23 de abril de 2024
Turismo

Quase 70% dos turistas estrangeiros que vieram para a Copa viajaram com informações da internet

A maior parte dos turistas estrangeiros (67,6%) que vieram para a Copa do Mundo buscou informações sobre o país na internet. É o que mostra um estudo do Ministério do Turismo em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

O dado revela um aumento considerável em relação aos últimos anos. Em 2009, uma parcela pequena dos viajantes (19,9%) recorria à rede para este fim. A maioria ainda acionava amigos e parentes (29,9%) para obter informações. Três anos depois, um grupo maior de entrevistados (33,6%) passou a reconhecer na internet a principal fonte de conteúdo sobre os destinos turísticos.

Durante a Copa, porém, este número dobrou. A rede passou a ser acionada em todas as fases de uma viagem: da pesquisa à reserva, do registro das imagens ao compartilhamento de informações.

A primeira explicação para este aumento está no fato de que, nos últimos dois anos, a rede não só se expandiu como se consolidou como fonte confiável de informações. O número de blogs, de fóruns e de portais colaborativos se segmentou a tal ponto que o viajante do século 21 já pode receber notícias – e avaliações – de um determinado destino turístico em tempo real.

O ganho de importância da rede também se explica pelo perfil jovem e pela alta escolaridade dos estrangeiros que visitaram o país. O maior grupo tem entre 25 e 31 anos (31,9%) e alta escolaridade: ensino superior completo (48,3%) ou pós- graduação (33,3%).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *