25 de abril de 2024
Turismo

Em videoconferência, Polo Costa Branca se atualiza sobre ações no turismo do RN

Areia Branca é um dos municípios que integram o Polo Costa Branca
Areia Branca é um dos municípios que integram o Polo Costa Branca

A Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte (Setur) realizou nesta quarta-feira (2), por videoconferência, a terceira rodada de reuniões do Polo de Turismo Costa Branca. O grupo reúne-se a cada três meses com o objetivo de dialogar com os municípios e fortalecer as ações de promoção e desenvolvimento da cadeira produtiva do turismo nos municípios que pertencem à região. Diante do cenário da pandemia, o encontro debateu as diversas iniciativas do Governo do Estado voltadas ao retorno seguro das atividades do setor turístico.

A secretária de Turismo do RN, Aninha Costa, ressaltou o cenário atual do turismo no RN e pontuou as ações de sua pasta para a retomada gradual e segura. “Os meses de agosto e setembro apresentam um crescimento na oferta de voos das companhias. Durante a pandemia, a malha aérea foi reduzida à oferta essencial e, aos poucos, com todas as medidas de segurança sanitárias resguardadas, estamos aumentando o número de voos domésticos, inclusive com aeronaves de grande porte”, ressaltou.

Durante a reunião, Marcelo Milito, do Senac-RN, apresentou a metodologia de Desenvolvimento Econômico Local (DEL Turismo), implantada em três municípios turísticos do Rio Grande do Norte: São Miguel do Gostoso, Parnamirim e Tibau do Sul. A capacitação de pessoas das comunidades e a instalação de pontos de informação ao turista são alguns resultados já alcançados, com o objetivo de integração da comunidade à cadeia turística local.

Já a sub-secretária de Política e Gestão Turística do RN, Solange Portela, conduziu a apresentação do Programa Turismo Cidadão e reforçou a importância da integração dos municípios, especialmente os meios de hospedagem, na adesão aos programas de fomento à atividade turística: Selo Turismo+Protegido e Turismo Cidadão. “O Governo está fazendo a parte dele. Cabe aos gestores municipais aderir às ações que visam ao desenvolvimento do turismo potiguar”, alertou a sub-secretária.