19 de abril de 2024
Turismo

Exemplos que vêm do Turismo da Alemanha. É conferir e praticar

Delegação potiguar vivencia experiências exitosas na Alemanha
Delegação potiguar vivencia experiências exitosas na Alemanha

A gestão do destino turístico e os novos conceitos que permeiam o turismo mundial estiveram entre os pontos centrais da visita que a comitiva do turismo potiguar – que cumpre agenda no estado alemão da Renânia-Palatinado ao longo de toda esta semana – realizou às cidades de Bernkastel-Kues e Traben-Trarbach, na região do Rio Mosel. O grupo participou de um workshop com Rembert Gügel, especialista em gestão de destinos. Ele integra a equipe de profissionais da Câmara da Indústria e Comércio de Trier (IHK).

“Há 30 anos todos os problemas do turismo, assim como suas soluções, já eram conhecidos. E eles estão ligados à necessidade de se entender que gerir um destino é torná-lo sustentável econômica, ecológica, social e culturalmente. O turismo precisa servir à população local. E não o contrário. A percepção que um turista terá do destino não se limita a uma única experiência que ele tenha. Ela passa por todas as experiências vividas naquele lugar e, principalmente, se aquele destino atende às expectativas que ele tem”, afirmou o dirigente alemão.

E é esse conceito integrado que parte da região do Rio Mosel, mais precisamente estas duas cidades visitadas pelos potiguares, procura trabalhar. Para ilustrar o conceito, o representante da IHK dá um exemplo. “Esta é uma região grande produtora de vinhos e a atenção dada à atividade pelos operadores do turismo é total. Entendemos a produção do vinho como uma atividade empresarial, mas ela também é um atrativo turístico. Por isso não a perdemos de vista e buscamos integrá-la à atividade turística”, ressaltou Gügel.

Ele diz ainda que há uma mudança de conceito turístico bastante forte hoje e que a Alemanha tem procurado explorar bem. “Hoje os turistas estão desacelerando, estão valorizando o slow travel. Eles querem mais tranquilidade, fazer as coisas devagar, sentindo cada lugar. Um dos grandes ícones desta mudança de expectativas é o crescimento do modelo de hospedagem no qual o turista quer alugar uma residência e viver como um habitante local, se integrando ao dia a dia daquele lugar. Esta tendência precisa ser levada em conta na hora de se trabalhar um destino e, sobretudo, quando queremos encantar o visitante. O destino inteiro precisa ser atrativo, de várias formas, para que possamos atrair e manter o turista”, pontuou.

Hotel-escola alemão aponta caminhos para o turismo do RN
Hotel-escola alemão aponta caminhos para o turismo do RN

Já na cidade de Traben-Trarbach, a delegação potiguar fez uma visita guiada ao Hotel-Escola Moselschlösschen, às margens do Rio Mosel. O equipamento chama a atenção pela beleza e o charme de suas formas. Funciona desde 1901 em uma antiga estação ferroviária. Trata-se de uma estrutura extremamente moderna e confortável, totalmente equipada para o que eles chamam de “aulas-show”, que acontecem em duas situações.

A primeira é quando um grupo resolve contratar um chef de cozinha e reunir amigos em torno de um jantar com uma aula básica de gastronomia e enologia. A segunda é quando uma universidade ou escola técnica da região resolve realizar nos espaços do Moselschlösschen aulas extras para seus alunos, com foco, por exemplo, na harmonização de pratos com os vinhos produzidos na região.

A comitiva potiguar que visita o estado alemão da Renânia-Palatinado teve, ainda, a oportunidade de conhecer a estrutura da Agência Estadual para o Desenvolvimento Turístico da Renânia-Palatinado (Rheinland-Pfalz Tourism Gmbh, a RPT), além de discutir possíveis formas de cooperação nesta área entre os alemães e o Rio Grande do Norte.

A agência alemã tem 70% do seu trabalho custeado pelo Secretaria de Estado da Economia e Turismo da Renânia. Os outros 30% vêm de entidades privadas – entre elas a IHK (Câmara do Comércio e da Indústria) e a Dehoga (equivalente à ABIH no Brasil) – e de prefeituras das cidades da região, ou mesmo de prefeituras das cidades que tenham interesses pontuais na atuação da agência.

Um dos pontos principais da atuação da RPT é uma ampla e diversificada plataforma de comunicação, com site responsivo (www.rlp.tourismusnetzwerk.info), aplicativos e reuniões por videoconferência. Outra estratégia que vem sendo utilizada com excelente retorno no que os alemães chamam de qualificação do atendimento e, consequentemente, do retorno ao cliente, é a chamada “Costumer Journey”.

A equipe da agência realizou pesquisas e traçou perfis que definiram cinco “personas”, que são clientes que se enquadram nos padrões do público-alvo de cada destino. A definição do perfil destes clientes foi feita com base em pesquisas qualitativas que deixavam claras as preferências de atrações e o tipo de hospedagem pretendidos, a distância da residência, o tempo de permanência pretendido, entre outras coisas.

De posse dos perfis do público-alvo de cada destino, a agência, em parceria com as entidades que a mantém, passou a monitorar clientes que se encaixassem neles e a ouvi-los de forma mais detalhada para saber, por exemplo, quando iam procurar comprar efetivamente o pacote e que motivos poderiam fazê-lo desistir da viagem.

O material direcionado às “personas” leva em conta as características de cada um. Por exemplo: uma folheteria em letras maiores para o público da terceira idade ou uma base de comunicação mais personalizada para esportistas.

O monitoramento vem dando certo, segundo dirigentes alemães, e garantindo o “encantamento” dos turistas nos destinos. Na maioria das cidades em que a agência atua, o percentual de turistas oriundos do trabalho baseado nas “personas” já chega a 50%.

(*) material extraído de informações oficiais da Fecomércio-RN, através do jornalista Luciano Kleiber, assessor de imprensa da entidade, que acompanha a delegação potiguar na Alemanha