20 de abril de 2024
EstadoPoder

Ao presidente do Tribunal de Justiça, Médico relata morte de pacientes por irresponsabilidade do Governo do Estado

O presidente do Tribunal de Justiça do RN, desembargador Cláudio Santos, recebeu na manhã de hoje (26) uma comissão de médicos, representantes de cooperativas e de hospitais da rede privada, para discutir a crise na saúde pública em decorrência da paralisação dos serviços prestados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

A comissão solicitou a ajuda do TJRN para que o impasse seja resolvido. Segundo a Cooperativa Médica do RN (Coopmed), o Estado acumula uma dívida de R$ 4,6 milhões com a entidade e de cerca de R$ 14 milhões junto a sete hospitais da rede privada, inadimplência que ocasionou a paralisação dos médicos cooperados desde o último dia 08.

O desembargador Cláudio Santos se colocou à disposição para ajudar a minimizar a crise na saúde do Rio Grande do Norte, revelando a intenção de que o TJRN contribua financeiramente com o Governo do Estado para resolver essa questão. O presidente irá solicitar uma audiência com o governador Robinson Faria e irá se reunir com os demais desembargadores do TJ para discutir a ajuda financeira – a transferência de recursos necessita primeiramente de autorização do Pleno do TJ.

O médico Mádson Vidal, presidente da Cooperativa dos Anestesiologistas (Coopanest), ressaltou abertamente para a imprensa e o magistrado, que se está assistindo à falência do SUS no Rio Grande do Norte e que o momento gera um dano social irreparável: “Pacientes estão morrendo por irresponsabilidade do Governo do Estado”.

z