Pernambuco dá exemplo em acessibilidade no turismo
A Secretaria de Turismo de Pernambuco está dando o exemplo em acessibilidade. Nesse mês de agosto, foram realizadas palestras gratuitas com o objetivo de aperfeiçoar os meios de atendimento ao cliente com deficiência física.
Cerca de 700 garçons, recepcionistas, camareiras e mensageiros de Recife já foram qualificados. Os cursos são realizados a cada três meses.
Alguns restaurantes da capital pernambucana tiveram toda a equipe capacitada pelo projeto para receber melhor fregueses idosos e cadeirantes. Além disso, os cardápios estão sendo reformulados para atender pessoas com deficiência visual.
A Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) já desenvolve projetos voltados à acessibilidade, como o Praia Sem Barreiras, que ajuda pessoas com mobilidade reduzida a tomar banho de mar. A empresa também distribui cartilhas com noções básicas sobre turismo acessível.
O Brasil tem cerca de 45,6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, o que representa cerca de 23,92% da população brasileira, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em 2016, o Brasil sediará os Jogos Paralímpicos, no Rio de Janeiro, quando são esperados 4.350 atletas de 176 países, de acordo com a organização do evento.
Recém lançada pelo Ministério do Turismo, a ferramenta eletrônica Turismo Acessível permite que o internauta cadastre e avalie estabelecimentos e atrações turísticas, de acordo com seu nível de acessibilidade.
Com mais de 230 mil acessos desde o lançamento, em julho, o site também inclui legislações, normas e cartilhas com dicas de como se adaptar e receber bem a pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida.
A ação é uma parceria do Ministério do Turismo com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade) e a Embratur.