Grupo de trabalho promete empenho para a redução do preço do transporte aéreo

4 de outubro de 2019 por antonioroberto
Brasil vive em meio a gargalos aéreos

Brasil vive em meio a gargalos aéreos

Logo após o veto sobre as franquias de bagagem ter sido mantido, em votação pelo Congresso Nacional, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, propôs a criação de um grupo de trabalho que vai buscar reduzir o preço das passagens aéreas, além de aumentar o número de rotas para atender diversos destinos turísticos do país.

Um dos objetivos que nortearão o trabalho do grupo será buscar o equilíbrio entre oferta e demanda com políticas públicas mais eficazes para tornar os modais de transporte, no caso o aéreo, mais integrados e estruturados. Melhorias de infraestrutura dos aeroportos, conectividade e atração de investimentos são algumas das iniciativas a serem desenvolvidas.

Para o ministro, o trabalho deve partir de um debate técnico e profundo com o envolvimento das entidades públicas e privadas que representam o setor aéreo e áreas afins. Álvaro Antônio estendeu o convite a todas as companhias aéreas brasileiras e órgãos federais, como a Secretaria de Aviação Civil (Sac), a Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) e o Ministério da Infraestrutura (Minfra).

Presente no encontro, o presidente da Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear), Eduardo Sanovicz, que fez palestra em Natal durante o Fórum de Turismo do RN, em março, comemorou a iniciativa e acredita que o debate trará resultados eficazes. “Esse grupo vem ao encontro do objetivo de voar para mais lugares, de forma cada vez mais acessível e segura”, disse Sanovicz.

Concessão dos aeroportos, abertura total do setor aéreo (Lei 13842/2019), evolução do modelo de concessão e redução da tributação sobre QAV, que ainda precisa ser ampliada, são alguns dos avanços conquistados em 2019. Já a redução do custo Brasil, adequação da Lei do Aeronauta ao padrão internacional, alteração da política de paridade de preços e, principalmente, melhorias na infraestrutura dos aeroportos e terminais, além da ampliação e criação de pistas de pouso e decolagem, estão entre os principais desafios para tornar o setor aéreo mais eficiente e benéfico.

Gol anuncia segundo voo semanal Natal-Buenos Aires. Vai operar no verão

2 de outubro de 2019 por antonioroberto

 

A Gol iniciou hoje, quarta-feira (2), as vendas do segundo voo direto entre as cidades de Natal e Buenos Aires. A nova operação será realizada durante a alta temporada, entre os dias 6 de janeiro a 24 de março. Os clientes terão à disposição um voo decolando às segundas-feiras para a capital da Argentina e retornando às terças-feiras para Natal. Os bilhetes para a nova rota já estão disponíveis em todos os canais da companhia – aplicativo e site (www.voegol.com.br), nas lojas VoeGol e nas agências de viagem.

“Estamos muito contentes em disponibilizar um segundo voo direto saindo de Natal com destino à Argentina durante a alta temporada. Isso demonstra o nosso comprometimento com os nossos clientes do Rio Grande Norte e o contínuo investimento no Estado. Além disso, a segunda frequência será mais uma opção para os argentinos visitarem Natal”, afirma Rafael Araujo, diretor de planejamento de malha da Gol.

A viagem será realizada com as aeronaves Boeing 737 – 800 Next Generation, com capacidade para até 176 passageiros. Os passageiros que embarcarem rumo à Argentina com a Gol terão serviço de bordo com refeições e bebidas gratuitas e uma plataforma de entretenimento com filmes, séries e TV ao vivo, sem custo adicional. O passageiro também poderá se conectar à internet durante o voo.

Veja abaixo os horários

G3 9280

Natal 20:40

Buenos Aires 02:30

Às segundas-feiras

G3 9281

Buenos Aires 00:40

Natal 05:50

Às terças-feiras

JPA Travel Market prevê incremento de 15%

2 de outubro de 2019 por antonioroberto

claudio jr JPA

O diretor comercial da JPA Travel Market, Cláudio Jr (foto), afirmou que a feira de turismo da capital paraibana terá incremento em torno de 15% em relação ao ano anterior, que recebeu 1,4 mil agentes de viagens e operadores. No evento dos próximos dias 18 e 19 são aguardados aproximadamente 1,6 mil profissionais. Ainda segundo o organizador e idealizador da feira, neste ano houve aumento do número de bilhetes AD90 da Gol, o que triplicou a oferta para o JPA Travel Market. Só de caravanas, comenta, serão disponibilizadas aproximadamente 1.800 room nights, o que significa incremento de 12,5% em relação a 2018, quando foram oferecidos 1.600 pernoites.

Entre as novidades deste ano, Cláudio Jr cita a Área Luxury com Teresa Perez, que promoverá capacitações voltadas para o segmento de luxo; e o Business Travel Connection, fórum corporativo que irá acontecer no segundo dia do evento (sábado, 19), às 9h, no Centro de Convenções da Paraíba. Uma das palestras será com a jornalista Izabella Camargo, que abordará o tema “Como encontrar o seu limite no mundo sem limite”. Já as capacitações, confirma o diretor do JPA Travel Market, serão realizadas nas duas salas do evento na feira e nas salas exclusivas de expositores como a Trend, Azul Viagens, Tereza Perez, USA, Interep Representações, Visit Flórida e Sebrae-PB.

Internacionalização

A internacionalização do evento será bastante acentuada neste ano. A relação de expositores e visitantes do é extensa, como adianta Cláudio Jr. “Teremos a Air Canada, Iberostar Hotels & Resorts, Copa Airlines, Air Europa, Lusanova Tours, Ministério do Turismo de Israel, Expedia TAAP, South African Airways, Ushuaia, Kaluah, Delta, Air France-KLM, Best Western Hotels & Resorts, Ministério do Turismo da Itália, Sixt Rent a Car, Amazing Thailand, Cabo Verde Airlines, Disney Destinations, Brasileiros em Ushuaia,Tony’s Brazilian Grill, Camila’s Restaurante, Consulado Geral dos Estados Unidos, Hertz, Pullmantur, Sheraton Cabo Verde, Education USA, Royal Caribbean, Velle, Norwegian Cruise Line, Silversea, Celebrity Cruises, Azamara, Costa Crociere, Wyndham Hotels & Resorts, Visit Florida, El Al Airlines, North America Destinations, Viking Charters, The Setai Miami, Armani Hotel Dubai, Armani Hotel Milano, Museum Hotel Cappadocia, PTA Operadora, Hilton Cabo Verde Sal Resort, Skyteam Alliance Airlines, Aeroflot, Aerolíneas Argentinas, Aeroméxico, Alitalia, China Airlines, China Eastern, Czech Airlines, Garuda Indonesia, Kenya Airways, Korean Air, Tarom Romanian Air Transport, Vietnam Airlines e XiamenAir.”

Área de anexos

Presidente da Abav-RN diz que não comprar nas agências de viagens “é um barato que sai caro”

2 de outubro de 2019 por antonioroberto
Abdon Gosson (presidente da Abav-RN) e Fernando Fernandes (secretário de Turismo de Natal), durante a Abav Expo realizada em São Paulo na semana passada

Abdon Gosson (presidente da Abav-RN) e Fernando Fernandes (secretário de Turismo de Natal), durante a Abav Expo realizada em São Paulo na semana passada

O presidente da Abav-RN, Abdon Gosson, analisa os resultados da Abav Expo, realizada na semana passada em São Paulo, e fala sobre o papel cada vez mais preponderante do agente de viagem no mercado.

“A Abav Expo é a maior feira da América Latina, o que mostra total credibilidade do agente de viagens no mercado. Quase 30 mil profissionais circularam na feira. Um recorde que prova o bom momento que começa a ter o setor. O Brasil começa a dar sinais de recuperação e o brasileiro vai viajar cada vez mais. 

O mercado se adapta sempre às novidades. As pessoas precisam comprar sozinhas. Precisam ter decepções e prejuízos para, depois, aí sim, darem valor ao agente de viagem. É o barato que sai caro. É como você se automedicar, errar no remédio e só depois se consultar com o médico. Quando chega ao médico, o problema é maior. Economia que não compensa. 

Trabalha-se o ano inteiro para ter uma viagem de lazer. Não se pode correr riscos. A segurança do agente de viagem na realização deste sonho é fundamental. Somos consultores. Na hora do problema o cliente tem a quem chamar. E isso é imprescindível no planejamento de qualquer viagem”, comenta Gosson, que além de agente de viagem (Arituba Turismo) é hoteleiro (Best Wester Premier Majestic e Arituba Park).

Presidente da Emprotur representa o RN em feira de turismo na França

1 de outubro de 2019 por antonioroberto
O carioca Bruno Reis, que preside a Emprotur, está divulgando o RN no mercado francês

O carioca Bruno Reis, que preside a Emprotur, está divulgando o RN no mercado francês

Começou nesta terça-feira (1º), em Paris, a IFTM Top Resa, principal feira de turismo francês no segmento B2B (negócios). O Rio Grande do Norte é o único destino brasileiro presente no estande Village Brasil, espaço que agrega vários operadores de turismo.

Para o presidente da Emprotur, Bruno Reis, que está em Paris representando o RN, a Top Resa é o único salão da França que oferece a participação simultânea de diversos segmentos da área.

“Vamos nos reunir com operadores de turismo e agentes de viagens franceses para alinhar novas possibilidades para nosso destino, utilizando os voos diretos que vêm de Paris para outras cidades do Nordeste. O turista francês busca experiências e será fundamental demonstrar nosso potencial para esse público”, destaca.

A IFTM Top Resa reúne grandes destinos internacionais, operadoras, companhias aéreas e oportunidades de negócios diretos e indiretos.

“Os benefícios gerados com o aumento da demanda internacional de turistas para o Rio Grande do Norte é refletido diretamente na economia local. Precisamos trabalhar os mercados com potencial fora da América do Sul”, declara a secretária de turismo, Aninha Costa.

Fecomércio RN e empresários do Turismo avaliam Projeto Verena, de cooperação técnica com a Alemanha

1 de outubro de 2019 por antonioroberto
Em discussão, experiências exitosas no turismo alemão

Em discussão, experiências exitosas no turismo alemão

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Sesc e Senac, Marcelo Queiroz, reuniu ontem (30) membros do chamado trade turístico, que integram o grupo de trabalho do Projeto Verena, no salão de eventos da Fecomércio. A programação do encontro contou com prestação de contas das ações previstas para 2019 e início do planejamento das metas para o próximo exercício. O Projeto Verena é fruto do acordo internacional de cooperação entre o Senac e o governo da Renânia-Palatinado, com execução através da Câmara de Comércio de Trier (EIC Trier), na Alemanha.

Atualmente, a iniciativa é dividida em cinco pilares: certificação por competência, baseado no Sistema Dual de Ensino; desenvolvimento e aperfeiçoamento de cursos nas áreas de turismo e hospitalidade; consolidação do Hotel-Escola Senac Barreira Roxa como centro educacional e hotel de excelência e sustentável; consolidação de plataformas de diálogo voltados ao desenvolvimento do turismo nos âmbitos estadual e local; e implementação do Programa de Desenvolvimento Econômico Local – DEL Turismo.

Na ocasião, Marcelo Queiroz destacou que praticamente 100% das ações planejadas em conjunto com o governo alemão para este ano já foram alcançadas. Ele reforçou a importância do envolvimento dos parceiros para o sucesso das atividades desenvolvidas e a interlocução do cônsul honorário da Alemanha no RN, Axel Geppert.

Participaram da reunião, entre outros, o cônsul honorário da Alemanha no RN, Axel Geppert; o secretário de Turismo de Natal, Fernando Fernandes; a secretária-adjunta de Turismo de Natal, Christiane Alecrim; o secretário de Turismo de Serra de São Bento, Diel Figueiredo; a secretária de Turismo de São Miguel do Gostoso, Janielle Linhares; o diretor da Abrasel, Glauco Gobbato; o secretário de Turismo de Parnamirim, Giovani Jr.; o coordenador da Câmara Empresarial do Turismo da Fecomércio, George Costa; o presidente da Abav RN, Abdon Gosson; o mâitre do Restaurante Camarões, Gustavo Pereira; além de técnicos do Senac e Fecomércio.

Diretor da Azul diz que Natal é “top 3”

1 de outubro de 2019 por antonioroberto
Nova fase da campanha foi lançada na Abav Expo

Nova fase da campanha foi lançada na Abav Expo

Foi lançada na Abav Expo, encerrada na sexta-feira passada, a segunda edição da campanha de vendas e promoção do destino “Tudo Começa Azul”. Trata-se de uma ação da ABIH-RN em parceria com a operadora Azul Viagens. Conta com o apoio da Prefeitura de Natal, Governo do Estado e das prefeituras de Mossoró, Extremoz, São Miguel do Gostoso, Tibau do Sul e Maxaranguape, além da Luck Receptivo.

O gerente geral da Azul Viagens, Daniel Brunod, esteve presente no lançamento da campanha, no estande do RN, e ressaltou a importância de Natal como destino turístico no Brasil e no mundo para os turistas de lazer e de trabalho, tanto para a Azul Viagens quanto para a Azul Linhas Aéreas.

“A gente vem ao longo desses últimos anos incrementando ofertas para Natal e, mais recentemente, para Mossoró. Hoje, talvez por uma limitação de malha e de ajuste, alguns voos não tenham entrado ainda, mas já estamos analisando a possibilidade de incrementar as operações para o RN, conforme a Azul vai recebendo novas aeronaves. Com certeza, o RN está entre os nossos top 3 destinos, tanto da Azul como da Azul Viagens”, comentou o gerente.

Secretários de Turismo dos Estados do Nordeste voltam a traçar ações integradas

30 de setembro de 2019 por antonioroberto
A secretária de Turismo do RN, Aninha Costa (de casaco branco), participou da reunião

A secretária de Turismo do RN, Aninha Costa (de casaco branco), participou da reunião

Secretários do Turismo dos estados do Nordeste aprovaram um plano de promoção conjunta e uma agenda integrada da região para o setor. A resolução foi aprovada no encontro dos gestores na 47ª edição da Abav Expo, encerrada na sexta-feira passada em São Paulo.

Participaram da reunião os secretários Fausto Franco (BA), Rodrigo Novaes (PE), Catulé Júnior (MA), Arialdo de Mello Pinho (CE), Sales Neto (SE), Carina Câmara (PI), Aninha Costa (RN) e a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino.

Representante da Bahia, o secretário Fausto Franco disse que a proposta é promover os atrativos do destino Nordeste buscando mais investimentos e estruturação para o setor. “A ação faz parte do Consórcio Nordeste, onde os estados já estão atuando em outras áreas”, conta.

Recentemente a Bahia, que lidera a atração de visitantes na região, com um fluxo de oito milhões de turistas vindos de outros estados e do exterior, adotou um programa ousado de renúncia fiscal para incentivar a operação de novos voos.

Até 2020, a iniciativa vai propiciar 215 novos voos ligando o Estado a outros polos emissores no Brasil, sobretudo São Paulo e Minas Gerais, dois dos principais mercados para o turismo baiano. A ampliação da malha aérea vai abrir 1,8 milhão de novos assentos para os destinos da Boa Terra.

Com esta iniciativa, o Estado faz renúncia de R$ 15 milhões em um ano, com isenção de taxas no querosene da aviação. A medida prevê a entrada de R$ 900 milhões e um número de 768 mil passageiros.

Para o vice-presidente do Fornatur/Nordeste e secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes, a criação do grupo é de fundamental importância para o desenvolvimento da região. “A reunião dos nossos estados cria ações conjuntas no âmbito político, como também vendendo o Nordeste como destino único. Essa ação vem seguindo os laços existentes no Consórcio do Nordeste, criado com todos os governadores da região”, pontuou Novaes.

A próxima reunião dos secretários de Turismo dos Estados do Nordeste está marcada para ‪13 de novembro, em Fortaleza, quando será assinada uma carta aberta para informar aos órgãos competentes e à sociedade as articulações do grupo.

Vejam mais fotos dos representantes do turismo potiguar na Abav Expo

30 de setembro de 2019 por antonioroberto
As três Anas da Setur/Emprotur: Rita, Maria e Paula

As três Anas da Setur/Emprotur: Rita, Maria e Paula

Amora e Gabi Duarte (ABIH-RN) com Decca Bolonha (Potiguar Turismo)

Amora e Gabi Duarte (ABIH-RN) com Decca Bolonha (Potiguar Turismo)

Andrezza Varela (Pipa Lagoa) e Izadora Torquato (Porto Mirim Suítes)

Andrezza Varela (Pipa Lagoa) e Izadora Torquato (Porto Mirim Suítes)

Netinho (Extremoz), Marco Rezende (Luck Natal) e Clécio Costa (Visual Praia)

Netinho (Extremoz), Marco Rezende (Luck Natal) e Clécio Costa (Visual Praia)

John Davies (novo gerente do Vogal Luxury) e Socorro Macedo (Rifóles Praia)

John Davies (novo gerente do Vogal Luxury) e Socorro Macedo (Rifóles Praia)

Do Ocean Palace, Ruy Gaspar e Ana Paula Vieira

Do Ocean Palace, Ruy Gaspar e Ana Paula Vieira

Suellen Medeiros (Setur Natal) e Miliana Gonçalves (Ocean Palace)

Suellen Medeiros (Setur Natal) e Miliana Gonçalves (Ocean Palace)

Agentes de viagem de Natal: Soraiva Matias (Harabello), Rosângela Costa (Dandara) e Paulo Henrique (PH Viagens)

Agentes de viagem de Natal: Soraiva Matias (Harabello), Rosângela Costa (Dandara) e Paulo Henrique (PH Viagens)

Ana Rita Couto (Emprotur) e Gustavo Porpino (Argus Eventos)

Ana Rita Couto (Emprotur) e Gustavo Porpino (Argus Eventos)

Júnior Tubarão distribui a revista Natal pra Você na Abav Expo

Júnior Tubarão distribui a revista Natal pra Você na Abav Expo

Abav Expo 2019 oficializa números: 29.416 presentes

30 de setembro de 2019 por antonioroberto
Magda Nassar, presidente da Abav Nacional

Magda Nassar, presidente da Abav Nacional

Os números são oficiais. A 47ª Abav Expo Internacional de Turismo e o 52º Encontro Comercial Braztoa receberam 29.416 participantes, ultrapassando a estimativa de crescimento de público para a edição 2019 (que era de 10% em relação aos 23,3 mil visitantes de 2018). A maior feira de negócios do setor de viagens e turismo da América Latina recebeu duas mil marcas expositoras e gerou 1.700 empregos diretos e indiretos.

Foi uma das melhores feiras dos últimos anos. Com muitos destinos nacionais e internacionais (até Taiwann esteve presente) e poucos estandes privados, a Abav Expo teve uma Vila do Saber bastante concorrida, com palestras bem oportunas. Enfim, foi um evento muito organizado. Dos horários aos transportes, passando pelo público e pelo próprio Expo Center Norte, o melhor local para eventos em São Paulo.