23 de abril de 2024
Política

Ao rejeitar plebiscito, PT subtrai argumento político de Dilma para se defender do impeachment, diz Agripino

O presidente nacional do Democratas, José Agripino (RN), disse que, ao rejeitar oficialmente a tese do plebiscito defendida por Dilma Rousseff, o PT subtraiu da presidente afastada o argumento político utilizado por ela durante meses para se defender do crime de responsabilidade. “Agora, ela vem ao Senado sem o argumento político que seu próprio partido lhe subtraiu e com a responsabilidade de, no campo jurídico, defender o indefensável”, destacou o parlamentar pelo Rio Grande do Norte.

A Executiva Nacional do PT rejeitou, nesta terça-feira (23), por 14 votos a 2, proposta apresentada por Dilma Rousseff de convocar um plebiscito a fim de consultar os eleitores sobre uma eventual antecipação das eleições presidenciais de 2018. Foi a primeira vez que o comando do PT se manifestou formalmente sobre o assunto.

Segundo divulgado pelos meios de comunicação, a cúpula do PT acredita que a promessa de um plebiscito não teria capacidade de atrair senadores contra o impeachment,  cuja fase final terá início nesta quinta-feira (25) e deverá durar seis dias. Na última terça-feira (16), Dilma divulgou carta de quatro páginas batizada de “Mensagem ao Senado e ao povo brasileiro” na qual admitiu erros durante sua gestão. Ela voltou a propor a realização de um plebiscito. Senadores, tanto da base quanto da oposição, criticaram a proposta da petista.

Foto: Mariana Di Pietro

JA 02