Blog dá uma pausa até a próxima semana

3 de agosto de 2015 por antonioroberto

Ocupado com a realização de um evento esta semana (ainda por cima fora de Natal), o jornalista-blogueiro não tem condições de postar notícias, algo que – registre-se – faço sempre com muita satisfação.

Prometo voltar na próxima semana, logo após à realização do 2º Salão de Turismo Rota 101 Nordeste, que se realizará em Recife de quinta a sábado (6 a 8).

Já a coluna de Turismo de sexta-feira no jornal TRIBUNA DO NORTE será publicada normalmente na versão impressa.

Até breve, queridos webleitores!

Natal Convention orienta clientes sobre regulamentação de programa de captação de eventos

31 de julho de 2015 por antonioroberto

O Natal Convention & Visitors Bureau (Natal CVB) está informando e estimulando seus clientes – sociedades médicas, associações, entidades, empresas, federações, organizadores de eventos, etc – a se beneficiarem da portaria, assinada e publicada no Diário Oficial da União, no último dia 3 de julho, pelo presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, que regulamenta o Programa de Apoio à Captação e Promoção de Eventos Internacionais.

A equipe técnica do Natal CVB oferece uma assessoria para obter estes benefícios junto à Embratur. “Com essa portaria, o turismo de negócios no território brasileiro será ainda mais fomentado e vamos conseguir atrair mais eventos e consequentemente mais turistas para Natal, beneficiando uma cadeia econômica. Nossa equipe, assim como nossos associados, está pronta para auxiliar a quem se interessa por Natal como destino de eventos”, observa o presidente do Natal Convention, Max Fonseca.

Segundo o documento, instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos poderão participar com projetos de ações no exterior específicas para tornar o País sede de encontros que possam atrair o turista de eventos internacionais e de competições esportivas.

“Vinte e cinco por centro dos turistas que chegam ao Brasil, de acordo com estudo do Ministério do Turismo, vêm a negócios e eventos, demonstrando a importância desse setor para o País. Esses dados refletem ainda como o trabalho da parceria público-privada vem se fortalecendo e como as cidades brasileiras se consolidam entre as lideranças mundiais do setor que mais recebem eventos internacionais”, destacou Vinícius Lummertz no portal de notícias do MTur.

Estrada pedagiada é a melhor opção para o litoral sul de Pernambuco

31 de julho de 2015 por antonioroberto

Uma alternativa viária ágil, confortável e segura para quem vai em direção a Porto de Galinhas ou ao litoral sul de Pernambuco, a partir do RN ou da Paraíba, é a moderna rodovia pedagiada, que diminuiu de 1h30 para 40 minutos o tempo de viagem até o balneário pernambucano.

Se comparado ao da PE-060, o percurso reduz o trajeto em 8,4 quilômetros, representando uma economia de tempo de 30%, considerando a velocidade permitida de 100 Km/h, com vias duplicadas e sinalização.

A chamada Rota do Atlântico recebe, em média, 15 mil usuários diariamente, especialmente viajantes nordestinos, que passam a utilizar o itinerário como alternativa ao tráfego pesado da PE-60 e da Rota dos Coqueiros, frequentemente utilizadas por ônibus e caminhões pesados.

Além de ganharem tempo, esquivando-se de congestionamentos, os motoristas podem viajar tranquilos, sem grande interferência de vias adjacentes.

Turismo Week prevê amplos descontos para o Nordeste de 10 a 30 de agosto

31 de julho de 2015 por antonioroberto

A Braztoa apresentou ontem (30), em São Paulo, a 7ª Turismo Week. A nova edição da campanha de ofertas terá pela primeira vez um protagonista brasileiro: o Nordeste.

De 10 a 30 de agosto, haverá muitas promoções para sete dos nove Estados da região: Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe (só Piauí e Maranhão não entraram).

Portanto, avise aos parentes e amigos que moram sobretudo no Sul e Sudeste. É hora de visitar o Nordeste. Aliás, sempre é hora. Mas agora será com pacotes bem em conta, segundo a Braztoa.

O site da Turismo Week já foi inclusive remodelado para abrigar as ofertas. O endereço vai ter um apelo diferenciado, com segmentos de produtos para os mais diversos públicos, como família e aventura, por exemplo. Para ter acesso às promoções, basta acessar www.braztoa.com.br.

Salão Rota 101 Nordeste é tema da coluna de Turismo no jornal TRIBUNA DO NORTE

30 de julho de 2015 por antonioroberto

Depois de ser publicada aos sábados, durante cinco semanas consecutivas, a coluna de Turismo da TRIBUNA DO NORTE volta a circular nesta sexta-feira, dia em que sempre foi veiculada.

O tema da coluna é o 2º Salão de Turismo Rota 101 Nordeste, que se realizará de quinta a sábado da próxima semana (6 a 8) no Centro de Convenções de Pernambuco, na divisa entre Recife e Olinda. Confira as novidades do evento e programe sua participação. A entrada é gratuita.

Se o webleitor for profissional do setor de turismo, certamente terá o que (e a quem) mostrar. Caso não seja, vale pelo passeio a Recife e pelas oportunidades como Festival Gastronômico, apresentações culturais, mostra (e comercialização) de artesanato e, quem sabe, a aquisição de uma viagem a Alagoas, a Pernambuco, à Paraíba ou mesmo pelo nosso Rio Grande do Norte.

O evento se vende como uma oportunidade turístico-cultural e os organizadores, otimistas, esperam a participação de dez mil pessoas nos três dias do evento.

Novos talentos e novos sabores na Pipa

30 de julho de 2015 por antonioroberto

Estão abertas até o próximo dia 15 de agosto as inscrições para o Concurso Novos Talentos do Festival Gastronômico e Cultural da Pipa, que se realizará de 9 a 17 de outubro.

Poderão se inscrever, para as 24 vagas disponíveis, 12 duplas de alunos do curso superior de gastronomia, concluintes ou estudantes de pós graduação na área, além de alunos do curso de cozinheiro profissional, mediante comprovação por meio de declaração da instituição de ensino ou diploma de conclusão.

O ingrediente principal para os pratos na edição de 2015 do evento será a batata doce e o concurso será dividido em três categorias – petisco, prato principal e sobremesa.

Os interessados podem acessar o regulamento e a ficha de inscrição no site www.festivaldapipa.com. O resultado da pré-seleção será divulgado no dia 31 de agosto. Os pratos serão apresentados oficialmente ao júri do evento no período de 12 a 14 de outubro.

Vila Galé confirma resort em Touros

30 de julho de 2015 por antonioroberto

O grupo de origem portuguesa Vila Galé anuncia sua oitava unidade hoteleira no país: um novo resort em Touros, no Rio Grande do Norte.

Serão 500 quartos, três restaurantes, spa Satsanga, Clube Nep para crianças, Centro de Convenções com 1.750 m2, centro náutico, campo de futebol, campos multiuso, campo de tênis e três piscinas exteriores, uma delas com tobogã para crianças.

No total, o novo projeto representa investimento de R$ 100 milhões de (28 milhões de euros). A abertura está prevista para setembro de 2017.

As sete unidades hoteleiras que o Vila Galé detêm atualmente no Brasil – e que estão espalhadas por Ceará, Pernambuco, Bahia e Rio de Janeiro – oferecem um total de cinco mil camas em três hotéis de cidade e quatro resorts “all inclusive”.

“O novo resort de Touros será importante para preencher uma lacuna em Natal que, apesar de bem servida de hotéis, não tem resorts com esta dimensão, com excelentes condições tanto para férias em família como para grandes congressos ou outros eventos”, explica o presidente do Grupo, Jorge Rebelo de Almeida.

O grupo Vila Galé tem 29 anos de existência e é responsável pela gestão de 27 unidades hoteleiras, sendo 20 em Portugal e sete no Brasil. Conta hoje em dia com cerca de 2.500 funcionários.

