Feira da Aviesp, em Campinas, terá 16 palestras

1 de abril de 2015 por antonioroberto

A 38ª Feira da Aviesp, que se realizará em Campinas (SP) nos próximos dias 10 e 11, terá – além dos estandes – 16 palestras de 30 minutos, em duas salas com capacidade para 30 profissionais em cada rodada. O evento será no Expo Dom Pedro.

Confiram os palestrantes e temas:

Sexta – 10/04:

Sala 1:

13h50 às 14h20 – “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes”, com Sueli da Rocha

14h30 às 15h00 – “Agências de viagens – como crescer com longevidade”, com Gervasio Tanabe e Lúcio Oliveira

15h10 às 15h40 – “Viracopos, seu novo aeroporto!”, com Graziella Delicato

15h50 às 16h20 – “A agência de viagens como vendedora de trens”, com Pablo Bernhard

Sala 2:

13h50 às 14h20 – “Turismo acessível, segmento de novas oportunidades”, com Fatima Estephan e Conceição Monteiro

14h30 às 15h00 – “Ásia: melhores roteiros”, com Deusa Rodrigues

15h10 às 15h40 – “Como vender Egito e Oriente Médio”, com Mohammed Darwich

15h50 às 16h20 – “Ser diferente entre os iguais”, com Marcela Candioto

Sábado – 11/04:

Sala 1:

13h50 às 14h20 – “Cruzeiros fluviais: uma nova opção de viagem!”, com Ilya Hirsch

14h30 às 15h00 – “Mercado turístico LGBT”, com Ana Carolina Melo

15h10 às 15h40 – “Grécia e suas ilhas”, com Telma M Brito

15h50 às 16h20 – “A agência de viagens como vendedora de trens”, com Pablo Bernhard

Sala 2:

13h50 às 14h20 – “Transformando relacionamentos em resultados”, com Daniel Biancareli

14h30 às 15h00 – “Experiências na Argentina”, a cargo do Ministério do Turismo da Argentina

15h10 às 15h40 – “Como realizar a viagem dos sonhos do seu cliente”, com Cleiton Feijó

15h50 às 16h20 – “Agências de viagens – como crescer com longevidade”, com Gervasio Tanabe e Lúcio Oliveira.

Natal sedia neste mês mais um evento internacional de alto nível técnico e científico

1 de abril de 2015 por antonioroberto

Nomes reconhecidos nacional e internacionalmente estarão em Natal, de 15 a 19 de abril, no VII Congresso Internacional de Biossíntese, que será realizado no Hotel Serhs, na Via Costeira. É mais um evento de alto nível que a capital potiguar sedia. Entre os temas abordados estão a importância do brincar para o desenvolvimento das crianças, a espiritualidade na saúde e o sonho como poesia do corpo.

Haverá exposição de trabalhos cujos temas contemplam depressão pós-parto, espiritualidade e saúde cardiovascular, a união entre o movimento corporal, a meditação e o lúdico, o treinamento da mente para estados de bem-estar, a sexualidade saudável, a importância do toque em bebês, a afetividade no cotidiano escolar, efeitos psicossociais do racismo e a leitura psicorporal da obesidade, entre outros.

Natal receberá em 2016 o Encontro Nacional dos Estudantes de Políticas Públicas

1 de abril de 2015 por antonioroberto

O secretário de Turismo de Natal, Fernando Bezerril, recebeu em seu gabinete esta manhã (1º) a diretora de captação de eventos técnico-científicos Meghan Doiron, do Natal Convention, e o universitário Mikael Victor, do curso de Gestão de Políticas Públicas da UFRN.

Eles solicitaram apoio da Prefeitura do Natal, por meio da Setur, para a realização do 15° Encontro Nacional dos Estudantes de Políticas Públicas (Eneap), em julho de 2016, em Natal.

Pela primeira vez o evento vai ocorrer no Nordeste, reunindo universitários e professores do campo de políticas públicas. A iniciativa de trazer um evento desse porte para Natal surgiu a partir dos universitários de Gestão de Políticas Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com apoio do Centro Acadêmico Djalma Maranhão (CAGPP/UFRN).

Mikael explicou que esse encontro já possui um público consolidado, inclusive do exterior. A estimativa dos organizadores é reunir mais de mil participantes.

Ocean Palace registra ocupação média de 92% no primeiro trimestre do ano

1 de abril de 2015 por antonioroberto
Ocean Palace bate recorde no primeiro trimestre do ano

Ocean Palace bate recorde no primeiro trimestre do ano

O Ocean Palace Resort Beach & Bungalows registrou ocupação média de 92% (recorde histórico) no primeiro trimestre do ano.

O crescimento é de 10% em comparação ao mesmo período do ano anterior. A informação é da gerente comercial Andrezza Varela.

Para ela, o fato de o Rio Grande do Norte voltar a figurar nas propagandas da CVC foi fundamental para o boa ocupação verificada nos últimos 90 dias.

Inaugurado em 1996 como o primeiro hotel cinco estrelas de Natal (e do RN), é o único nesta categoria com o selo ISO 9001 (qualidade) e ISO 14001 (política ambiental) na capital potiguar.

Possui 315 apartamentos, mais de 900 leitos e um dos maiores e melhores parques aquáticos dos hotéis do Nordeste.

Guia Viagens Brasil elege as dunas de Jenipabu como segunda montanha de areia mais bela do país

31 de março de 2015 por antonioroberto

O Guia Viagens Brasil.com, um dos maiores portais de turismo do País, listou as dunas mais belas e admiradas pelos turistas. Jenipabu ficou na segunda posição. Confira o resultado:

1º Lençóis Maranhenses – Com lagoas doces que podem chegar a 90 metros de comprimento e até três metros de profundidade, a região exige preparo físico. Considerado um dos cartões-postais do Brasil, o local é um paraíso de areia e água, perfeito para praticar sandboard e desfrutar do pôr do sol.

Dunas de Jenipabu: vice-campeã nacional

Dunas de Jenipabu: vice-campeã nacional

2º Jenipabu – Uma das principais atrações é passear de buggy e se aventurar nas dunas. O turista também pode visitar o Parque Ecológico Dunas de Genipabu, que engloba praia, lagoa e área de proteção ambiental. As dunas são móveis. As areias são movimentadas pelos ventos constantes, transformando a paisagem.

3º Jericoacoara – A 300 km de Fortaleza, no Ceará, é sinônimo de praia paradisíaca. O lugar mais conhecido é a vila Duna do Pôr do Sol, onde muitos turistas se encontram para ver o fim de tarde. As dunas mudam gradativamente de cores.

4º Dunas da Joaquina – Na região nasceu o sandboard, ou ‘surf de areia’, em 1986. Trata-se do esporte onde os praticantes descem as dunas em pé sobre pranchões de madeira. Na época a prática era utilizada para ensinar surfe aos iniciantes e se tornou famoso mundialmente, hoje com muitos adeptos.

5º Siriú, Garopaba – A 90 Km de Florianópolis, é famosa por suas belas praias, que lotam de veranistas na alta temporada. Além das praias de Ferrugem, Gamboa e Ouvidor, de águas tranquilas e mornas no verão, Garopaba abriga as Dunas de Siriú, que atraem muitos turistas, especialmente os praticantes de sandboard.

Mercado de viagens já é 35% on-line

31 de março de 2015 por antonioroberto

Estudo da consultoria Phocuswright revela que o mercado global de viagens – inclui aéreas, hotelaria, aluguel de carros, cruzeiros, ferroviários e operadoras – apresentou um crescimento de US$ 200 bilhões nos últimos quatro anos e alcançou US$ 1,3 trilhão no ano passado.

Ao mesmo tempo, uma grande parte desses serviços migrou para a rede. De acordo com a pesquisa, 35% das compras de viagem ocorrem em ambiente on-line, um crescimento de 10% desde 2011

A importância da internet na venda de pacotes também foi monitorada por estudo do Ministério do Turismo, segundo o qual a rede é a principal fonte de informação para organizar a viagem para 37% dos estrangeiros que visitam o país. Há cinco anos, no entanto, os guias impressos e as indicações de parentes e amigos se colocavam à frente da internet.

Veja as feiras que terão a participação do Ministério do Turismo neste primeiro semestre

31 de março de 2015 por antonioroberto

O Ministério do Turismo divulgou seu plano estratégico para as participações em feiras e eventos de turismo no Brasil neste primeiro semestre.

A principal ação acontecerá na WTM Latin America, de 23 a 25 de abril, na capital paulista. O MTur terá área de 600 metros quadros reunindo 25 Estados (apenas Tocantins e Roraima não quiseram participar).

Na Aviesp, na próxima semana, em Campinas, o Ministério do Turismo terá um estande temático (Brasil para brasileiros), promovendo todas as regiões do País. Em maio, na mostra Viajar, no Ibirapuera, na capital paulista, o foco será o público final.

Em junho, o Ministério do Turismo estará no Festival das Cataratas, em Foz do Iguaçu, e também no Workshop Visual, onde terá quatro salas dedicadas à capacitação dos Estados brasileiros.

Chile promete bombar turisticamente na Copa América

30 de março de 2015 por antonioroberto
Chile dos lagos e cordilheiras. Vai dar show na Copa América. Pelo menos em atrações naturais

Chile dos lagos e cordilheiras. Vai dar show na Copa América. Pelo menos em atrações naturais

A 44ª edição do torneio de seleções mais antigo do mundo acontecerá no Chile pela sétima vez. O país novamente se transformará no epicentro do futebol internacional por quase um mês. A Copa América será de 11 de junho e 4 de julho de 2015.

No total serão 34 partidas de futebol, que vão acontecer nas cidades de Antofagasta, La Serena, Viña del Mar, Valparaíso, Rancagua, Concepción, Temuco e a capital Santiago.

Vale lembrar que o Chile reúne desde o deserto mais árido do mundo até bosques floridos. O país impressiona pela diversidade de suas paisagens e os contrastes, com cenários ideias para esportes de aventura, relaxamento ou vida urbana.

