Arquivos de ‘fevereiro de 2011’
Mais fotos do final do inverno em Paris
28 de fevereiro de 2011Rápido e despretensioso passeio por Paris. Veja fotos
28 de fevereiro de 2011Catedral de Notre Dame, uma referência de Paris
28 de fevereiro de 2011Imagens do Rio Sena, onde a história da França navega
28 de fevereiro de 2011Paris: sempre elegante, tentadora, cultural, saborosa, multiétnica… Que cidade é essa?…
28 de fevereiro de 2011Paris está cinzenta. Mas brilha mesmo assim. Os galhos secos do inverno tentam, mas não conseguem, esconder seus encantos históricos e arquitetônicos. À noite, é sempre a cidade-luz. Não tem tempo ruim em Paris.
A temperatura está bem razoável: entre 4 e 10 graus. As bicicletas cruzam cada vez mais as principais avenidas, fruto de investimento da prefeitura, que disponibiliza o serviço de aluguel de bikes nas saídas do metrô.
As livrarias, os sebos e os antiquários estão cada vez mais vivos em Paris. Cultura é um item latente á mesa por aqui. Aliás, por falar em “mesa”, segue uma dica bem alternativa, deliciosa e com preços acessíveis.
Que tal passar pela Universidade de Sorbonne (dá para visitar) e pegar uma ladeira estreira, depois do Pantheon, chamada Moufetard? Repleta de bares e bistrôs, tem menus bem atraentes. Muitos parisienses almoçam por lá. Sinal de que o rango é da melhor qualidade.
Quanto paguei? Entrada, prato principal (pato) e sobremesa, com uma garrafa de Bourdeaux, deu 50 euros para duas pessoas (viajo com Lucinha, maluca como eu, que troca o verão de Natal pelo inverno europeu). Ou seja: conta em torno de R$ 120. Muito, mas muito mais em conta do que nos bistrôs de Natal.
Na sequência, postarei alguns ângulos da sempre encantadora Paris. Viajem com o blog. Rever Paris sempre traz novas experiências.
Blog vai mostrar inverno na Europa
25 de fevereiro de 2011O blog muda o teor dos posts nas próximas duas semanas. Ao invés de temas relacionados ao desenvolvimento do turismo potiguar, vêm aí relatos de uma viagem particular.
Destinos: Milão (chegada), Brig (Suíça), Paris, Helsínque e, como novidade, as capitais das repúblicas bálticas: Tallin (Estônia), Riga (Letônia) e Vilnius (Lituânia), que já integraram a antiga União Soviética.
Loucura visitar esses locais em pleno inverno? Talvez. Mas radicalizar ás vezes é bom e as experiências que tenho do inverno na Europa são maravilhosas.
Bem… como um amigo jornalista de São Paulo já furou (não era para noticiar, ainda) e publicou notinha na revista Lonely Planet, sou obrigado a noticiar também um projeto que está longe: março de 2012.
Trata-se de um livro (“Inverno na Europa não é uma fria”) que estou escrevendo (tentando…) sobre gélidas experiências no Velho Mundo.
Nos últimos 11 anos, visitei quase todos os países europeus no inverno. Encerro o ciclo (e o livro) em dezembro, quando conhecerei a Croácia e a Eslovênia.
O intuito do livro, que está sendo negociado com uma editora de São Paulo, é desmistificar a questão do inverno na Europa. Mostrar, por exemplo, que dá para passear tranquilamente nas ruas. Por que não?
Basta se agasalhar, curtir paisagens nevadas e tomar cuidado para não cair quando a neve vira gelo. Em Varsóvia, há dois anos, peguei 27 graus negativos sem a menor neura.
Bem… a publicação mostrará também algumas vantagens das viagens de inverno na Europa, como hotéis mais em conta, restaurantes tranquilos e preços tentadores das companhias de aviação low-cost.
Já paguei incríveis 0,07 euros na rota Paris-Bratislava pela Sky Europe, empresa aérea romena. Acreditam? Guardei o recibo para não me chamarem de mentiroso… Será estampado no livro.
Os relatos abordarão também os costumes dos países visitados (hábitos de inverno), os conhaques, os diferentes formatos de lareiras, assim como personagens e curiosidades da estação mais fria do ano.
Não será um guia. Será uma coletânea, dividida por países, de impressões sobre a Europa debaixo de neve. Um mero e despretensioso passeio pelo inverno do Velho Mundo.