Accor terá novo Ibis no Recife

30 de julho de 2015 por antonioroberto
Recepção do Ibis Aeroporto, o hotel mais novo de Recife

Recepção do Ibis Aeroporto, o hotel mais novo de Recife

A AccorHotels, líder em operação hoteleira na América do Sul, anuncia o contrato de mais um novo empreendimento na cidade do Recife. A unidade, que receberá a bandeira Ibis Budget, terá R$ 24 milhões em investimentos através da parceria com três empresas: Hima Participações, RevPar Incorporações Imobiliárias e Pedra do Reino Investimentos, incorporadoras que compõem o consórcio responsável pela construção do hotel.

O hotel criará 460 novos empregos diretos e indiretos durante as fases de construção e operação e terá 226 apartamentos. Esta unidade reforça o programa de desenvolvimento e expansão da companhia para região da América do Sul, com a finalidade de atingir 250 unidades em operação até o final do ano e chegar a 500 hotéis em atuação até 2020.

A unidade Ibis Budget ficará estrategicamente localizada no bairro de Piedade, em uma região que possui vias de acesso e infraestrutura de serviços, como shopping center, bares, restaurantes, farmácias e padarias. A previsão de abertura é para 2018.

Recife já conta com dois hotéis de bandeira Ibis, que estão entre os melhores da rede no país. O Ibis Boa Viagem, na Domingos Ferreira, tem cerca de três anos de operação e alta taxa de ocupação, segundo a gerente Elisângela Lima. Já o Ibis Aeroporto, com design moderno e amplo conforto, tem apenas três meses de funcionamento e resultados bastante satisfatórios, segundo o gerente Danilo Toledo.

Em reunião com secretários de Turismo, ministro avança no projeto de isenção de vistos nas Olimpíadas

29 de julho de 2015 por antonioroberto
Reunião foi nesta quarta-feira, no Rio de Janeiro

Reunião foi nesta quarta-feira, no Rio de Janeiro

Em reunião extraordinária do Fórum dos Secretários e Dirigentes do Turismo (Fornatur), no Rio de Janeiro, o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, recebeu manifesto de apoio à isenção de vistos em caráter excepcional para os norte-americanos no ano olímpico.

Doze conventions boureaus e outras entidades representativas do setor apostam na facilitação das viagens como forma de garantir o crescimento do fluxo turístico para o Brasil. O mesmo documento foi entregue este mês para o vice-presidente da República, Michel Temer.

O ministro agradeceu o apoio e frisou que a união dos estados é fundamental para avançar a discussão. “Essa não é uma luta para poucos, mas para um exército. Temos na Olimpíada uma excelente oportunidade e não podemos desperdiçá-la”, afirmou Henrique Eduardo Alves.

Ele mostrou a dimensão dos jogos olímpicos por meio da comparação com a Copa do Mundo de 2014. O mundial de futebol, teve a participação de 32 seleções, 960 atletas, 20 mil voluntários e 15 mil profissionais de mídia. Na Olimpíada e Paraolimpíada serão 15 mil atletas de 205 nações, 70 mil voluntários e 25 mil profissionais de mídia.

O ministro também participou de um encontro com representantes dos Escritórios Brasileiros de Turismo (EBTs), responsáveis pela promoção internacional do Brasil nos mercados prioritários das Américas do Sul e Norte, Europa e Ásia. Cada um apresentou o trabalho executado. O ministro frisou a importância de melhorar a divulgação do país no mercado exterior, repensar o modelo de gestão da Embratur e reforçar o orçamento do Ministério do Turismo.

Presidente da ABIH-RN e diretora do Aquário Natal farão palestra no Encontro dos Profissionais do Turismo

29 de julho de 2015 por antonioroberto

O Encontro dos Profissionais do Turismo de Natal com a jornalista Cristina Lira retoma as atividades em agosto. A primeira reunião do segundo semestre será na próxima segunda-feira (3), às 19h, no Serhs Natal Grand Hotel.

As palestras estarão a cargo do presidente da ABIH-RN, José Odécio, e da diretora do Aquário Natal, Adilene Brandão. O evento conta com apoio da Assist Card.

Após as apresentações, todos os participantes jantam no hotel com tarifa bem razoável. O cardápio tem entrada, prato principal e sobremesa, além de bebida não-alcoólica.