Por enquanto, RN só tem quatro perfis de turista; conheça cada um
Recente estudo do Sistema de Inteligência Turística do Rio Grande do Norte (Sírio) identificou quatro perfis de turistas que visitam o Rio Grande do Norte atualmente: turista de sol e praia, turista regional por rodovias, turista de negócios e turista em pousadas litorâneas. Algumas características de cada um deles:
Turista de Sol e Praia – Merece o mais alto investimento e atenção, pela força atual e ainda perspectiva de expansão.
Turista regional por rodovias – Nicho altamente fidelizado, viaja fora dos períodos de alta estação e, em crises, pode sustentar a cadeia local.
Turista de Negócios – No momento, pouca força de mercado e dúvidas quanto à retomada desse público, que pode ser reposicionado com eventos/congressos com uma volta gradual.
Turista em pousadas litorâneas – Grande potencial e oportunidade, mas carrega uma dúvida do que é e para onde vai.
Segundo o coordenador técnico do projeto, Marcelo Milito, a pandemia impactou a construção de novos perfis, mas em breve também será objeto de estudo o turista estrangeiro, o turista de eventos/congressos, o turista religioso e o turista de esporte e aventura.
O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, destacou a importância do documento. “Esse relatório é fundamental para que a Emprotur possa direcionar de forma estratégica os investimentos em marketing e promoção. Os empresários também podem planejar melhor suas ações”, destacou.
Para a construção do documento foram entrevistados 5.240 turistas em Natal, Tibau do Sul/Pipa, São Miguel do Gostoso e Mossoró. Os locais escolhidos foram aeroporto, terminal rodoviário, hotéis, pousadas, feiras de artesanatos e atrativos turísticos.