19 de abril de 2024
Turismo

Museu do Vaqueiro, na Lagoa do Bonfim, será inaugurado no próximo dia 9

O webleitor sabia que o Rio Grande do Norte possui um Museu do Vaqueiro? Pois fica na Lagoa do Bonfim e receberá amanhã (17), às 13h, o cantor, forrozeiro e compositor Dominguinhos, que dará uma contribuição inédita ao espaço: uma sanfona, de seu acervo pessoal, que pertenceu ao mestre Luiz Gonzaga.
Detalhe importante: o instrumento não ficará em exposição. Será para uso da escola de sanfoneiros, um dos braços do projeto do museu, localizado na Fazenda Bonfim, que pertence ao idealizador dos projetos, o agropecuarista e produtor cultural Marcos Lopes.
No próximo dia 9, que cai num domingo, o Museu do Vaqueiro vai abrir suas portas oficialmente. O visitante poderá ver amplo acervo sobre a cultura sertaneja em textos, fotos e peças originais, incluindo um espaço dedicado a Luiz Gonzaga. A nova estrutura reproduz um típico casarão sertanejo, com um primeiro andar em sótão.
Na festa de inauguração haverá vaquejada feminina, pega de boi no mato e a tradicional missa do vaqueiro. O museu também vai lembrar nomes regionais e locais que contribuíram para pesquisa e manutenção da cultura sertaneja, como o escritor e estudioso da temática sertaneja Oswaldo Lamartine; e o poeta e rabequeiro Fabião das Queimadas, entre muitos outros.
O museu tem consultoria da fotógrafa e jornalista Ângela Almeida, curadoria do escritor e produtor Dácio Galvão, ambientação das arquitetas Viviane Teles e Natália Nóbrega, e consultoria de museóloga. No local já funcionavam as oficinas de confecção de souvenirs e escola de sanfoneiros para a comunidade local.

Museu do Vaqueiro: turismo sertanejo

 
 

3 thoughts on “Museu do Vaqueiro, na Lagoa do Bonfim, será inaugurado no próximo dia 9

  • felipe

    Antônio , acho que sou chato por tanto bater na mesma tecla, mas este museu feito por Marcos é muito interessante, agora cabe aos guias e as operadoras tentar os turistas para lá, agora vamos ao financeiro, como o Paulista vem para natal? Viu a última da TAM?, Dia 30/11 voltndo 04/12, cabei de imitir uma pela TAM (SAO/NAT/SAO) , e ficou r$ 1.752,87 com taxas, já nos mesmos dias SAO/BUE/SAO U$D 224,00, e em real hoje com taxas r$ 623,00. Fazer o que aqui no Nordeste?

    Resposta
  • gilberto brito

    Residente em Salvador e nativo do sertão da Bahia, diariamente leio o Tribuna do Norte. Sabendo da inauguração do Museu do Vaqueiro, gostaria de obter o seu endereço, a fim de que eu possa enviar-le uma modesta poesia que fiz, gravada em uma linda montagem

    Resposta
  • luzinete carlos de lima e silva

    A TODOS DE S.JOSE DE MIPIBU MEUS PARABÉNS POR ESTE LINDO MUSEU DO VAQUEIRO.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *