24 de abril de 2024
Turismo

Conselho Estadual de Turismo promove última reunião do ano

Aconteceu ontem (30) a última reunião de 2020 do Conselho Estadual de Turismo (Conetur). Na pauta estiveram diversos temas, entre eles o andamento das obras de requalificação das praças do Centro Histórico de Natal e do Complexo da Rampa, conduzida pelo secretário de Infraestrutura, Gustavo Coelho.

Pelo menos seis das 14 praças serão entregues ainda este ano: a Praça do Estudante, a Praça Sete de Setembro, a Praça das Mães, a Praça Capitão José da Penha, o Largo do Memorial Câmara Cascudo e a Praça Padre João Maria. As praças com calendário de conclusão no próximo ano são André de Albuquerque, Djalma Maranhão, Walfredo Gurgel e Augusto Severo. Já o Complexo da Rampa está em fase final de execução, com 85% concluído.

A secretária de Turismo do RN, Aninha Costa, aproveitou o momento e também atualizou os membros do conselho sobre as obras do Governo Cidadão, que serão entregues no ano que vem. A Setur participa da fiscalização junto à Fundação José Augusto. Teatro Alberto Maranhão, Pinacoteca, Biblioteca Câmara Cascudo, Memorial Câmara Cascudo, Teatro Lauro Monte Filho e Forte dos Reis Magos são equipamentos turísticos com previsão de entrega para o primeiro semestre de 2021.

Outro assunto da reunião foi a proposta de criação de uma comissão para acompanhamento do litoral do estado, principalmente em relação ao lixo descartado de maneira inadequada na natureza, poluindo as dunas e praias. O vice-governador Antenor Roberto sugeriu a possibilidade dessa ação acontecer em paralelo à atuação de fiscalização nas áreas de proteção de duna em parceria com instituições estaduais.

A Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur) realizou ainda a prestação de contas das ações do último trimestre, desempenhadas depois do Plano de Retomada, além da apresentação do planejamento para 2021. Entre os pontos abordados estão a expansão da malha aérea no RN, com boas previsões para a alta estação, e o Programa Turismo Cidadão, que distribuiu mais de mil vouchers em três meses e prorrogou a utilização até 30 de abril.