29 de março de 2024
Turismo

Ministro do Turismo lembra que Brasil é líder mundial em recursos naturais, porém é o 126º em ambiente de negócios

Presidente da Embratur toma posse com o mesmo tom da gravata do ministro do Turismo
Presidente da Embratur toma posse com o mesmo tom da gravata do ministro do Turismo

O novo presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, tomou posse nesta terça-feira (2) já com uma missão determinada pelo ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves: entregar, em 30 dias, um projeto de lei que transforme a autarquia em agência de promoção, nos moldes da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex). Tal notícia já foi adiantada por este blog na semana passada.

“Queremos a Embratur na era digital, promovendo o país até em municípios mais distantes”, disse Lummertz. O novo presidente da Embratur afirmou ainda que vai se empenhar na busca por investimentos estrangeiros no Brasil, bem como no desafio de isentar de visto os canadenses e norte-americanos durante as Olimpíadas de 2016, em uma experiência-piloto, que pode se estender para além do período do evento.

“Quando vemos os números do turismo no mundo fica evidente o potencial de crescimento do setor no Brasil. A Croácia, por exemplo, um país com apenas quatro milhões de habitantes, recebe mais de 11 milhões de turistas por ano. O Brasil, com 200 milhões de habitantes, recebe menos de sete milhões de turistas”, disse o ministro.

Segundo Alves, o Brasil tem muito a aprender com a experiência internacional. “Somos o país número um do mundo em recursos naturais, de acordo com o Fórum Econômico Mundial, porém o 126º em ambiente de negócios. É preciso usar nossa riqueza cultural, nossas praias e os parques nacionais de forma profissionalizada, para transformar o turismo em setor prioritário da economia nacional”, disse o ministro.