E o plural de pôr-do-sol?

17 de junho de 2012 por gramaticando

Comentários 110

DENTRE as perguntas que mais me chegam por aqui, destaco esta: – Como ficam as palavras compostas como obra-prima, porta-mala, criado-mudo, desmancha-prazer, pôr-do-sol, bate-papo?
E eis que segue a resposta:
Elas mantêm o hífen. Quando a palavra é composta por um substantivo mais um adjetivo, como em obra-prima, altas-horas, alto-relevo, cachorro-quente, boia-fria, o hífen permanece.

Saliento também que, quando a palavra composta for iniciada por verbo, o hífen fica mantido, por exemplo em porta-mala, desmancha-prazer e pôr-do-sol. Neste caso, PÔR-DO-SOL admite plural, considerando-se que o verbo na sua forma NOMINAL, no infinitivo, foi substantivado  o “PÔR”; ficando os “PORES-do-sol”, o que pode parecer estranho, mas é justificável porque o sol se põe várias vezes [uma vez a cada dia] e – na questão do hífen- quando você compara com o substantivo composto “pé-de-meia”, cujo plural é pés-de-meia [equivalendo à economia de prevenção] pluraliza-se o primeiro termo que é o substantivo [pé].

Para fortalecer o argumento da pluralização, observe:

1) Os Judeus observam o sábado de pôr-do-sol a pôr-do-sol. [De um pôr a outro]

2) Gosto de estar na praia ao pôr-do-sol. [Nessa ocasião, a cada pôr-do-sol]

Tanto na frase 1) como na frase 2), não é o astro Sol que está em evidência. Não é a ele que nos referimos, mas à ocasião, ao momento em que esse astro está em determinada posição. Por isso, podemos pluralizar a ocasião, o ato de declínio do sol.

Vale lembrar também que o sinal [o hífen] fica mantido em palavras compostas que ganham novo significado, como criado-mudo.

Não esqueça que as duas ortografias, a nova e a velha, conviverão só até 2012.

Até amanhã!

 

 

Faça um comentário

Você pode deixar uma resposta, ou trackback a partir do seu próprio site.

Um Comentário para “E o plural de pôr-do-sol?”

  1. I just want to tell you that I’m new to blogs and really liked you’re web blog. Most likely I’m going to bookmark your website . You really come with terrific article content. Kudos for sharing with us your web site.

Comentário