25 de abril de 2024
Turismo

Empresários do setor receptivo aprovam roteiro histórico-cultural da Segunda Guerra no RN

Diretoria do Sebrae-RN tomou a iniciativa do projeto
Diretoria do Sebrae-RN tomou a iniciativa do projeto

O Sebrae RN deu o primeiro passo para a implantação no estado de um roteiro histórico-cultural baseado na Segunda Guerra Mundial. O projeto Natal & Parnamirim Field na Segunda Guerra foi lançado em badalada noite temática em Natal, que resgatou o ambiente da época ao som de orquestras big bands, espetáculo teatral Bye Bye Natal e uma exposição de peças e artigos temáticos da guerra.

Os empresários do setor de receptivo que atuam em Natal aprovaram a nova atração. “Vamos torcer para o roteiro se consolidar. Da nossa parte, vamos apresentar com muito esmero aos operadores e agentes, assim como incluir, tão logo esteja pronto, em nosso portfólio de passeios”, comenta George Costa, diretor da Luck Viagens Natal. Decca Bolonha, diretora da Potiguar Turismo, também considera o roteiro um bom produto, porém pede agilidade na formatação.

Peça Bye Bye Natal
Peça Bye Bye Natal

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-RN, Marcelo Fernandes de Queiroz, que também preside a Fecomércio-RN, destaca o potencial histórico da iniciativa. “O projeto busca a integração e reforça laços sobre o que aprendemos com essa convivência e troca de costumes, que influenciou e ainda influencia nossa cultura, nossos hábitos, nossa história. Nossa intenção é criar um roteiro que irá apresentar (ou reapresentar) ao mundo o ponto de conexão que fomos para a vitória do mundo sobre o nazifascimo. Teremos como contar até mesmo partes da fascinante história da aviação mundial, registrando ações em Natal de companhias alemãs, italianas e francesas”.

O projeto mapeou uma rota de equipamentos e prédios históricos relacionados a esse episódio da história do Rio Grande do Norte e do mundo entre a base área de Parnamirim, que foi estruturada à época pelos Estados Unidos, e a histórica Rampa, que está sendo transformada em museu. O roteiro envolve também a maternidade Januário Cicco, a Base Naval de Natal e o Grande Hotel. É um programa a mais na temporada dos turistas.

Orquestra foi show à parte
Orquestra foi show à parte

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, prestigiou a solenidade e demonstrou apoio ao novo roteiro. “Governo do Estado se associa ao Sebrae e demais parceiros envolvidos, como as prefeituras de Natal e Parnamirim, para que a gente possa tornar esse projeto exitoso. Confesso que ficava me perguntando, com tanta riqueza do ponto de vista histórico e cultural que Natal, Parnamirim e o Rio Grande do Norte possuem, por que não conseguimos ainda fazer o casamento entre turismo e cultura? E eis que está aqui (o projeto) uma proposta concreta e com um diferencial extraordinário: nenhum lugar do Brasil tem esse fato histórico para explorar”.