Fórum de Turismo e Femptur prosseguem nesta sexta no Centro de Convenções de Natal

27 de novembro de 2020 por antonioroberto

O Turismo interno nunca esteve tão em alta e para discutir o assunto estão sendo realizados no Centro de Convenções de Natal o 11º Fórum de Turismo do Rio Grande do Norte e 6ª Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN (Femptur). Seguindo rigorosamente todos os protocolos de biossegurança, os dois eventos foram abertos nesta quinta-feira com a presença da governadora Fátima Bezerra e demais autoridades do trade turístico. Os dois eventos são gratuitos, mediante inscrição prévia (www.arguseventos.com.br) e estão sendo realizados paralelamente até esta sexta-feira (27), das 14h às 20h.

Durante abertura, a governadora destacou algumas ações realizadas para o desenvolvimento do turismo do RN, além de anunciar a criação do Turismo Cidadão, a finalização das obras do Complexo Cultural da Rampa, da Fortaleza dos Reis Magos e do Teatro Alberto Maranhão. A grande novidade ficou por conta do anúncio de que o Rio Grande do Norte será o estado escolhido para ser o cenário nacional do Band Verão, programa da Band TV, que vai mostrar todo o potencial turístico potiguar em rede nacional. O programa, que será apresentado pelo jornalista Zeca Camargo, terá uma hora de duração e exibição em Janeiro de 2021.

O Fórum de Turismo do RN teve início com a palestra “Lugares de charme: a arte de transformar vidas e negócios no interior potiguar”, com a administradora e designer de produto, Cris Ribeiro. A palestrante é a idealizadora do projeto “Lugares de charme”, que tem como premissa o enfoque e a preservação do valor do ser humano junto à sua essência e à sua identidade cultural. O trabalho de Cris Ribeiro faz uma intervenção e repaginação em ambientes por meio do designer social e afetivo com o objetivo de transformá-los em vitrines vivas, contemplando diretamente artesãos, artistas e empresários de municípios turísticos.

Em seguida, o público presente conferiu o Talk show: “A importância do turismo regional para o Nordeste”, com as participações do presidente da Emprotur, Bruno Reis, e a presidente da PBTUR, Ruth Avelino. O fórum está sendo realizado em formato híbrido, permitindo que todas as palestras sejam transmitidas via Youtube, Instagram e Facebook.

A Femptur, além dos estandes de municípios e produtos turísticos, trouxe rodadas de negócios e capacitações de destinos, entre outras atrações que promovem interação e networking. A feira foi instalada com 45 estandes, sendo 20 deles de municípios participantes.

O Fórum e Femptur têm o apoio do Governo do Estado do Rio Grande Norte, através da Secretaria de Turismo do RN e da Emprotur; Prefeitura de Natal, através da Secretaria de Turismo de Natal; Fecomércio, através do Senac; Sebrae, Banco do Nordeste, DataShow e Serhs Natal Grand Hotel.

Nesta sexta-feira, o Fórum trará outro momento que promete suscitar caminhos e reflexões nesta atual fase do turismo potiguar, que será a palestra da Educadora e Consultora em Turismo e Hospitalidade, a prof. dra Juliana Vieira. que vai abordar “Hospitalidade: a chave para o sucesso”. Não custa lembrar que hospitalidade é algo que o Rio Grande do Norte tem em profusão, mas precisa de melhor direcionamento.

Projetos como o Turismo Cidadão e o Novo Roteiro de Turismo Religioso de Natal também serão apresentados no Fórum de Turismo do RN, que vai destacar, no palco, os três destinos do RN recentemente eleitos “Green Destinations”: Pipa, São Miguel do Gostoso e Parnamirim. O artesanato como objeto decorativo fundamental em meios de hospedagem e restaurantes será outro foco do Fórum de Turismo do RN.

Programação Sexta-feira:

27 de novembro

14h30 – Painel: “A importância das parcerias institucionais para a gestão dos destinos turísticos potiguares”

Palestrante – Marcelo Milito, coordenador regional do DEL Turismo

Participações – Representantes do Turismo de Parnamirim, São Miguel do Gostoso e Tibau do Sul

16h – Palestra: “Hospitalidade: a chave para o sucesso?!”

Palestrante – Juliana Vieira, educadora e consultora para a área de Turismo e Hospitalidade

17h – Apresentações:

Projeto “Turismo Cidadão”

Condução – Rafael Varela, vice-presidente da Emprotur

Projeto “Selo Turismo + Protegido”

Condução – Solange Portela, subsecretária de Políticas e Gestão do Turismo

18h – Palestra: “Os novos eventos presenciais: cases de sucesso e de superação”

Palestrante: Vaniza Schuler, consultora de Turismo especializada em Relações e Negócios Internacionais.

Governadora anuncia Band Verão e 12 milhões em publicidade do RN em 2021

27 de novembro de 2020 por antonioroberto

Com o anúncio de que o destino turístico Rio Grande do Norte terá mais de 24 horas de divulgação nacional, no programa Band Verão, em janeiro de 2021, a governadora Fátima Bezerra abriu a 6ª edição da Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN (Femptur) e o 11º Fórum de Turismo do RN nesta quinta-feira (26), ao mesmo tempo em que inaugurou o espaço Nísia Floresta, novo pavilhão do Centro de Convenções de Natal. Ela afirmou que o turismo é uma das atividades que mais geram divisas para o Estado e informou que o governo estadual está investindo quase R$ 12 milhões, que serão aplicados em ações de marketing, propaganda, campanhas, participações em feiras e ações promocionais.

“Estamos sempre dialogando com operadoras, companhias aéreas e outras áreas do setor. Nós também seguimos avançando e destravando projetos antigos. Entre tantas obras que o governo está conduzindo, estamos viabilizando o término do Complexo Cultural da Rampa, em Santos Reis, que vem se arrastando desde 2013, e queremos que esteja finalizado agora em dezembro”, disse Fátima. Ela destacou que este ano não tem sido fácil para o setor, ao mesmo tempo em que pontuou o fato de que as dificuldades trouxeram como consequências muito aprendizado, união de forças e de planejamento.

“Não é à toa que o Rio Grande do Norte foi o primeiro estado brasileiro a receber o selo Safe Travel, criado pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo [WTTC], com respaldo da Organização Mundial do Turismo [OMT], que assegura que nosso Estado é seguro para receber os turistas”, afirmou. A governadora citou a realização dos dois eventos que ocorrem em paralelo, a 6ª Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN (Femptur) e o 11º Fórum de Turismo do RN, que marcam a reabertura do Centro de Convenções para o grande público seguindo todos os protocolos de biossegurança, como fruto do planejamento da gestão estadual, junto à Secretaria de Estado do Turismo e da empresa Potiguar de Promoção Turística.

FEMPTUR

Idealizados pela Argus Eventos, dos sócios Gustavo Porpino e Antônio Roberto, a 6ª Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN (Femptur) e o 11º Fórum Fórum do Turismo do RN são considerados os maiores eventos do segmento no Rio Grande do Norte. A iniciativa marca o retorno das atividades relacionadas a eventos e a realização de feiras e exposições. Este ano, a feira contabiliza 50 estandes, que funcionarão das 14h às 20h, e reúne participantes da iniciativa pública e da privada, com exposição de artesanato, produtos da agricultura familiar e apresentações culturais. A Femptur ocorre paralelamente ao 11º Fórum de Turismo do RN, que busca debater o desenvolvimento econômico do turismo no Rio Grande do Norte, abordando temas diversos por meio de capacitações e palestras, de forma gratuita.

Na abertura do Fórum, Antônio Roberto ressaltou o contexto da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e falou que estamos passando por dias de luta, mas que a realização desses eventos é um prenúncio de que dias melhores virão. “A atividade do turismo passou a ser o turismo de ‘escapada’ de carro com a família, de curtir a natureza, de conhecer tanta praia ainda desconhecida. Esse é o momento de olhar para dentro do Rio grande do Norte. De aproveitar o que nós temos de melhor, que é a natureza e toda a diversidade de recursos naturais que nós temos”, disse.

Ele parabenizou as ações do governo estadual, em especial a Setur e Emprotur, que têm buscado divulgar o RN para os potiguares. Dentre essas iniciativas, destaca-se a parceria com o programa Nota Potiguar, e que permite a troca de pontos gerados em compras por vouchers para hospedagem e passeios de buggy. O programa é conduzido pela Secretaria de Estado da Tributação (SET), que articulou a redução do ICMS de hotéis e pousadas, de 25% para 12% da carga tributária incidente nas operações com energia elétrica da rede hoteleira potiguar. Essa medida, por determinação da governadora, será válida até o final de 2021.

A mesa de abertura do Fórum do Turismo contou com a presença do deputado Hermano Morais, representando a Assembleia Legislativa; da secretaria de Estado do Turismo, Ana Maria Costa; do secretário chefe do Gabinete Civil da Prefeitura do Natal, Fernando Fernandes, que representou o prefeito Álvaro Dias; do secretário municipal do turismo de Natal, Johan Xavier; do diretor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), João Hélio, e do diretor do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Raniery Pimenta.

Também participaram do evento o vice-governador Antenor Roberto; o secretário de Estado da Tributação, Carlos Eduardo Xavier; a secretária de Estado do Trabalho, da Habitação, da Assistência Social, Íris Oliveira, e a adjunta, Josiane Bezerra; o secretário adjunto do Turismo do RN, Leandro Prudêncio; a subsecretária de política e gestão turística, Solange Portela; a vereadora Júlia Arruda; o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), no RN, José Odécio; a presidente da Associação Brasileira dos Agentes de Viagem (ABAV) no RN, Michelle Pereira, e o presidente do Natal Convention & Visitors Bureau, George Gosson.

Projeto Verena será apresentado pelo Senac-RN no Fórum de Turismo do RN

27 de novembro de 2020 por antonioroberto

Parceiro do 11º Fórum de Turismo e 6ª Femptur, o Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac, conta com um estande montado durante toda a programação dos eventos, que acontecem paralelamente, até hoje (27), das 14h às 20h, no pavilhão do Centro de Convenções de Natal.

No estande da Fecomércio na Femptur, os visitantes poderão conhecer o portfólio de cursos do Senac para as áreas de Gastronomia e Turismo, bem como as ações desenvolvidas pelo Projeto Verena – acordo internacional de cooperação entre o Senac e o governo da Renânia-Palatinado, com execução através da Câmara de Comércio de Trier (EIC Trier), na Alemanha – e do DEL Turismo, programa executado pela equipe técnica do Senac nos municípios de Tibau do Sul, São Miguel do Gostoso e Parnamirim.

Entre outras ações, o DEL Turismo possibilitou aos municípios o reconhecimento da organização internacional Green Destinations, com o Selo dos 100 destinos mais sustentáveis do mundo e a certificação, inédita na América Latina, de Padrão de Destinos Verdes para Tibau do Sul.

O presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, exaltou o impacto positivo dessas ações neste contexto de retomada da atividade econômica.

“Mesmo diante de todos os prejuízos que o turismo do RN vem sofrendo com a pandemia covid-19, vemos que o trade local está engajado e disposto a promover ações que possam acelerar a retomada desse setor, tão importante para e economia do nosso estado. O Sistema Fecomércio RN apoia iniciativas como essas, porque acredita que são ações deste porte que irão contribuir e criar novos cenários para o desenvolvimento do Turismo do RN”, declarou Queiroz.

Já na programação do Fórum de Turismo nesta quinta-feira (27), a partir das 14h30, o coordenador regional do DEL Turismo e consultor técnico do Senac, Marcelo Milito, irá ministrar uma palestra no palco principal, detalhando todas as ações e impactos do programa nestes municípios.

Durante cerimônia de abertura dos eventos realizada na tarde desta quinta (26), o diretor regional do Senac, Raniery Pimenta, destacou o comprometimento do poder público e privado em desenvolver ações que impulsionam o setor turístico.

“É muito importante que todos os envolvidos no setor turístico continuem unindo esforços para acelerarmos a retomada efetiva desta atividade. Neste contexto, a realização do Fórum de Turismo e Femptur surgem como uma grande oportunidade para criação de novos cenários com prospecção e fechamento e novos negócios e projetos”, disse o diretor.

O Fórum de Turismo do RN está sendo realizado em modelo híbrido, com transmissão via Youtube, Instagram e Facebook. Já na Femptur, além dos estandes de municípios e produtos turísticos, estão previstas rodadas de negócios e capacitações de destinos, entre outras atrações que promovam interação e networking. Os dois eventos são gratuitos, com inscrição prévia pelo site Sympla.

Serviço:

11º Fórum do Turismo e 6ª Femptur

Data: 26 e 27 de novembro

Hora: 14h às 20h

Local: Centro de Convenções de Natal

Inscrições gratuitas: sympla.com.br/6-femptur-e-11-forum-de-turismo-do-rn__1046303

Matcher Business anuncia nova data: 22 e 23 de outubro, em Fortaleza

18 de novembro de 2020 por antonioroberto

O Matcher Business Opportunities, único marketplace dedicado a promover destinos e produtos turísticos brasileiros para o mercado internacional, terá sua próxima edição nos dias 22 e 23 de outubro de 2021, no Centro de Convenções de Fortaleza. Além de confirmar datas e local, a empresa informou ao mercado que todas as condições de participação são as mesmas da edição que foi cancelada em 2020 por causa da pandemia.

A expectativa para o Matcher 2021 é resgatar a confiança dos compradores internacionais no Turismo do Brasil. “Acreditamos que até lá já podemos ter uma condição mais favorável às viagens internacionais e queremos fortalecer o fluxo de estrangeiros para o País. Temos consciência de que o fluxo internacional ainda levará alguns anos para voltar ao patamar do período pré-pandemia, e é necessário começar a trabalhar agora para construir um cenário favorável no médio e longo prazo”, observa Jeanine Pires, uma das sócias da Matcher.

Ainda segundo Jeanine, é essencial mostrar ao mercado internacional que os investimentos em Turismo não pararam no Brasil, com anúncio de novos complexos de resorts em Foz do Iguaçu (PR), Pernambuco, Paraíba e Alagoas. Da mesma forma, os produtos voltados aos nichos, atrações ao ar livre, destinos menores e intensivos em contato com a natureza são uma inovação na oferta do País adequadas às tendências internacionais.

Já o secretário de Turismo do Ceará, Arialdo Pinho, comenta que “os voos e viagens serão retomados aos poucos, conforme a pandemia for regredindo. Por enquanto precisamos aguardar a segunda onda diminuir na Europa para poder ter uma previsão melhor. Mas estamos trabalhando para que o Ceará recupere os bons índices internacionais que conquistou antes da pandemia. Passamos do nono aeroporto do Brasil para o quinto em passageiros estrangeiros no ano passado. Fomos o primeiro do Nordeste”.

Maior feira de artesanato da América Latina está confirmada para dezembro em Belo Horizonte. Serão dois mil expositores

18 de novembro de 2020 por antonioroberto
Artesanato brasileiro precisa ser cada vez mais valorizado

Artesanato brasileiro precisa ser cada vez mais valorizado

A 31ª edição da Feira Nacional de Artesanato será realizada em Belo Horizonte entre os dias 1º e 6 de dezembro. Será o primeiro grande evento em uma capital envolvendo artesãos de todo o país, após a retomada das atividades do setor. A área total será de 1.104 metros, com artesanato de todo o Brasil.

Serão seis dias de feira, que mais uma vez vai ocupar os pavilhões do Expominas, localizado na região oeste de Belo Horizonte. Os cerca de dois mil expositores serão divididos em 600 estandes. Os visitantes terão a oportunidade de conhecer a diversidade que caracteriza o artesanato brasileiro.

O público poderá ainda participar de oficinas gratuitas de feltro, patchwork e reciclagem de CDs. Haverá, também, estandes de parceiros com programação especial, como a Ilha do Conhecimento, organizada pelo Ministério da Economia, por meio do PAB – Programa de Artesanato Brasileiro, que oferecerá cursos e palestras de capacitação para artesãos e visitantes.

Maior evento do gênero na América Latina, a 31ª Feira Nacional de Artesanato vai obedecer a um rígido protocolo sanitário, definido em parceria com a prefeitura de Belo Horizonte, reforçando ainda mais a prioridade da direção de garantir total segurança a todos os visitantes e artesãos presentes.

WTM Latin American é adiada de abril para junho de 2021

17 de novembro de 2020 por antonioroberto

wtm 9999A WTM Latin America apresenta nova data para a realização do evento em 2021. A decisão foi tomada para atender às expectativas e necessidades dos expositores, mediante consulta com clientes e parceiros. Com isso, o evento, que aconteceria em abril, ocorrerá nos dias 23, 24 e 25 de junho de 2021, no pavilhão verde do Expo Center Norte, em São Paulo.

Luciane Leite, diretora do evento, comenta que, para realizar um evento internacional, é preciso um cenário de maior estabilidade para o setor de viagens, com a reabertura de fronteiras e a atualização das restrições de viagens.

“A indústria precisa se encontrar pessoalmente em 2021 e eventos de grande escala, como a WTM Latin America, estão sujeitos a diretrizes e regulamentos nacionais e locais que passam por adaptações constantes. Temos acompanhado as mudanças e nos adequado para realizarmos um evento seguro e de alto nível, oferecendo também aos expositores mais tempo para que possam trilhar um caminho de recuperação”, comenta Luciane.

A WTM Latin America é um dos principais eventos da indústria de viagens na América Latina. Atrai profissionais de turismo quase do mundo inteiro. Nos três dias de encontro, a audiência qualificada gera milhões em negócios e consome conteúdos de qualidade que revelam tendências e transformações do setor.

Senac RN abre inscrições para cursos gratuitos de Biossegurança no setor de Turismo

12 de novembro de 2020 por antonioroberto

O Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac, inicia amanhã (13), a partir das 14h, as matrículas para profissionais que desejarem participar dos cursos gratuitos focados no Plano de Retomada do Turismo. Esta é a última etapa de uma série de ofertas que já disponibilizou, desde junho, 1.500 vagas gratuitas.

As inscrições deverão ser realizadas no site rn.senac.br. A participação nas qualificações permitirá que as empresas se habilitem a receber o selo Turismo+Protegido, criado pelo Governo do Estado com o objetivo de atestar os padrões de qualidade implementados nesses empreendimentos.

Nesta etapa, estão sendo disponibilizadas 150 vagas nos cursos de Protocolo e Boas Práticas de Prevenção à Covid-19 em Meios de Hospedagem; Alimentos e Bebidas e Serviços Receptivos. Os cursos serão on-line, com 20 horas-aula. O foco é habilitar os profissionais para se adequarem às normas de biossegurança exigidas para o retorno das atividades no contexto da pandemia. A seleção dos candidatos será feita de acordo com a ordem de inscrição no site.

“Esta iniciativa contribui significativamente neste contexto de retomada da atividade econômica em nosso estado, pois ela qualifica os profissionais e, consequentemente, oferece aos nossos turistas e à sociedade em geral a garantia de que estão usufruindo de um serviço seguro, com o cumprimento de todas as normas sanitárias e de higiene”, comenta o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.

Vale lembrar que o Plano de Retomada do Turismo do Rio Grande do Norte é uma ação liderada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo, com o objetivo de promover ações integradas dos empreendimentos turísticos para garantir a saúde pública e organizar a retomada gradativa das atividades, preservando os empregos e auxiliando na segurança econômica e sanitária. O Plano prevê ações de grande porte, a serem desenvolvidas ao longo de 18 meses.

Serviço:

Cursos Gratuitos Senac RN – Plano de Retomada do Turismo

Período: 13 a 19 de novembro

Inscrição: rn.senac.br

Vagas: 150

Início das Aulas: 23 de novembro

Público-alvo: Profissionais que atuam no setor turístico.

Movimento Supera Turismo lança campanha para sensibilizar futuros prefeitos

11 de novembro de 2020 por antonioroberto

O Movimento Supera Turismo Brasil lançou recentemente uma campanha de adesão e engajamento com foco nos candidatos a prefeito, em primeiro ou segundo mandato. Proposta busca disseminar a pertinência e a crença no turismo, enquanto atividade econômica de peso, a partir da base da sociedade. Ou seja: os municípios. É neles que as pessoas vivem, batalham, empreendem e prosperam. O Termo de Compromisso está disponível no site do Movimento. (https://movimentosuperaturismo.com.br/prefeitoamigodoturismo).

As entidades signatárias do ‘Prefeito Amigo do Turismo’ expediram vídeos curtos às suas bases de associados, de modo que os eleitores sensibilizem os candidatos pelo engajamento. Também estão programadas outras ações, envolvendo o colégio de líderes no Congresso Nacional, diretórios de todos os partidos políticos e governadores.

“Promover o turismo é, antes de tudo, promover qualidade de vida, bem-estar para toda a população. Turismo resgata autoestima e constrói cidadania, além de ser fonte de renda para mais de sete milhões de pessoas, no Brasil”, assegura o Movimento Supera Turismo, integrado e apoiado por empresários e as principais entidades do setor, como a Abav Nacional (Associação Brasileira de Agências de Viagens).

Os números tendem a aumentar, cada vez mais, com estímulos à retomada econômica sustentável e responsável. O Brasil se destaca no ranking do Fórum Econômico Mundial entre os países com mais recursos turísticos naturais e está em nono lugar em recursos culturais. Com o planejamento adequado, vontade política dos governantes e percepção das vantagens em se investir em Turismo, o país poderá ter um aliado poderoso na superação da crise.

MTur lança Plano Nacional de Retomada do Turismo; conheça o projeto

10 de novembro de 2020 por antonioroberto

min Tur

“Nosso Turismo está preparado para recebê-lo. Procure um estabelecimento que aderiu ao selo Turismo Responsável, viva o Brasil”, disse o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio (foto), dirigindo-se aos viajantes do País, durante cerimônia de lançamento do Plano Nacional de Retomada do Turismo, apresentado nesta terça-feira (10) no Palácio do Planalto. “Esse evento marca a consolidação de uma grande aliança em favor da retomada do Turismo brasileiro”, complementou.

A Retomada do Turismo é uma aliança que reúne esforços dos setores público e privado, terceiro setor e Sistema S, para o retorno das atividades de maneira gradual e planejada. O objetivo, segundo o MTur, é “acelerar a recuperação do Turismo após a paralisação das atividades, com segurança e responsabilidade”. Para isso, será trabalhado um conjunto de programas, projetos e ações organizados em quatro eixos: preservação de empresas e empregos no setor; melhoria da estrutura e da qualificação de destinos; implementação de protocolos de biossegurança; e promoção de inventivo às viagens, especialmente as domésticas.

Festuris Gramado começa com todos os protocolos devidamente cumpridos

6 de novembro de 2020 por antonioroberto
Plateia reuniu mais de 400 pessoas

Plateia reuniu mais de 400 pessoas

Foi um grande ato para marcar a abertura da primeira feira de turismo das Américas desde o início da pandemia. O Festuris Gramado começou ontem (5) com sua tradicional solenidade reunindo mais de 400 pessoas entre autoridades, convidados e lideranças do setor. O evento foi marcado pelos protocolos rígidos de segurança, uma mostra do que os participantes terão na feira de negócios que acontece nesta sexta (6) e sábado (7).

Resiliência e coragem. Essas foram as palavras-chave destacadas durante a solenidade, marcada por muita emoção e entusiasmo. “Se nós conseguimos chegar até aqui, é em função dessas duas palavras. Nesse caminhar, percebemos que não estávamos sozinhos. Teve muita empatia e união de todos os atores do turismo. Assim, conseguimos criar inúmeras ações para minimizar os impactos da pandemia”, enfatizou o CEO do FESTURIS, Eduardo Zorzanello.

Marta Rossi, outra CEO do evento, destacou a importância da retomada. “Foi uma sensação de vitória ver a feira montada. Mas refletimos e entendemos que a realização do Festuris foi apenas uma conquista e que a vitória está mais adiante, quando todo o setor puder retornar construindo junto esse novo momento”, acrescentou.

Eduardo Zorzanello e Marta Rossi, diretores do Festuris Gramado

Eduardo Zorzanello e Marta Rossi, diretores do Festuris Gramado

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, elogiou as medidas adotadas pela feira nesta retomada das atividades do setor. “O Festuris é um momento de celebração e ao mesmo tempo de enorme responsabilidade para todos nós, porque estamos sendo, mais uma vez, pioneiros. E pelo que observamos em cada um dos cuidados aqui tomados, teremos um evento que será exemplo para o Brasil”, declarou.

Leite também aproveitou a oportunidade para anunciar a liberação de R$ 6 milhões para 45 municípios no Rio Grande do Sul que são especialmente vocacionados ao turismo, para reforço em suas ações de vigilância sanitária e de atenção hospitalar justamente para que a retomada do turismo possa acontecer com toda a segurança.

A decoração e as atividades artísticas do ato foram um pocket do que os visitantes da feira encontram no Natal Luz de Gramado, dando um gostinho daquilo que a cidade tem de melhor neste período do ano.

Solenidade de abertura teve pocket show do Natal Luz

Solenidade de abertura teve pocket show do Natal Luz