Decca Bolonha, diretora da Potiguar Turismo, garante que Natal terá bom fluxo de visitantes em março

19 de fevereiro de 2021 por antonioroberto

decca

Em entrevista exclusiva à nossa coluna semanal de Turismo na versão impressa da TRIBUNA DO NORTE, a diretora da agência de receptivo Potiguar Turismo, Decca Bolonha (foto), que atende aos passageiros da CVC em Natal, traz boas notícias para o Turismo do RN e contraria, de certa forma, algumas tendências do mercado. Ela garante que, de acordo com as reservas que dispõe no sistema da agência, março será um mês de muitos turistas no Rio Grande do Norte.

“Será quase igual ao movimento de março de 2019, assim como novembro do ano passado nos surpreendeu, com quase o mesmo total de passageiros de igual período em 2019. Se levarmos em consideração que naquela época não havia obstáculos como o coronavírus, posso afirmar que são dois meses ótimos, pelo menos para a Potiguar”, comenta a empresária.

Otimista, Decca Bolonha observa que a alta temporada (dezembro a fevereiro) também está sendo muito boa. Ela arrisca inclusive comparações: “Está em torno de 80% do fluxo do verão passado. Só o Carnaval é que não atingiu os números que esperávamos. Tivemos 50% do total de passageiros do ano anterior. Mas não dá para reclamar. Está tudo indo muito bem. Não posso falar de números absolutos, mas num período desses de pandemia algo como mil passageiros a menos não significa muito. É comemorar”, ressalta.

Passeios – A diretora da Potiguar Turismo revela ainda que, depois do city-tour, os passeios mais procurados pelos turistas da CVC que visitam Natal são Pipa, Maracajaú, Barra do Cunhaú e Camurupim. Ela pretende incluir no portfólio da agência um novo tour: São Miguel do Gostoso com pôr-do-sol em Gostoso.

Galinhos tem saídas semanais de Natal

Galinhos tem saídas semanais de Natal

Já o bate-e-volta a Galinhos, informa, tem saída garantida uma vez por semana, com grupos em torno de 30 pessoas. “É um passeio encantador, mas demorado. Saímos do último hotel em Natal às 7h e chegamos de volta em torno de 20h. São mais de 12 horas de passeio”, explica Decca.

O city-tour da Potiguar foi “repaginado” há dois anos, segundo a diretora. Passou a ser um passeio cultural com direito a praia. Visita o centro histórico, desce a Ladeira do Sol, passa pelas praias urbanas (Artistas, Meio e Forte), cruza a ponte Newton Navarro e prossegue até a praia de Porto Mirim, onde fica a base da agência, o restaurante Miramar.

“Lá o nosso passageiro fica à vontade. Pode almoçar, tomar banho de mar, caminhar, fazer opcionais como o passeio de buggy ou mesmo descansar numa área de sombra”, enfatiza.

Emissores – Segundo o gerente comercial da Potiguar Turismo, Thiago Dantas, o fluxo de turistas para Natal continua sendo predominantemente de São Paulo, tanto da capital como do interior. Ele lembra que Minas Gerais, atualmente, é o segundo mercado emissor no ranking da Potiguar.

“Muitos turistas mineiros de cidades próximas à divisa com São Paulo embarcam em São José do Rio Preto, Campinas e Guarulhos”, informa. O Sul (Paraná e Rio Grande do Sul, principalmente) e o Centro-Oeste (sobretudo Brasília e Goiânia) completam a lista dos principais polos emissores, de acordo com Dantas.

Para manter o mercado aquecido, o gerente da Potiguar diz que faz muitas lives, direcionadas às lojas da CVC, para atualizar os profissionais de venda sobre os atrativos turísticos norte-rio-grandenses. “É preciso prospectar permanentemente. A partir de ações comerciais efetivas, como as que a Potiguar tem feito, conseguimos os resultados que estamos colhendo”, comenta Thiago Dantas, que também ressalta o apoio que o Governo do RN tem dado às ações promocionais do turismo do RN.

