20 de abril de 2024
Sem categoria

Conheça o Plano de Turismo do Governo Rosalba, apresentado há pouco na reunião do Conetur

Ramzi Elali e seu secretário-adjunto, Luiz Eduardo Bulhões, na reunião do Conetur, hoje à tarde

Prossegue no Hotel Praiamar a reunião do Conselho Estadual de Turismo (Conetur). Na oportunidade, o secretário de Turismo do RN, Ramzi Elali, apresentou o Plano de Governo do Turismo do RN e a equipe que estará cooperando com ele na coordenação dos trabalhos da secretaria a partir de agora.
O documento apresentado destacou várias propostas que irão nortear as ações da governadora Rosalba Ciarlini para estruturar e promover o turismo potiguar.
Alguns deles, conforme já anunciados no blog: a elaboração de um plano estratégico para os próximos 25 anos; a promoção da diversificação dos produtos turísticos do RN, juntamente com a interiorização do turismo, estimulando o desenvolvimento dos Polos; o incentivo, junto com a iniciativa privada, ao desenvolvimento do turismo de eventos; e a busca para consolidar Natal como um importante centro de turismo de negócios e de eventos profissionais do Nordeste.
O Plano também propõe um grande trabalho na área da infra-estrutura turística; a promoção da capacitação de mão-de-obra de toda a cadeia produtiva do turismo, inclusive de gestores; o estimulo para o uso da cultura como meio para agregar valor aos produtos turísticos, assegurando a oferta de equipamentos culturais e programação contínua; a melhora da rede de acessos e a sinalização turística nos principais atrativos do estado e o incremento ao turismo náutico, viabilizando a construção da Marina de Natal nos próximos dois anos.
Segundo o secretário Ramzi Elali, o Plano tem, além de todas essas propostas, outros objetivos que contribuirão para a diversificação dos nossos produtos turísticos. “A intenção é desenvolver ações para qualificar o fluxo turístico do estado, estruturando e diversificando nossos produtos para captar mais turistas e com maior poder aquisitivo”, afirmou.
A implantação de um Plano de Marketing Turístico, em consonância com o Plano Estratégico, foi outro ponto destacado por Ramzi Elali. Outros focos: campanhas permanentes de conscientização da população sobre a importância da atividade turística, a necessidade de se receber bem o turista, manter as cidades limpas e preservar o patrimônio natural, ambiental e cultural.
Ufa! Plano perfeito, secretário antenado. Mas infelizmente apenas 10% do que foi apresentado deverá ser efetivado. Ou alguém arrisca uns 15%?

3 thoughts on “Conheça o Plano de Turismo do Governo Rosalba, apresentado há pouco na reunião do Conetur

  • mariano medeiros

    Caro Antonio Roberto,
    É preciso considerar que a natureza foi pródiga com a nossa terra. Dificilmente se poderá encontrar lugar com tantas atrações. O que inegavelmente falta mesmo é a construção de uma infraestrutura completa.
    Agora, nesse embalo, não é fácil esperar um plano estratégico para os próximos 25 anos; estamos aguardando há mais de 15 anos o programa de interiorização do turismo.
    Estamos, no turismo, em busca de uma imagem positiva, mesmo que o cenário não pareça favorável. Fica terrivelmente difícil entender. Por que, então, a resistência a estratégias de comunicação? Não acredito em formulas mágicas.
    Outrossim, a violência urbana em níveis insurportáveis não pode se manter dessa forma.
    Espero porém, que o plano apresentado consiga atingir um percentual bem acima de sua projeção. Não se pode tratar essa matéria fundamental de forma ingênua.

    Resposta
  • alexandre-rn

    a turma do “quanto mais ruim, melhor” nao vai deixar fazer nem 1% dessas propostas.
    E quem é pra ter ação e impor o melhor pra Natal não tem força suficiente pra colocar os planos em funcionamento.
    lastimavel.
    enquanto isso, Ceará e Pernambuco manda brasa e tomam os turistas endinheirados deixando pra o potiguar so os DURISTAS.
    Estive semana passada no Rio de Janeiro e sabe o que vi muitas vezes na tv e em horario nobre: Institucional sobre Pernambuco e suas maravilhas. Maranhão, São Paulo, Salvador….
    RN, N-A-D-A. Zero…

    Resposta
  • estamos tendo um dos piores ¨verões¨!! tem que fazer algo rápido apresentar projetos e botar prá frente!!uuurrrrrrrrrrrrrrrrrggggggeeeeeeeeeeeeeeeennnnnnnnnnnnnnnttttttttteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee!!!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *