Miami quer mais ligações aéreas do Nordeste

21 de outubro de 2014 por antonioroberto

deborahmia

A representante do Miami Convention & Visitors Bureau no Nordeste, Débora Prass (foto), informa que o Nordeste precisa urgentemente de mais ligações aéreas com o Nordeste.

Ela ressalta que o fluxo de passageiros para a Flórida está cada vez mais aquecido no Nordeste, que dispõe de poucas ligações aéreas com os EUA.

Há apenas um voo diário da American Airlines para Miami a partir de Salvador e Recife, quatro voos por semana da Copa Airlines de Recife para a Cidade do Panamá, com boa conectividade para Miami, e um voo semanal, aos sábados, de Fortaleza para Miami.

Débora, que está baseada na capital cearense há um ano e meio, observa que a operação semanal da Tam para Miami está sempre lotada, tanto na ida como na volta.

“Eu vi de perto o surgimento desse voo, já que demos treinamento sobre Miami aos agentes de Fortaleza durante dois meses, de março a maio, antes mesmo da frequência iniciar. O voo ainda nem completou seis meses e já um sucesso. O Nordeste precisa de mais ligações com Miami”, ressalta.

No próximo dia 25, Tam, Flytour e Miami CVB promovem fam tour para Miami com nove agentes de viagem do Nordeste e um representante de cada empresa responsável pela ação de marketing. Débora lembra que a parte mais difícil da operação foi conseguir confirmar lugar no voo Fortaleza-Miami.

“Eu mesmo vou ter que ir via São Paulo, pois o voo de Fortaleza no dia 25, como sempre, está lotado”, comenta.

Pernambuco investe no Turismo Acessível

21 de outubro de 2014 por antonioroberto

Mais de 900 pessoas de Pernambuco, entre recepcionistas, mensageiros e garçons, receberam recentemente um treinamento de capacitação para aprimorar o atendimento a pessoas que tenham algum tipo de deficiência. Ao todo, 68 estabelecimentos do estado, entre bares, restaurantes, hotéis, pousadas e empresas de receptivo turístico, foram beneficiados.

A Secretaria de Turismo de Pernambuco, por meio da Empetur, já desenvolve projetos voltados à acessibilidade, como o Praia Sem Barreiras – que ajuda pessoas com mobilidade reduzida a tomarem banhos de mar – e a distribuição de cartilhas com informações básicas sobre como tornar acessíveis os equipamentos turísticos

O Ministério do Turismo lançou, em junho deste ano, a ferramenta eletrônica Turismo Acessível, que permite ao internauta cadastrar e avaliar estabelecimentos e atrações turísticas, de acordo com seu nível de acessibilidade.

O Brasil tem cerca de 45,6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, o que representa cerca de 23,92% da população brasileira, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em 2016, o Brasil sediará os Jogos Paralímpicos, no Rio de Janeiro, quando serão esperados 4.350 atletas de 176 países, de acordo com a organização do evento.

Gramado (RS) é referência para Natal no ciclo natalino

21 de outubro de 2014 por antonioroberto
George Costa (Luck Natal), Nestor Tissot (prefeito de Gramado-RS) e Fernando Bezerril (secretário de Turismo de Natal)

George Costa (Luck Natal), Nestor Tissot (prefeito de Gramado-RS) e Fernando Bezerril (secretário de Turismo de Natal)

Natal quer se aproximar de Gramado para tentar fazer um ciclo natalino, no mínimo, parecido com o “Natal Luz” da cidade da serra gaúcha. O secretário de Turismo da capital potiguar, Fernando Bezerril, que recentemente anunciou várias modalidades de premiação no concurso de decoração natalina, convidou o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, durante o 4º Festival do Turismo de João Pessoa, encerrado no sábado passado (18), para fazer a entrega da premiação, em janeiro, em Natal. Tissot já garantiu presença.

“Temos que aprender com quem sabe. Nossa cidade tem o nome da festa e temos por obrigação caprichar no ciclo natalino, como Gramado faz muito bem. Nosso Natal em Natal a cada ano melhora, com shows, autos de Natal e uma decoração caprichada. Porém precisamos avançar mais e estreitarmos nossos laços com Gramado, que tem muito a nos orientar”, comenta os secretário.

Na palestra que deu em Natal no início do ano, durante o 5º Fórum de Turismo do RN, a diretora do Festival do Turismo de Gramado, Marta Rossi, abordou a importância do Natal Luz, de Gramado, para o turismo da cidade, que tinha sua época de baixa estação mais intensa no final do ano e agora tem, de novembro a janeiro, ao contrário, suas melhores taxas na hotelaria e seu maior movimento no setor de alimentação e lazer.

João Pessoa avança na área de eventos, porém ainda tem apenas 11 mil leitos

21 de outubro de 2014 por antonioroberto
No estande de Natal no Festival do Turismo de João Pessoa, José Maria (Terra Molhada), Ana Rita Couto (Emprotur) e Fábio Mazulo (Marazul)

No estande de Natal no Festival do Turismo de João Pessoa, José Maria (Terra Molhada), Ana Rita Couto (Emprotur) e Fábio Mazulo (Marazul)

O Centro de Convenções Ronaldo da Cunha Lima, na capital paraibana, que abrigou o 5º Festival do Turismo de João Pessoa, estará totalmente concluído nos próximos meses, com a inauguração de seu teatro. Os pavilhões em funcionamento, porém, já comportam feiras confortavelmente, com boa refrigeração, piso de qualidade e amplo espaço externo.

No caso do Festival encerrado no sábado passado (18), também houve bom espaço nos corredores. O equipamento de João Pessoa é o segundo mais moderno do gênero no Nordeste, atrás apenas do Centro de Convenções Edson Queiroz, em Fortaleza.

O equipamento, porém, é desproporcional á capacidade hoteleira da capital paraibana, que só dispõe de 11 mil leitos. Neste final de semana, por exemplo, alguns hotéis tiveram overbooking,já que, além do Festival, a cidade abrigou um Congresso de Cirurgia Vascular e Angiologia.

Sebrae-PB promoveu Rodadas de Negócios e Fórum Empresarial no Festival de João Pessoa

20 de outubro de 2014 por antonioroberto

As rodadas de negócios realizadas pelo Sebrae-PB durante o 4º Fórum de Turismo de João Pessoa, encerrado no sábado passado (18), tiveram seus valores gerados duplicados, em relação à edição do ano passado.

“Em 2013, os negócios nos dois dias de rodadas chegaram a R$ 2,1 milhões. Neste ano, logo no primeiro dia, foram registrados R$ 2,2 milhões em volume de negócios”, informa Cláudio Jr, um dos diretores do Festival.

O Sebrae-PB, um dos principais patrocinadores do evento, assim como a Fecomércio-PB e a CNC, também foi responsável, junto com o João Pessoa Convention Bureau, pelo Fórum Empresarial que se realizou paralelamente à feira, ontem. A palestra mais concorrida, como era esperado, abordou uma nova tendência: o turismo de vivências e experiências.

A coordenadora de Turismo do Sebrae-PB, Regina Amorim, garante que a Paraíba já é referência no segmento. “O turismo de experiência é inovador. Essa nossa iniciativa trouxe diversas pessoas para conhecer o conceito e os resultados do que fazemos aqui, comenta a gestora.

Na feira o Sebrae-PB optou por um corredor com exposição e venda de produtos típicos do artesanato paraibano. Ou seja: aproveitamento da produção associada local.

João Pessoa quer mais apoio das empresas aéreas para seu evento de turismo

20 de outubro de 2014 por antonioroberto
Breno Mesquita discursa, observado pelo irmão Bruno Mesquita e por Cláudio Jr, todos organizadores do Festival do Turismo de João Pessoa

Breno Mesquita discursa, observado pelo irmão Bruno Mesquita e por Cláudio Jr, todos organizadores do Festival do Turismo de João Pessoa

Os organizadores do Festival do Turismo de João Pessoa esperam maior apoio das aéreas na quinta edição do evento, no próximo ano. “Precisamos de mais ADs para trazer agentes de viagem do Sul e Sudeste, assim como jornalistas”, observa Bruno Mesquita, que também promete buscar maior participação de destinos e operadoras do exterior.

“Já escolhemos algumas feiras internacionais de turismo, sobretudo na Europa, para visitar e tentar atrair negócios”, comenta.

Em relação ao horário da feira – alguns expositores pediram para o evento começar mais cedo -, Mesquita disse que a ideia inicial é manter o início ás 17h. “Queremos deixar a manhã e uma parte da tarde para os participantes do Festival serem turistas em João Pessoa. E também não pretendemos aumentar a feira em mais um dia”, salienta.

RN ganha novo projeto turístico: Viagem com Yoga

20 de outubro de 2014 por antonioroberto
Recanto Vale Verde, em São José de Mipibu: turismo zen

Recanto Vale Verde, em São José de Mipibu: turismo zen

Um projeto de turismo diferente no RN alia o prazer de viajar com a prática de yoga e relaxamento. O Viagem com Yoga, projeto da jornalista Karla Larissa e da educadora física e professora de Yoga da UFRN, Olga Trindade, funciona como um SPA itinerante do corpo e da alma.

