19 de abril de 2024
Sem categoria

Agripino critica paralisação da transposição e transnordestina

A má gestão do governo federal paralisou importantes obras para o desenvolvimento do Brasil, como a transposição do Rio São Francisco e a construção da Transnordestina. O alerta é do presidente nacional do Democratas, José Agripino (RN). O senador lembrou recente cancelamento da viagem da presidente Dilma Rousseff a Missão Velha, no sertão do Cariri, porque o palco da festa havia sido montado em um trecho paralisado da construção da ferrovia Transnordestina.

“Dos 1.700 km projetados para a Transnordestina apenas um décimo foi feito. A transposição do rio São Francisco está sendo um vexame para o próprio governo por falta de projeto e planejamento. São Francisco e Transnordestina são pura peça de marketing usada pelo Planalto”, criticou o parlamentar potiguar. “Essas obras não estão sendo feitas por atitudes irresponsáveis e má gestão do dinheiro público”, acrescentou.

Agripino lembrou que a transposição do rio São Francisco foi uma promessa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2007. Atualmente, a obra é alvo de pelo menos dez investigações do Ministério Público Federal. A maior parte dos 14 lotes de obras está parada, à espera de aditivos contratuais. O total de empregados caiu de nove mil para 3,9 mil. Os custos da transposição já subiram dos R$ 4,5 bilhões iniciais para os atuais R$ 6,9 bilhões.

“O ex-presidente Lula há cinco anos lançou a transposição de forma intempestiva, descuidada e, portanto, com riscos claros de prejuízo ao interesse público. E hoje o governo está levando as pessoas a falsas ilusões de que as obras estão caminhando, mas não estão. As construtoras estão devagar porque não tem projeto. Sou a favor da transposição e quero que ela seja feita com dinheiro público bem gasto. Alerto esse tipo de coisa para a correção de rumos porque quero um país melhor”.