Avianca Brasil e United anunciam compartilhamento de voos

29 de junho de 2016 por antonioroberto
José Efromovich, presidente do Conselho da Avianca Brasil, e John Gebo, vice-presidente sênior de Alianças da United

José Efromovich, presidente do Conselho da Avianca Brasil, e John Gebo, vice-presidente sênior de Alianças da United

A Avianca Brasil e a United Airlines, empresas-membro da aliança global Star Alliance, anunciaram a assinatura de um acordo de compartilhamento de voos, ou code-share. A parceria foi formalizada por José Efromovich, presidente do Conselho da Avianca Brasil, e John Gebo, vice-presidente sênior de Alianças da United, durante um encontro de CEOs das companhias que integram a aliança realizado em Zurique (Suíça).

A princípio, a companhia aérea norte-americana venderá em todos os canais, sob o código “UA”, passagens para voos selecionados da parceira no Brasil com destino ou origem em Florianópolis, Fortaleza, Rio de Janeiro (Galeão-Tom Jobim), São Paulo (Guarulhos) e Salvador. A United Airlines opera cinco voos de ida e volta entre os Estados Unidos e o Brasil, ligando Chicago, Washington e Nova York a São Paulo, e Houston a São Paulo e Rio de Janeiro.

Além de desfrutarem do benefício de embarcar por conexão direta, realizando o check-in apenas uma vez e despachando a bagagem até o destino final, clientes que são membros do Amigo, da Avianca Brasil, e do MileagePlus, da United, poderão utilizar os pontos e milhas acumulados nesses trechos para elevar seu status nos programas de fidelidade e emitir passagens nos mais de 18.500 voos diários operados pelas empresas da Star Alliance em 1.330 aeroportos de 192 países. Participantes das categorias Gold e Diamond terão direito a check-in preferencial, franquia de bagagem adicional, embarque prioritário e acesso a Salas VIP.

As passagens para voos contemplados no acordo já podem ser encontradas no site da United (www.united.com), pelo telefone 0800-162-323 (ligação gratuita, de todo o Brasil) e via agências de viagens.

Abav Expo 2016 já tem inscrições abertas para operadores

29 de junho de 2016 por antonioroberto

Estão abertas as inscrições para compradores nacionais e internacionais que desejam participar do programa Hosted Buyers da 44ª Abav Expo Internacional de Turismo e do 46º Encontro Comercial Braztoa, que acontecem simultaneamente entre 28 e 30 de setembro no Expo Center Norte (SP).

Para a edição deste ano a expectativa da organização é de que participem cerca de 1,2 mil profissionais, dos quais 110 internacionais, provenientes de mercados potenciais e/ou com forte demanda de turistas para o Brasil, como França, Alemanha, Espanha, Itália, Inglaterra, Estados Unidos, México, Argentina, Bolívia, Chile, Equador e Colômbia.

Para participar, os profissionais deverão se cadastrar no site da Abav Expo (www.abavexpo.com.br), na aba Comprador Convidado, e preencher as informações solicitadas.

Após a aprovação da inscrição, eles receberão login e senha para ter acesso à área restrita, onde poderão fazer os agendamentos de reuniões.

Nesta edição, e a exemplo das anteriores, o programa Hosted Buyers conta com o apoio da Embratur e patrocínio da Gol Linhas Aéreas.

Chiriboga expõe novas fotos a partir desta quinta no Midway

29 de junho de 2016 por antonioroberto
A "natureza" de Chiriboga

A “natureza” de Chiriboga

A nova mostra fotográfica de Fernando Chiriboga tem início amanhã (quinta, 30) e segue até o dia 31 de agosto no 3º piso do Shopping Midway Mall. Estará aberta ao público no horário de funcionamento do shopping.

A exposição, intitulada de “Caminhos”, reúne imagens inéditas e algumas já publicadas sob as lentes desse equatoriano radicado em Natal.

A mostra “Caminhos” faz um passeio por diversos cenários e contextos. Foram quilômetros percorridos entre ícones arquitetônicos coloniais, paisagens naturais e exóticas do mundo, além das curiosidades e flagrantes da vida selvagem.

Para os interessados em levar algum dos trabalhos de Chiriboga para casa, durante a exposição, os 13 livros já lançados estarão à venda no local.

Los Cabos, no México, sediará evento internacional de viagens de negócios e de incentivo

28 de junho de 2016 por antonioroberto

Pela segunda vez o International Trade Fairs and Events Meeting (ITFEM) acontecerá no México. Se na primeira edição o evento levou um grupo seleto de executivos para conhecer a Riviera Maya e Cancun, desta vez o ITFEM 2016, que se realizará de 6 a 13 de outubro, se prepara para mostrar o outro lado da costa mexicana: Los Cabos.

Los Cabos é a principal destinação turística do México atualmente

Los Cabos é a principal destinação turística do México atualmente

No ano passado a indústria de viagens e turismo do México gerou mais de US$ 17,4 bilhões, sendo que cerca de 15% deste montante veio do segmento M.I.C.E. (sigla em inglês para Encontros, Incentivos, Conferências e Feiras).