A ideia é realizar viagens para lugares tranquilos e paradisíacos, com uma programação que inclui práticas de yoga, meditação, e claro, passeios. Este ano já foram realizadas três edições do projeto e a próxima será nos dias 15 e 16 de novembro.

O local escolhido desta vez é Recanto Vale Verde, em São José de Mipibu. O espaço possui muita área verde, rio, piscina e capelinha, além de campo e quadra para prática de esportes. A programação desta edição incluirá ainda um curso de Culinária Vegetariana, que será ministrado pelo Prabhu Kuruksetra.

Os interessados devem entrar em contato pelos telefones (84) 9186-4940/9805-9893/8823-6725 ou pelos emails kljesus@gmail.com e govindarn@yahoo.com.br.

Com estandes próprios, Natal e Mossoró divulgaram seus produtos no Festival do Turismo de João Pessoa

20 de outubro de 2014 por antonioroberto
No estande de Mossoró, diretor e gerentes da rede de hotéis Sabino (Mossoró, Martins e Areia Branca): Waldeluce Fernandes, Edna França e João Sabino

No estande de Mossoró, diretor e gerentes da rede de hotéis Sabino (Mossoró, Martins e Areia Branca): Waldeluce Fernandes, Edna França e João Sabino

O 5º Festival do Turismo de João Pessoa teve vários estandes de destinos nacionais, como Gramado, Canela, Caldas Novas e Ouro Preto, além de espaços de estados como Rio de Janeiro e Espírito Santo. Do exterior, havia estandes de empresas dos EUA, Panamá, México, Chile, Peru e República Dominicana. Do Rio Grande do Norte, Natal e Mossoró tiveram estandes no evento.

Breno Mesquita, um dos organizadores do evento, ressaltou que o interesse de destinos e países está na certeza de que vão encontrar agentes de viagem de quase todo o Nordeste. Daí, diz ele, a busca permanente pela qualificação, através das capacitações que neste ano foram realizadas em seis salas.

“Nosso evento é regional. E o Nordeste não é só receptivo. É emissor também, vale lembrar”, disse Mesquita. Ele e Cláudio Júnior fizeram questão de declarar que o modelo do Festival do Turismo de João Pessoa se espelha no Festival do Turismo de Gramado.

Festival do Turismo de João Pessoa registra 2.725 credenciados

20 de outubro de 2014 por antonioroberto
Cristina Lira, assessora especial do evento; Claudio Júnior, diretor do Festival do Turismo de João Pessoa; e Andréia Barros, assessora de imprensa do evento

Cristina Lira, assessora especial do evento; Claudio Júnior, diretor do Festival do Turismo de João Pessoa; e Andréia Barros, assessora de imprensa do evento

Depois do apoio da Abav Nacioronal e da Braztoa, que inclusive trouxe associados para o evento, o Festival do Turismo de João Pessoa pretende contar com a parceria da Abracorp em sua quinta edição, no próximo ano. Outro foco para 2015 é fazer um corredor do Visit USA. A informação é de um dos diretores da feira, Breno Mesquita.

Já Cláudio Júnior, que também está à frente do Festival, aproveitou a entrevista coletiva, ao final do evento, na noite de sábado passado (18), para mostrar os números finais da feira. Segundo ele, 2.725 pessoas foram credenciadas, das quais cerca de mil operadores ou agentes de viagem. Em relação á edição do ano anterior, houve incremento de 15% no número geral de participantes.

As maiores caravanas de agentes de viagem, segundo Júnior, foram – pela ordem – Pernambuco, Rio Grande do Norte, Bahia, São Paulo e Alagoas. Já o número de estandes, ainda de acordo com os organizadores, aumentou pouco: de 139 no ano passado para 147 neste ano.

Veja mais fotos do Festival do Turismo de João Pessoa

19 de outubro de 2014 por antonioroberto

Abaixo, mais fotos do evento. Desta vez são de autoria de Maurício Cavalcanti, da Secretaria de Turismo de Natal, que teve concorrido estande no 4º Festival do Turismo de João Pessoa, encerrado ontem (18). A Secretaria de Turismo de Mossoró também teve um bom espaço no evento.

Secretário de Turismo de Natal, Fernando Bezerril, e o presidente da Abav Nacional, Antonio Azevedo

Secretário de Turismo de Natal, Fernando Bezerril, e o presidente da Abav Nacional, Antonio Azevedo

Estande de Natal no evento

Estande de Natal no evento

Pórtico de entrada do evento

Pórtico de entrada do evento

Brenda Albuquerque e Emanuelle Freitas, da assessoria de imprensa da Secretaria de Turismo de Natal

Brenda Albuquerque e Emanuelle Freitas, da assessoria de imprensa da Secretaria de Turismo de Natal