Decreto libera realização de eventos no RN

21 de setembro de 2020 por antonioroberto
A "casa" dos eventos em Natal

A “casa” dos eventos em Natal

Decreto publicado no Diário Oficial do Rio Grande do Norte na tarde desta segunda-feira (21) estabelece, finalmente, um cronograma para a retomada do setor de eventos no Estado potiguar. A portaria prevê cinco fases. Nesta primeira etapa, o limite está fixado em 100 participantes, simultaneamente.

Mas já a partir de 6 de outubro os eventos realizados no Rio Grande do Norte poderão reunir até 400 pessoas ao mesmo tempo. Em 20 de outubro, o limite aumenta para 700 participantes. E chega a até mil pessoas, sempre de forma simultânea, em eventos realizados a partir de 3 de novembro. Na fase 5, que começa a vigorar em 17 de novembro, a frequência máxima sobe para três mil pessoas, desde que em ambientes abertos.

Como todos os escalonamentos de fases previstos no setor de eventos, há um parágrafo único na portaria do RN que alerta para um eventual crescimento dos indicadores da Covid-19, fato que pode gerar adiamento ou mesmo cancelamento dos eventos.

O decreto também inclui medidas de segurança de praxe, como utilização obrigatória de máscara, distanciamento social, aferição de temperatura, vários pontos com oferta de álcool em gel e credenciamento totalmente online, entre outros itens de prevenção.

A secretária de Turismo do Rio Grande do Norte, Ana Maria Costa, que insistentemente cobrou o decreto do setor de eventos junto ao Comitê Científico da Secretaria de Saúde Pública do RN, comenta que “o bom senso prevaleceu e o Centro de Convenções de Natal, um dos poucos no Brasil de frente para o mar, em breve retomará os eventos, o que impulsiona e movimenta a economia do Rio Grande do Norte.

RN terá dois estandes virtuais no Abav Collab

21 de setembro de 2020 por antonioroberto

abav  co

O Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Turismo do RN (Setur) e da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), promete ampla participação no Abav Collab, evento nacional que acontece de 27 de setembro a 2 de outubro.

O RN terá dois estandes virtuais exclusivos: um deles foi adquirido com recurso próprio e será disponibilizado aos associados das entidades do setor turístico, como ABIH/RN, Natal Convention Bureau, Natal, Sindetur e outros.

Já o outro estande, cedido pelo Ministério do Turismo, busca a promoção e divulgação institucional do destino potiguar. Integram o espaço os representantes dos cincos polos turísticos do estado, além dos municípios de Natal, Tibau do Sul, São Miguel do Gostoso e Santa Cruz.

Considerada uma das principais feiras de negócios do turismo na América Latina, a Abav Expo deixa de ser realizada este ano para dar a vez ao Abav Collab, que será realizado em formato híbrido, porém com solenidade de abertura presencial em Salvador.

Brasil incentiva e normatiza a criação de novas trilhas. RN precisa estar atento ao turismo de natureza

18 de setembro de 2020 por antonioroberto
Parque das Dunas, em Natal, precisa de investimentos e incentivos para obter reconhecimento nacional

Parque das Dunas, em Natal, precisa de investimentos e incentivos para obter reconhecimento nacional

É tempo de turismo de natureza. O momento pede. O Diário Oficial da União publicou ontem (17) portaria conjunta dos ministérios do Turismo, do Meio Ambiente (MMA) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) que define critérios para a adesão de novos trajetos à Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade.

A RedeTrilhas interliga biomas de Norte a Sul do país, conectando diferentes paisagens e ecossistemas, de forma a estruturar, promover e dar visibilidade à oferta do turismo de natureza no país. O Rio Grande do Norte, que tem muita oferta de qualidade no segmento, precisa estar atento às oportunidades neste momento (ainda) de pandemia, que propicia o turismo ao ar livre.

