18 de abril de 2024
Turismo

Rede CNN elege as dunas de Jenipabu entre os 20 mais belos locais do Brasil

Jenipabu foi realmente privilegiada pela natureza
Jenipabu foi realmente privilegiada pela natureza

A rede de TV norte-americana CNN listou os 20 lugares mais bonitos do Brasil. As dunas de Jenipabu estão no ranking. Também figuram na privilegiada lista o Monte Roraima, Canoa Quebrada (CE), Cataratas do Iguaçu, Fortaleza, Pelourinho (Salvador), Parque Tanguá (Curitiba), Jardim Botânico (Curitiba), Jalapão (Tocantins), Floresta Amazônica, Museu Imperial do Brasil (Petrópolis), Museu Oscar Niemeyer (Curitiba), Gruta da Lagoa Azul (Bonito, MS), Fernando de Noronha, São Miguel das Missões (RS), Bento Gonçalves (RS), Elevador Lacerda (Salvador), Catedral de Brasília, Chapada Diamantina (BA) e Porto de Galinhas (PE)

Uma curiosidade: documentos antigos, da época da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), atestam que diante da indecisão do governo brasileiro do presidente Getúlio Vargas em se aliar-se às Potências do Eixo ou aos Países Aliados, os EUA planejaram uma invasão ao Brasil através de Jenipabu.

Só não ocorreu porque o Brasil ficou ao lado dos Países Aliados. Mas, da década de 80 em diante, vem ocorrendo uma grande invasão em Jenipabu. Desta vez pacífica, com turistas dos mais variados pontos do mundo, que se esbaldam no passeio pelas dunas fixas e móveis, curtem os dromedários e elegem a praia como um dos locais mais belos do Nordeste.

Sobre Genipabu ou Jenipabu, vale esclarecer: de acordo com a enciclopédia Wikipédia, “Jenipabu originou-se da língua tupi. Significa Rio dos Jenipapos, através da junção dos termos ñandï’pab (jenipapo) e ‘y (água, rio)”. Luís da Câmara Cascudo sempre escreveu Jenipabu, o que também nos serve de referência.

0 thoughts on “Rede CNN elege as dunas de Jenipabu entre os 20 mais belos locais do Brasil

  • Felipe

    Pena que Jenipabu esteja tão abandonada, segurança nota 0, com muito lixo (para os turistas verem), sem um restaurante, as benditas barracas numa sujeira de fazer inveja, mal antendimento, ou seja abandono total. Veja bem um detalhe, a praia pertence ao municípi de Extremoz, e a Prefeitura de Extremoz administrada por um Prefeito hoteleiro (hotel Porto Mirim) e agente de viagem (CVC). Coisas do Brasil, casa de ferreiro, espeto de pau.
    Senhor Prefeito, faça alguma coisa pelo Município, como estamos falando de Jenipabu, principalmente por ela. A estrada que liga Jenipabu a BR 101, esta intansitavel, e não adianta fazer remendo, pois em janeiro deste ano já fizeram, e agora esta pior que em janeiro. O RN tem jeito no turismo, cabe a nós eleitores fazer nossa parte, ou seja escolher gente comprometida com a causa, não com políticos, nós que fazemos o trade turístico, temos que nos unir e cobrar dos governantes para não lotearem a pasta do turismo.
    TURISMO É COISA SÉRIA.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *