Grupo Bandeirantes e entidades de classe se unem para o crescimento do Turismo. Campanha está sendo lançada hoje

8 de maio de 2019 por antonioroberto

Diante da importância do Turismo para o país, o Grupo Bandeirantes de Comunicação e as principais entidades do setor lançam a campanha “Quando o turismo cresce, o Brasil cresce junto.” O movimento espera dar visibilidade a um setor de grande força econômica e com altíssimo potencial de crescimento. No país, o turismo emprega 6,6 milhões de pessoas e movimenta 152 bilhões de dólares ao ano (dados do Ministério do Turismo).

Uma das iniciativas da campanha estreia nesta quarta-feira (8), Dia Nacional do Turismo. Trata-se de uma série sobre turismo no Jornal da Band. Em três episódios, de quarta a sexta, os repórteres Gilberto Smaniotto e Joana Calmon mostram alguns dos atrativos que encantam o turista em São Paulo (capital do turismo de negócios), Salvador e Rio de Janeiro.

A série mostrará ainda as oportunidades perdidas em relação ao turismo internacional, assim como o grande potencial de crescimento de uma das indústrias que mais geram receitas e empregos: um em cada cinco empregos criados no mundo, na última década, foram no setor de turismo e viagens.

Caio é considerado um dos profissionais mais completos do Turismo

Caio é considerado um dos profissionais mais completos do Turismo

Não custa lembrar que o Brasil lidera o ranking de competitividade em turismo do Fórum Econômico Mundial na categoria recursos naturais. E ocupa a honrosa oitava posição em recursos culturais e ambientes de negócio.

“O turismo é ferramenta estratégica para o desenvolvimento econômico e social do país. É a atividade que pode levar as palavras emprego e trabalho para todas as regiões. Estamos felizes e entusiasmados em apoiar o setor na busca de seu crescimento”, diz Caio de Carvalho, diretor-geral da Band São Paulo e grande conhecedor do assunto (ocupou a presidência da Embratur e o Ministério do Turismo no período 1996-2002). Ele já foi palestrante do Fórum de Turismo do RN.

Feira de Turismo em Lima mostrará novos roteiros pelo Peru

8 de maio de 2019 por antonioroberto

peru

A 26ª edição do Peru Travel Mart (PTM 2019) espera alcançar entre US$ 23,5 e US$ 25 milhões de impacto econômico no setor de turismo do Peru. O titular do Ministério de Comércio Exterior e Turismo do Peru (Mincetur), Edgar Vásquez, considerado o evento como o principal intercâmbio de negociação turística do país famoso por sua alta gastronomia. O Peru Travel Mart será realizado de 17 a 20 de maio, no Centro de Convenções Jockey, em Lima.

Está prevista a participação de 161 empresas compradoras de 27 países, número que representa 30% a mais que o registrado em 2018, além dos 130 empresários peruanos convidados para o evento. “Dos 161 operadores turísticos registrados, 124 são novos participantes internacionais. Além disso, 61 correspondem ao segmento de luxo, 19 são de Mice (em português, sigla para Encontros, Incentivos, Conferências e Feiras) e 11 são corporativos. Estimamos que serão realizadas mais ou menos sete mil reuniões de trabalho”, destaca Vásquez.

Dentro do PTM 2019 haverá rodadas de negócios, speed ​​networking, viagens de familiarização, tours educacionais e seminários de capacitação sobre turismo comunitário e sobre a rota norte amazônica. Mais de 70 operadoras de turismo dos principais países emissores de turistas ao país incluíram os destinos turísticos peruanos em seus radares e vão percorrer, após o evento, nove regiões do Peru para impulsionar sua comercialização turística no exterior.

Empresários do Brasil, Estados Unidos, Canadá, França, México, Colômbia e Chile – países que contribuíram com mais da metade dos turistas internacionais que entraram no Peru em 2018 – visitarão as regiões de Amazonas, Arequipa, Cusco, Iquitos, La Libertad, Lambayeque e Lima. Viagens educacionais serão realizadas para novos destinos culturais como Caral, Kuélap, Rota Moche e Cusco; assim como para destinos de natureza, como Paracas, Iquitos, Puerto Maldonado e as áreas naturais protegidas pelo governo peruano.

