18 de abril de 2024
Cotidiano

Arquivo Padre Tércio é apresentado à sociedade na data do seu aniversário

12 de outubro é a data de aniversário de Padre Tércio e esse ano foi marcada pela apresentação do seu arquivo. Vítima da COVID 19, Padre Tércio faleceu em janeiro de 2021, mas deixou um grande legado na evangelização, educação e comunicação do Seridó. Sua biografia é contada por meio do acervo construído pelo homenageado, que desde janeiro passou a ser organizado como Arquivo. 

O trabalho é coordenado pela ex-secretária do padre, Goretti Silva, e pela arquivista Shara Medeiros, que, em sua vasta experiência, atua no Arquivo Público de Caicó e participou da organização, dentre outros, do arquivo do ex-governador da Paraíba, Ricardo Coutinho. Todo o material está sendo catalogado, higienizado e acondicionado. O acervo contempla fotografias, documentos, correspondências e objetos pessoais do sacerdote. 

O artista visual Custódio Jacinto é o curador da exposição que foi montada na casa onde padre Tércio residiu. Entre os espaços, são destaques seu guarda-roupa com os primeiros paramentos utilizados após sua ordenação, suas coleções de rádios, despertadores, lanternas e malas, objetos litúrgicos, imagens sacras e parte de sua biblioteca. 

A programação contou com a apresentação para a imprensa do trabalho que foi desenvolvido de janeiro para cá, com a observação que a organização do arquivo ainda não foi concluída. Os próximos passos devem ser a catalogação dos livros da biblioteca de Padre Tércio. A proposta da equipe é a constituição de um Memorial, que começa a ser discutido com representantes da Diocese, Paróquia de São José, Associação dos Ex-alunos do CDS e outras instituições em que Padre Tércio atuou. 

Entre os presentes estiveram os sacerdotes José Mário e Gleiber Dantas, o presidente da Associação dos Ex-alunos do CDS, Joanderson Natanael, e o secretário de Educação de Caicó, Sergio André. A programação foi finalizada com missa celebrada pelo bispo de Caicó, Dom Antônio Carlos, na capela de Nossa Senhora Aparecida, no bairro Penedo.