20 de abril de 2024
Cotidiano

Alerta de golpe para clonar o WhatsApp

O golpe do WhatsApp clonado vem sendo praticado por criminosos. Os golpistas tentam roubar a conta do mensageiro solicitando um “código de verificação” do WhatsApp, que é enviado via SMS para o usuário, como aconteceu comigo, nesta manhã de segunda-feira (09).

Me telefonaram do número (61) 99884-5793. Do outro lado da linha, um homem, bastante educado, que dizia estar realizando uma pesquisa para o Ministério da Saúde.

Fez algumas perguntas, como:

– Você teve sintomas como dor de cabeça ou febre nos últimos meses?

– Você fez teste para Covid-19 nos últimos meses?

– Você viajou ao exterior nos últimos dois anos?

– Diga seu primeiro nome.

– Para finalizar a pesquisa, enviamos um código por mensagem.

Caso eu tivesse repassado o código eles iriam clonar meu WhatsApp.

Fazendo uma rápida pesquisa sobre golpe de WhatsApp na internet, consegui uma nova informação pelo site TechTudo que eles agora tentam burlar até a verificação em duas etapas.

Depois de conseguir o código de verificação, os criminosos finalizam a suposta pesquisa e ligam novamente para a vítima, fingindo ser do suporte do WhatsApp. Eles dizem que identificaram atividades suspeitas na conta e enviam um e-mail para que o usuário cadastre outra senha de dupla verificação.

Ao clicar no link, entretanto, a vítima desabilita a proteção para criar uma nova senha, e é aí que o golpista consegue burlar o sistema e roubar o WhatsApp.