Veja abaixo uma breve descrição de cada uma das sedes que receberão o torneio continental:

Antofagasta: Porta de entrada do Deserto de Atacama. O porto de Antofagasta é o mais importante do norte chileno. Sua localização estratégica na costa permite a saída da maioria das exportações de cobre.

A cidade tem um cenário imperdível, talvez um dos locais mais fotografados do Chile: La Portada de Antofagasta, um arco de pedra natural que se encontra no meio do Oceano Pacífico. Entre as praias, destaque para Juan López, a Ilha Santa María, Mejillones e Hornitos.

La Serena: Principal porta de entrada da Rota Astronômica. O norte do Chile tem os céus mais limpos do hemisfério sul. Além disso, é um destino de praias durante o verão, muito frequentado por turistas argentinos que saem de cidades fronteiriças como Córdoba e Mendoza.

Sua localização estratégica conta com uma bela costa, que garante pratos de peixes e frutos do mar oferecidos nos diversos restaurantes da região. Todos são sempre acompanhados de excelentes vinhos e piscos produzidos nos Vales do Elqui e Limarí.

Salmão no Chile: quase uma obrigação gastronômica

Salmão no Chile: quase uma obrigação gastronômica

Viña del Mar-Valparaíso: A quase duas horas de Santiago, o porto de Valparaíso é visita obrigatória. Em 2003 foi declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Suas montanhas, suas pitorescas ruas e casas garantem um passeio ideal, com direito a variado circuito gastronômico e intensa vida noturna, a cargo de velhos e charmosos bares boêmios. Seguindo pela orla, chega–se à Viña del Mar, a praia mais badalada do Chile

Rancagua: É uma das áreas vitivinícolas mais importantes do Chile. O Vale de Colchagua, que fica ao sul, a cerca de uma hora de distância de Santiago, é um dos principais polos de enoturismo do país. Os vinhedos se estendem por mais de 20.000 hectares da região.

Concepción: É uma das cidades mais importantes do sul do Chile. Destaca-se por sua atividade econômica ligada à indústria florestal. Em torno da Cordilheira dos Andes há centros de esqui com trenó puxado por cães e passeios em motos de neve. A área de Ski Chillán se conecta com o belo povoado de montanha Valle Las Trancas.

Santiago é uma das mais prósperas e mais belas capitais da América do Sul

Santiago é uma das mais prósperas e mais belas capitais da América do Sul

Temuco: É a capital da região de La Araucanía, área que tem a presença da cultura Mapuche, principal povo originário do Chile. É uma das áreas mais belas do sul do Chile, com uma mistura perfeita de lagos, vulcões, rios e florestas.

A cidade de Pucón é um dos destinos imperdíveis da Araucanía. As atrações locais se relacionam principalmente ao turismo aventura, com rafting no Rio Trancura, caiaque no lago e trekking nos Parques Nacionais Huerquehue e Villarrica, entre outras atividades.

Santiago: A final do campeonato será na capital chilena. Santiago tem se transformado em uma das cidades mais importantes da América do Sul, tanto em oportunidades de negócios como em imagem de tranquilidade, limpeza e qualidade de vida.

Veja as novas tendências para a hotelaria nos próximos seis anos

30 de março de 2015 por antonioroberto

Estudo elaborado pelo Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB) aponta que o setor planeja investir R$ 12,8 bilhões nos próximos seis anos. Com isso, serão 630 novos empreendimentos até 2020, um crescimento de 65%. Já o número de quartos disponíveis passará de 94 mil para 164 mil, uma alta de 75% no mesmo período.

O levantamento mostra ainda que, em 2020, os hotéis serão responsáveis por 100 mil empregos diretos, ante os atuais 64 mil. Os dados também mostram a tendência de aumento de 10 pontos percentuais da participação da categoria de hotéis econômicos na distribuição do mercado, que deve alcançar 40% dos empreendimentos em 2020.

Outra tendência detectada pelo estudo é a de investimento em cidades menores. De acordo com os dados, atualmente, as cidades com mais de um milhão de habitantes concentram 59% dos hotéis. A previsão é que, em 2020, esse percentual cairá para 47%. Ao mesmo tempo, a concentração de empreendimentos em municípios com até 300 mil habitantes aumentará dos atuais 22% para 30%.

Para quem deixou a viagem da Semana Santa para a última hora, que tal Bariloche?

30 de março de 2015 por antonioroberto
Lagos de Bariloche: plena sedução

Lagos de Bariloche: plena sedução

A unidade da Flytour American Express em Natal ainda tem vagas para o pacote “Outono em Bariloche”, com saída na próxima quarta-feira (1 de abril). São seis dias e cinco noites de hospedagem com café da manhã, traslado de chegada e saída, passeio pelo Circuito Chico com subida ao Cerro Campanário, além de visitas a Cerro Tronador e ao Ventisquero Negro.

Localizada ao oeste da Argentina e ao norte da Patagônia, Bariloche reúne paisagens sensacionais, independente da estação. No período de inverno é possível esquiar nas montanhas que ficam cobertas de neve. Já no verão, além de trilhas em meio a belezas naturais, uma excelente opção são os passeios pelos lagos locais, como o famoso Nahuel Huap.