19 de abril de 2024
Turismo

Governadora anuncia Band Verão e 12 milhões em publicidade do RN em 2021

Com o anúncio de que o destino turístico Rio Grande do Norte terá mais de 24 horas de divulgação nacional, no programa Band Verão, em janeiro de 2021, a governadora Fátima Bezerra abriu a 6ª edição da Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN (Femptur) e o 11º Fórum de Turismo do RN nesta quinta-feira (26), ao mesmo tempo em que inaugurou o espaço Nísia Floresta, novo pavilhão do Centro de Convenções de Natal. Ela afirmou que o turismo é uma das atividades que mais geram divisas para o Estado e informou que o governo estadual está investindo quase R$ 12 milhões, que serão aplicados em ações de marketing, propaganda, campanhas, participações em feiras e ações promocionais.

“Estamos sempre dialogando com operadoras, companhias aéreas e outras áreas do setor. Nós também seguimos avançando e destravando projetos antigos. Entre tantas obras que o governo está conduzindo, estamos viabilizando o término do Complexo Cultural da Rampa, em Santos Reis, que vem se arrastando desde 2013, e queremos que esteja finalizado agora em dezembro”, disse Fátima. Ela destacou que este ano não tem sido fácil para o setor, ao mesmo tempo em que pontuou o fato de que as dificuldades trouxeram como consequências muito aprendizado, união de forças e de planejamento.

“Não é à toa que o Rio Grande do Norte foi o primeiro estado brasileiro a receber o selo Safe Travel, criado pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo [WTTC], com respaldo da Organização Mundial do Turismo [OMT], que assegura que nosso Estado é seguro para receber os turistas”, afirmou. A governadora citou a realização dos dois eventos que ocorrem em paralelo, a 6ª Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN (Femptur) e o 11º Fórum de Turismo do RN, que marcam a reabertura do Centro de Convenções para o grande público seguindo todos os protocolos de biossegurança, como fruto do planejamento da gestão estadual, junto à Secretaria de Estado do Turismo e da empresa Potiguar de Promoção Turística.

FEMPTUR

Idealizados pela Argus Eventos, dos sócios Gustavo Porpino e Antônio Roberto, a 6ª Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN (Femptur) e o 11º Fórum Fórum do Turismo do RN são considerados os maiores eventos do segmento no Rio Grande do Norte. A iniciativa marca o retorno das atividades relacionadas a eventos e a realização de feiras e exposições. Este ano, a feira contabiliza 50 estandes, que funcionarão das 14h às 20h, e reúne participantes da iniciativa pública e da privada, com exposição de artesanato, produtos da agricultura familiar e apresentações culturais. A Femptur ocorre paralelamente ao 11º Fórum de Turismo do RN, que busca debater o desenvolvimento econômico do turismo no Rio Grande do Norte, abordando temas diversos por meio de capacitações e palestras, de forma gratuita.

Na abertura do Fórum, Antônio Roberto ressaltou o contexto da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e falou que estamos passando por dias de luta, mas que a realização desses eventos é um prenúncio de que dias melhores virão. “A atividade do turismo passou a ser o turismo de ‘escapada’ de carro com a família, de curtir a natureza, de conhecer tanta praia ainda desconhecida. Esse é o momento de olhar para dentro do Rio grande do Norte. De aproveitar o que nós temos de melhor, que é a natureza e toda a diversidade de recursos naturais que nós temos”, disse.

Ele parabenizou as ações do governo estadual, em especial a Setur e Emprotur, que têm buscado divulgar o RN para os potiguares. Dentre essas iniciativas, destaca-se a parceria com o programa Nota Potiguar, e que permite a troca de pontos gerados em compras por vouchers para hospedagem e passeios de buggy. O programa é conduzido pela Secretaria de Estado da Tributação (SET), que articulou a redução do ICMS de hotéis e pousadas, de 25% para 12% da carga tributária incidente nas operações com energia elétrica da rede hoteleira potiguar. Essa medida, por determinação da governadora, será válida até o final de 2021.

A mesa de abertura do Fórum do Turismo contou com a presença do deputado Hermano Morais, representando a Assembleia Legislativa; da secretaria de Estado do Turismo, Ana Maria Costa; do secretário chefe do Gabinete Civil da Prefeitura do Natal, Fernando Fernandes, que representou o prefeito Álvaro Dias; do secretário municipal do turismo de Natal, Johan Xavier; do diretor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), João Hélio, e do diretor do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Raniery Pimenta.

Também participaram do evento o vice-governador Antenor Roberto; o secretário de Estado da Tributação, Carlos Eduardo Xavier; a secretária de Estado do Trabalho, da Habitação, da Assistência Social, Íris Oliveira, e a adjunta, Josiane Bezerra; o secretário adjunto do Turismo do RN, Leandro Prudêncio; a subsecretária de política e gestão turística, Solange Portela; a vereadora Júlia Arruda; o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), no RN, José Odécio; a presidente da Associação Brasileira dos Agentes de Viagem (ABAV) no RN, Michelle Pereira, e o presidente do Natal Convention & Visitors Bureau, George Gosson.