Hoje a atividade turística é a segunda principal do México, atrás apenas da indústria petroquímica e à frente de outros importantes segmentos. Ao todo 23,4 milhões de visitantes vão ao país anualmente para conhecer cerca de 800 museus e galerias, 160 zonas arqueológicas e praias, além de negócios.

O México conta com mais de 1 milhão de m² de espaço para eventos e seis grandes centros de convenções espalhados por Guadalajara, Puebla, Acapulco e três na Cidade do México. O segmento M.I.C.E. emprega diretamente 890 mil pessoas e conta com 692.351 habitações.

Cidade do México, o belo portão de entrada

Cidade do México, o belo portão de entrada

Desde 2004 o México oferece 0% de IVA para congressos, convenções, feiras e exposições estrangeiras. Este incentivo fiscal representa uma economia de 16% em todos os serviços contratados para o evento. Somente no ano passado, foram realizados 165 congressos mundiais, com mais de 86 mil participantes.

Turismo de luxo, praias, campos de golfe e resorts. Los Cabos mostrará estes itens aos convidados do ITFEM, de 6 a 13 de outubro. O grupo é formado por executivos de entidades, agências de live marketing e do setor de feiras e eventos.

Los Cabos, além de destino predileto dos americanos para lazer, também possui vocação para o turismo corporativo e eventos. A infraestrutura é composta por renomadas redes de hotéis. E não custa lembrar o peso do incentivo fiscal.

RN será mostrado na TV Metro, da Argentina

28 de junho de 2016 por antonioroberto
Mariana também mostrará passeios de barco pelo RN

Mariana também mostrará passeios de barco pelo RN

A equipe da TV Metro, da Argentina, esteve no Rio Grande do Norte recentemente, onde gravou em várias atrações turísticas. As matérias irão ao ar em rede aberta para todo o país, durante vários programas do canal.

Jenipabu (Extremoz), Cajueiro de Pirangi (Parnamirim), estátua de Santa Rita de Cássia (Santa Cruz), Pipa (Tibau do Sul), Lagoa de Pitangui (Extremoz), São Miguel do Gostoso, Galinhos e Maracajaú (Maxaranguape) foram alguns dos locais visitados, com apoio logístico da Secretaria de Turismo do RN e da Emprotur.

A repórter Mariana Bonelli, apresentadora do programa Passaporte Turístico, da TV Metro, entrevistou o tricampeão mundial de windsurfe, Kauli Sead, que mora em São Miguel do Gostoso, onde tem pousada e escola de windsurfe e kitesurfe.

TV Metro nas falésias de Tibau do Sul

TV Metro nas falésias de Tibau do Sul

Gastos dos estrangeiros no Brasil voltam a crescer em maio

28 de junho de 2016 por antonioroberto

Os gastos dos estrangeiros no Brasil cresceram pelo quinto mês consecutivo. Em maio, a receita cambial foi de US$ 434 milhões. Ou seja: 4,08% a mais se comparado ao mesmo período de 2015. As informações são do Ministério do Turismo com base em dados divulgados pelo Banco Central.

A soma do acumulado do ano também é positiva. Os estrangeiros gastaram US$ 2,75 bilhões, 10,24% a mais que no mesmo período de 2015, quando a receita foi de US$ 2,50 bilhões.

A despesa do brasileiro no exterior continua registrando queda. Foram gastos US$ 1,113 bilhão em maio deste ano contra US$ 1,414 bilhão no mesmo mês de 2015.

Já no acumulado do ano, de janeiro a maio de 2016, a despesa cambial foi de US$ 5,16 bilhões, com percentual de 37,76% inferior ao mesmo período de 2015, quando a despesa foi de US$ 8,29 bilhões.

Fortaleza ganha frequência semanal da Azul para Caiena. São três horas de voo

28 de junho de 2016 por antonioroberto

Fortaleza ganhará um novo destino da Azul Linhas Aéreas Brasileiras: Caiena, capital da Guiana Francesa. Com estreia prevista para 6 de agosto, a companhia aguarda aprovação das autoridades brasileiras e francesas para operar o voo. A ligação será semanal, aos sábados, operada pelo jato Embraer 195, de 118 assentos e com 40 canais de TV Sky ao vivo.

A operação terá foco voltado para todo o Nordeste, no âmbito da ligação com Caiena. A malha aérea foi concebida para ajustar os horários dos voos para a Guiana Francesa com conexões para a maioria dos estados da região. É mais um destino para o norte-rio-grandense conhecer.

Os voos da Azul que ligam Recife e Salvador a Fortaleza passarão por ajustes de horário de forma a ampliar a conectividade da nova rota da companhia. A ligação entre Fortaleza e Caiena durará aproximadamente três horas.

Vídeo sobre Galinhos bomba no Facebook

28 de junho de 2016 por antonioroberto
Meio de transporte em Galinhos: simples assim

Meio de transporte em Galinhos: simples assim

O município de Galinhos, a 166 quilômetros de Natal, iniciou uma estratégia de marketing com base nas redes sociais. Um vídeo postado na fanpage Facebook Eu Amo Galinhos (https://www.facebook.com/euamogalinhos) já ultrapassou a marca dos mil compartilhamentos e mais de 33 mil visualizações, em apenas três dias.

Sem recursos para investir em campanhas publicitárias, o destino decidiu apostar nas redes sociais e na espontaneidade das pessoas. No último sábado, em reunião na Câmara Municipal de Galinhos, vereadores, empresários e população decidiram que a marca “Eu Amo Galinhos” será o símbolo do turismo na cidade. Também ficou estabelecido que a prefeitura lançará um site oficial turístico.

Única península do RN, Galinhos conta com apenas dois mil habitantes. Galinhos e o seu distrito de Galos representam uma versão selvagem de paraíso turístico. Reúne atrativos naturais exclusivos em locais ainda preservados. Tem águas claras, rio e mar, dunas, sal e eólicas, charretes e barcos. Seu farol, que é simbolo, e o fenômeno do nascer e por do sol sob o mar são outras atrações.

Sheraton Reserva do Paiva tem tarifas especiais nos finais de semana

28 de junho de 2016 por antonioroberto
Uma visão privilegiada do hotel

Uma visão privilegiada do hotel

Inaugurado há dois anos, o Sheraton Reserva do Paiva Hotel & Convention Center, no Cabo de Santo Agostinho (PE), começa a mudar o foco. Ao invés de totalmente voltado para o corporativo, está investindo no segmento lazer, sobretudo em alguns estados do Nordeste. O Rio Grande do Norte é um dos mercados em potencial para o hotel.

“Estamos criando pacotes para os nordestinos conhecerem o hotel nos finais de semana. São ações como kids club, recreadores, shows ao vivo com forró ou tango, massagem grátis no pacote, direito a brunch ou jantar e tarifas promocionais. De segunda a sexta temos ocupação a cargo do corporativo, mas no final de semana temos que ser criativos”, comenta Ana Parmera, coordenadora de Eventos Sociais e Relações Públicas do hotel.

Apartamentos têm vista para o mar ou para a área de manguezais

Apartamentos têm vista para o mar ou para a área de manguezais

Com 298 apartamentos, dos quais 18 suítes e uma suíte presidencial, o hotel tem dois restaurantes (Paiva Grill e Reserva) e um Beach Club com piscina, bar, restaurante, lounge e gazebos sob coqueiros de frente para o mar. Oferece ainda o maior um dos maiores espaços privados de eventos do Nordeste. São dois ballrooms, três salas e espaços flexíveis para congressos ou feiras, todos com pé direito de sete metros.

O Shine Spa é outro diferencial do Sheraton Reserva do Paiva. Oferece mais de 15 opções de terapias, entre drenagem linfática, shiatsu e massagens sueca, esportiva e ayurvédica. Lamas de cura energética, algas de ouro e pó de pérolas são utilizados em alguns tratamentos. O Shine Spa inclui academia de 120 metros quadrados, lounge, sauna e jacuzzi.

Recepção ampla e bem decorada

Recepção ampla e bem decorada

Viagem a convite do Sheraton Reserva do Paiva

Cabo de Santo Agostinho (PE): descobrimento do Brasil, segunda igreja do país e 30% de Suape

27 de junho de 2016 por antonioroberto

Foto de Antônio Roberto Rocha

Um ângulo de Calhetas

Um ângulo de Calhetas

O município de Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco, onde está localizada a Reserva do Paiva, tem História. E estórias. A principal delas está nas próprias salas de aula da rede municipal, onde se ensina que o Brasil foi descoberto lá, em 20 de janeiro de 1500, por Vicente Pinzon. Para dar mais credibilidade à hipótese, é feriado no Cabo no dia.

Ainda sob o ângulo da História, o município garante que tem a segunda igreja mais antiga do Brasil. Trata-se da Igreja de Nossa Senhora de Nazaré (1597), na Vila de Nazaré. Vizinha à construção está uma área tombada, em ruínas. É o antigo Convento das Carmelitas, ao lado de um pequeno cemitério. A primeira igreja do Brasil, segundo pesquisadores, também fica em Pernambuco: Igreja de Cosme e Damião (1535), em Igarassu.

Outro dado interessante diz respeito ao Complexo Portuário de Suape, que atualmente não atrai mais tantas empresas como na década passada. Engana-se quem pensa que a região portuária pertence exclusivamente ao município de Ipojuca. Pouco mais de 70% da área total fica lá realmente, mas quase 30% do conglomerado portuário está em território do Cabo de Santo Agostinho.

O litoral é generoso no Cabo. As praias, pela ordem, no sentido Jaboatão-Ipojuca, são Barra de Jangada, Reserva do Paiva, Itapema, Xaréu, Enseada dos Corais, Gaibu, Calhetas, Paraíso e Suape. As mais frequentadas são Gaibu, Calhetas (onde fica o concorrido do restaurante do Artur), e Itapema. Algumas são inabitadas, cercadas por áreas de erosão e densa vegetação.

(*) Viagem a convite do Sheraton Reserva do Paiva