19 de abril de 2024
Turismo

Congresso Brasileiro de Pediatria reúne quatro mil médicos nesta semana em Natal

A capital potiguar recebe de hoje a sábado (7) o 40º Congresso Brasileiro de Pediatria, no Centro de Convenções de Natal. O evento, que é considerado o maior da especialidade, é realizado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) em parceria com a Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Norte (Sopern). O tema central é “Consolidando as conquistas em todo o Brasil”.

A expectativa é receber mais de quatro mil médicos durante os cinco dias de Congresso. Na programação, palestrantes renomados abordarão temas atuais que contemplam a especialidade, dentre eles coberturas vacinais e recusa vacinal; estratégias para apoiar a amamentação em situações especiais; distúrbio respiratório do sono; e doenças sistêmicas.

Outros temas: telemedicina; saúde mental da criança e do adolescente; neurologia pediátrica em tempos de endemias e pandemias modernas; da subnutrição à obesidade em crianças e adolescentes; doenças alérgicas; doenças respiratórias; transtorno do espectro autista; suplementação alimentar; e câncer infanto-juvenil, dentre outros.

Em paralelo, já nesta terça-feira (3), será realizado, em parceria com a Sopern, o 3º Simpósio de Aleitamento Materno. Terá mesas-redondas, mini conferências, debates e painéis voltados para a importância da amamentação para a saúde da criança.

Já o 2º Simpósio de Animação Pediátrica será direcionado a pediatras e profissionais da saúde. O intuito é atualizá-los sobre a reanimação cardiopulmonar da criança e do adolescente, desde o reconhecimento de sinais e sintomas de gravidade a intervenções imediatas.