Quem nasce no RN é…

24 de setembro de 2011 por gramaticando

Comentários 10

Hoje mesmo, uma aluna me perguntou isso. Ela queria saber como ficam os hifens na denominação do adjetivo pátrio relativo a quem nasce no Rio Grande do Norte.

A propósito, você já sabe como fica?

Aquele que nasce no RN pode ser chamado de potiguar, em referência ao contexto indígena, o Índio Poty, Felipe Camarão, a tribo dos potiguares – comedores de camarão, etimologicamente; mas a forma mais tradicional e correlata ao nome do Estado é NORTE-RIO-GRANDENSE ou RIO-GRANDENSE-DO-NORTE, com esses hifens assim. Alguns historiadores encontram razões para sermos chamados também de PAPA-JERIMUM, mas é algo bem particularizado, ou seja, um regionalismo.

Bem, agora você sabe como se referir a quem nasce no RN, certinho?

Encontro você amanhã!

Até breve!

Faça um comentário

Você pode deixar uma resposta, ou trackback a partir do seu próprio site.

4 Comentários para “Quem nasce no RN é…”

  1. alex big-big disse:

    TA MUITO CLARO QUE: QUEM NASCE NO RN É…….RNEIRO….KKKK…..BRICADEIRAAAAAAAA

  2. francisco disse:

    Já tinha pensado nisso e gostaria somente de tirar uma dúvida que é a seguinte:
    Potiguar não seria quem nasce em Natal,tendo em vista que essa palavra tem origem indígena e esses viveram nesta região que hoje é a nossa capital.
    Obrigado.Francisco.

  3. Ivonete Mamede disse:

    Gostaria de felicitá-lo pelo seu BLOG, dirigido tão somente à nossa língua. Isto é, realmente, uma atitude muito positiva. De repente, desejamos tirar uma dúvida sobre o emprego de determinada palavra ou expressão e, se não tivermos a quem recorrer, se for uma coisa uma dúvida que deve ser sanada de imediato, teremos que recorrer ao uso de gramáticas ou a um\a pesquisa na internet, o que toma um certo tempo… Assim, agora temos a quem recorrer… Falo por mim, é claro, pois certas pessoas sempre deixam o assunto pra lá! Parabéns, viu, você teve uma idéia brilhante. Ivonete Mamede.

    • gramaticando disse:

      Olá, Ivonete!
      Fico feliz e muito grato por suas considerações sobre nosso blogue*[já pelo aportuguesamento - 5ª edição/Aurélio*] rsrs
      A nossa intenção é INTERAGIR com o público leitor, visando à eliminação de dúvidas que possam existir em suas diversas situações no emprego da Língua Portuguesa. Peço que compartilhe esta proposta com seus amigos, divulgando o GRAMATICANDO, pois contribuirá para o surgimento de mais abordagens sobre temas ainda não explorados.
      Muito grato mesmo!
      Espero mantê-la como leitora cativa desta ideia!
      Grande abraço!
      Prof. Sílvio Augusto.

Comentário