As propostas de adesão vão poder ser apresentadas à Secretaria de Ecoturismo do MMA por entidades e órgãos públicos, organizações da sociedade civil ou entes privados. Deverão seguir padrões da RedeTrilhas de mapeamento, identificação (símbolos de pegadas amarelas e pretas), acesso a serviços, indicação de pontos de apoio, pernoite e locais de interesse turístico, a fim de proporcionar mais segurança aos visitantes.

Além da ampliação das trilhas de longo curso nacionais e regionais, os resultados previstos com a portaria incluem a informatização do processo de inclusão de trechos e a manutenção de um banco de dados pelo MMA, por meio de um portal oficial. O texto também prevê parcerias para iniciativas como a instalação de sinalização, o fornecimento de equipamentos destinados à conservação de trilhas e a construção de mirantes e outras estruturas.

Atualmente, 74 trilhas fazem parte do projeto, com 3.500 quilômetros sinalizados. Entre elas, o Caminhos da Serra do Mar (RJ), a Transcarioca (RJ), a Transmantiqueira (RJ/MG/SP), a Rota Guarumã (PA) e o Caminho das Araucárias (RS/SC), que integram o Corredor Litorâneo; o Caminho de Cora Coralina (GO), o Caminhos do Planalto Central, o Caminho dos Veadeiros e o Caminho da Floresta Nacional de Brasília, que fazem parte do Caminhos dos Goyases; e mais: a Trilha Chico Mendes (AC), a Rota dos Pioneiros (PR) e a Transespinhaço (MG).

Gol volta a ligar Natal a Fortaleza

18 de setembro de 2020 por antonioroberto

A Gol anuncia o aumento de sua oferta de assentos e destinos para Natal, que passa a contar com voos diretos para Fortaleza, a partir de outubro. A empresa aérea já liga a capital potiguar a Brasília, São Paulo/Guarulhos, Rio de Janeiro/Galeão e Salvador.

O voo direto para a capital do Ceará terá operações em três dias por semana. Com essa ligação, será possível acesso aos voos internacionais que partem de Fortaleza. A Air France-KLM, por exemplo, planeja o retorno das operações para a Europa (Paris e Amsterdam) a partir de 10 de outubro.

A grade de voos da Gol, segundo a própria empresa, leva em consideração as características do mercado, os horários mais convenientes e, sobretudo, a alta conectividade entre os mais diferentes pontos do Brasil. Isto sem contar, ainda de acordo com a Gol, as rigorosas medidas de segurança.

Operadora do Paraná anuncia uma série de voos fretados para Salvador no verão

17 de setembro de 2020 por antonioroberto
Praia do Forte, na Bahia, promete ser um destino muito procurado no próximo verão

Praia do Forte, na Bahia, promete ser um destino muito procurado no próximo verão

De olho na retomada do turismo, que já dá sinais de recuperação, a BWT Operadora anuncia fretamentos exclusivos para o Nordeste de dezembro a fevereiro. Com foco nos mercados do Sul, como Paraná e Santa Catarina, e com saídas do aeroporto internacional de Curitiba, a operadora lança, inicialmente, pacotes diferenciados para a temporada de verão na Bahia em destinos como Praia do Forte, Morro de São Paulo e Salvador. O tempo de voo entre as capitais paranaense e baiana é de três horas.

No último feriado nacional, 7 de setembro, somente em Curitiba a BWT realizou mais de 700 reservas de viagens, o que representa a movimentação de quase dois mil passageiros. Entre os destinos mais procurados, São Paulo liderou o ranking com cerca de 174 reservas para o período. Recife e Fortaleza ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente. Na sequência, vieram Rio de Janeiro, Maceió, Porto de Galinhas, Manaus, João Pessoa e Santarém.

Pesquisa recente divulgada pela TRVL LAB indica a região Nordeste como a primeira que vem à mente dos brasileiros quando o assunto é viagem durante o período de flexibilização e pós-pandemia. Cerca de 32% das pessoas entrevistadas citam a região como primeira a ser visitada. A venda por meio de agências de viagens será outro ponto importante para a definitiva retomada, segundo a pesquisa.

WTM Londres terá feira, conferências e speed networking em plataforma virtual

16 de setembro de 2020 por antonioroberto
WTM Londres deste ano não terá aglomeração, como no ano passado

WTM Londres deste ano não terá aglomeração, como no ano passado

A WTM London e a Travel Forward, evento de tecnologia de viagens e hospitalidade, serão totalmente virtuais. As feiras presenciais estavam programadas para acontecer no ExCeL London (2 a 4 de novembro de 2020). No entanto, em virtude da manutenção das restrições a viagens, da imposição de requisitos de quarentena e dos isolamentos locais em toda a Europa, os eventos serão experiências totalmente virtuais.

A WTM Virtual será de 9 a 11 de novembro e oferecerá a oportunidade de marcar reuniões virtuais individuais para fazer negócios, comparecer a sessões de conferências e mesas redondas, além de participar de sessões de speed networking. A feira virtual também contará com uma cúpula de investimentos em parceria com a ITIC – International Tourism & Investment Conference – e um novo Fórum de Marketing e Workshop de Masterclasses, em parceria com The Five Percent.

Com quatro auditórios virtuais, que receberão webinars e debates, inclusive de Turismo Responsável, a WTM Virtual, que abriga a Travel Forward, terá conferências gratuitas e speed networking para que as startups se encontrem com investidores. Com o tema “Resiliência, Inovação, Reação”, a Travel Forward Virtual adotará uma abordagem baseada em tecnologia para ajudar na recuperação da indústria de viagens e turismo.

Pesquisa mostra que Itália, Rússia e França estão se recuperando no turismo regional

15 de setembro de 2020 por antonioroberto
Vaticano é  sempre referência no Turismo

Vaticano é sempre referência no Turismo

Apesar dos desafios trazidos pela Covid-19, há sinais promissores no consumo em geral, incluindo setores que foram muito atingidos pela pandemia, como o de viagens. De acordo com o Mastercard Recovery Insights, a análise das atividades de venda agregadas por toda a rede Mastercard, mantendo a anonimidade e incluindo vendas online e offline, revela algumas surpresas.

Dentro do G20, Itália, Rússia e França estão no topo em relação à recuperação de seus gastos com viagens e entretenimento. Isso inclui passagens aéreas e hospedagem, assim como alimentação fora do lar. Embora a Itália tenha sido o foco da pandemia no início do ano, a forte cultura gastronômica e a indústria do turismo doméstico consolidada no país ajudaram na recuperação mais rápida.

A Europa, em geral, está liderando a recuperação no Turismo por meio de viagens intrarregionais. No segundo trimestre de 2020, a fatia de aluguel de carros dentro dos gastos gerais com transportes quase dobrou de 9% em 2019 para 17%. Na Suíça e na Alemanha por exemplo, o volume de gastos com viagens não aéreas totalizou quase três quartos do orçamento total no setor até a semana do dia 7 de agosto.

Essa tendência também impulsionou o mercado de aluguel para soluções de deslocamento em curta distância, como patinetes e bicicletas. O retorno dos gastos com gasolina – mesmo com a baixa nos preços – também mostra que os consumidores estão saindo mais de casa e gastando, apesar de fazê-lo ainda de forma limitada.

A análise mostra ainda que os viajantes estão optando cada vez mais por lugares menores, com um aumento na procura por pequenos hotéis ou hotéis boutique. Atualmente, na Europa, o índice de recuperação para pequenos hotéis independentes tem ultrapassado o retorno de grandes cadeias de hotéis em mais de 50%.

Nota Potiguar disponibiliza primeiro lote de diárias de hotéis e passeios a partir de hoje

15 de setembro de 2020 por antonioroberto

Os usuários da campanha Nota Potiguar que pretendem trocar pontos no aplicativo por serviços turísticos do Programa Turismo Cidadão devem ficar atentos. A abertura dos lotes para reserva de voucher para diárias em meios de hospedagem ou passeios de buggy ocorre ao meio-dia desta terça-feira (15).

