Brasil ganhará novas Indicações Geográficas; veja os benefícios agregados

11 de setembro de 2020 por antonioroberto

Comentários 0

O Sebrae irá realizar, até o fim do ano, um levantamento de 110 regiões, em todo o país, com potencial para conquistarem o reconhecimento oficial como Indicações Geográficas (IG). Até agora foram realizados os diagnósticos em 79 regiões. Atualmente, o Brasil possui 70 IG registradas. Devido à diversidade cultural e ambiental do nosso país, há potencial para que mais regiões brasileiras busquem esse reconhecimento.

A IG constitui em um ativo de propriedade industrial estratégico na proteção e na promoção de áreas geográficas vinculadas a produtos e serviços específicos. Ao serem reconhecidas, os produtores vinculados a essas IG podem perceber a agregação de valor aos seus produtos e serviços, maior acesso a mercados diferenciados e aumento do fluxo de turistas, dentre outros benefícios.

A maior parte das Indicações Geográficas é formada pelos pequenos negócios, segundo levantamento do Sebrae. O reconhecimento de uma IG, no Brasil, é obtido por meio de registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Hoje o país possui Indicações Geográficas em vários setores, como vinhos, artesanatos, cafés, queijos, frutas, entre outros.

Faça um comentário

Comentários e pings estão fechados no momento.

Os comentários estão fechados.