28 de março de 2024
Turismo

Saiba como foi a reunião dos ministros de Turismo do G20, nesta terça, em Buenos Aires

lummertz

O ministro do Turismo, Vinicius Lummertz (foto), participou nesta terça-feira (17) da 8ª Reunião de Ministros de Turismo do G20, em Buenos Aires, Argentina.

No encontro, que contou com a participação do primeiro escalão mundial do Turismo, foi assinada a carta “O Futuro do Trabalho”, que aborda o papel de liderança do turismo no desenvolvimento sustentável e na condução da geração de empregos.

Segundo a WTTC, o turismo é responsável por um em cada dez empregos gerados no mundo. No Brasil, o setor emprega sete milhões de pessoas.

Após apresentação das medidas em curso, o ministro do Turismo ressaltou que a expectativa é que o Brasil passe de 6,6 milhões de turistas internacionais, em 2017, para 12 milhões, em 2022.

Os números do turismo doméstico também serão impactados. Deverão passar, segundo o ministro, dos atuais 60 milhões para 100 milhões em cinco anos. A expectativa é de impacto também na geração de empregos, com a abertura de novos dois milhões de postos de trabalho no setor.

Durante a reunião, o ministro do Turismo da Argentina, anfitrião do evento, destacou a importância do bloco de turismo do G20 para o desenvolvimento da economia mundial.

“O Turismo é responsável por 313 milhões de empregos em todo o mundo, o mesmo que a população dos Estados Unidos. Esse número demonstra a importância de nosso setor para a economia e como é importante sentarmos à mesa”, comentou.

Para o secretário-geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), Zurab Pololikashvili, o turismo já é um dos principais setores da economia e pode ser parte da solução dos problemas mundiais.

“O Futuro do Trabalho” tem o apoio de representantes do G20, além de países convidados, Comissão Europeia, Organização Internacional do Trabalho, Organização Mundial do Turismo e Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC).

Por ser um importante gerador de empregos e renda para os países, o texto reforça o objetivo de promover um crescimento forte, sustentável, equilibrado e inclusivo.

Diante deste cenário, os signatários se comprometeram com a promoção de políticas que facilitem o processo de inovação no Turismo de olho na criação de empregos e na valorização do empreendedorismo entre mulheres e jovens.

No cenário da inovação, eles se comprometem a estabelecer incentivos e programas para estimular o empreendedorismo e conectar start-ups, grandes empresas, investidores e governos.