29 de março de 2024
Turismo

Pesquisa sobre efeitos da pandemia no turismo potiguar entrevista 502 profissionais do setor

Bugueiros também foram ouvidos na pesquisa
Bugueiros também foram ouvidos na pesquisa

A Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur) e a Secretaria de Turismo do RN realizaram uma pesquisa estadual, de 7 a 19 de maio, para entender a nova realidade vivenciada pelo setor de turismo em um momento de pandemia mundial.

Intitulada “O Turismo do RN no contexto da pandemia do Covid-19”, a análise apresenta as dificuldades e perspectivas dos cinco polos turísticos do Rio Grande do Norte: Costa das Dunas, Agreste-Trairi, Seridó, Costa Branca e Serrano.

Foram reunidas diversas informações sobre como o cenário atual afetou os diversos segmentos do trade turístico em cada polo, e como os atores buscam responder ao momento presente. “Precisamos dessas informações para trabalhar no enfrentamento da crise e apoiar o processo de retomada do setor”, explica o presidente da Emprotur, Bruno Reis.

Os resultados forneceram informações relevantes e assertivas, além de ter auxiliado no mapeamento dos desafios e potencialidades dos polos a fim de apoiar o planejamento do enfrentamento da crise na retomada. Ao todo, participaram da pesquisa 502 entrevistados.

Foram ouvidos meios de hospedagem, entidades do trade, bugueiros, condutores, guias de turismo, agentes de viagens, operadoras, agências de receptivo, locadora de veículos, organizadores de eventos e órgãos governamentais.

A sondagem terá uma segunda etapa, ainda neste mês de maio, onde os temas serão mais aprofundados e focados nos impactos econômicos, nas medidas de contenção da crise, no nível de confiança do setor e nas necessidades de informação e capacitação.