O Escritório Comercial do Peru em São Paulo vem trabalhando ativamente na promoção do Peru Travel Mart, convocando empresas brasileiras a participarem do evento. Este ano, 14 operadoras de turismo brasileiras (nove de São Paulo; uma de Campinas; uma do Rio de Janeiro, uma da Bahia; e duas do Rio Grande do Sul) viajarão pela primeira vez ao Peru e participarão do PTM 2019.

As empresas brasileiras são: Alcance Operadora, Escapadas Online, Soul Traveler Turismo, LTN Brasil, Mark Up, Nobilis Viagens, Venturas, Eventesse, TGK Operadora, Tristar Turismo, RZ Turismo, D.Tabuso Turismo Ltda., Desviantes e Mondiale by Ancoradouro.

Peru Travel Mart é uma das feiras de turismo que mais crescem na América do Sul

Peru Travel Mart é uma das feiras de turismo que mais crescem na América do Sul

O turismo é uma das principais atividades econômicas do Peru, correspondendo a 3,9% do PIB nacional. Gera mais de 1,4 milhões de empregos na ampla cadeia produtiva, especialmente pequenas e médias empresas), beneficiando diretamente as regiões visitadas e empoderando a força de trabalho feminina.

Mais informações sobre o PTM 2019: https://www.perutravelmart.com.pe/es

Sobre destinos turísticos do Peru: http://www.peru.travel/pt-br/

Air Europa promete dobrar operações até o próximo ano. Recife ganhará novos voos para Madri

7 de maio de 2019 por antonioroberto
Air Europa oferece Recife-Madri a preços bem competitivos. Quase sempre inferiores às tarifas da Tap

Air Europa oferece Recife-Madri a preços bem competitivos. Quase sempre inferiores às tarifas da Tap

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, visitou os executivos do grupo Globalia, que pretendem ampliar os investimentos no Brasil. No portfólio apresentado na reunião em Madri, estavam oportunidades em hotelaria, aviação civil e entretenimento. O ministro destacou que o país vive um novo momento mais favorável ao investidor e empresas internacionais de transporte aéreo podem operar trechos domésticos desde que abram filiais no Brasil.

“Temos acompanhado com muito interesse os movimentos do governo brasileiro. O país tem um enorme potencial turístico e muitas ações por fazer”, comentou Javier Hidalgo, presidente do grupo Globalia, um dos maiores conglomerados de turismo da Europa, com mais de 15 mil funcionários.

A Air Europa, uma das empresas do grupo, atualmente dispõe de 18 voos semanais ligando a Europa ao Brasil. Cresce bastante em Recife, para onde já opera duas vezes por semana. De acordo com Hidalgo, a oferta vai, pelo menos, dobrar até 2020. Atualmente a empresa transporta 310 mil turistas da Europa para o Brasil por ano.

Outra possibilidade, segundo o diretor da Air Europa, é abrir hotéis do grupo no Nordeste brasileiro para fazer frente ao Caribe. “O mercado europeu tem a necessidade de explorar novos atrativos turísticos”, comentou Hidalgo.

Após a reunião na sede do grupo Globalia, em Madri, o ministro visitou o secretário-geral da Organização Mundial do Turismo (OMT) – agência de turismo da ONU –, Zurab Pololikashuili. No encontro ficou acertado que o Brasil vai sediar três competições de inovação em turismo voltados para gastronomia, esporte e turismo rural.

A ideia é trabalhar em parceria com universidades e empresas de tecnologia interessadas em apostar no mercado de Viagens. Zurab também se colocou à disposição para ajudar o Brasil na realização de um evento para atrair investidores, em parceria com a Financial Times, uma das principais publicações do mundo de negócios no planeta.

Para finalizar a agenda, o ministro fez uma visita técnica à Wakalua, um hub de inovação no turismo. A incubadora de startups trabalha para criar novos serviços de turismo.

Mais 4,2 mil alunos capacitados para o Turismo. Só falta mercado para trabalhar

6 de maio de 2019 por antonioroberto
Presenciais ou à distância, cursos são fundamentais para o desenvolvimento do turismo

Presenciais ou à distância, cursos são fundamentais para o desenvolvimento do turismo

Mais de 4.200 alunos de todo o Brasil concluíram os cursos online gratuitos de atendimento ao turista e de formação de gestores ofertados pelos canais Brasil Braços Abertos (BBA) e Gestor de Turismo (CGT), do Ministério do Turismo. O prazo para a conclusão dos dois programas de estudos a distância foi encerrado na última terça-feira (30/04). São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, importantes destinos turísticos para lazer e negócios, foram os estados que registraram o maior número de participantes.

O curso de Atendimento ao Turista, do canal Brasil Braços Abertos (BBA), teve como público-alvo maiores de 15 anos. Os módulos totalizavam 80 horas-aula de estudo. O aluno podia acessar o curso por meio de qualquer dispositivo com acesso à internet, como smartphone, tablet, Smart TV ou computador. Ao concluir o curso, o próprio aluno emitia o certificado chancelado pelo MTur e IFRJ, que é válido como curso de extensão.

Já o curso Gestor de Turismo teve como público-alvo maiores de 18 anos, preferencialmente gestores públicos e de empreendimentos privados de qualquer atividade relacionada ao setor. O curso de 50 horas foi dividido em 35 unidades e, da mesma forma que o BBA, o aluno podia acessar o conteúdo por meio de qualquer dispositivo conectado à internet. O certificado vale como curso profissionalizante.

O turismo é uma atividade econômica que movimenta mais de 50 segmentos produtivos impactados direta e indiretamente pelo setor, com forte potencial e capacidade para geração de empregos e renda. A meta do MTur até 2020 é bastante ousada e quase utópica: gerar dois milhões de novos postos de trabalho em Turismo, inserir 40 milhões de brasileiros no mercado consumidor de viagens, promover um salto dos atuais 6,6 milhões para 12 milhões de turistas internacionais no país e ampliar a arrecadação com o turismo internacional dos atuais US$ 5,9 bi para US$ 19 bilhões.

Hub internacional da Gol-Air France-KLM em Fortaleza transporta mais de 2,5 milhões em um ano de operação

6 de maio de 2019 por antonioroberto

hub gol

Gol, Air France e KLM transportaram mais de 2,5 milhões de passageiros entre destinos domésticos e internacionais a partir do aeroporto de Fortaleza, um ano após a abertura do hub da capital cearense. Foram mais de 17 mil voos operados no período.

Nesses 365 dias, a estrutura cumpriu a função para a qual foi pensada, na avaliação das aéreas parceiras, pois o hub ampliou conexões de voos na região e também permitiu às companhias europeias expandirem sua atuação no Brasil ao ligar Fortaleza aos aeroportos de Amsterdam-Schiphol e Paris-Charles de Gaulle.

Desde o início das operações na capital cearense, o Grupo Air France-KLM aumentou em 75% a sua presença, pulando de quatro voos semanais (dois de cada companhia) para sete (três Air France e quatro KLM). A ocupação se manteve acima de 90% no período.

A Gol manteve a liderança tanto em passageiros transportados, como no número de voos e total de assentos disponibilizados. Neste primeiro ano de operação do hub, a companhia ampliou para 39% a sua oferta de voos na capital cearense quando comparado com o mesmo período do ano anterior. No total, a empresa realizou 16.683 voos e transportou mais de 2,4 milhões de clientes em seus aviões neste último ano. Atualmente são sete aeronaves dedicadas para atender os voos, que estão estruturados em dois períodos, um pela manhã e outro no final da tarde.

A alta nos números da companhia e a nova estrutura para voos culminaram na inauguração, em setembro, de uma nova base de tripulantes. Com esse aparato, a Gol passou a ter tripulações residentes no Ceará e adicionou mais 100 profissionais para atuar em posições de aeroportos e na própria base.

Na projeção para o segundo ano de funcionamento do hub, as empresas preveem acréscimo de 28% na quantidade de voos e 31% mais assentos disponíveis em relação aos primeiros 12 meses. Também para os próximos meses já está previsto que a Air France passe a operar com o Boeing 777-200, com início da temporada de inverno europeu. A aeronave estará disponível nos três voos semanais da companhia, às quartas, sextas e domingos, na rota Paris-Fortaleza-Paris.

30 agentes de viagem do RN participaram da Convenção BWT

30 de abril de 2019 por antonioroberto
Caravana do RN na 3ª Convenção BWT

Caravana do RN na 3ª Convenção BWT

A BWT chegou ao RN ano passado, e desde então tem ampliado sua atuação em todo o estado, assim nos  conta Rauny Martinelli, gerente comercial da operadora em nível Nordeste.

Martinelli lembra que ano passado a caravana do RN contava com apenas 10 pessoas. Este ano, além de triplicar o número de participantes do estado, outras 03 caravanas da Paraíba, Ceará e Sergipe participaram, comprovando o crescimento da BWT em todo o Nordeste.
 
Sérgio Marques, gerente comercial da empresa Cammar Turismo, participou do evento pela segunda vez e afirma perceber claramente a evolução tanto da logística da convenção, quanto do número de participantes. Para Marques, as capacitações foram fantásticas por fugir do tradicional de outros eventos, e a grande sacada, sem dúvidas, foi o USA Day, pois proporcionou aos agentes o contato com uma gama de fornecedores de um destino que muitos não teriam acesso, devido à falta de incentivo para ir até os Estados Unidos.
 
Pauline Lima, da Flor Personal Travel, participou pela primeira vez de uma convenção, e começou com ótimas impressões com a oportunidade proporcionada pela BWT. Ela passou a utilizar os serviços da operadora em sua agência após ter tido problemas com outra, e se surpreendeu com o atendimento prestado pelo gerente comercial às suas solicitações.
 
A 3a Convenção BWT ocorreu entre os dias 25 a 27 de abril, no Vila Galé Eco Resort do Cabo, em Cabo de Santo Agostinho (PE), e contou com um público de 480 pessoas. O blog E-Turismo participou da cobertura do evento a convite da BWT Operadora.

Último dia da Convenção BWT teve 900 rodadas de negócio

29 de abril de 2019 por antonioroberto
Participantes da 3ª Convenção BWT

Participantes da 3ª Convenção BWT

Cabo de Santo Agostinho (PE) – O último dia da Convenção BWT contou com a realização de 11 palestras e 900 rodadas de negócio.

A primeira palestra do dia abordou “O Marketing Digital no Turismo” e foi realizada por Raul Lopes, da MAPA Comunicação, uma das principais agências de comunicação do país com know-how no segmento de turismo. As demais palestras foram focadas em capacitar os agentes sobre os destinos parceiros presentes no evento, sendo:

Márcio Fecher, apresentando Pernambuco.

Márcio Fecher, apresentando Pernambuco.

– Pernambuco, apresentado sob a poesia e o som da zabumba, da flauta doce e do triângulo, por Márcio Fecher;

– Jungfrau, destino suíço reconhecido como “Topo da Europa”, apresentado por Fernando Aquino;

– Puerto Vallarta & Riviera, por Enzo Avezum, que apresentou as novidades da hotelaria no destino, incluindo o Imanta Mita, hotel exclusivo para adultos;

– Santa Catarina, apresentada por Ramon Fernandes, que lembrou que das 08 praias brasileiras com o selo azul, 05 estão no estado catarinense;

– Cabo Frio (RJ), que teve suas belezas apresentadas por Daniela Monnerat;

– Gol Linhas Aéreas, por Helenice Barros e Marcos Almeida, que falaram das novidades da companhia para os agentes de viagem, e ressaltaram a parceria com a BWT. A Gol é transportadora oficial do evento;

– São Luís (MA), patrimônio da humanidade, apresentado por Maria do Socorro Araújo, secretária de turismo do destino;

– Paraná, apresentado por Aldo Carvalho, diretor de marketing da Paraná Turismo;

– Global Vision Access (GVA), por Larissa Carvalho que apresentou novidades dos destino Seychelles, Mônaco e Noruega;

– Mato Grosso do Sul, por Rogério Chelotti, encerrando o ciclo de palestras, apresentando as belezas de Bonito e também do Pantanal, com destaque para a Serra da Bodoquena.

Já durante as rodadas de negócio, estiveram presentes 30 parceiros, sendo eles: Akilanga, AM Resorts, At Travel, Aviva (Rio Quente e Sauípe), Bonito e Pantanal, Bourbon Hotéis, Carmen Hotéis, Ethiopian, Grupo Ocaporã, Hotéis Cabo Frio – RJ, Hotéis Oásis, HTL Tierra Hotels, Iberostar, Infinity Blue, Instituto Curitiba, International Gravatal, Jungfrau e Interlaken, Latorre Hotel, Lachetto, Mabu Hotéis, Op. Ekatours, Op. Personal, Op. Viajes Pacífico, Palladium, Rail Europe, Recanto Cataratas/Vivaz/Carimã, Special Tours, Summerville, Vila Galé, Villa Mayor Hotel + Smart.

Parceiros BWT presentes no evento.

Parceiros BWT presentes no evento.

Ao final das capacitações todos os parceiros receberam um troféu como forma de agradecimento pela participação durante a 3ª Convenção BWT. A noite, os 480 participantes do evento foram recebidos com festa e muita música na área externa do Vila Galé Eco Resort do Cabo.

O blog E-Turismo participa da cobertura do evento a convite da BWT Operadora.

 

Por Marília Gonçalves

Espaço “O Brasil É Sensacional” é destaque no 3º dia da Convenção BWT

27 de abril de 2019 por antonioroberto
Espaço "O Brasil É Sensacional".

Espaço “O Brasil É Sensacional”

Cabo de Santo Agostinho (PE) – Neste sábado (27), durante o terceiro e último dia da Convenção BWT, os participantes tiveram mais um momento de networking com os parceiros, no espaço de exposição “O Brasil É Sensacional”.

Um dos destinos presentes foi São Luís do Maranhão. Segundo Maria do Socorro Araújo, secretária de turismo do destino, expor durante o evento nesse espaço foi fundamental para ter um maior contato com agentes de viagens de todo o país, e poder expandir a divulgação da cidade que é Patrimônio da Humanidade, reconhecido pela UNESCO.

Maria do Socorro, secretária de turismo de São Luís (MA), expondo no espaço "O Brasil É Sensacional". Foto: Marília Gonçalves

Maria do Socorro, secretária de turismo de São Luís (MA), expondo no espaço “O Brasil É Sensacional”.

Também estiveram presentes: CassinoTur, Urben Turismo Receptivo, Cabo Frio Destination, Delta Receptivo Rio,  Taguatur Turismo & Eventos, CBrasil Turismo Receptivo, Mato Grosso do Sul, Brocker Receptivo, TopTur Receptivo, Pernambuco, MARTUR Viagens e Turismo, Taipé Turismo, Cabo de Santo Agostinho (PE), Adval Turismo, Santur (SC), Santa & Bella Turismo e Receptivo, Governo do Estado do Paraná, Instituto Municipal Curitiba Turismo (PR), Caraguatá – Pousada em Ilha do Mel e Serra Verde Express.

O blog E-Turismo participa da cobertura do evento a convite da BWT Operadora.

 

Por Marília Gonçalves

Convenção BWT em números

27 de abril de 2019 por antonioroberto
Adonai Filho, diretor da BWT, durante a Convenção 2019. Foto: Marília Gonçalves

Adonai Filho, diretor da BWT, durante a Convenção 2019.

Cabo de Santo Agostinho (PE) – Os números retratam a grandiosidade da 3ª Convenção  BWT, que ocorreu, pela primeira vez, fora do Paraná.

Em 03 dias foram quase 40 horas de atividades e capacitações para os agentes de viagem e, aproximadamente, 480 pessoas envolvidas (o dobro de participantes, quando comparado à 1ª Convenção da empresa).

