18 de abril de 2024
Turismo

Agentes de viagem do RN recebem capacitação para vender destinos potiguares

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Turismo (Setur/RN) e da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), realizou na noite de ontem (quinta-feira, 4) uma capacitação exclusiva de agentes de viagens do estado. O objetivo da ação foi incentivar os profissionais para a venda de destinos internos no RN para o público potiguar.

Seguindo as tendências apontadas por pesquisas internas, a retomada se dará nos destinos regionais. Desta forma a ação, em parceria com a Abav/RN, foi pensada para ativar os agentes de viagens para oportunidades de experiências turísticas dentro do estado.

“Quando tudo isso acabar, as pessoas vão querer viajar. Mas elas optarão por viajar para locais que tenham segurança. Pesquisas desenvolvidas pela Setur e Emprotur mostraram que os destinos mais próximos serão a primeira opção. Preparamos uma capacitação pontuando os atrativos turísticos do RN e contemplando especialmente lugares e experiências pelo interior que envolvem opções para o turismo de aventura, religioso, ecológico, cultural e de experiência”, explica a secretária de Turismo do RN, Aninha Costa.

“Esperamos oferecer, com essa ação inicial, condições para o desenvolvimento de pacotes turísticos pelo Rio Grande do Norte. O próximo passo é alcançar os turistas dos estados vizinhos, como Paraíba, Ceará e Pernambuco”, observa o presidente da Emprotur, Bruno Reis.

A iniciativa de ontem, realizada em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Viagens do RN (Abav/RN), teve a participação de secretários de Turismo cujas cidades fazem parte do Mapa Turístico do RN. “Contamos com a colaboração dos municípios para direcionar, junto às agências, esse momento tão importante que será o da retomada”, comenta a presidente da Abav/RN, Michelle Pereira.

Capacitações nacionais

O trabalho de relacionamento também está sendo feito no âmbito nacional e internacional, ainda que de forma mais contida, uma vez que o cenário de retomada ainda está incerto para viagens de longa distância. Nas últimas semanas, foram realizadas lives para apresentação do destino com as operadoras Schultz, HotelDo e Agaxtur Viagens, atingindo mais de 700 agentes de viagem no país. 

Capacitações internacionais

Quanto às capacitações de promoção no mercado internacional, o foco tem sido a manutenção do contato com os principais mercados emissores. Já foram realizadas capacitações com agentes da Colômbia e Argentina, alcançando mais de 250 agentes de viagem. Também foi promovido um encontro com a companhia aérea Latam (América do Sul).