25 de abril de 2024
Sem categoria

Carta de um leitor da TRIBUNA DO NORTE

“Prezado jornalista,
Concordo plenamente com seu artigo (nota do blog – o artigo foi publicado na sexta-feira passada, dia 6, na TRIBUNA DO NORTE, e está no final deste post, logo após a essa carta do leitor).
A impressão que tenho é que os responsáveis pela nossa cidade não gostam da mesma. Não é possivel gostar da cidade e deixá-la tão degradada.
Não falo somente da prefeita, cuja administração é muito ruim, mas também dos seus secretários que não fazem nada!
Natal começou a esnobar o turismo na gestão do prefeito anterior, quando andou maltratando turistas estrangeiros, em 2007.
E a nova prefeita continuou a não se importar com o turismo.
Não sou natalense nativo, mas natalense de coração, e fico impressionado e indignado com a maneira com que a nossa cidade é tratada.
Parabéns pela sua coluna. Atenciosamente

Mauricy Terra”
Luz vermelha acesa
A coluna vem batendo nessa tecla há anos: o turismo potiguar corre risco de perder mercado. Faltam ações promocionais, obras estruturantes, vontade política e zelo. Convenhamos: Natal está um caos urbano. A soma de Ponta Negra com as praias dos Artistas, do Meio e do Forte não chega sequer a ser igual a zero. Dá número negativo. É calamidade. A coluna está sendo repetitiva, eu sei, mas não há como deixar de voltar ao tema, ainda mais neste verão, quando as pesquisas revelam declínio acentuado no movimento de turistas. Detalhe: a alta estação de 2013 poderá ser pior, com fechamento de hotéis e desemprego.
Mas por que os visitantes estão deixando de vir? Seria apenas falta de divulgação do destino? Não. Você acha, caro leitor, que o turista que passeia pela degradada orla de Natal não conta o que viu aos amigos, na chegada a seu destino de origem? E a decepção com Jenipabu, que esbanja lixo na praia, mas veste o falso manto do respeito ambiental nas dunas e lagoa? É outra “pérola” de nosso turismo. O passeio de bugue por lá tem a “emoção” do desapontamento e dos preços abusivos. A Pipa, tão bacana e descolada, é outra página decadente. O destino tem futuro incerto. Você abriria um negócio por lá? Duvido. A hotelaria de Tibau do Sul e da Pipa agoniza, a falta de soluções urbanas predomina e o bom senso passa longe. Infelizmente, essa primeira coluna do ano está completamente down. Não há como deixar de ser. A luz amarela (ou vermelha) acendeu de vez.

4 thoughts on “Carta de um leitor da TRIBUNA DO NORTE

  • Henrique Guidi

    Caro Colunista
    Sou comerciante em Ponta Negra e vivo todos os dias o desrespeito que a politica do estado e da cidade tem feito com Natal.
    O lixo é recolhido apenas uma vez ao dia, buracos nas vias e calçadas estão cada dia maiores, postes com riscos de cair são varios, prostituição a ceu aberto, ambulantes então….nem se fala!!!!
    varios turistas reclamam da falta de banheiros publicos, de caixas eletronicos, e do assaltos (temos varios assaltantes de colarinhos brancos, cobrando preços exorbitantes por simples serviços ou produtos).
    E depois da VERGONHA DE REVEILLON, com aquele palco precario e os 3 minutos de fogos( que foi muito pior de que muitos hoteis), acho que varios sinais irão ficar vermelhos para Natal.

    Resposta
  • Henrique Guidi

    Caro Colunista
    Sou comerciante em Ponta Negra e vivo todos os dias o desrespeito que a politica do estado e da cidade tem feito com Natal.
    O lixo é recolhido apenas uma vez ao dia!!!!imagine o cheiro, buracos nas vias e calçadas estão cada dia maiores, postes com riscos de cair são varios, prostituição a ceu aberto, ambulantes então….nem se fala!!!!
    varios turistas reclamam da falta de banheiros publicos, de caixas eletronicos, e do assaltos (temos varios assaltantes de colarinhos brancos, cobrando preços exorbitantes por simples serviços ou produtos).
    E depois da VERGONHA DE REVEILLON, com aquele palco precario e os 3 minutos de fogos( que foi muito pior de que muitos hoteis), acho que varios sinais irão ficar vermelhos para Natal.

    Resposta
  • Waldir Pereira

    Alguns pontos Visivelmente degradante para turistas, moradores e transeuntes:
    Ponta Negra – Guia e sargetas: quebrada com blocos de cimento abandonados na via. Paisagismo horroroso, todo o gramado e plantas ao longo da Roberto Freire está abandonado, matos crescendo…a calçada da Rob. no roteiro dos hotéis é só mato e abandono. A poluíção visual é horrível parece uma favela, digo, as favelas estão mais organizadas. Os bueiros/boca de lobo, tem cada buraco que assusta quem caminha com crianças nas proximidades da praia.
    Via Costeira: paisagismo tem algum cuidado ao que compreende a frente dos hotéis, seguramente são os mesmos que cuidam. A calçada da via costeira precisa de reparos. Os atletas matinais correm parte da via costeira pelo asfalto e além disso matos também crescem.
    Praias de areia preta, meio e forte, as duas úlimas são um caso de abandono total. A calçada está realmente abandonada há muito tempo. O lixo toma conta dessa área. Vergonha, vergonha, vergonha.
    Ensino aos governantes: limpeza pública se faz a noite. O dia amanhece e o turista vê a cidade, o eixo de turismo cuidado, limpo.
    Ensino: a corrupção poderia ser boa se atendesse a maioria, logo, é uma doença de poucos.
    Ensino: as arrecadações dos impostos tem que voltar em benefícios.
    Promovemos uma cidade linda, praias lindas, povo lindo e má gestão crônica.
    O turista está levando essa imagem e o retorno disso é a fuga de receitas e arrecadações. A cidade perde.
    A bagunça toma conta, o cãos tá tindo a toa, todos estão perdendo.
    Os hoteleiros em sua maioria tem um plano B, estão migrando para outros negócios, investindo seus recursos em outros segmentos.
    Parabéns a João Pessoa, Recife, Maceió, Aracajú e Fortaleza que sempre crescem.
    Natal tem que varrer do mapa os gestores públicos INIMIGOS DO TURISMO.

    Resposta
  • alexandre-ce

    estou morando em Natal desde 2003 e de la pra ca so vejo tudo cair. a coisa ta preta mesmo.sinal vermelho ta acesso a anos mas poucos veem isso.
    to pensando seriamente em ir embora de Natal e montar meu negocio em outra cidade,pois aqui é so atrazo. fico trsite pois gosto de natal,mas do jeito que a coisa ta nao tem como sobreviver.
    Se a coisa nao mudar radicalmente, em poucos anos o turismo desaparecera de Natal difinitivamente.
    Triste realidade de uma cidade que tem uma vocação natural pra o turismo mas os gestores sao contra. como é que pode isso ?. Gostaria de entender essa matematica.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *