Sebrae e Abrasel disponibilizam cursos gratuitos no segmento bares e restaurantes

24 de julho de 2020 por antonioroberto

Comentários 0

Setor gastronômico sofre com a pandemia

Setor gastronômico sofre com a pandemia

No momento em que os empreendedores brasileiros atravessam uma situação delicada, em função da crise causada pela pandemia do coronavírus, o Sebrae e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) disponibilizam curso gratuitamente com orientações para os donos de pequenos negócios de alimentação.

O setor é um dos mais importantes no dia a dia da economia do país, gerando cerca de seis milhões de empregos em aproximadamente um milhão de estabelecimentos. A estimativa é de que bares e restaurantes respondem por 2,7% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, com faturamento de cerca R$ 176 bilhões anuais.

Os conteúdos estão disponíveis na plataforma EAD do Sebrae e foram organizados em três trilhas: gestão de bares e restaurantes, gestão da qualidade e gestão de pessoas. Os conteúdos foram elaborados antes mesmo da pandemia. Porém, como se trata dos principais assuntos demandados pelos empresários, serão importantes para apoiar os empreendedores durante e após a crise.

Entre os módulos está o conteúdo “Bar e restaurante como meio de vida: por que planejar o seu futuro?”. O empreendedor conhecerá os principais passos para abrir um empreendimento nesse setor e os estágios necessários para a formalização do estabelecimento. Gerenciar fornecedores e os controles de compra e venda otimizam a gestão do negócio de alimentação e terá módulo específico.

Pesquisa feita pelo Sebrae, em parceria com a Abrasel, mostrou que a segurança sanitária é o critério mais importante para os empreendedores (53% dos entrevistados) neste momento de retomada. Ainda de acordo com o levantamento, 70% dos negócios estavam com situação financeira estável ou crescendo e investindo (19%) antes da pandemia, porém agora, com o avanço da Covid-19, 54% tiveram perdas acima de 75% no faturamento.

Faça um comentário

Comentários e pings estão fechados no momento.

Os comentários estão fechados.