Como se trata de uma experiência piloto, a quantidade de vouchers é limitada e, por isso, serão contemplados os primeiros usuários a fazerem as reservas no app. Por mês, o programa oferta um total de R$ 100 mil em serviços turísticos para o cidadão que pede a nota fiscal nas compras.

Serão oferecidos nesta etapa inicial 399 vouchers, sendo 200 para diárias em meios de hospedagem na categoria 1 (15 pontos), 68 vouchers na categoria 2 (30 pontos) e 44 na categoria 3 (45 pontos). No caso dos passeios de buggy, serão 87 vouchers de 40 pontos.

A relação dos empreendimentos cadastrados no programa está no site https://np.set.rn.gov.br/ e no site da Secretaria de Turismo do RN (www.setur.rn.gov.br). Vale lembrar que só valem os pontos obtidos com as compras efetuadas no mês de setembro. A validade dos vouchers é de 90 dias.

O programa Turismo Cidadão é uma parceria entre Secretaria Estadual de Tributação (SET-RN), Secretaria Estadual de Turismo (Setur) e Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur). Somente os empreendimentos que têm o selo Turismo + Protegido podem disponibilizar leitos, assim como apenas os bugueiros que adquiriram o selo podem disponibilizar passeios.

Pernambuco teve alta de 18,9% no turismo em julho, segundo IBGE

14 de setembro de 2020 por antonioroberto
Porto de Galinhas bomba nos fins de semana

Porto de Galinhas bomba nos fins de semana

Segundo levantamento do IBGE, o índice de atividades turísticas em Pernambuco cresceu 18,9% em julho, numa comparação com o mês anterior. O bom resultado coloca o Estado em posição de destaque no mapa da retomada do Turismo brasileiro. A média nacional, no mesmo período e com a mesma base de comparação, ficou em 4,8%.

Para o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes, “com um trabalho conjunto com o trade, na elaboração dos 12 protocolos de segurança para o Turismo, seguimos reativando todos os segmentos, dos hotéis aos jangadeiros, empresas de receptivo e todas as demais que compõem a cadeia turística em Pernambuco”.

No ranking montado pelo IBGE, Pernambuco lidera a recuperação em julho. Na sequência apareceram destinos como Distrito Federal (15,4%), Rio de Janeiro (11,5%), Minas Gerais (5,5%) e São Paulo (5,4%). Em sentido oposto, Ceará (-23,0%) e Santa Catarina (-4,8%) tiveram os principais impactos negativos.

Fest Bossa e Jazz ganha versão híbrida: 1 e 2 de outubro no Barreira Roxa

14 de setembro de 2020 por antonioroberto

Arte Fest Bossa e Jazz Home Sessions 2020

O 2º Fest Bossa & Jazz – Home Sessions terá sua segunda edição nos dias 1º e 2 de outubro, em formato híbrido, com apresentações ao vivo via web e com presença de público convidado no Hotel Barreira Roxa, Via Costeira, em Natal.

O festival terá transmissão pelo canal oficial da Band RN no YouTube e apresentará oito lives de artistas locais, nacionais e internacionais. A programação prevê nomes como Ed Motta, Sérgio Groove e o encontro inédito de Dudu Galvão & Samara Alves.

Na sua primeira edição, em abril, houve campanha de arrecadação de fundos para o Instituto Juvino Barreto. Os seguidores do festival e os artistas participantes do evento contribuíram, mantendo na versão online a preocupação com o impacto social do projeto.

Mantendo a mesma filosofia, porém ampliada para o impacto social da música na população de Natal, será realizada nova campanha de arrecadação de fundos para o projeto Ilha de Música, idealizado e coordenado pelo trombonista Gilberto Cabral na comunidade da África na zona norte da cidade.