16 de abril de 2024
Política

Agripino participa de ato pró-impeachment com a presença de juristas

O líder da oposição no Senado, José Agripino, participou nesta quinta-feira, 14, de ato pró-impeachment com a participação de juristas de todo o país. O evento denominado “Juristas pró-impeachment – Manifesto pela legalidade do afastamento da presidente Dilma Rousseff” contou com a presença de membros dos Institutos dos Advogados de São Paulo, Pernambuco e Paraná; professores da USP, PUC/SP e FGV; além de ex-ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Supremo Tribunal Federal (STF) como o ex-ministro Carlos Velloso.

Para Agripino, o encontro de juristas ratifica a legitimidade dos movimentos que representam o desejo da sociedade brasileira. “Não se pode apelidar de golpe um fato que está colocado na Constituição brasileira, obedece rigorosamente o que diz o regimento da Câmara e Senado e segue o modelo estabelecido pelo Supremo Tribunal Federal. Esse movimento [impeachment] é acima de tudo constitucional”, ressaltou o presidente do Democratas.

Durante o evento, os juristas lançaram o livro e concederão entrevista coletiva. O livro “Impeachment: instrumento da democracia” traz, além da denúncia dos juristas Hélio Bicudo, Miguel Reale Júnior e Janaína Paschoal, a denúncia da OAB e uma coletânea de artigos de diversos juristas que tratam do instituto do impeachment para o afastamento de presidente da República. Entre os autores estão Ives Gandra da Silva Martins, Adilson Abreu Dallari, Dircêo Torrecilas Ramos, Geraldo Brindeiro, Hamilton Dias de Souza, Mayr Godoy, Modesto Carvalhosa, Renato Silveira e Sérgio Ferraz, entre outros.

 O evento, que aconteceu durante toda a manhã na Câmara dos Deputados, também contou com a presença de representantes das bancadas de oposição da Câmara e do Senado.

Foto: Edy Belitardo
Foto: Edy Belitardo