20 de abril de 2024
Turismo

Oslo surpreende. Parques, museus e até piano em pleno calçadão

Texto e fotos de Antonio Roberto Rocha

Noruegueses alegres. É verão!
Noruegueses alegres. É verão!

A capital da Noruega tem charme. Elegância. Não espere um badalado point turístico. Ela é meio sisuda. “Na dela”, diria. É fácil visitar suas principais atrações em dois ou três dias. O calçadão à beira-mar, o Arke Brygge, é o local mais animado. Point mesmo. Com restaurantes e bares sempre floridos. Nos finais de semana, quando a temperatura permite, há shows bem inusitados.

E de repente, um piano...
E de repente, um piano…

Os palcos se improvisam. Fazem parte do show. Os barcos ancorados recebem espetáculos musicais, às vezes eruditos. A calçada, idem. Ao deparar com um piano no caminho, não se surpreenda. Nem desvie. Pare e curta. Se ouvir Tom Jobim, sorria para a pianista. Sensível, ela responderá a gentileza. Descobriu sua origem tupiniquim.

A Ópera de Oslo
A Ópera de Oslo

Entre as atrações imperdíveis da capital norueguesa estão a Oslo Ópera Ballet House, em estilo arquitetônico futurista e polêmico. A ampla agenda de concertos, porém, é ponto convergente. Os espetáculos são caros, obviamente, mas compensam qualquer “esforço”.

Lembre-se mais uma vez: você está na Noruega, um dos países com o custo de vida mais alto do mundo. Quer curtir? Tem que investir. Para quem é ligadão em arte, outra dica, desta vez mais em conta: na Galeria Nacional está exposta a obra “O Grito”, de Edvard Munch.

Museu Viking
Museu Viking

No circuito de museus, dois deles ficam coladinhos e permitem verdadeiras e didáticas viagens pelos mares, aliás um orgulho norueguês. O Kontik e o Viking reúnem embarcações e fatos que explicam, através dos tempos, uma história de lutas e conquistas desses exploradores e guerreiros.

Museu Astrup Fearnley
Museu Astrup Fearnley

Outro museu badalado e – este sim – bem cult, com exposições itinerantes e temporárias, é o Astrup Fearnley. Onde fica? Em frente à praia. Acredite. No canto do Arke Brygge, em meio ao gramado, à ampla marina e a prédios residenciais, rola um pedacinho meio pretensioso de praia.

Num final de semana de verão, com 30 graus, sol e céu azul, o museu vira mero vizinho. A melhor arte passa a ser o banho de mar no Sorenge Seawater Pool. Seria o “piscinão de Oslo”?…

"Praia" em Oslo. Uma dica? Não vá...
“Praia” em Oslo. Uma dica? Não vá…