24 de abril de 2024
Turismo

Projeto lançado hoje incentiva Galinhos como destino seguro e sustentável

gal

O Governo do Rio Grande do Norte apresentou hoje o projeto “Galinhos: Território Seguro e Sustentável”. O estudo faz parte da iniciativa das Secretarias de Estado de Saúde Pública (Sesap) e Turismo (Setur), em parceria com a Prefeitura de Galinhos e a Universidade Federal do RN.

A ideia é desenvolver ações para o turismo como vetor de desenvolvimento sustentável do município, incluindo o distrito de Galos e o assentamento Pirangi.

Situado na microrregião de Macau e a 166 quilômetros de Natal, Galinhos tem grande potencial e é um dos mais importantes destinos turísticos da região, tendo o turismo como principal fonte econômica.

A escolha para o projeto piloto se deve à facilidade de implantação em destino turístico de pequeno porte com baixo número de habitantes. As ações estratégicas programadas nos eixos pré-ajustados no projeto são turístico econômico, epidemiológico sanitário e ambiental social.

No eixo epidemiológico sanitário, um dos objetivos é estabelecer o controle epidemiológico por meio de teste de todas as pessoas internas e externas à comunidade que pedirem para entrar em Galinhos.

Já o eixo turismo econômico tem como um dos objetivos aperfeiçoar e diversificar experiências proporcionadas ao turista, de modo a incrementar os negócios de forma sustentável e responsável.

Entre as ações previstas no eixo ambiental social, o desafio é avaliar e orientar a disponibilidade de água doce na região, já que não foi identificado nenhum tipo de controle em relação aos aquíferos presentes na península.

O lançamento, que aconteceu no auditório da Governadoria, contou com a presença da governadora Fátima Bezerra, de representantes da Sesap, Setur, Idema e Sethas, além de representantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e do município de Galinhos.