distribuição gratuita dos guias turísticos do Estado.

Organização Mundial do Turismo prevê 1,1 bilhão de viagens internacionais em 2014

18 de dezembro de 2014 por antonioroberto

A Organização Mundial do Turismo (OMT) divulgou nesta quinta-feira (18) que o ano deve ser concluído com 1,1 bilhão de chegadas internacionais, depois do recorde de um bilhão alcançado no ano passado.

Segundo o último Barômetro OMT do Turismo Mundial, entre janeiro e outubro o mundo registrou 45 milhões de chegadas internacionais a mais que no mesmo período do ano passado. É um aumento de 4,7%, que indicaria a superação do 1,1 bilhão de chegadas internacionais até o final deste mês.

Nos dez primeiros meses do ano, a OMT já registra 978 milhões de chegadas internacionais. Por região, as Américas registraram o maior crescimento, de 9% na América do Norte e 8% na América do Sul. Todas as regiões, no entanto, registraram crescimento: Ásia e Pacífico, 5%; Europa, 4%; Oriente Médio, 4%; e África, 3%.

Ministério do Turismo apresenta Plano de Marketing em coletiva virtual na próxima segunda

18 de dezembro de 2014 por antonioroberto

O Ministério do Turismo promove na próxima segunda-feira (22) uma coletiva virtual para apresentação do Plano de Marketing Turístico – Experiências do Brasil (2014-2018). A videoconferência – com participação aberta aos internautas – ocorre às 15h (horário de Brasília) e vai contar com a presença do ministro Vinicius Lages.

O Plano de Marketing Turístico – Experiências do Brasil (2014-2018) está dividido em 12 tópicos: apresentação, etapas, análise da situação atual da demanda e da oferta, objetivos, resultados esperados, missão, princípios, posicionamento de imagem e identidade corporativa, focos estratégicos, metas e indicadores, plano operacional e gestão e implementação.

Turismo paraibano cresce em todos os segmentos em novembro. Confira os números

17 de dezembro de 2014 por antonioroberto

A Paraíba é um dos poucos Estados do Brasil que analisa dados do turismo mês a mês. O boletim de ocupação hoteleira referente a novembro foi divulgados pela Diretoria de Economia e Fomentos da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur). Os números apontam que houve crescimento real de 3,80% nos hotéis da região metropolitana de João Pessoa. No mês passado, a taxa de ocupação chegou a 76,72%.

O documento também informa que a capital paraibana recebeu 99.650 hóspedes no mês passado, o que representa aumento de 3,75% sobre o mesmo período de 2013. No acumulado do ano, o fluxo ficou em 1.056.740 hóspedes, com crescimento de 3,05% em relação ao período de janeiro a novembro do ano passado. No Estado, o fluxo dos onze meses do ano acumula 1.504.198, com crescimento de 3,09% sobre igual período anterior.

O documento da PBTur confirma que a região Nordeste continua sendo a principal emissora, com 45,67%, seguida do Sudeste (32,89%), Centro-Oeste (10,54%), Sul (8,77%) e Norte (2,13%). Em números absolutos, o Nordeste teve crescimento anual de 10,04%. São Paulo lidera a presença de hóspedes em João Pessoa, com 18,45%, seguido por Pernambuco (17,56%), Rio Grande do Norte (11%), Rio de Janeiro (8,43%) e Distrito Federal (7,21%).

O fluxo de hóspedes estrangeiros em João Pessoa, no acumulado do ano, registrou 8.102 visitantes, com crescimento de 129,32% sobre igual período passado. Os principais emissores foram Itália (17,32%), EUA (11,02%), Japão (8,29%), Alemanha (7,55%) e Portugal (7,37%).

O movimento de passageiros no Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, na Região Metropolitana de João Pessoa, registrou de janeiro a novembro deste ano (embarques e desembarques) um crescimento de 6,63% em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2014, passaram pelo aeroporto 1.192.721 passageiros, contra 1.118.321 no ano anterior.

Em novembro deste ano, o movimento teve crescimento de 24,46% em relação a novembro de 2013. No mês passado, 121.920 passageiros utilizaram o aeroporto que atende à capital paraibana. Esse percentual é o segundo mais alto do ano. Perde apenas para outubro, que registrou elevação de 27,37%.

As informações são da Infraero, com dados fornecidos pelas companhias aéreas que operam na Paraíba (Tam, Gol, Azul e Avianca).

Natal é o terceiro destino nacional em volume de vendas da CVC na alta estação

17 de dezembro de 2014 por antonioroberto
As dunas de Jenipabu serão bastante visitadas neste verão

As dunas de Jenipabu serão bastante visitadas neste verão

A CVC, maior operadora de viagens da América Latina, iniciará neste sábado (20) sua operação de férias, quando mais de 500 voos fretados decolarão de cerca de 20 cidades do Brasil rumo às capitais do Nordeste e demais destinos turísticos do Brasil e localidades no exterior.

Na temporada do ano passado, a CVC teve cerca de 200 voos fretados, além da oferta em voos regulares. O aumento da oferta nesta alta estação deve-se à tradicional procura no período, especialmente para os destinos de sol e mar no Brasil e exterior, que costumam ser a preferência nessa época do ano.

Somente para viagens dentro do Brasil, a operadora garantiu mais 300 mil assentos extras em 250 rotas nacionais. Grande parte desta oferta (cerca de 60%) está direcionada para o Nordeste, rumo aos destinos Porto Seguro, Fortaleza, Natal, Maceió, Ilhéus, Recife e Salvador, com saídas das principais bases emissoras do País.

Porto Seguro, destino líder em vendas nacionais da operadora, concentra o maior volume de assentos, com 27 fretamentos por semana para a alta temporada, distribuídos entre 12 praças de embarque pelo País.

A maioria dos destinos do Nordeste receberá voos de São Paulo e interior (Ribeirão Preto, Campinas, São José do Rio Preto), Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Curitiba, Londrina, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Uberlândia. Destinos como Caldas Novas e Bonito também terão dois voos charteres por semana, exclusivos para clientes CVC.

DESTINOS CVC MAIS PROCURADOS NO BRASIL:

1 – Porto Seguro
2 – Fortaleza
3 – Natal
4 – Maceió
5 – Salvador e arredores (Morro de São Paulo, Península de Maraú, Itacaré e Ilhéus).

DESTINOS INTERNACIONAIS QUE MAIS RECEBERÃO TURISTAS CVC NA TEMPORADA:

1 – Flórida (pela primeira vez desbancou Buenos Aires em número de passageiros)
2 – Buenos Aires
3 – Cancun
4 – Punta Cana
5 – Santiago

Do Nordeste, apenas Salvador e Recife estão entre as dez cidades com melhores índices de competitividade no turismo nacional

17 de dezembro de 2014 por antonioroberto
Salvador está entre as dez

Salvador está entre as dez

Em cerimônia realizada ontem (16) em Brasília, o Ministério do Turismo premiou os destinos que mais evoluíram em 13 quesitos do Índice de Competitividade do Turismo Nacional. Em uma escala de zero a 100, a média geral dos destinos monitorados foi de 59,5.

A ferramenta de monitoramento foi desenvolvida pelo Ministério do Turismo e pelo Sebrae, com execução da Fundação Getúlio Vargas.

O índice mede a evolução de 65 destinos considerados indutores do turismo brasileiro (o Rio Grande do Norte tem Natal e Pipa), com o propósito de desenvolver o setor e destacá-lo como atividade econômica essencial ao próprio desenvolvimento do país.

As dez cidades com melhor nível de desenvolvimento turístico são as seguintes:

São Paulo (SP) – 82,5 pontos;
Porto Alegre (RS) – 80;
Belo Horizonte (MG) – 78,5;
Rio de Janeiro (RJ) – 78,5;
Curitiba (PR) – 77,9;
Foz do Iguaçu (PR) – 76,9;
Recife (PE) – 76;
Brasília (DF) – 75,2;
Salvador (BA) – 75;
Florianópolis (SC) – 74,2.

O estudo avaliou a evolução dos destinos em 13 aspectos que compõem a atividade turística: infraestrutura, qualidade de acesso, serviços e equipamentos turísticos, atrativos, marketing e promoção do turismo, políticas públicas, cooperação regional, monitoramento, economia local, capacidade empresarial, aspectos sociais (Natal ganhou) e aspectos ambientais e culturais.

Veja foto da entrega do prêmio que Natal recebeu hoje do Ministério do Turismo e Sebrae

16 de dezembro de 2014 por antonioroberto

Abaixo, o secretário de Turismo de Natal, Fernando Bezerril, entre o presidente do Sebrae, Luís Barreto, e o ministro do Turismo, Vinícius Lages, durante solenidade de entrega do prêmio relativo aos avanços da capital potiguar no item Aspectos Sociais, realizada nesta terça-feira (16), em Brasília.

prêmio bezerril

Natal ganha prêmio do Ministério do Turismo em “Aspectos Sociais”

16 de dezembro de 2014 por antonioroberto

Natal foi premiada nesta terça-feira (16), em Brasília, pelo Ministério do Turismo e o Sebrae, por registrar a maior evolução no quesito Aspectos Sociais do Índice de Competitividade do Turismo Nacional 2014, pesquisa do Ministério do Turismo em parceria com o Sebrae Nacional e a Fundação Getúlio Vargas.

O levantamento, que começou em 2008, avalia anualmente o nível de desenvolvimento de 65 destinos considerados indutores do turismo regional. A pesquisa mede avanços em 13 critérios relacionados à atividade turística.

A capital potiguar registrou progresso de 12,8 pontos no indicador Aspectos Sociais, ao melhorar a nota de 43,4 para 56,6. Com isso, é a 43ª colocada da lista neste quesito, cuja média nacional é de 59,7 pontos. A primeira colocada é Balneário Camboriú (SC), com 83,4 pontos.

Dentro da dimensão Aspectos Sociais são avaliadas variáveis como acesso à educação, empregos gerados pelo turismo, política de enfrentamento e prevenção à exploração sexual infanto-juvenil, uso de atrativos e equipamentos turísticos pela população, cidadania, sensibilização e participação na atividade turística.

Entre as ações que levaram a cidade a conquistar o prêmio, destaca-se o projeto Educar para o Turismo, criado pela Argus Eventos de Turismo para estimular o turismo pedagógico de estudantes da rede municipal por meio da visitação dos pontos turísticos da cidade, acompanhados por guias especializados e professores.

Também contribuiu para melhorar a pontuação de Natal a aplicação de programa específico de prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo, que conta com o apoio da iniciativa privada, do terceiro setor e do poder público. No índice geral de competitividade, Natal está posicionada em 25º lugar, com 65,1 pontos.

Fecomércio-RN estará representada em reunião do Conselho Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC)

16 de dezembro de 2014 por antonioroberto

george gosson 1

O coordenador da Câmara Empresarial do Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio RN), George Gosson (foto), participa amanhã (17) da reunião do Conselho Nacional de Turismo, na sede da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), no Rio de Janeiro. Gosson é convidado do presidente do Conselho de Turismo, Alexandre Sampaio.

O encontro terá a presença do ministro do Turismo, Vinicius Lages. Além de projetos para o setor e de uma análise conjuntural da própria contribuição do comércio para a atividade turística, deverá haver pitadas de política na reunião. Afinal, Lages permanece ou não à frente do Ministério?

Se depender de 23 entidades de classe do turismo signatárias de uma carta de apoio e do presidente do Senado, Renan Calheiros (de quem Lages é indicado), o ministro fica. Antenado, participativo e da “escola” do Sebrae, Vinícius Lages conquistou o trade turístico nacional. É considerado o melhor ministro desta era PT.

Grupo Serhs abre operadora em Portugal: Rhodasol

16 de dezembro de 2014 por antonioroberto

O grupo catação Serhs, que tem dois hotéis no Rio Grande do Norte (Natal e Pipa), investe em novo nicho de mercado e internacionaliza sua operadora de turismo, a Rhodasol, que será inaugurada no próximo ano com novo conceito e começará atendendo o mercado de Portugal.

Como os hotéis do grupo se localizam na Espanha, a escolha do país vizinho foi estratégica. A apresentação oficial da marca será na próxima edição da Bolsa de Turismo de de Lisboa, a BTL, no final de fevereiro.

A Rhodasol, na verdade, nasceu há 37 anos, especializada em destinos de férias espanhóis. Em 2001 foi comprada pelo grupo Serhs para reforçar a sua presença no mercado espanhol. A empresa oferece atualmente um leque de mais de 30.000 hotéis na costa e ilhas espanholas, bem como nas principais cidades europeias e eixo mediterrâneo.