19 de abril de 2024
Economia

ALE Combustíveis implanta ferramenta de contratos digitais e reduz prazo de conclusão de novos negócios

A busca por inovação é uma constante no dia a dia da distribuidora de combustíveis ALE. Nesse sentido, a companhia implantou, no último ano, uma ferramenta para assinatura digital de contratos, a fim de dinamizar a formalização de novos negócios. O objetivo é agilizar o processo para assinatura dos documentos: antes, o prazo era superior a 40 dias e, com a nova ferramenta, alguns contratos chegam a ser assinados no mesmo dia e validados, em média, em uma semana.

A ideia de adotar a assinatura eletrônica surgiu do projeto vencedor de uma campanha interna da ALE, denominada “Gente que Brilha”, em 2019. Uma equipe da área Jurídica sugeriu esse recurso, pois havia demora no processo de contratos. No início de 2020, foi iniciado o processo de obtenção de pareceres jurídicos sobre a validade dos contratos digitais.

A implantação do sistema começou em fevereiro do ano passado e a pandemia acelerou o processo. Desde março, todos os setores da ALE já usam a tecnologia para fechamento de contratos. “Os custos para efetivação de contratos ficaram mais baixos e houve ganho em agilidade, pois a adoção do modelo digital eliminou, inclusive, a necessidade de reconhecimento de firma”, afirma o diretor administrativo financeiro da companhia, Maurício Pane. Para a disponibilização da ferramenta, a ALE contratou a DocuSign, referência em soluções para acelerar os negócios e simplificar a rotina de empresas e pessoas em todo o mundo.