25 de abril de 2024
Turismo

A Noruega é mais autêntica em Trondheim

Texto e fotos de Antonio Roberto Rocha

Pelas ruas de Trond, a vida é uma delícia
Pelas ruas de Trond, a vida é uma delícia
Cena de cinema: a "cara" de Trondheim
Cena de cinema: a “cara” de Trondheim

A terceira maior cidade da Noruega, com cerca de 200 mil habitantes, é um charme. Florida, pacata, às vezes moderna devido à exuberância de sua marina, Trondheim reserva e preserva um mix bem atrativo.

A ponte de madeira que descortina seu casario colorido emblemático e quase linear, no rio onde ainda se pesca salmão, é coisa de cinema. Em 3D! Se você já viu algumas fotos turísticas da Noruega, certamente esse visual integra a lista.

Localizada no Centro do país – ao contrário de Oslo e Bergen, ao Sul -, Trondheim talvez seja mais norueguesa do que as outras. Dizem que tem hábitos mais arraigados e tradições preservadas. A Catedral de Nidaros é um dos orgulhos da cidade. É considerada a mais importante da Noruega.

a trond 23

Foi construída sobre o túmulo de São Olavo. A obra foi iniciada em 1070, mas a igreja tem espaços que datam do século XII. Vale a pena também passear em torno da catedral (foto ao lado), em meio a muito verde, bancos e ampla área para caminhar.

Catedral de Nidaros
Catedral de Nidaros

Partiu museus? Não é o forte de Trond (íntimo assim). Os dois mais visitados são o de Artes Decorativas e o de Artes. Descoladaços, embora bem distintos entre eles. Duas outras opções, também completamente diferentes, e mais populares, são o Museu do Palácio do Arcebispo e o Rockheim, dedicado à música popular.