Secretária de Turismo do RN visita cavernas de Mossoró, Baraúna e Felipe Guerra

12 de agosto de 2019 por antonioroberto
Visita técnica ao Parque da Furna Feia

Visita técnica ao Parque da Furna Feia

Na quinta e sexta-feira da semana passada, a secretária de Turismo do RN, Aninha Costa, e a subsecretária da pasta, Solange Portela, visitaram as cidades de Mossoró, Baraúna e Felipe Guerra, onde realizaram tours técnicos ao complexo espeleológico (cavernas) da região.

Na quinta-feira (8), foi visitado o Parque Nacional da Furna Feia. Com 8.494 hectares, abrange áreas dos municípios de Mossoró e Baraúna e tem sua base administrativa em Mossoró. A visita foi acompanhada pelo analista do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) – que faz a gestão da área – e chefe do parque, Leonardo Brasil, e pelos técnicos Lúcia Guaraldo e Carlos Cardoso. Com o objetivo de preservação da área ecológica da região e da biodiversidade associada, o parque também tem potencial para desenvolver atividades voltadas para educação ambiental e turismo ecológico e de aventura.

Na sexta-feira (9), foi a vez de a comitiva visitar a caverna do Crote, no Lajedo do Rosário, em Felipe Guerra. Localizada no polo turístico Serrano, a região possui mais de 300 cavernas, com uma paisagem paradisíaca. No mesmo dia, atendendo a um convite do secretário de Turismo de Felipe Guerra, a secretária acompanhou o I Seminário de Turismo da cidade. As potencialidades turísticas da região foram apresentadas, como também a inserção do geoturismo no planejamento do Projeto Rota das Cavernas.

João Pessoa utiliza o coco para vender a hashtag #AmoJampa

8 de agosto de 2019 por antonioroberto

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Como parte das comemorações de aniversário de 434 anos – completados na segunda-feira passada (05) -, a prefeitura de João Pessoa deu início a uma campanha promocional que será desenvolvida em quatro etapas. Utilizando a cultura, o artesanato, o turismo e a gastronomia, serão distribuídos mais de 4,3 mil cocos de graça para turistas, população e digitais influencers com a impressão da hashtag #AmoJampa.

De acordo com o secretário adjunto do Turismo, Graco Parente, a utilização do coco na campanha retrata uma cidade verde, sustentável, e estimula exatamente o que afirma a pesquisa de satisfação dos turistas e população, que ama a cidade. “Estamos desenvolvendo uma campanha com algo que possa marcar de forma positiva a cidade”, afirmou o secretário.

A segunda etapa da campanha será direcionada aos digitais influencers da Paraíba e do Brasil, que também estão recebendo os cocos. Os que residem fora da Paraíba estão recebendo o coco em casa ou no trabalho. “Essa ação irá estimular os digitais influencers a divulgar João Pessoa nas suas redes sociais, o que irá dar uma grandiosa divulgação e repercussão positiva para a cidade”, disse Graco.

Na terceira etapa da campanha haverá a distribuição de mais de 4,3 mil cocos em diversos pontos de João Pessoa, como no Centro Histórico, Parque da Lagoa, Parque da Bica, Parque Sanhauá, Hotel Globo e, principalmente, na orla marítima, área de maior fluxo de turistas na cidade. A distribuição também será feita na sala de desembarque do Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto.

Na quarta etapa da campanha, e vista como a de maior impacto, 15 digitais influencers estarão visitando João Pessoa em agosto, setembro e outubro. “Todos estão sendo convidados para um final de semana de experiência, de divulgação turística. É uma campanha de divulgação inédita e sempre pleiteada pelo trade turístico. É a primeira campanha de marketing digital que a cidade vive”, comenta Graco.

Empresários de Porto de Galinhas lutam contra a instalação de hotéis em terreno público; entenda a questão

7 de agosto de 2019 por antonioroberto
Porto de Galinhas é o principal destino turístico de Pernambuco

Porto de Galinhas é o principal destino turístico de Pernambuco

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH Nacional, juntamente com a ABIH PE e representantes do trade turístico de Pernambuco, se posicionaram contrários à instalação de um enorme complexo turístico no terreno conhecido como a Casa do Governador, localizado em Porto de Galinhas, no litoral sul de Pernambuco. O projeto prevê a construção de dois hotéis com cerca de mil unidades habitacionais, além de flats e unidades de lazer, numa propriedade de 70 hectares, cuja posse é do Estado e da União.

Desde 2001, o assunto vem sendo discutido pelo trade turístico e a comunidade de Porto de Galinhas, que são unânimes em afirmar que o projeto é inadequado para a região. Em 2006, quando o grupo português Teixeira Duarte adquiriu o terreno, através de leilão, os problemas passaram a envolver diversas questões judiciais. Hoje, após muitos embargos na Justiça, o posicionamento dos representantes do trade no balneário continua o mesmo. Para o presidente da ABIH Nacional, Manoel Linhares, a região já oferece cinco mil leitos, em mais de 20 hotéis e 200 pousadas, e o ideal seria usar o espaço com outras finalidades.

“Porto de Galinhas é hoje um case mundial que vem sendo trabalhado há mais de 30 anos quase que exclusivamente pela hotelaria e empreendedores do turismo local. Hoje, recebe um milhão de turistas por ano, sendo que 70% nacional e 30% estrangeiros, que permanecem em média uma semana no destino. O governo do estado poderia, por exemplo, criar um centro de lazer com diferentes equipamentos turísticos para aumentar as opções de entretenimento e, consequentemente, o tempo de permanência do viajante no destino”, ressalta Linhares.

O item que causa maior polêmica é a área destinada para implantação de flats e condomínios. “Esse tipo de empreendimento é de extremo risco, pois gera diversos problemas aos destinos turísticos, como a super oferta de leitos e o não recolhimento de tributos ao município. A instalação de flats, num local que deve ser utilizado com o viés do desenvolvimento sustentável, certamente irá descompensar o equilíbrio da indústria hoteleira”, explica Otaviano Maroja, vice-presidente do Porto de Galinhas Convention and Visitors Bureau. Para ele, o balneário necessita de atrativos turísticos e de um centro que suporte tal demanda. “A área poderia ser utilizada para expansão da Vila, que hoje se encontra congestionada”.

Os representantes do setor de turismo destacam que a atual infraestrutura da região é outro impasse para o desenvolvimento de um empreendimento de tamanho porte. “Porto de Galinhas oferece belíssimas praias, ótimos restaurantes, hotéis de alta qualidade, mas ainda temos dificuldade com saneamento básico, limpeza urbana, vias de acesso, segurança e iluminação pública. São diversos gargalos e tudo pode ficar ainda mais sério com a construção de um espaço que vai aumentar ainda mais o número de leitos na região. É muito importante que haja o debate aberto entre o poder público, as entidades de classe e a iniciativa privada, de forma que possamos encontrar a melhor solução para uso da área”, afirma Artur Maroja, presidente da ABIH/PE.

CVC Corp passa a oferecer imersão de duas semanas no Vale do Silício (EUA)

7 de agosto de 2019 por antonioroberto
Experimento, da CVC Corp, cria novo programa estudantil

Experimento, da CVC Corp, cria novo programa estudantil

A transformação digital já é uma realidade em diversos segmentos da economia. Cada dia mais as empresas estão em busca de soluções digitais para melhorar seus negócios, com mais eficiência e menor custo. Estar no mundo digital já virou questão de sobrevivência não apenas para as grandes corporações, mas também para os jovens que estão iniciando sua carreira profissional.

Atenta aos anseios neste público, a empresa de educação internacional do grupo CVC Corp, a Experimento Intercâmbio Cultural, acaba de lançar um novo programa de intercâmbio que combina aulas de inglês com foco em negócios e inovação, visitas técnicas às principais empresas do Vale do Silício, como Apple, Google e IBM, workshops sobre “Design Thinking” e “Sillicon Valey Ecosystem” e tour guiados pelas universidades de Stanford e UC Berkeley.

Primeira e única empresa no Brasil a contar com este produto em sua prateleira, o Programa Innovation Experience tem duração de duas semanas e é voltado, exclusivamente, para jovens profissionais a partir de 18 anos, com nível intermediário de inglês.

Com estreia prevista para julho/2020, a programação inclui, ainda, test drive no carro elétrico Model X da Tesla e experiência de realidade virtual com os óculos Rift da Microsoft, além de passeios pelos principais pontos turísticos de São Francisco e degustação de vinhos na região de Napa Valley. A acomodação será em residência estudantil, ao lado da Union Square, elegante centro comercial de São Francisco.

Centro de Turismo recebe o Sarau Encontro das Artes neste mês de agosto

5 de agosto de 2019 por antonioroberto
Centro de Turismo valoriza a arte potiguar

Centro de Turismo valoriza a arte potiguar

Durante este mês de agosto, o Centro de Turismo de Natal irá receber o Sarau Encontro das Artes, que conta com apresentações de grupos de dança de salão, folclórica, contemporânea e popular de diversas idades.

Entre as atrações confirmadas estão os artistas Bárbara e Múcio Vicente, de Ceará-Mirim; a professora Karla Oliveira e seus alunos do Projeto Folguedinhos de São Gonçalo do Amarante; e as companhias de dança Obará Natal, Primícia das Artes, Divas da Dança Potiguar e o artista Múcio Conde Vicente.

Ambiente tradicional de dança, é lá que ocorre todas as quintas-feira o tradicional Forró com Turista. O prédio edificado na virada do século XIX para o século XX, por si, já vale a visita para desfrutar de uma das mais privilegiadas vistas das praias urbanas de Natal, do rio Potengi, da Fortaleza dos Reis Magos e da Ponte Newton Navarro.

Procura por Cadastur aumenta 16% este ano. Veja como se cadastrar

2 de agosto de 2019 por antonioroberto

cadastur

O número de profissionais e empresas do setor de turismo que se registraram no Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo (Cadastur), de janeiro a julho deste ano, teve um aumento de 16,09% em relação ao mesmo período do ano passado. O índice representa um incremento de 12.580 novos prestadores formalizados, atingindo um total de 90.784 cadastros.

Em termos numéricos, as novas agências de turismo (4.072) representam 32% do aumento de cadastros nos últimos sete meses. Já os meios de hospedagem formalizados no mesmo período (2.147) correspondem a 17% dos cadastros em 2019. O Brasil conta, atualmente, com 28.065 agências de turismo e 13.492 meios de hospedagem formalizados no Ministério do Turismo, que representam, respectivamente, 31% e 15% do total de cadastrados atualmente.

A participação no Cadastur é obrigatória para agências de turismo, meios de hospedagem, organizadoras de eventos, parques temáticos, transportadoras turísticas e também para os guias de turismo. Além disso, a iniciativa promove o ordenamento, a formalização e a legalização destes prestadores.

O cadastro é simples, online e gratuito. Os interessados devem acessar o site (www.cadastur.turismo.gov.br) e preencher o formulário. O número do Cadastur precisa ser renovado a cada cinco anos para os guias de turismo e a cada dois anos para as demais atividades.

RN terá estande na Feira de Turismo de Ribeirão Preto

1 de agosto de 2019 por antonioroberto
Sala de capacitação na Avirrp do ano passado

Sala de capacitação na Avirrp do ano passado

O Rio Grande do Norte terá estande na 23ª Feira de Turismo da Associação das Agências de Viagens de Ribeirão Preto e Região (Avirrp), que acontece amanhã e sábado (3) em Ribeirão Preto. O evento prevê mais de cinco mil profissionais de turismo. Haverá caravanas com agentes de viagens das regiões Sul e Sudeste. Serão 500 marcas expositoras. A gerente de Promoção Nacional, Ana Rita Salgado, e o subgerente de Articulação Nacional, Kayo Feitosa, representarão o Estado.

A participação na Avirrp 2019 é uma iniciativa do Governo do Estado por meio da Secretaria de Turismo (Setur/RN) e da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), integrada com a Secretaria do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas). O estande é viabilizado com recursos do Projeto Governo Cidadão, mediante acordo de empréstimo com o Banco Mundial.

Ex-Galeão e ex-Embratur, Bruno Reis assume Emprotur

1 de agosto de 2019 por antonioroberto

Bruno Reis - Diretor presidente da Emprotur

Ex-executivo do Aeroporto Internacional Tom Jobim – Rio/Galeão, além de ter atuado como gerente de Inteligência Competitiva e Mercadológica no Instituto Brasileiro de Turismo, onde foi responsável por gerir os treze Escritórios Brasileiros de Turismo (EBTs) que cobriam 20 países de atuação da Embratur no exterior, Bruno Giovani Reis (foto) é o novo presidente da Empresa de Promoção e Desenvolvimento Turístico do RN (Emprotur).

Reis também coordenou em âmbito global ações de impulsionamento de vendas, roadshows, workshops e feiras para geração de novas oportunidades de negócios para o Brasil por conta da realização da Copa do Mundo 2014 e também os Jogos Olímpicos Rio 2016.

Com larga experiência na área estratégica da cadeia produtiva do turismo, atuou no Ministério do Turismo e na Secretaria de Turismo do Distrito Federal. O novo presidente da Emprotur é bacharel em Turismo com especialização em Administração e Marketing pela Southern Cross University, na Austrália.

“Acredito que o Rio Grande do Norte possui um diferencial competitivo com muito potencial para consolidarmos nossa posição de destaque no cenário turístico atual e abrir novos mercados explorando outros nichos e segmentos do turismo, além de explorarmos ferramentas inovadoras de promoção e apoio à comercialização”, avalia Bruno Reis o novo diretor.

Vila do Saber, na Abav Expo, terá cinco arenas com palestras simultâneas que mostrarão as novas tendências do Turismo

31 de julho de 2019 por antonioroberto
Vila do Saber é um dos principais espaços de debate do Turismo nacional

Vila do Saber é um dos principais espaços de debate do Turismo nacional

Mais do que um espaço para fazer negócios e aumentar a rede de contatos, a Abav Expo, que se realizará de 25 a 27 de setembro no Expo Center Norte, em São Paulo, também representa uma excelente oportunidade para aprender com grandes profissionais. Na Vila do Saber, área do evento dedicada ao conhecimento, acontecem dezenas de palestras, todas com acesso gratuito aos visitantes.

Na edição 2019 da feira, a Vila do Saber contará com cinco arenas: Gestão, Transformação, Tecnologia, Digital e Mercado. A curadoria de conteúdo é realizada pelo Iccabav (Instituto de Capacitação e Certificação da ABAV) e, novidade deste ano, cada arena terá a mentoria de um experiente profissional do mercado.

Carolina Moreno, diretora de marketing da Original.Io, é a mentora da Arena Mercado e contribui para a construção de temas que incentivem os agentes de viagem a expandirem suas ideias e aumentarem seus negócios. Ela também será responsável pela palestra “Marketing: como criar estratégias de marca entendendo o novo consumidor e transformando seu negócio digitalmente?”, que discutirá a geração de valor para marcas no meio digital e como se conectar de forma mais eficiente com os consumidores.

Outras palestras confirmadas são a de Diego Santana, CEO do E-commerce Rocket, que vai ensinar como vender mais utilizando o Facebook e o Instagram ADS por meio de criação de campanhas digitais; e de Bruno Fisbhen, diretor geral da Agência B2A, que apresentará “Insights e dicas para vender mais e melhor”, com conteúdo sobre iniciativas eficientes para as agências se destacarem em um mercado cada vez mais competitivo e turbinarem as vendas.

Thiago Verçosa, CEO da Original.Io, estará na Vila do Saber apresentando “Omnichanel: o que mudou na venda e no relacionamento com o cliente em um mundo conectado”, palestra voltada para as transformações nos relacionamentos entre marcas e consumidores em plena era digital, e a convergência das relações online e offline. Rodrigo Martuxo, CEO da Martuxo Consultoria e Treinamento, levará o tema “A Magia da Excelência”, explicando como aplicar segredos do sucesso da Disney no dia a dia, produzindo evolução na carreira e nos negócios”.

Núbia Mota, diretora de marketing e novos negócios da Adobe/Magento, comandará a palestra “Como o setor de serviços está se transformando para a era digital orientada à experiência”, com apresentação de cases de Omnichannel, B2B e Comunicação, que estão mudando a forma de se comunicar com clientes. Já Camila Aidar, Head de canais da Vindi, falará sobre “Três maneiras de não perder dinheiro com pagamentos online”, abordando meios de pagamento, e-commerce, e recorrência e fluxo de pagamentos.

Os lugares são limitados, por isso vale se programar com antecedência. Informações e atualizações sobre a grade de palestras e mais novidades sobre a Abav Expo 2019 estão disponíveis no site www.abavexpo.com.br, por onde os visitantes profissionais também já podem fazer o credenciamento.

Brasil assina acordo de cooperação técnica com a OMT e poderá ganhar escritório da organização

31 de julho de 2019 por antonioroberto

Comitiva técnica do Ministério do Turismo do Brasil finaliza últimos detalhes para o Brasil assinar termo de cooperação técnica com a Organização Mundial do Turismo (OMT), agência da Organização das Nações Unidas (Onu) especializada no setor de viagens. Em missão à sede da OMT, em Madri, técnicos do MTur definiram os termos para a instalação no Brasil de um hub de inovação para o turismo, a realização (em dezembro) de uma competição de tecnologia (hackathon) e um curso voltado para o uso de ferramentas digitais para melhorar a gestão pública do turismo.

Zurab-Pololikashvili

Pelo termo de cooperação técnica a ser endossado pelo secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili (foto), a agência internacional ficará responsável pela organização do evento em dezembro e pela instalação no Brasil de uma incubadora de startups focada no setor de viagens. Ainda em dezembro, será realizado um programa de qualificação para 50 gestores públicos do turismo no país. A ideia é compartilhar boas práticas já implementadas no mundo para alavancar o turismo.

A comitiva brasileira encontrou-se com Natalia Bayona, especialista sênior em Transformação e Inovação Digital da OMT; Martín Rodriguez Jugo, diretor da IE Business School, uma das mais reconhecidas escolas de negócio do mundo; e Miguel Angel Susino, da Consultoria Jurídica da OMT. Na pauta, também foi incluído o apoio do MTur para uma possível instalação de um escritório da OMT no Brasil. Na última década, o turismo foi responsável por um em cada cinco empregos gerados no mundo. Atualmente o setor responde por 10,4% do PIB mundial e 319 milhões de empregos.