Tibau do Sul também terá o programa “Bem Receber Copa”. Lançamento será na terça-feira
25 de fevereiro de 2011Tibau do Sul, cuja Praia da Pipa vive um bom momento no turismo (a desorganização do vilarejo continua, mas há um bom fluxo de turistas), também terá o programa Bem Receber Copa 2014. O lançamento será na próxima terça-feira (1º), às 17h, no Solar Pipa Resort.
Na ocasião, o presidente da ABIH-RN, Habib Chalita Júnior, e a coordenadora da Escola Virtual dos Meios de Hospedagem – EVMH – no Rio Grande do Norte, Mariana Carvalho, farão a apresentação da Escola, bem como dos cursos que estão sendo oferecidos para os profissionais da hotelaria de Tibau do Sul/Pipa.
A edição 2011 do Programa Bem Receber Copa 2014 disponibiliza 100 vagas nos cursos de capacitação para capitães-porteiros, recepcionistas, mensageiros, governantas e gerentes em Tibau do Sul..
Poderão participar profissionais de meios de hospedagem, associados ou não à ABIH-RN. Os cursos são gratuitos e on-line e têm carga horária de 200 horas. O início das aulas está previsto para abril. Mais informações pelo telefone 3202 5547.
Capiba oferece quadriciclos, trilhas, cavalgadas e lanchas para os parrachos de Pirangi
25 de fevereiro de 2011Natureza, tranquilidade, aventura e bem estar. Esta é a proposta do Complexo de Lazer Capiba, a cinco quilômetros do Cajueiro de Pirangi, no município de Nísia Floresta. O equipamento fica numa propriedade de 10 hectares, cercada por pastos, coqueirais, área de piquenique, pomar e estábulo.
Além da paisagem exuberante, o empreendimento oferece trilhas personalizadas que podem ser feitas de quadriciclo ou a cavalo, passeio de lancha pelos parrachos de Pirangi e cavalgadas à beira-mar, além de serviços de restaurante e bar, com cardápio regional.
Rally internacional de velejadores passou por várias cidades do Nordeste. Natal ficou de fora
25 de fevereiro de 2011Como pode Natal ficar fora deste circuito? Leiam atentamente o post abaixo (embora esteja grande para um blog) e avaliem: se Natal tivesse uma marina, que impulso o destino turístico teria, hein?… E mesmo sem marina, não pode ficar fora de roteiros náuticos como esse. Vamos lá:
Vinte e seis veleiros com 80 tripulantes de 10 países europeus movimentam o litoral do Piauí até segunda-feira (28). Eles partiram em outubro, de Portugal, na 17ª edição do rally internacional “Ilhas do Sol” (Les Îles du Soleil). O evento não tem caráter competitivo, mas leva os participantes a conhecerem destinos turísticos pouco explorados no mundo. Do Piauí, os barcos partem para a Ilha de Marajó e Belém, para seguir em direção à Europa. O rally já passou por cinco países além do Brasil. João Pessoa, Recife, Fortaleza, Salvador e Fernando de Noronha também receberam os velejadores. Por que não Natal?
O turismo náutico é um segmento novo no Piauí, mas técnicos do MTur avaliam que a região tem aptidão natural para negócios nessa área, pela beleza das ilhas e dunas e pelas condições dos ventos, propícias para o kite surf e outros esportes. Parece o Rio Grande do Norte, mas no caso é o Piauí.
Quatro bandeiras internacionais vão se instalar nas cidades piauienses de Parnaíba e Luiz Correia. O impacto econômico vai refletir nos setores de comércio, serviços turísticos e na base comunitária do turismo, formada principalmente por guias locais, artesãos, restaurantes e pousadas.
O Ministério do Turismo planeja ações para transformar a costa nordestina num ponto de parada e apoio dos cerca de 10 mil barcos que, anualmente, cruzam o Atlântico subindo a costa brasileira para o Caribe. E a marina de Natal? Já foi sepultada?
Operadora de intercâmbio divulga cursos com trabalho voluntário na África do Sul, Índia e Peru
25 de fevereiro de 2011A CI-Central de Intercâmbio e Viagens de Natal promove hoje (25), a partir das 19 horas, no auditório da livraria Siciliano, no shopping Midway Mall, um encontro sobre trabalho voluntário em países como África do Sul, Índia e Peru.
Segundo ele, hoje existem empresas que valorizam pessoas que já viveram este tipo de experiência. E a tendência está virando moda nas várias operadoras de intercâmbio do Brasil.




