Em números, o evento contou com:

– 320 agentes de viagem vindos de 11 estados brasileiros;

– 100 parceiros envolvidos, sendo 50 participantes das rodadas de negócio;

– Agentes de 11 estados brasileiros;

– 208 quartos ocupados no Vila Galé Eco Resort do Cabo (PE);

– 35 colaboradores da BWT trabalhando diretamente no evento;

– 23 pessoas trabalhando diretamente na imprensa, produção e  divulgação do evento;

– 1.300 rodadas de negócios, sendo 400 só sobre os Estados Unidos, durante o USA Day. Cada rodada tinha duração de 10 minutos;

– 18 palestras; e

– 6 momentos de entretenimento para os participantes, contando com churrasco e luau no primeiro dia, aula de yoga; sunset à beira-mar e pool party no segundo; e festa de encerramento no 3º e último dia do evento.

Para Adonai Filho, diretor da BWT, fazer um grande  evento para os agentes virou receita de sucesso. As convenções passadas garantiram crescimento de até 80% nas vendas da operadora.

O blog E-Turismo participa da cobertura do evento a convite da BWT Operadora.

 

Por Marília Gonçalves

USA Day foi tema do segundo dia da Convenção BWT

26 de abril de 2019 por antonioroberto

Cabo de Santo Agostinho (PE) – O USA Day trouxe um pouco da life style californiana para a manhã dos agentes, que iniciaram o dia com aulas de yoga ofertadas pela Visit California.

Aula de yoga oferecida pela Visit California. Foto: Marília Gonçalves

Aula de yoga oferecida pela Visit California.

A abertura oficial das palestras contou com a fala de Lizandra Pajak, da Brand USA, órgão oficial de promoção turística dos Estados Unidos, e uma das grandes parceiras do evento. Na ocasião, Pajak falou sobre as ações da Brand e da USA Discovery Program, uma ferramenta de treinamento on-line, criada para capacitar profissionais do turismo a vender os Estados Unidos.

Ao longo do dia foram realizadas mais 06 palestras, entre elas, a do consultor do Sebrae, Benício Filho, que falou para os agentes sobre como inovar em significado, pensar fora caixa e aproveitar as plataformas digitais pra vender; a do turismólogo e ator Felipe Montanari, que abordou a questão do relacionamento humano e com clientes, e tratou da autoconfiança com o tema: “A Melhor Coisa do Mundo é Você”; e outras capacitações mais focadas em destinos e experiências, como as falas de Rafaella Gross da Visit Florida; Annie Marie Bittencourt da Aloha of America; Thais Ramos da Simon Shopping;  e Juliana Baraldi, da Visit California.

Felipe Montanari durante a Convenção BWT. Foto: Marília Gonçalves

Felipe Montanari durante a Convenção BWT. 

Também foram realizadas  400 rodadas de negócios durante o USA Day, com 20 fornecedores diferentes, entre eles: American Airlines, Assist Card, Brand USA, Copa America, Cruise America, Discover the Palm Beaches/Paradise Coast, Eden Roc & Nobu, Kissimmee, Las Vegas, Miami, New York (Interamerican), SeaWorld, Simon Shopping (Interamerican), St. Pete e Clearwater, TM Latin America, Travel South, Visit California, Visit Florida, Aloha, e Senor Frog.

Agentes durante a USA Day. Foto: Marília Gonçalves

Agentes durante a USA Day. Foto: Marília Gonçalves

A fala de encerramento ficou por conta, mais uma vez, da Brand USA, que apresentou o MegaFam realizado nos Estados Unidos, em parceria com a Copa Airlines, com 60 agentes brasileiros. O Fam foi realizado em 05 itinerários diferentes, já disponíveis para venda na  BWT.

A USA Day foi finalizada com sunset à beira-mar, seguido de uma pool party. A Convenção BWT começou na última quinta-feira (25) e vai até este sábado (27), no Vila Galé Eco Resort do Cabo (PE).

O blog E-Turismo participa da cobertura do evento a convite da BWT Operadora.

Por Marília Gonçalves