19 de abril de 2024
Turismo

Week Charter mostra a força do turismo náutico em tempos de pandemia

Natal não avança na atração de uma marina
Natal não avança na atração de uma marina

O turismo náutico, que é tema de entrevista da professora Rosana Mazaro na nossa coluna na versão impressa da TRIBUNA DO NORTE nesta sexta, vem ganhando cada vez mais espaço no mercado brasileiro. Dentre as diversas opções de lazer, oferece o formato conhecido fora do país como “Week Charter”.

Do que se trata? Nada mais é do que alugar uma embarcação por uma semana, ou mais, com direito a tudo que um hotel oferece, mas em alto mar. A prática é muito comum na Europa e tem conquistado os brasileiros por beneficiar tanto o turista quanto o proprietário do barco, que economiza com a manutenção e ainda gera lucro.

A temporada de verão 2020 na Europa foi surpreendida pela pandemia, o que fez com que essa prática fosse ainda mais utilizada pelos europeus, que encontraram na atividade uma maneira de seguir o distanciamento social.

“Com um barco você viaja para lugares incríveis, conhece belas paisagens e foge da aglomeração das praias. Além de seguir com as medidas de distanciamento social, é possível ter a experiência de estar em alto mar em família e de maneira super segura”, conta Octavi Uyà da Nautal, marketplace que conecta proprietários de embarcações a viajantes em busca de experiências marítimas.

A marca europeia chegou ao Brasil em 2019 e tem em sua plataforma mais de 400 opções de embarcações para alugar com marinheiro a bordo. Já ocupava o posto de líder no mercado brasileiro de aluguel de barcos e acaba de se juntar à segunda maior no segmento, Click & Boat, para expandir o posto de líder no setor, mundialmente.

No Brasil, a perspectiva é de que o aluguel de embarcações e o próprio “Week Charter” ganhe forças e possa ser uma opção para turistas locais diante do novo cenário. O país, que já é famoso por suas deslumbrantes praias e pela beleza de suas regiões banhadas pelo mar, também pode ser descoberto por outras perspectivas por meio das viagens de barco.