24 de abril de 2024
Economia

ANORC estima que Festa do Boi movimentou R$ 150 milhões

A 53ª Festa do Boi, encerrada neste domingo (18) no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, superou todas as expectativas e já é considerada a maior da história. A Associação Norte-riograndense de Criadores (Anorc) comemorou os números. Foram 500 mil pessoas circulando pelo parque nos oito dias de festa e cinco mil animais expostos, além de uma movimentação em negócios que poderá superar os R$ 150 milhões previstos quando todos os balanços forem fechados. A segurança reforçada garantiu que nenhuma ocorrência fosse registrada nos oito dias do evento.

“O cenário de dificuldades com a seca, a crise econômica, a escassez de créditos não será capaz de deter o avanço da nossa agropecuária. A prova disso é o resultado dessa Festa do Boi: superamos as expectativas e batemos todos os recordes, de público e de negócios. Temos orgulho de dizer também que foi uma das festas mais seguras entre todas as edições, com ocorrências zero”, destacou o presidente da Anorc, Antônio Teófilo, em discurso na cerimônia de encerramento da festa.

Além de uma extensa programação técnica que contou com diversas palestras, a 53ª Festa do Boi realizou sete leilões, 15 julgamentos das mais variadas raças e torneios leiteiros que reuniram o que há de melhor na genética animal da região e do país. Um recorde nacional foi batido: pela primeira vez estiveram reunidos no mesmo espaço 260 animais da raça Sindi, que contou com julgamento nacional e leilão, realizado na quinta-feira (15).

A 53ª Festa do Boi foi uma realização da Anorc em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, e contou com apoio do Sebrae/RN, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Ministério da Agricultura, da Pecuária e Abastecimento, Ambev, Antárctica Sub Zero, SterBom e Sistema Faern/Senar.

image2