Maceió ganha hostel de luxo

10 de dezembro de 2019 por antonioroberto

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Em meio às tendências internacionais do turismo – a busca por hospedagens que unam conforto, design, espírito de compartilhamento e, claro, uma ótima relação custo-benefício –, Maceió ganha neste mês seu primeiro “hostel de luxo”. Instalado na Jatiúca, o Wanderlust Hostel & Bar (que, em alemão, significa “desejo de viajar”) conta com capacidade para 84 hóspedes, distribuídos em 14 quartos com diferentes configurações: de uso misto ou exclusivamente feminino com quatro, seis ou oito camas em beliche, além de uma suíte privativa com duas camas queen size.

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O empresário Rodrigo Uchôa, proprietário do empreendimento, já tem experiência no segmento. É proprietário da Pousada Flor de Lis, em Garça Torta, no litoral alagoano. “Apostamos no crescimento de um perfil de turista que, além de buscar conforto por um valor atraente, viaja em busca de experiências sociais diferentes, de interação, algo nem sempre favorecido pela hotelaria convencional”, afirma.

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A ambientação do Wanderlust, em estilo moderno industrial, faz referência a diferentes lugares do mundo, com mapas-mosaico identificando a temática de cada quarto e pavimento. No refeitório, localizado no terraço com vista para a orla da Jatiúca, é servido o café da manhã (incluído na diária). Lá o hóspede também pode armazenar alimentos e também preparar a própria refeição em uma cozinha gourmet.

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Ao invés da tradicional recepção com balcão de check-in, o Wanderlust Hostel & Bar tem como área de “boas vindas” um pub aberto ao público, com uma programação musical que vai de karaokê a DJs e bandas regionais. Com ambiente inspirado nos modernos pubs nova-iorquinos, o espaço conta com uma carta de drinks exclusivos criados pelo mixologista Edgar Amorim.

Mais detalhes e reservas: www.wanderlusthostelmaceio.com.br

ViajaNet aponta Fortaleza como destino mais procurado no Réveillon. Natal fica em quinto lugar

10 de dezembro de 2019 por antonioroberto

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Segundo levantamento da agência de turismo virtual ViajaNet, a cidade de Fortaleza (foto), no Ceará, é o destino mais procurado na região Nordeste pelos brasileiros que vão viajar de avião para as comemorações do Réveillon 2019-2020.

De acordo com a pesquisa do ViajaNet, que considerou o volume de vendas de passagens aéreas para o Nordeste entre setembro e outubro deste ano, a capital cearense responde sozinha por 22,27% dos bilhetes emitidos no período. Natal ficou em quinto no ranking.

Recife (PE) e Salvador (BA) ocupam, respectivamente, a segunda e a terceira posições no ranking dos destinos nordestinos para as festas de virada de ano (confira lista abaixo).

De acordo com o head of marketing do ViajaNet, Gustavo Mariotto, as capitais nordestinas, que já são destinos tradicionais dos brasileiros durante o ano todo, têm uma alta expressiva no Réveillon.

“Trata-se da alta temporada de verão no Brasil, onde a região Nordeste atrai turistas domésticos e muitos visitantes do exterior”, comenta Mariotto.

Capitais nordestinas com maior procura para Réveillon

1 – Fortaleza 22,27%

2 – Recife 19,89%

3 – Salvador 19,18%

4 – Maceió 9,42%

5 – Natal 8,62%

6 – João Pessoa 7,28%

7 – Porto Seguro 5,84%

8 – Aracaju 4,66%

9 – Ilhéus 2,85%

Fonte: ViajaNet

Pesquisa do MTur revela otimismo na hotelaria

6 de dezembro de 2019 por antonioroberto
Com a hotelaria forte, todos os segmentos ganham

Com a hotelaria forte, todos os segmentos ganham

Pesquisa realizada em outubro de 2019 pelo Ministério do Turismo com 727 empresas do setor de hospedagem apontou otimismo para os próximos seis meses no setor de acomodações de todo o Brasil. Segundo o boletim, 43,6% dos entrevistados projetam crescimento na demanda pelos serviços ofertados; 46,4% preveem aumento no faturamento da empresa; e 31,6% esperam estabilidade até março de 2020. Na mesma prospecção, 57,5% dos empresários confirmaram a pretensão de manter o número de funcionários e 25,7% esperam abrir novas vagas de trabalho. Os percentuais, de um modo geral, significam menos desemprego, mais faturamento e estabilidade nos estabelecimentos de hospedagem do Brasil.

A perspectiva é positiva também quanto ao investimento para os próximos seis meses: quase metade do mercado de hospedagem brasileiro (49,9%) pretende aplicar recursos em seus empreendimentos. Outro número positivo mostra que 16,1% dos empresários responderam que “definitivamente” vão aumentar o investimento em seus estabelecimentos. No total, incluindo aqueles que “provavelmente” vão investir (49,9%), 66% do setor de hospedagem se mostrou favorável a novos aportes em 2020.

O estudo do Ministério do Turismo também apontou números positivos em relação à empregabilidade, demanda por serviços ofertados e faturamento da empresa quando comparados ao mesmo período de 2018. No terceiro trimestre deste ano, quase 60% dos empreendedores do setor informaram que houve estabilidade no número de funcionários no setor de hospedagem. Quanto à demanda de serviços ofertados, 36,4% afirmaram que houve estabilidade e 35,8% apontaram aumento. Dos 727 empreendedores do setor de hospedagem que participaram da pesquisa, 34% identificaram aumento no faturamento da empresa.

A Sondagem Empresarial do Setor Hoteleiro no Brasil é realizada pela Subsecretaria de Inovação e Gestão de Conhecimento do Ministério do Turismo. São consultados empreendimentos de hospedagem de todos os portes, dentre os quais hotéis, pousadas, resorts e acampamentos turísticos. O objetivo é apurar as perspectivas dos empresários quanto ao desempenho de seus estabelecimentos e dos destinos onde estão inseridos.

Novo city-tour da Anauê leva ao centro histórico de Natal e a Jenipabu

6 de dezembro de 2019 por antonioroberto

A Anauê Receptivo implantou há três meses um novo city-tour, cujo roteiro, de seis horas, inclui caminhada pelo Centro Histórico de Natal e parada na praia de Jenipabu. A maioria das agências de receptivo oferece um passeio panorâmico pela capital do Rio Grande do Norte, com extensão ao cajueiro de Pirangi.

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A mudança, segundo Jarbiana Costa (foto), diretora da Anauê, teve dois propósitos básicos. “A intenção é tornar o roteiro mais cultural. Sair um pouco do sol e mar, além de permitir maior integração com a população local, já que inclui o Centro, num passeio a pé. Isso tudo aliado à visita a um de nossos principais cartões postais do Estado, que é a praia de Jenipabu”, observa.

A possibilidade de o Brasil – segundo alguns historiadores – ter sido descoberto em Touros, no Rio Grande do Norte, começa a suscitar, segundo Jarbiana, o interesse dos turistas. “Outra indagação diz respeito ao papel de Natal na Segunda Guerra Mundial. Dá para perceber que essas riquezas culturais precisam ser muito bem exploradas”, comenta a diretora da Anauê, que espera receber cerca de três mil turistas até o Carnaval.

Entre as atrações do city-tour pelo Centro Histórico de Natal, destaque para a Pinacoteca do Palácio Potengi, Memorial Câmara Cascudo, Igreja do Galo (estilo barroco), Solar Bela Vista e Palácio Felipe Camarão (sede da Prefeitura de Natal), entre outros. Já na praia de Jenipabu, o passeio de buggy nas dunas continua como principal referencial.

Natal CVB anuncia incremento de 78% na captação de eventos

5 de dezembro de 2019 por antonioroberto
Centro de Convenções de Natal é o maior espaço de eventos do RN

Centro de Convenções de Natal é o maior espaço de eventos do RN

O Natal Convention Bureau anuncia incremento de 78% na captação de eventos em 2019. Segundo os gestores da entidade, que apresentaram recentemente o balanço do ano, o crescimento representará 286 mil room nights nos próximos dois anos. Os eventos captados ou apoiados pelo Natal CVB trarão ao destino 52.750 turistas em 2020 e 2021. O cálculo apresentado aponta para 150 milhões injetados na economia do Rio Grande do Norte no próximo biênio.

De acordo com recente pesquisa realizada em parceria com a Fecomércio-RN, o turista de eventos que visita Natal gasta 60% a mais do que o turista de lazer. O grau de instrução deste visitante costuma ser mais elevado e a renda individual é maior do que a dos passageiros que vêm apenas em busca de sol e mar. Ainda segundo o levantamento, 61% dos participantes de congressos e feiras visitam o Rio Grande do Norte pela primeira vez.

O Natal CVB informa que seu setor de relacionamento capacitou 172 recepcionistas este ano. O objetivo principal foi conscientizar sobre a importância da taxa voluntária de turismo, a room tax. A entidade informou ainda que teve incremento de 11,6% no número de associados este ano, dentre eles os hotéis Senac Barreira Roxa, Marsol Beach e Terrazzo Ponta Negra Flat.

“Caçadores do Pôr-do-Sol” vira case do turismo potiguar e é apresentado em evento nacional

5 de dezembro de 2019 por antonioroberto

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O Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Turismo do estado, participa nesta quinta (5) e sexta-feira (6) do 10º Encontro Nacional da Rede de Inteligência de Mercado no Turismo (RIMT), na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. O encontro se configura como um ambiente técnico destinado à análise de informações e compartilhamento permanente de experiências que visa orientar a promoção dos destinos, conforme as expectativas e tendências dos mercados.

Com debates, palestras e rodas de conversa, o evento também agrega a ação denominada Roda de Boas Práticas, na qual representantes de estados da federação compartilham cases de sucesso. O Rio Grande do Norte, representado pela subsecretária de política e gestão turística, Solange Portela, irá participar do momento apresentando o case do famtour “Caçadores do Pôr-do-Sol”, idealizado e desenvolvido pela Emprotur, em parceria com o Sebrae, por meio do Investe Turismo, e Arena das Dunas.

De acordo com o presidente da Emprotur e idealizador do famtour, Bruno Reis, o evento amplia a profissionalização do marketing turístico no Brasil. “A aproximação com essas novas práticas de comercialização dos destinos é imprescindível para entendermos o mercado e assim atualizarmos nossas ações de promoção e divulgação”, explica.

Desde sua criação, em 2016, a RIMT já realizou sete encontros, que ofereceram troca de experiências e capacitação aos membros da rede em temáticas relacionadas à inteligência de mercado no turismo, além de oportunidades para networking e aproximação com o mercado. Tais encontros também foram fundamentais para a discussão e o planejamento técnico da política federal de marketing turístico.

Inframérica confirma 668 voos extras para Natal em dezembro e janeiro

5 de dezembro de 2019 por antonioroberto

A Inframérica, administradora do Aeroporto de Natal, anuncia que terá em dezembro e janeiro cerca de 668 voos extras para atender a demanda da alta temporada de verão na capital potiguar.

Para os dois meses, a concessionária prevê um fluxo entre 550 mil e 595 mil passageiros. A movimentação aérea esperada para o período é de 3.687 pousos e decolagens. Os dias de maior fluxo de passageiros devem ser 20, 21 e 22 de dezembro, vésperas das comemorações de Natal, e 27 e 28 de dezembro, saída para o Ano Novo.

A maioria dos voos que chegam a Natal vem de São Paulo, Recife, Rio de Janeiro e Brasília. O movimento internacional também deve aumentar. A expectativa é que 28 mil embarques e desembarques aconteçam no período. A Tap tem quatro frequências e a Corendon está realizando voos charteres de Amsterdã para a capital potiguar até abril.

Sebrae lança vídeos sobre o RN na Segunda Guerra

4 de dezembro de 2019 por antonioroberto

Homi deixe de geuerra 2.Reprodução

“Ouvindo um alerta aéreo lembre-se de que o menor descuido seu deixando uma luz visível pode fazê-lo a primeira vítima de uma grande catástrofe”. A frase faz parte de um cartaz da década de 40, quando a cidade de Natal era obrigada a ter blackouts à noite para não sofrer ataques aéreos por abrigar bases naval e aérea norte-americanas durante a Segunda Guerra. Fatos como esses estão registrados na websérie ‘Homi Deixe de Guerra’, que conta fatos históricos e curiosidades sobre a participação do Rio Grande do Norte no conflito. Os vídeos fazem parte do projeto Natal & Parnamirim Field na Segunda Guerra e são produzidos pelo Sebrae no Rio Grande do Norte.

A cada semana, é publicado no canal do Sebrae no YouTube e na página do projeto (www.segundaguerra.com.br) um novo episódio da série, sempre trazendo um recorte da história da cidade à época e da presença dos soldados combatentes norte-americanos em solo potiguar. Até agora, foram veiculados sete vídeos. O primeiro trata da participação da cidade no conflito e do pioneirismo de Natal na aviação desde 1927, quando o piloto e escritor francês Paul escolheu a região para construir um campo de aviação que serviu de parada para os voos entre Paris e Buenos Aires. Até os alemães da Lufthansa passaram a sobrevoar o Atlântico passando pelo Rio Grande do Norte.

Já o segundo episódio da websérie destaca o icônico episódio do encontro entre Getúlio Vargas e Franklin Delano Roosevelt em Natal, cena que ficou famosa por retratar a risada do presidente dos Estados Unidos a bordo de um Jipe na Rampa. A presença de estrelas mundiais e famosos em Natal para alegrar e levantar o moral dos soldados que estavam na cidade é foco do terceiro episódio. O vídeo ressalta os bailes, clubes e festas ao som das big bands e jukeboxes que passaram a animar cidade e como a influência em toda a cultura local, inclusive no modo de falar. Expressões, como ‘ok’, ‘bye, bye’ e ‘oh yeah’, foram incorporadas ao modo de falar local.

IIGuerra.Reprodução

O quarto vídeo destaca um dos mais imponentes ícones da presença das tropas americanas no cotidiano da cidade, o Grande Hotel. O empreendimento foi arrendado em maio de 1939, mas só começou efetivamente a funcionar em setembro daquele ano. Os primeiros norte-americanos que chegaram a cidade foram os técnicos com a função especifica de trabalhar no desenvolvimento de Parnamirim Field e foi para o Grande Hotel que eles se dirigiram em busca de algum conforto. Logo o inglês, depois do português, passou a ser o idioma mais falado nos bares, restaurantes, boates e no comércio local.

Tap terá três voos semanais para Maceió a partir de junho de 2020

19 de novembro de 2019 por antonioroberto
Quando começou a voar para Natal, a Tap também tinha três voos semanais

Quando começou a voar para Natal, a Tap também tinha três voos semanais

O portal Panrotas, principal mídia especializada do setor, noticia que a Tap voará para Maceió a partir de junho de 2020. Os bilhetes estarão à venda nos principais canais da companhia aérea portuguesa a partir do próximo dia 25. Serão três voos regulares por semana.

O secretário de Turismo de Alagoas, Rafael Brito, enalteceu a conquista. Ele disse que era “paquera antiga” do destino com a companhia. “Isso é resultado de um diálogo de dois anos do Governo de Alagoas com a companhia. A conexão com o continente mais desenvolvido do mundo representa pra nós a realização de um sonho, que com certeza vai gerar muito emprego e renda”

Abav-RN promove primeira reunião do ano

19 de novembro de 2019 por antonioroberto
Reunião foi na sede da entidade, no edifício Mendes Carlos, no Centro

Reunião foi na sede da entidade, no edifício Mendes Carlos, no Centro

A primeira reunião da nova diretoria da Abav-RN, que tem à frente Michelle Pereira, foi realizada ontem (18). Totalmente repaginada, a sede da entidade ganhou uma galeria de fotos dos ex-presidentes.

A reunião tratou de temas como a realização de convênios, a ampliação do número de associados, a parceria com hotéis e a própria periodicidade das reuniões da Abav-RN, que passam a ser a cada dois meses.

A primeira reunião de 2020 será no dia 3 de fevereiro, no Golden Tulip Natal, e a cada seis meses haverá reunião em Mossoró. Também foram discutidos novos cursos para atender à categoria e o lançamento da revista Abav-RN.

Os diretores da Noa Travell, de Mossoró, receberam durante a reunião o certificado de filiação da Abav-RN e o selo da entidade.