Barreira Roxa ganha novo prêmio, desta vez do site Hoteis.com

19 de fevereiro de 2021 por antonioroberto

barreira

O Hotel-Escola Senac Barreira Roxa (foto) segue colecionando prêmios que ratificam a excelência do seu atendimento. Deste vez, recebeu o “Loved by Guests 2021” (Amado pelos Hóspedes, em inglês), conferido pelo site Hoteis.com e que se baseia exclusivamente nas notas de avaliação deixadas pelos hóspedes.

O Barreira Roxa recebeu 74 avaliações, que estabeleceram a nota média de 9,2, incluindo-o na categoria “Fantástico” e “Preferido entre os hóspedes”. Esta é segunda premiação que o estabelecimento recebe em 2021 em sites de buscas, reservas e avaliações no segmento de viagens, como explica o gerente Celso Paiva.

“Em janeiro recebemos do Booking o prêmio Traveller Review Awards 2021 e agora temos esse novo reconhecimento. Essas premiações ratificam o padrão de excelência Senac, especialmente após um ano tão atípico como foi 2020, quando nossos colaboradores foram treinados para atender recomendações no que diz respeito à segurança sanitária, de higiene e atendimento ao público”, comenta o gestor.

Administrado pelo Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac, o Hotel-Escola Barreira Roxa dispõe de um complexo que desponta como um verdadeiro ícone do turismo local. O hotel pode acomodar até 150 leitos e dispõe de salão de jogos, academia de ginástica, espaço infantil, baby copa e área de lazer.

A estrutura ainda oferece o Restaurante Navarro, Bar Teófilo e Café Dorian Gray, espaços abertos ao público e que se destacam pelos cardápios e decoração que privilegiam a cultura local. Além da estrutura moderna, o Hotel-Escola se destaca pelo alto nível de excelência desempenhado pela equipe de profissionais, em grande parte formada no Centro de Educação Profissional Barreira Roxa.

WTM Latin America é apresentada em Natal

18 de fevereiro de 2021 por antonioroberto
Apresentação da WTM LA no Centro de Convenções de Natal

Apresentação da WTM LA no Centro de Convenções de Natal

Simon Mayle, diretor da WTM Latin America, anunciou ontem na capital potiguar, durante apresentação do evento no Centro de Convenções de Natal, que a WTM LA acontecerá no modelo híbrido. Ao todo, serão cinco dias de networking, conteúdo e negócios. O evento físico acontece de 3 a 5 de agosto de 2021, no pavilhão verde do Expo Center Norte, em São Paulo. Na semana seguinte, nos dias 10 e 11 de agosto, acontecerá o evento virtual, das 8h às 15h.

“Temos visto um avanço em todo o mundo com os planos de vacinação e isso nos traz um panorama mais positivo sobre a reabertura de fronteiras e retomada das viagens. Para este ano acreditamos na presença mais constante de profissionais brasileiros e latino-americanos. Temos um compromisso ainda maior com a qualidade dos profissionais e a geração de negócios durante o evento”, pontua.

Mayle observa que a extensão da WTM Latin America para além do encontro físico privilegia o networking internacional e favorece a geração de bons negócios. “O evento virtual vem como complemento ao evento físico, amplia a geração de networking e a participação de expositores e visitantes. É um caminho sem volta e que muito tem a contribuir para os próximos anos”, garante

Setor de eventos, o mais afetado pela pandemia, tem promessa do Governo para liberação de recursos

17 de fevereiro de 2021 por antonioroberto

O governo federal anunciou a liberação de R$ 408 milhões em recursos para as empresas do setor de eventos de cultura e entretenimento que foram afetadas pela crise provocada pelo coronavírus. A comunicação oficial foi feita pelo secretário Especial da Cultura, Mário Frias, e pelo secretário Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura, André Porciuncula, durante assembleia geral da Associação Brasileira de Promotores de Eventos (Abrape), na semana passada.

De acordo com a última edição do levantamento do Sebrae, que avalia o impacto da pandemia nos pequenos negócios, realizado em novembro, a Economia Criativa, que abriga o setor de eventos, está entre as áreas mais afetadas pela crise, tendo registrado uma perda de 62% do faturamento se comparado aos períodos anteriores às restrições de isolamento social. Desde o início da pandemia o setor já eliminou mais de 450 mil postos de trabalhos formais, entre diretos e indiretos.

Cesar Rissete, gerente de Competitividade do Sebrae, destaca que o retorno significativo do setor só deverá ocorrer em 2022, após a vacinação em massa. “A MP 936 acabou em dezembro e não foi reeditada. As parcelas de empréstimos aos quais os empreendedores recorreram para manter suas empresas abertas começaram a vencer agora, mas o volume de negócios ainda está longe do patamar normal e a grande maioria não tem como honrar esses compromissos. Há necessidade de linhas de financiamento que tragam mais um ano de fôlego”, afirma.

A verba será fornecida por meio de linhas de crédito do BNDES e a liberação do recurso deve ocorrer ainda no primeiro semestre deste ano. A proposta é de que o acesso seja facilitado por fundos garantidores, com carência de dois anos e juros de 0,8%.

Para preparar os empreendedores para enfrentar a crise, o Sebrae investiu em diversos programas com orientações específicas para o cenário da pandemia. Estão disponíveis cursos online de liderança e comportamento do consumidor, entre outros, além de consultoria personalizada com recomendações assertivas para as necessidades específicas de cada negócio.

CNN Viagem e Gastronomia estreia em março nos formatos TV, site, youtube e redes sociais

16 de fevereiro de 2021 por antonioroberto

A CNN Brasil anuncia seu mais novo projeto de conteúdo de 2021: “CNN Viagem & Gastronomia”. A atração vai oferecer ao público uma grande diversidade de notícias e serviços relacionados ao universo do lifestyle, turismo e culinária. Os conteúdos estarão disponíveis em diversas plataformas: TV, site, YouTube e redes sociais.

A iniciativa é baseada em um modelo que faz muito sucesso na CNN Internacional, o “CNN Travel”, e foi desenvolvida pela CNN Brasil em parceria com uma das mais respeitadas e experientes profissionais do país neste segmento: a jornalista e influencer Daniela Filomeno.

Daniela Filomeno apresentará o programa

Daniela Filomeno apresentará o programa

Com mais de uma década de atuação nessa área, Daniela é especialista em descobrir lugares surpreendentes, inusitados, e desvendar os segredos da gastronomia do Brasil e do exterior. Ao longo de sua carreira, já colaborou com diversos veículos de comunicação, produziu mais de três mil reportagens sobre e visitou mais de 57 países.

“Nossa proposta é levar ao público roteiros fora do trivial com imagens de altíssima qualidade, tanto na TV como no digital. Teremos roteiros de luxo, mas também destinos onde a harmonia com a natureza é o verdadeiro espetáculo. Na TV, vamos levar o público da CNN para uma verdadeira viagem pelo mundo da boa mesa e das viagens incríveis”, diz Daniela Filomeno.

Além da presença na TV, o “CNN Viagem & Gastronomia” terá alternativa digital exclusiva. O novo portal vai oferecer, além das notícias do segmento, um sofisticado sistema de busca, com indicações de “delivery” e “receitas”. Outra novidade será um conteúdo imersivo, com as melhores experiências de viagens e restaurantes no formato “stories”.

Ainda na parte de conteúdo, haverá dicas de bares e restaurantes por especialistas nas principais cidades do Brasil, seções que vão contar “Onde os chefs comem e os bartenders bebem” e os bastidores e curiosidades dos lugares visitados pela equipe do ‘Viagem & Gastronomia’.

Nas redes sociais, a presença do “CNN Viagem & Gastronomia” também reforça o caráter inovador do projeto. No IGTV, a plataforma vai oferecer as melhores “Dicas da semana” com a curadoria dos profissionais do portal. Serão vídeos de cinco a sete minutos, divertidos e dinâmicos, com as principais indicações de eventos da semana.

Todas as reportagens, com textos, fotos e vídeos sobre viagem e gastronomia produzido pela CNN nos Estados Unidos e em dezenas de outros países pela CNN Internacional, também estarão disponíveis na plataforma digital da CNN Brasil, com exclusividade.

Abav Expo está confirmada para setembro, em formato híbrido

12 de fevereiro de 2021 por antonioroberto

magda nassar

A presidente da Abav Nacional, Magda Nassar (foto), antecipou alguns detalhes da 48ª Abav Expo, principal evento do calendário brasileiro de turismo, que este ano está confirmada para 29 de setembro a 1º de outubro, respeitando todos os protocolos de segurança e com a expectativa de reunir 100 expositores.

“Estamos desenvolvendo um projeto totalmente comprometido com a segurança dos participantes. Vamos receber o público que for possível, priorizando a inscrição dos agentes de viagens associados à Abav”, adianta a presidente.

Os estandes serão comercializados em quatro opções de área – 12, 30, 48 e 80 metros quadrados. Uma plataforma virtual espelhará a edição física. Além da área de exposições, a edição contará com a tradicional Vila do Saber, com capacitações, painéis e palestras.

Visando superar os resultados do pior ano para o turismo mundial (2020), a entidade elenca uma série de ações para tentar acelerar a retomada a partir deste ano. Os projetos começam com um amplo programa de capacitação com foco em destinos, gestão e promoção comercial, que será desenvolvido entre março e dezembro por meio do Iccabav – Instituto de Capacitação e Certificação da Abav Nacional.

Para capacitar a venda de destinos, duas ações estão programadas – a ampliação do programa de associado aliado, que já conta com a filiação da Argentina, e a realização de um evento virtual nos dias 11 e 12 de maio, que prevê rodada de negócios com compradores nacionais e internacionais selecionados através de inscrições prévias.

O turismo de luxo, que ganhou maior representatividade dentro da entidade com a formação no ano passado de um grupo de trabalho dedicado, terá um programa de capacitação exclusivo, onde fornecedores apresentarão soluções focadas no segmento que responde pela geração de 25% de toda a renda gerada no turismo mundial, e a 3% do volume total de viagens, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT).

Outra novidade será a criação de um MBA em gestão de serviços com ênfase em turismo, hotelaria e eventos, que está sendo desenvolvido em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF). O curso será na modalidade EAD, com início já no próximo dia 25 de fevereiro e duração de 12 meses, mais três meses de orientação.

Fecomércio-RN e Governo do RN lançam Sistema de Inteligência do Turismo Potiguar

10 de fevereiro de 2021 por antonioroberto
Apresentação foi realizada hoje de manhã no auditório da governadoria

Apresentação foi realizada hoje de manhã no auditório da governadoria

O presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, e a governadora do RN, Fátima Bezerra, assinaram na manhã desta quarta-feira (10), na Governadoria, convênio para a criação do Sistema de Inteligência do Turismo Potiguar. A plataforma foi desenvolvida pela Federação do Comércio, por meio do seu Departamento de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos, com o apoio do Senac RN, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur).

A ferramenta on-line será aberta ao público e vai compilar diversas fontes de dados (Cadastur e companhias aéreas, por exemplo), disponibilizando informações como o monitoramento do desempenho do setor turístico, por meio de indicadores específicos, com relatórios descritivos trimestrais. Irá se somar à Pesquisa do Perfil do Turista de Alta Estação, que já é feita pela Fecomércio há mais de uma década.

O Sistema vai gerar informações turísticas atualizadas, de qualidade, dando base para a construção de recomendações de inteligência de mercado, que servirão de base para a tomada de decisões do setor público, empresas e profissionais, potencializando o turismo como uma atividade estratégica para o desenvolvimento econômico e social do Estado. Também serão consumidores dos dados e parceiros importantes na consolidação do Sistema a Câmara Empresarial do Turismo da Fecomércio, entidades do trade e a academia.

Os dados contidos no primeiro painel extraído da plataforma foram apresentados pelo coordenador técnico do Sistema de Inteligência do Turismo Potiguar, Marcelo Milito. Ele explicou os dados que serão disponibilizados e as opções de aplicação de filtros dos dados, como também as possibilidades de uso destas informações.

Abav-RN promove reunião e anuncia programa de visitas a Parnamirim, Serra de São Bento e Pipa

10 de fevereiro de 2021 por antonioroberto
Diretoria da Abav-RN em reunião realizada ontem na sede da Michelle Tour

Diretoria da Abav-RN em reunião realizada ontem na sede da Michelle Tour

A Abav-RN promoveu ontem (9) reunião presencial no auditório da agência Michelle Tour. A presidente da entidade, Michelle Pereira, apresentou na ocasião um balanço de suas ações, Citou, entre outras iniciativas, a participação da Abav-RN em lives, reuniões com Governo e Prefeitura de Natal, a Abav Solidária, uma parceria Abav/Setur/Emprotur para capacitação dos destinos turísticos do RN, campanhas em mídias sociais e parceria com empresas médicas para exames Covid19. Também destacou 0 famtour realizado para Galinhos.

O secretário de Turismo de Parnamirim, Daniel Américo, apresentou, durante a reunião, um vídeo sobre o potencial do destino. No dia 13 de março será realizado um famtour da Abav-RN para Parnamirim, com visitas aos principais atrativos e almoço no polo gastronômico de Pium. Foram anunciados também famtours para Serra de São Bento e Pipa. A diretora de cursos da Abav-RN, Rosângela Faria, lembrou aos abavianos o curso sobre a Lei Geral de Proteção de Dados, que será ministrado virtualmente no próximo dia 22, às 18h, em parceria com o Sebrae-RN.

Levantamento da FBHA mostra que 58% da hotelaria nacional espera menos de 50% de ocupação no período do Carnaval

10 de fevereiro de 2021 por antonioroberto

No ano passado, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estimou que as atividades turísticas relacionadas ao carnaval alcançariam o maior volume de receitas desde 2015, com faturamento de aproximadamente R$ 8 bilhões. Contudo, este ano traz expectativas negativas para a época, visto que, com a Covid-19, houve a necessidade de cancelar a festividade e até mesmo o feriadão na maior parte das regiões brasileiras.

O turismo, um dos setores mais afetados pela pandemia, já amarga os prejuízos para o período carnavalesco, como estimado pela Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA). De acordo com pesquisa realizada pela entidade no âmbito da hotelaria e similares, 58% dos empresários avaliam que terão menos de 50% de ocupação durante a semana. Já 32% acreditam que conseguirão ocupar de 50% a 70%. Apenas 10% esperam uma movimentação de 70% a 90%.

Todo esse cenário afeta amplamente a geração de empregos em território brasileiro. Apenas no ano passado, o turismo teve uma perda de 437,9 mil postos formais de trabalho, com redução de 12,5% de força de trabalho. O segmento de hospedagem respondeu por 65,4 mil dessas vagas. Agora, no começo de 2021, não há expectativa para melhorar a situação, visto que 90% da hotelaria e similares não realizarão contratações temporárias durante o carnaval.

“Esse tipo de modalidade trabalhista é muito comum no Brasil, principalmente durante o feriado carnavalesco. Com o cancelamento das atividades e do próprio feriadão, não teremos como movimentar o mercado, o que trará problemas estruturais para a geração de renda no país. É um problema que poderá se repetir ao longo do ano, levando em consideração a instabilidade que sofremos devido à infecção viral”, analisa o presidente da FBHA, Alexandre Sampaio.

Diretor da WTM Latin America, inglês Simon Mayle vem a Natal apresentar o evento

9 de fevereiro de 2021 por antonioroberto

wtm 44

Com vasta experiência no ramo de Turismo de Eventos e no segmento de luxo, o inglês Simon Mayle apresenta no próximo dia 18 (quinta-feira da próxima semana), às 9h, no Centro de Convenções de Natal, as novidades da WTM Latin America. O evento terá vagas limitadas e todos os protocolos de segurança sanitária serão adotados, de acordo com as recomendações das autoridades de saúde.

“Somos o primeiro destino do Brasil a receber a visita do Simon. Será uma oportunidade para ajustarmos nossa estratégia de participação no evento, além de estreitar o relacionamento, suscitar a aproximação dos hoteleiros, dos prestadores de serviços e de demais envolvidos no Turismo”, afirma o diretor-presidente da Emprotur, Bruno Reis.

A WTM Latin America é o principal evento da indústria de viagens e turismo da América Latina e acontecerá entre os dias 3 e 5 de agosto de 2021, no Expo Center Norte, em São Paulo. Na última edição, em 2019, contou com mais de 600 expositores e 19 mil profissionais envolvidos. Mais de 50 países estiveram representados.