19 de abril de 2024
Turismo

Agora é oficial: RN ganha Grupo de Turismo Náutico, com interlocução junto ao governo federal

Eles lutaram pelo GT Náutico do RN
Eles lutaram pelo GT Náutico do RN

As políticas públicas destinadas ao desenvolvimento do turismo náutico no Rio Grande do Norte agora estão oficializadas a partir do decreto estadual publicado na última quinta-feira (dia 30), assinado pela governadora Rosalba Ciarlini no Diário Oficial, criando o Grupo de Turismo Náutico do Rio Grande do Norte (GT Náutico do RN).

O decreto surge após a realização de várias reuniões com órgãos como Ibama, Idema, Ministério Público Estadual, Patrimônio da União, Capitania dos Portos, Fecomércio, Codern e empresários da iniciativa privada, através da Amanáutica, entre outras siglas que exploram o turismo náutico no RN.

Segundo o secretário de Turismo de Natal, Fernando Bezerril, como a representação do GT Náutico RN junto ao Ministério do Turismo é conduzida pela Secretaria de Turismo do RN, foi imprescindível o apoio do secretário estadual (interino) de Turismo, George Lima. O novo grupo passa a integrar a plataforma na esfera federal para reivindicações de recursos e convênios exigidos pelo Ministério do Turismo.

“Com o GT Náutico RN poderemos discutir e identificar ações relativas às questões náuticas, a fim de subsidiar a elaboração de políticas públicas ou encaminhamento de ações necessárias para o desenvolvimento desse segmento turístico em nosso Estado, junto ao Ministério do Turismo”.

A constituição dos seus representantes será feita no prazo de 30 dias, quando será elaborado seu regimento interno e a pauta das reuniões ordinárias. A coordenação será da Secretaria de Turismo do RN, com assessoria especial do almirante da reserva Bernardo Gamboa, nome sugerido pelo secretário Fernando Bezerril e que teve apoio unânime das entidades que participaram da reunião de criação do GT Náutico RN.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *